Como é que é uma viagem de avião transatlântica?

então qualquer um que saiba pilotar um desses aviões consegue fugir com o avião.

HÁ vários tipos de licença de voo para pilotos..

A mais baixa, a de piloto particular, é o equivalente á carta de condução de um carro, pelo que sim, um piloto particular pode pilotar qualquer avião de qualquer fabricante que fabrique essa classe de avião ( piper, cessna...)..

Quanto ás classe mais evoluídas de licença de voo, é preciso, alem da classe de licença de voo mais elevada, uma especialização num tipo de avião ( type rating) caso dos tradicionais dos aviões...

Um piloto de Boeing, para pilotar um Airbus tem que tirar uma especialização neste, antes de o poder pilotar, ao contrario do que se passa com os aviões de licença genérica, em que é como os carros: é chegar e pilotar ( basicamente)...

Última edição:
Acima de tudo, uma viagem transatlântica é CHATA!

Agora é que disseste tudo... [:D]

Ando a fazer uma média de uma viagem destas por ano... E a única coisa desagradável é mesmo o conforto.

Tenho 1,90m e 88kg... Como sou um teso do caraças voo em charters daquelas companhias que não lembram ao careca... estilo White e merd@s assim. Voar em executiva implica um acréscimo de ~175€ por percurso (ou seja, ida e volta dá 350€...) pelo que nem pensar...

É de facto o ponto pior... a seca e o desconforto... já para não falar que nestas companhias da treta ao fim de meia dúzia de horas os wc´s estão uma lástima.

Enfim... o que vale é que há ida vais com espírito já no regresso só te apetecia mesmo o teletransporte.

Em Fevereiro fiz Lisboa-Cancun com ventos contra o que implicou que nunca passassemos os 600kmh num A310 e tiv´ssemos que fazer escala em Santamaria para reabastecer. No total foram 13h metidos num avião... pois a escala em Santamaria não deu direito a sair da aeronave.... Um horror.

Mas pelos vistos estou numa de masoquista... Em Junho já tenho viagem marcada para a Jamaica! [:D] Vou falar com o Mantorras para ver se ele me dá o contacto do médico dele... dava-me jeito desatarrachar as pernas e pô-las debaixo dos bancos! [:D]

BTW, não gosto de voar... odeio a descolagem e principalmente a estabilização do avião após a descolagem. A aterragem é pacifica e os poços de ar mm os mais violentos que passei incrivelmente não me causaram qq aflição.

Felizmente tb nunca tive grandes sustos... Talvez o "maior" tenha sido um vôo interno em Cuba em que me vi metido num avião horroroso... Daqueles levantados à frente e uma rodinha minuscula atrás estilo anos 60 nos USA... A hospedeira servia um rebuçado fez meia demosntração de segurança e depis c@gou no assunto... sentou-se e foi a arrochar em toda a viagem...[:)]

A recolha e a saída dos flaps faziam um estrilho descomunal e o avião parecia que se ia desfazer... [:)]

Aterrámos no interior de Cuba... havia galinhas na pista... e o único carro de bombeiros era laranja... pôdre. :sh) Surreal...

O pior da história? Tive que voltar novamente naquela merd@... [:)]

A minha mais longa: Republica Dominica com partida de Madrid

Ao fim de 4 horas a ouvir espanhois a falar aos berros e 3 bebés a chorar, juro que ainda olhei para a porta de saida...e ainda faltavam + 6 horas

Se correr mal é o desespero fisico e psicologico.

edit:
ao fim de 4 horas, o avião até pode fazer o pino que já não te importas nem tens medo :)

Tal e qual!

O meu baptimo foi de Lisboa para Madrid, num da Portugália. Depois de lá apanhei um para a República, até Santo Domingo. É mesmo como dizes: por mais receio que se tenha ao fim de algum tempo olha ... que se lixe!

Abraço,
McDriver

HÁ vários tipos de licença de voo para pilotos..

A mais baixa, a de piloto particular, é o equivalente á carta de condução de um carro, pelo que sim, um piloto particular pode pilotar qualquer avião de qualquer fabricante que fabrique essa classe de avião ( piper, cessna...)..

Quanto ás classe mais evoluídas de licença de voo, é preciso, alem da classe de licença de voo mais elevada, uma especialização num tipo de avião ( type rating) caso dos tradicionais dos aviões...

Um piloto de Boeing, para pilotar um Airbus tem que tirar uma especialização neste, antes de o poder pilotar, ao contrario do que se passa com os aviões de licença genérica, em que é como os carros: é chegar e pilotar ( basicamente)...

não esquecer que mesmo dentro do mesmo fabricante a varios tipos de type rating
777 não é igual a 747 etc etc

mesmo assim nada impede que o avião possa ser roubado.

outra duvida, na descolagem e em pleno vôo os motores dos aviões vão em potência máxima?

e qual o periodo máximo que um motor pode trabalhar? 24 horas seguidas?
é que eu pensava que os aviões faziam longas viagens e depois descansavam, quando para minha surpresa há dias vi que o avião da tap que ia para luanda, 1 ou 2 horas depois de lá chegar retornava. isso deve provocar um desgaste enorme no material.

mesmo assim nada impede que o avião possa ser roubado.

outra duvida, na descolagem e em pleno vôo os motores dos aviões vão em potência máxima?

e qual o período máximo que um motor pode trabalhar? 24 horas seguidas?
é que eu pensava que os aviões faziam longas viagens e depois descansavam, quando para minha surpresa há dias vi que o avião da tap que ia para luanda, 1 ou 2 horas depois de lá chegar retornava. isso deve provocar um desgaste enorme no material.

MUITA coisa impede um avião comercial de ser roubado, não é seguramente o facto de não ter chave que facilita de alguma maneira o seu roubo...

A quantidade de combustível existente a bordo
A falta do resto da tripulação
O estado de manutenção do avião ( há peças bloqueadas/removidas durante o repouso do avião)
A segurança do aeroporto ( mesmo sendo piloto não chegam perto dos aviões sem passarem por varias "barreiras" e verificações de segurança)
A posição de estacionamento do avião ( normalmente precisam de um tractor para os colocar em situação de saida, pois não tem marcha atrás e são raros os aviões autorizados a utilizar os reversosres de jacto dos motores para fazer manobras de saida de parque)
E depois tens o controlo de tráfego aerio
etc..

Os motores estão limitados unicamente pelo intervalo de centenas de horas entre manutenção, e pela capacidade de lubrificação dos componentes/qualidade do óleo...

Se lhes fosse permitido reabastecer durante o voo, os motores aguentariam DIAS a trabalhar constantemente...mais depressa a tripulação sucumbiria ao esgotamento do que um motor de avião..

Durante a descolagem raramente o avião utiliza toda a sua potencia disponível:

Primeiro porque os aviões são projectados para suportarem atrocidades/avarias/erros e mesmo assim continuarem em segurança...

Durante a descolagem, a partir de determinada velocidade, se existir uma avaria num motor, já não restará muita pista para parar o avião, pelo que mesmo com um( ou mais ) motores avariados o avião tem que ser capaz de continuar a descolagem normalmente com PESO/CARGA/COMBUSTÍVEL/PASSAGEIROS, MÁXIMO...

É evidente portanto que os motores disponibilizam mais potencia do que o necessário para a descolagem, logo usa-se menos potencia para poupar combustível e aumentar ainda mais o intervalo de manutenção dos mesmos...

A quantidade de potencia a ser usada é determinada pela pressão atmosférica, temperatura do ar, cumprimento da pista, peso do avião, e estado da pista...

Última edição:
Voltar
Superior