Como a velocidade baixa é perigosa

Como a velocidade baixa é perigosa

• Sim

Votes: 106 86.2%
  • Nao

Votes: 17 13.8%

• Total voters
    123
  • Poll closed .
Não tenho o código à frente e não sei se lá vem escrito 'deve' ou 'tem' é uma questão de português.
O código serve para regulamentar o trânsito e as coimas para punir os prevaricadores.
Posso-te quase garantir que se 'TODOS' cumprissem integralmente o código à risca só haveria acidentes por falha mecânica.
É precisamente devido ao erro humano (ou à má sinalização das vias) que os acidentes acontecem.

Obviamente haverá carros mais seguros a 120kmh e a 130kmh, tal como há armas de fogo mais seguras na mão de uns como de outros, simplesmente as regras são iguais para todos. E é precisamente por isso que tu podes se o teu carro travar em 5 metros, deixar por 10 metros para o carro da frente e estares em segurança e outra pessoa com um carro que necessite de 45 metros para travar, não poderá obviamente deixar 10 metros.
O que tu não podes (ou não deves) é com um carro bom ou mau circular a 130kmh :)

Posso-te quase garantir que se 'TODOS' cumprissem integralmente o código à risca só haveria acidentes por falha mecânica.
E eu posso-te garantir que estás muito mal informado. Sendo que essa situacao de irem colados uns aos outros está desrregulamentada e provoca os choques em cadeia, ou os vulgos toques por trás, + a situacao de estradas mal construidas. Só nisto vao +50% dos acidentes.
Ainda hoje deu a noticia que os responsaveis pelas estradas de Portugal vao ser postos em tribunal e podem levar uma pena ate 8 anos de cadeia, pq foram alertados pro facto do troço da Nacional 10 entre Almada e Setubal ter graves deficiencias. Nada fizeram e ja se contabilizam + 9 mortos.

E é precisamente por isso que tu podes se o teu carro travar em 5 metros, deixar por 10 metros para o carro da frente e estares em segurança e outra pessoa com um carro que necessite de 45 metros para travar, não poderá obviamente deixar 10 metros.
O que tu não podes (ou não deves) é com um carro bom ou mau circular a 130kmh :)

E aqui mostraste pq é que tu e mais 90% nao guardam uma distancia segura pro carro da frente. Deixar 10 metros pro carro da frente? No codigo da estrada ensina-se que: O tempo reaccao medio a uma situacao é de 1 segundo. Em 1 segundo se fores a 60kmsh antes de poderes reagir, ao fim desse segundo já percorreste 17 metros. Ou seja já se foram os teus "10" metros de seguranca e mais 7 pelo carro dentro do infeliz que ia a tua frente.
Mas pq sera que os carros estao sempre a dar toques uns nos outros por trás?? Incompreensivel nao e? ! Vamos é fazer caça à multa à velocidade esses malandros que acham que estao na Alemanha

Last edited:
E eu posso-te garantir que estás muito mal informado. Sendo que essa situacao de irem colados uns aos outros está desrregulamentada e provoca os choques em cadeia, ou os vulgos toques por trás, + a situacao de estradas mal construidas. Só nisto vao +50% dos acidentes.
Ainda hoje deu a noticia que os responsaveis pelas estradas de Portugal vao ser postos em tribunal e podem levar uma pena ate 8 anos de cadeia, pq foram alertados pro facto do troço da Nacional 10 entre Almada e Setubal ter graves deficiencias. Nada fizeram e ja se contabilizam + 9 mortos.

E diz o código:

'' - O condutor deve regular a velocidade de modo que, atendendo às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições atmosféricas, à intensidade do tráfego e quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente.''

Portanto a situação de irem todos colados e dos toques por trás está regulamentada.
Asseguro-te que estando eu ''mal informado ou não'' como tu dizes, por experiência profissional se bateres por trás (vulgo, toques por trás) dificilmente provas em tribunal que não és culpado precisamente devido a isto.

Quanto às estradas mal construidas são uma realidade tal como a má sinalização das mesmas.

