Híbrido = baixo consumo = treta??

A questão aqui, tu deves ter apanhado a conversa a meio e deves estar um pouco descontextualizado, é: os 115 CV existem, tal até é potenciado pela CVT do hibrid. A questão é querem-me fazer crer que esta potência é permanente.

tal como num motor não hibrido a potência maxima tambem nunca é permanente, pois tens sempre que esperar que o regime do motor atinja esse valor de potência maxima, o que no caso do hybrid é quase instantaneo devido à cvt.
em relação a qualquer carro não hibrido tem a vantagem de quando apertas o pedal do acelerador tem sempre disponiveis + 20cv, mesmo que esses se vão dissipando com a continuação da aceleração, pois o dificil é vencer a inercia inicial e aí eles estão sempre lá.[;)]

se tiveres que subir uma serra e fores sempre a fundo o sistema nunca te descarrega totalmente as baterias, pois com já disse aí umas quinhentas vezes, as baterias são solicitadas mais quando se quer alterar de velocidade, ou seja quando se aperta o pedal do acelerador, sendo que sempre a fundo a descarga destas vai-se dissipando até ficar com o minimo de assistência, pois fica sempre com uma carga residual para estas ocasiões. os 115cv estão lá sempre que for preciso.

Nas subidas ingremes prego a fundo, enquanto não levantares o pé ou acabar a carga de bateria, vais ás 6.000 rpm e com o assist no máximo podes usar o "S" da CVT para prolongar a assistencia mais uns segundos, mas não é nada recomendável :), mas é isso que a Monica ainda não compreendeu pelo que leio, ela esta convencida que a meio da subida o motor electrico deixa de ajudar para atrapalhar (carregar a bateria) mas isso só acontece se não for necessária a potencia máxima, o que ela não sabe tambem é que se subir a Serra sempre prego a fundo dificilmente chegara inteira á descida ... pelo que me lembro aquilo para além de ser a subir tem algumas curvas que não dão para fazer prego a fundo a mais de 180 :confused:

A essa já tinha respondido antes sim tens sempre os 115 cv até acabar a bateria

Se é até acabar a bateria, então não é para sempre! [;)]

de qualquer forma no teu diesel se subires a referida rampa prego a fundo a temperatura do motor vai subir e deixas de ter a potencia máxima declarada ;) será então temporária também ? uma vez que a potência dos motores termicos está directamente ligada á temperatura do ar e pressão atmosférica será que também a consideras temporaria ? já para não falar no caso dos C4 1.6 HDI (110 cv) que segundo um tópico do verão passado com o calor ficava reduzido a 86

Estamos a falar segundo pricipios teóricos.
Lamento que não tenhas entendido isso.
Obviamente que sem que estejam reunidas as condições ideais de temperatura, humidade, pressão atomosférica, condições do combustível, etc, nunca irás ter os valores declarados. Mas isso infere diferenças mínimas. O caso do C4 é diferente é erro de projecto / concepção.

A questão é que no HCH teoricamente podes ficar sem uma parte significativa da sua potência. Podes ficar sem uma fonte de potência. É completamente diferente de diferenças mínimas resultantes de outras condições. Até porque o HCH também está sujeito a este tipo de variações.

Mesmo que na prática, só em 90% das vezes, ou até nunca, fiques sem a totalidade da potência, não é isso que está em questão. O que está em questão é que não podes afirmar que uma fonte de energia que se pode esgotar em pouco tempo (em determinadas condições) é permanente.

Acho que o sistema híbrido do HCH é bastante diferente do Lexus, o sistema do HCH dispõe de 20 cv permanentes entre as 2.000 e o corte (penso que às 6.500 r.p.m.) no Lexus a potência eléctrica máxima não está disponível permanentemente a qualquer rotação e sobretudo a potência máxima do eléctrico não coincide com a do térmico.

Por outras palavras a Honda limitou a potência eléctrica do HCH a 20 cv porque pelas leis da física se este atinge logos às 2.000 r.p.m. os tais 20 cv tem a sua potência limitada a esse valor de ai para diante.

se tiveres que subir uma serra e fores sempre a fundo o sistema nunca te descarrega totalmente as baterias, pois com já disse aí umas quinhentas vezes, as baterias são solicitadas mais quando se quer alterar de velocidade, ou seja quando se aperta o pedal do acelerador, sendo que sempre a fundo a descarga destas vai-se dissipando até ficar com o minimo de assistência, pois fica sempre com uma carga residual para estas ocasiões. os 115cv estão lá sempre que for preciso.

Então eu vou-te dizer pela 501ª: nesse caso, em vez dos 20 CV, já só vais ter 15, ou 10. E então 95 + 10, já não é igual aos 115. E se as baterias a velocidade estável não são solicitadas, então não estás a fazer uso dos 20 CV do eléctrico. E então 95 + 0, já não são 115!

