Como é que é uma viagem de avião transatlântica?

Ando com vontade de fazer uma longa viagem de avião, mas não me sinto muito confortável a andar de avião.

a viagem mais longa que fiz de avião foi a Londre e foi numa pandeireta pequenita, um Airbus A320 da TAP.

O avião volta meia volta terpidava e mesmo lá no ciminho das nuvens aquilo tinha o indicador para meter os cintos. então a descida para lisboa parecia que iamos numa estrada cheia de buracos. :(

já ouvi falar em poços de ar mas não sei qual a sensação.

Sei que para estas viagens tão longas (6h50 para Nova Iorque) são utilizados aviões grandes, tipo A340 e B747, mas tenho receio por aquilo ser tão grande.

Será que a viagem também é feita toda a terpidar? Aquilo não balança de um lado para o outro? E se falham os motores? No meio do oceano não há sitio onde aterrar.

das vezes que andei de avião ia sempre a pensar que os motores podiam rebentar. [8b]

não sei o que se passa comigo, tenho medo de andar, mas anda aqui dentro alguma coisa a dizer-me para ir viajar.

e vi agora umas viagens da TAP para Nova Iorque bastante acessiveis.

alguém daqui pode descrever como é aquilo e se teve problemas?
A TAP é boa para viagens de longo curso? É que nos ultimos tempos os aviões que vão para Angola estão sempre a ter problemas técnicos.

Viajar na TAP ou em qualquer companhia aérea Europeia ou Norte-Americana é segurissimo.

Agora se perguntas se aquilo abana? Abana sim, mas depende acima de tudo das condições atmosféricas.

Da mesma maneira que um carro pode fugir numa curva e tu consegues segura-lo, o avião se abanar o piloto sabe o que fazer.

Não há que ter medo.

A minha mais longa: Republica Dominica com partida de Madrid

Ao fim de 4 horas a ouvir espanhois a falar aos berros e 3 bebés a chorar, juro que ainda olhei para a porta de saida...e ainda faltavam + 6 horas

Se correr mal é o desespero fisico e psicologico.

edit:
ao fim de 4 horas, o avião até pode fazer o pino que já não te importas nem tens medo :)

o que tu tens é medo de andar de aviao.

Tens de interiorizar que os abanoes, barulhos, etc são parte normal do voo, assim como é um solavanco quando se troca de mudança num carro.

É dos meios de transporte mais seguros que há.

Portanto... procura ultrapassar isso, e boa viagem[:cool:]

ps - a TAP tem um programa porreiro para quem tem problemas em andar de aviao.

Sempre podes tomar um calmantezinho antes da viagem.

Já fiz algumas viagens grandes ( + de 10 horas ) são um bocado maçadoras na medida em que te fartas de estar sentado, de andar ali as voltinhas.

Quanto maior o avião, menos sentes. Já aterrei algumas vezes num 747 e foi muito calminho.
Quanto ao trepidar, bem às vezes trepida, mas nada de alarmante. O pior susto que apanhei foi a ir para os Açores há alguns anos que apanhamos um poço de ar ( sensação de montanha russa, sentes o estomago a ir até a boca ) e depois aquilo empinou para baixo e era tudo aos gritos. Sem ser essa vez correu sempre tudo bem.

O que eu aconselho antes de qualquer viagem de longo curso, além de todos os calmantes, etc...

Um antiagregante plaquetário, tipo aspirina!![:)][:)][:)]

Para evitar tromboses venosas.[;)]

Já fiz a viagem de Dusseldorf para Boston. É uma estopada de todo o tamanho. Leva uma boa dose de sono e um livro ou outra coisa para te distraires.

Quanto ao trepidar, não há problema, é mesmo assim, o avião não pode ser totalmente rígido senão aquilo partia-se tudo. Sendo aviões com 4 reactores, se um deles falhar em princípio não haverá problemas, eles costumam fazer testes nessas condições. Além disso se houver problema faz-se um desvio para as Lajes ou para a Terra Nova (acho eu).

não percebo como é que aquilo abana. então aquilo vai lá tão em cima sobre as nuvens que não tinha nada que abanar.

ouvi dizer que nas viagens transatlântcicas nunca se está a mais de três horas de terra. não estou a ver é como, a não ser que aquilo passe por cima dos Açores e doutra ilhota qualqer lá perto do continente americano.

na viagem londres - lisboa esvaziei a cafeteira do chá das hospedeiras. até as mãos me transpiravam.

num poço dar sente-se mesmo aquilo cair em queda livre, ou é tipo aquela sensação quando se entra nas descidas dos túneis?

mas se aquilo cai assim num poço então corre o risco de ficar descontrolado!!!

Ando com vontade de fazer uma longa viagem de avião, mas não me sinto muito confortável a andar de avião.

a viagem mais longa que fiz de avião foi a Londre e foi numa pandeireta pequenita, um Airbus A320 da TAP.

"pandeireta pequinita"? Nunca andaste de Cessna, pois não?[:D]

O avião volta meia volta terpidava e mesmo lá no ciminho das nuvens aquilo tinha o indicador para meter os cintos. então a descida para lisboa parecia que iamos numa estrada cheia de buracos. :(

já ouvi falar em poços de ar mas não sei qual a sensação.