Aliás, se leres com atenção o que eu escrevi, aqui tens:
''Posso-te quase garantir que se 'TODOS' cumprissem integralmente o código à risca só haveria acidentes por falha mecânica.
É precisamente devido ao erro humano (ou à má sinalização das vias) que os acidentes acontecem.''

Tens que ler com atenção...

E aqui mostraste pq é que tu e mais 90% nao guardam uma distancia segura pro carro da frente. Deixar 10 metros pro carro da frente? No codigo da estrada ensina-se que: O tempo reaccao medio a uma situacao é de 1 segundo. Em 1 segundo se fores a 60kmsh antes de poderes reagir, ao fim desse segundo já percorreste 17 metros. Ou seja já se foram os teus "10" metros de seguranca e mais 7 pelo carro dentro do infeliz que ia a tua frente.
Mas pq sera que os carros estao sempre a dar toques uns nos outros por trás?? Incompreensivel nao e? ! Vamos é fazer caça à multa à velocidade esses malandros que acham que estao na Alemanha

Tens que ter mais alguma calma com o que dizes.
1º- Quando me referi a 5 metros, estava a ironizar, tal como a seguir disse 40 metros.

2º- Mesmo que não estivesse a ironizar pensa um pouco, a distância de travagem de um carro é medida em função da velocidade a que este vai para além do tempo de reacção médio do condutor, das condições da viatura, da via etc...
Parece que no que eu escrevi, não estabeleci uma relação entre velocidade e distância de travagem!
Posto isso, sabe que 5 metros tanto pode ser muito como pouco, tudo depende da velocidade a que circulas, das condições da via e da viatura, etc...!

Estares a dizer :
'' E aqui mostraste pq é que tu e mais 90% nao guardam uma distancia segura pro carro da frente. Deixar 10 metros pro carro da frente?''
...sem eu ter dito se circulava a 500kmh (ironia) ou a 2kmh (ironia) é uma tolice.

Last edited:
Ricardo_Santos e tu a bater no ceguinho. 1º contestavas que nao sabias se a lei dizia "deves ou "tens de". Agora trouxeste a lei já lá ves escrito "deve regular a velocidade"
Depois insistes que a situacao esta regulada. Está regulada para ENCONTRAR CULPADOS num toque por trás. Mas para passar multas ou avisar e isto é que é prevencao de acidentes, a lei NUNCA é usada, portanto a nivel de prevencao de acidentes que é o que estamos a falar NAO HA regulamentacao.
Duas pessoas podem cumprir o codigo, por ex uma faz uma ultrapassagem num sitio em que é permitido, mas devido à má construcao da estrada pode n ter espaco suficiente e tem um choque frontal. Ainda ontem mostraram um troço desses na Nacional10. Mostraram tb um local com uma longa recta, onde pelas normas seguranca a curva à frente deveria ter 500 metros extensao. Tem 65metros.
Depois acrescenta ainda acidentes por mau piso e obras. Eu já vi um carro a entrar na autoestrada A5 junto a Cascais, e a embater nuns blocos de cimento que puseram por causa das obras. Um sétimo dos acidentes ocorrem devido ao consumo de calmantes. Tambem está desregulamentado.
Depois acrescenta acidentes devido a pessoas que estacionam mal o carro, pq nao tinham qq sitio onde estaciona-lo bem. Todas as situacoes dao pelo menos 66% dos acidentes.

Last edited:
Eu vou responder pela ultima vez a este topico e principalmente para o jccgold:

"O maior cego é aquele que não quer ver..."

O Ricardo Santos esta a tentar dizer-te exactamente o mm que eu te tentei dizer durante este topico todo, aconcelho-te a reler tudo desde o inicio e a tentar compreender o que te foi explicado.
Por ultimo, deixo-te uma pergunta.
Sabes quais sao as manobras perigosas que mais resultam em acidentes?
Na minha opiniao exceptuando a velocidade que vem sempre no topo das estatisticas, tudo o que vem a seguir esta corretissimo e olha que nao me lembro de la ver a manobra "colar" ao carro da frente.

Cumprir o codigo...

Cumprir o codigo...

Ja nao precebo nada, mas afinal é perigoso cumprir os limites de velocidade impostos pela lei???

Eu que sou radicalmente contra os 120 em AE pensava que aqui pelo forum a maioria era a favor de cumprimir os limites, pois a lei é igual para todos....

Foi o que me ensinaram no código. Se calhar o manual de onde tiraste a carta deve ser diferente. Deves pensar que 1 segundo é muito tempo.

Last edited:
Foi o que me ensinaram no código. Se calhar o manual de onde tiraste a carta deve ser diferente. Deves pensar que 1 segundo é muito tempo.

Rapaz pensa por ti, e poe-te num semaforo e pede á tua namorada pra cronometrar o tempo que demoras a arrancar ou o imbecil atraz a começar a businar [:)]

Além disso antes de escreveres verdades insufismaveis como esta: distancia de segurança, 64 m para uma velocidade de 90 km/h devias tentar medir 64m e visualisal-os bem e depois pensar quantos carros de 4 metros é que estacionas nesse espaço, a seguir pergunta-te a ti próprio se faz algum sentido o que vais escrever [:D]

cpts [;)]

Lá está. Esses 64 metros a 100kmsh tb foi na escola de conducao que ensinaram atraves de uma equacao propria para calcular isso. Posso perguntar onde é que tiraste a carta visto que parece que nao te ensinaram nada sobre distancias?
E o que é que sair dos semáforos tem a ver com tempo de reaccao qdo os carros já estao andar e é preciso travar?
Caso tenhas alguma duvida sobre o problema que é os tugas nao saberem guardar distancia, faço-te a pergunta por ano qtos carros batem por trás em outros? Poucos? Se bateram é pq nao estavam a uma distancia segura sim ou tb tens duvidas? [:)]

Last edited:
Lá está. Esses 64 metros a 100kmsh tb foi na escola de conducao que ensinaram atraves de uma equacao propria para calcular isso. Posso perguntar onde é que tiraste a carta visto que parece que nao te ensinaram nada sobre distancias?
E o que é que sair dos semáforos tem a ver com tempo de reaccao qdo os carros já estao andar e é preciso travar?
Caso tenhas alguma duvida sobre o problema que é os tugas nao saberem guardar distancia, faço-te a pergunta por ano qtos carros batem por trás em outros? Poucos? Se bateram é pq nao estavam a uma distancia segura sim ou tb tens duvidas? [:)]

pois devias mandar o sr(ª) intrutor(a) aprender matemática ...

o tempo de reacção de um ser humano normal é medido em milésimos de segundo e é o mesmo para para acelerar ou travar, mas se preferes, eu por mim acho muito bem que tu guardes 64 metros de distancia de segurança, na AE a 120 que guardes pelo menos 100 ... sobretudo se for eu que circule á tua frente ...

de facto, nas nossas estradas o que há mais é imbecis, mas não é com disparates destes que vais convencer alguem...

cpts

.../...
ou tb tens duvidas? [:)]

Eu tenho duvidas é como é que alguem que diz que é portador de carta de condução válida faz observações como as que li ao longo de cerca de 3 páginas deste post

Ou não anda na estrada no dia á dia, ou então acordou virado para este lado e defende uma causa perdida

Durante anos estudou-se e continua-se a estudar o fenómeno velocidade e outros e de um momento para o outro apareciam assim com um estalar de dedos os salvadores dos problemas de circulação automóvel

Pegando só no exemplo da distância de segurança e partido do principio que vivo nos arredores de uma grande cidade, nem sequer saio de casa, porque pura e simplesmente não consigo ter uma distância de segurança [;)]

Quanto ao video, uma coisa é obvia se a velocidade for constante, podem ir até ao fim do mundo que não existem paragens e ou abrandamentos, independentemente da chamada distância de segurança, pois não existem alterações da velocidade

Ao existirem paragens e ou abrandamentos, é o principio de formação de congestionamentos, as chamadas bichas ( que eu dispenso, pois gosto muito de "gaijas" [:p] ), a isto podemos adicionar a "chico-espertice" portuguesa e pronto temos o cocktail perfeito para os engarrafamentos matinais e "tardais"

Limites velocidade baixos, em vias rapidas podem aumentar o risco acidentes?