É mesmo como dizes, na estrada não podes evitar os buracos ou as irregularidades, no ar não podes evitar a turbulência.

Sei que para estas viagens tão longas (6h50 para Nova Iorque) são utilizados aviões grandes, tipo A340 e B747, mas tenho receio por aquilo ser tão grande.

Será que a viagem também é feita toda a terpidar? Aquilo não balança de um lado para o outro? E se falham os motores? No meio do oceano não há sitio onde aterrar.

Todos os aviões que cruzam os oceanos têm a certificação ETOPS, ou seja estão aptos a cobrir a maior distância possível para o aeroporto mais próximo só com um motor a trabalhar. Isto acontece mais vezes do que se imagina, e quando acontece é um não-acontecimento, todos os pilotos sabem o que fazer numa situação destas. Para além disso se fores de A340 são 4 motores e as situações de falha em todos os motores são raríssimas na história da aviação, estatísticamente tens mais possibilidades de ganhar o Euromilhões do que estares num avião com todos os motores avariados.

das vezes que andei de avião ia sempre a pensar que os motores podiam rebentar. [8b]

Isso assim já é fobia, quando andas de barco também achas que aquilo pode ir ao fundo?:confused:

Vá, descontrai e não deixes de conhecer o Mundo por causa desses medos.[;)]

ouvi dizer que nas viagens transatlântcicas nunca se está a mais de três horas de terra. não estou a ver é como, a não ser que aquilo passe por cima dos Açores e doutra ilhota qualqer lá perto do continente americano.

na viagem londres - lisboa esvaziei a cafeteira do chá das hospedeiras. até as mãos me transpiravam.

num poço dar sente-se mesmo aquilo cair em queda livre, ou é tipo aquela sensação quando se entra nas descidas dos túneis?

É verdade, os aviões nas rotas transatlânticas (NATS ou North Atlantic Tracks) nunca estão a mais de 180 minutos dos aeroportos alternantes, na 1ª fase da viagem tens vários nos Açores (creio que Sta Maria é o normalmente utilizado para as emergências), na 2ª fase tens a Islândia e na 3ª A Terra Nova no Canadá.

A sensação do poço de ar depende da intensidade do mesmo mas não tem nada a ver com queda livre, é mesmo só um solavanco vertical.

Todos os anos faço, no mínimo, uma viagem transatlântica, sempre com mais de 8 horas de voo...

O que mais aborrece são as escalas... Já fui para Aruba (perto da Venezuela) e tive que ir de Lisboa para Amesterdão e só depois para Aruba. Só esta última viagem são praí 10h... Geralmente, a ida é feita de dia e a vinda é feita de noite, logo para lá podes ver uns filmes, ler uns livros, jogar uns jogos no PC... para cá, vens a dormir, se conseguires, claro... muita gente não dorme, apesar de não ter medo de andar de avião.
Quanto a sustos, tive três... Um foi a chegar a Amesterdão, tava muita chuva e ao aterrar o avião andou ligeiramente aos "esses". Outro foi a chegar ao México, apanhei um poço de ar e foi a loucura dentro do avião... Fonix, que cena marada! Mas quando te apercebes (ainda estas a pensar o que foi) que aconteceu, já está tudo bem... O outro foi na Portela ao fim da tarde num dia de sol, depois de muitas horas de voo, o piloto não estava a acertar com a pista e andamos de um lado para outro, até o piloto se enquadrar com a pista...

Mas são coisas que acontecem e não me fazem ter mais ou menos medo, simplesmente sei que é muito improvável acontecer algo de muito grave e que impeça um bom funcionamento da aeronave.

não percebo como é que aquilo abana. então aquilo vai lá tão em cima sobre as nuvens que não tinha nada que abanar.

!

sim porque o bi reactores tem etops de 180 minutos, ou seja msmo que um motor falhe eles desviam para aterragem e o outro motor tem de aguentar 180 minutos

os voos são feitos la bem no norte, longe das lajes a não ser que saias de lisboa

O chá (se fôr mesmo chá) tem teína e penso ter um efeito parecido ao da cafeína. É melhor emborcares uns calmantes como um amigo meu fez. [;)]

Efectivamente o avião está a 3 horas de terra. Passa por cima dos Açores e da Terra Nova (Canadá) como já disse.

Os aviões estão preparados para resistir a poços de ar e essas coisas. Para fazer um avião cair só mesmo uma coisa muito desastrosa, mas as companhias de aviação tentam evitar isso ao máximo. Afinal se um avião deles cair não seria boa publicidade, pois não? Era uma pipa de massa que perdiam. [;)]

a minha mãe tambem era assim mas depois de ganhar o "hábito" até gosta de andar de avião.. e olha que são viagens longas ( Dubai,EUA..) [;)] e sente-se bastante segura a viajar pela TAP.

Tem em atenção que os preços que estás a ver das viagens para NY incluem taxas... porque só em taxas são cerca de 250€!

Voltar
Superior