Obviamente que não, ao estar a circular a uma velocidade mais baixa, o risco de acidente diminui proporcionalmente á velocidade ( se não colocarmos outros factores na equação )

Mas garantidamente que as consequências dos acidentes são muito menores, logo é mais salutar circular a velocidades menores, até faz bem á saúde e tudo[:)]

pois devias mandar o sr(ª) intrutor(a) aprender matemática ...

o tempo de reacção de um ser humano normal é medido em milésimos de segundo

Entao dizer 1000 milimésimos é matematicamente mais correcto que dizer 1 segundo. As coisas que uma pessoa aprende..

e é o mesmo para para acelerar ou travar,
Se vens buscar o exemplo do tempo de reaccao nos semaforos, entao faço-te a pergunta pq é que se o semaforo fica verde para uma fila de 30 carros, pq é que nao arrancam os 30 carros ao mesmo tempo? Exemplos que nao têm nada a ver, e se tivessem ainda te tiram razao. O tempo de arranque das pessoas é normalmente acima de 1 segundo

sobretudo se for eu que circule á tua frente ...
Sim pq atrás do meu carro n te quero. Tenho amor ao meu carro.

não é com disparates destes que vais convencer alguem...
Ou não anda na estrada no dia á dia, ou então acordou virado para este lado e defende uma causa perdida
Nao sei se repararam voces estao no clube dos 12%. Os restantes 88% devem estar todos enganados.

Durante anos estudou-se
Onde em Portugal? Nao me parece

nem sequer saio de casa, porque pura e simplesmente não consigo ter uma distância de segurança [;)]
Pronto tens toda a razao. Qdo se entra num cruzamento nao se deve parar. Prontos. Parar é mau. Ter distancias é mau. Todos ao molhe e fé em Deus é bom.

Quanto ao video, uma coisa é obvia se a velocidade for constante, podem ir até ao fim do mundo que não existem paragens e ou abrandamentos,
Distracoes, saídas da via, entradas na via, gajos com alcool, piso com oleo, obstaculos imprevistos, furos, avarias, incapacidade manobra por falta espaco para evitar carros 3ºs em manobras perigosas, gajos q pisam a fila dos outros por conduzirem mal, nada consegue alterar a velocidade dos carros nao e?

Obviamente que não, ao estar a circular a uma velocidade mais baixa, o risco de acidente diminui proporcionalmente á velocidade ( se não colocarmos outros factores na equação )

O que quer dizer que se tivermos 100 carros numa AE cada um a distar 100metros um do outro à velocidade de 60kms hora todos, e de repente todos passarem andar a 120kmsh com a mesma distancia entre eles de 100metros, o risco de baterem uns nos outros duplica é isso?
E estamos todos enganados ao pensar que a probabilidade de choque aumenta proporcionalmente à diminuicao de distancia entre carros? Nunca me senti tao burro e eu a pensar que quando os carros batiam é porque iam demasiado próximos.

http://dn.sapo.pt/2005/11/18/sociedade/azambuja_serie_choques_cadeia_a1_env.html "...uma série de choques em cadeia, na zona de Aveiras de Cima, envolveu um total de 80 viaturas...As causas do brutal acidente estão ainda por esclarecer, admitindo a Brigada de Trânsito da GNR..."
Mas qual é que terá sido o raio da causa do acidente? Mistério!!

Last edited:
Citação:
Originalmente Colocado por CLIO_thoris

Nao sei se repararam voces estao no clube dos 12%. Os restantes 88% devem estar todos enganados.

Provavelmente a quantidade não é qualidade[;)]

Citação:
Originalmente Colocado por CLIO_thoris

O que quer dizer que se tivermos 100 carros numa AE cada um a distar 100metros um do outro à velocidade de 60kms hora todos, e de repente todos passarem andar a 120kmsh com a mesma distancia entre eles de 100metros, o risco de baterem uns nos outros duplica é isso?

Não foi isso que escrevi, e o que escrevi foi em relação á tua questão que é esta:

Citação:
Limites velocidade baixos, em vias rapidas podem aumentar o risco acidentes?

Portanto se quiseres por em questão as minhas opiniões, és livre de o fazer, precisamente por este local ser um Fórum de opiniões, mas colocas toda a minha opinião no sitio correcto e não retirado do contexto

E estamos todos enganados ao pensar que a probabilidade de choque aumenta proporcionalmente à diminuicao de distancia entre carros? Nunca me senti tao burro e eu a pensar que quando os carros batiam é porque iam demasiado próximos.

Isso não é questionado por mim,...ou será que escrevi essa alervidade e já não me recordo[;)]

A troca de opiniões serve para eventualmente se chegar á razão [;)]

"Limites velocidade baixos, em vias rapidas podem aumentar o risco acidentes?"

Obviamente que eu se conduzir sozinho a 60kmsh a probabilidade acidente nao é maior do que se andar a 120kmsh.
A questao do topico e por isso além dessa pergunta se juntou o video, é que o que na realidade acontece qdo se tenta limitar toda a gente a andar muito devagar é que os carros aproximam-se demais uns dos outros e acaba por ser pior e emenda que o soneto.
Se as pessoas soubessem conduzir nao faziam isso, mas tem de haver pragmatismo.
É mto mais seguro eu ir a 160kmsh sem carros junto a mim na AE, do que ir a 100kmsh com 1 carro atras e outro a frente a apenas 5 ou 6 metros de mim. É a minha opiniao, e alem de ser a minha opiniao acho que é uma coisa por demais de óbvia basta ver a posicao entre si dos carros antes de terem acidentes.

Last edited:
Entao dizer 1000 milimésimos é matematicamente mais correcto que dizer 1 segundo. As coisas que uma pessoa aprende..

Se vens buscar o exemplo do tempo de reaccao nos semaforos, entao faço-te a pergunta pq é que se o semaforo fica verde para uma fila de 30 carros, pq é que nao arrancam os 30 carros ao mesmo tempo? Exemplos que nao têm nada a ver, e se tivessem ainda te tiram razao. O tempo de arranque das pessoas é normalmente acima de 1 segundo

Sim pq atrás do meu carro n te quero. Tenho amor ao meu carro.

Onde em Portugal? Nao me parece

Pronto tens toda a razao. Qdo se entra num cruzamento nao se deve parar. Prontos. Parar é mau. Ter distancias é mau. Todos ao molhe e fé em Deus é bom.

Distracoes, saídas da via, entradas na via, gajos com alcool, piso com oleo, obstaculos imprevistos, furos, avarias, incapacidade manobra por falta espaco para evitar carros 3ºs em manobras perigosas, gajos q pisam a fila dos outros por conduzirem mal, nada consegue alterar a velocidade dos carros nao e?

http://dn.sapo.pt/2005/11/18/sociedade/azambuja_serie_choques_cadeia_a1_env.html "...uma série de choques em cadeia, na zona de Aveiras de Cima, envolveu um total de 80 viaturas...As causas do brutal acidente estão ainda por esclarecer, admitindo a Brigada de Trânsito da GNR..."
Mas qual é que terá sido o raio da causa do acidente? Mistério!!

Vê se tens cuidado com as citações que eu não escrevi quase nada do que citaste.

Quanto aos 30 carros o que acontece é que cada um reage ao arranque do que está á sua frente e não ao semáforo, se já fizeste o que sugeri e cronometraste o teu arranque e de facto demoras 1 segundo a arrancar volta para a escola de condução e faz mais umas aulas.

Para mim assunto encerrado.

Eu só tentei alertar-te para o facto de estares com as tuas medidas completamente equivocadas, os teus principios estão correctos, mas como só tu é que sabes e quem te tenta corrigir é um vandalo da estrada, fica bem eu por mim dou o assunto como encerrado.

Last edited:
Back