Resumindo, os 115 CV poderão não estar lá todos quando for preciso.

Mas eu entendi, desde o principio que ando a dizer que o limite é a carga da bateria e que a gestão do sistema minimiza essa possibilidade, fui o 1º a dizer que no campo teorico a bateria tem uma autonomia relativamente pequena, é por isso que o motor electrico do HCH só tem 20 cv, por isso tambem disse na altura que fico mais depressa sem gasolina do que sem bateria, lembras-te ?
mas o que tu afirmavas era que essa gestão limitava a disponibilidade do motor electrico e isso não é verdade, o sistema só entra em inversão (carregamento das baterias) se não for necessária a potencia máxima, que em 99% do tempo de circulação de um automovel familiar não é de facto necessária.

tal como num motor não hibrido a potência maxima tambem nunca é permanente, pois tens sempre que esperar que o regime do motor atinja esse valor de potência maxima, o que no caso do hybrid é quase instantaneo devido à cvt.
em relação a qualquer carro não hibrido tem a vantagem de quando apertas o pedal do acelerador tem sempre disponiveis + 20cv, mesmo que esses se vão dissipando com a continuação da aceleração, pois o dificil é vencer a inercia inicial e aí eles estão sempre lá.[;)]

E tal só acontece devido à CVT. Agarra num não hibrido com CVT e terás a potência máxima de um modo permanente e quase instantaneo.

Num de caixa normal, ou se espera, ou se reduz para diminuir o tempo de resposta.

Então eu vou-te dizer pela 501ª: nesse caso, em vez dos 20 CV, já só vais ter 15, ou 10. E então 95 + 10, já não é igual aos 115. E se as baterias a velocidade estável não são solicitadas, então não estás a fazer uso dos 20 CV do eléctrico. E então 95 + 0, já não são 115!

Não, quando for preciso estão lá, nenhum automovel a velocidade estável (que não a máxima) usa a potencia máxima para a manter,

os 115cv estão lá sempre que é preciso, e se queres comparar com um carro normal, posso-te dizer que no caso do hybrid quando apertas o pedal tens intantaneamente os 115cv (nenhum carro normal com caixa manual o faz, sim porque se é por causa da cvt ela está lá), e por mais tempo que qualquer carro normal com caixa manual, pois o que normalmente acontece é passares pela potência maxima raramente lá ficas, só em caso de velocidade maxima e mesmo assim.........portanto posso-te dizer que no caso do hybrid quando precisas da potência maxima ela está sempre lá, enquanto num carro normal de caixa manual ou automatica tens que esperar que o regime do motor lá chegue.
o que acontece no hybrid é que ele gere essa potência e depois de vencer a inercia inicial ele começa a tirar assitência do motor electrico, pois se não é precisa ele corta.

Ah pois não!
Então e a subir?

diz-me lá, nas subidas colocas o teu carro no regime de potência maxima e mantens esse regime? é que aplicares isso no dia a dia é importantissimo,[:D] para alem de conseguires encontrar uma subida em que a inclinação é precisamente porporcional à potência do carro, pois ires no regime de potência maxima e a velocidade ser contante não é facil conseguir essa proeza, pois basta a velocidade subir ou descer um pouco e já saiste desse regime.

os 115cv estão lá sempre que é preciso, e se queres comparar com um carro normal, posso-te dizer que no caso do hybrid quando apertas o pedal tens intantaneamente os 115cv (nenhum carro normal com caixa manual o faz, sim porque se é por causa da cvt ela está lá), e por mais tempo que qualquer carro normal com caixa manual, pois o que normalmente acontece é passares pela potência maxima raramente lá ficas, só em caso de velocidade maxima e mesmo assim.........portanto posso-te dizer que no caso do hybrid quando precisas da potência maxima ela está sempre lá, enquanto num carro normal de caixa manual ou automatica tens que esperar que o regime do motor lá chegue.
o que acontece no hybrid é que ele gere essa potência e depois de vencer a inercia inicial ele começa a tirar assitência do motor electrico, pois se não é precisa ele corta.

Tens os 115 CV tão instantaneamente quanto qualquer outro carro equipado com CVT.
Esquece a velocidade máxima, poderás precisar, se o teu andamento necessitar, da potência máxima numa subida
Por outro lado se considerar-mos uma situação plana e velocidade estável (e sem curvas), a resultante das forças será zero. Mas as forças fornecidas pelos motores (térmico + eléctrico) terão uma determinada percentagem. Ao longo do tempo essa percentagem começará a ser superior por parte do motor térmico. Mais uma vez está provada a indisponibilidade permanente do eléctrico. Até sem ser em situações limite de carga máxima. Até sem ser a subir.

obviamente que é como qualquer carro equipado com cvt, só que o hybrid vem equipado com cvt, dá para perceber, não?

obvio que posso precisar da potência maxima, só que precisar dela como uma constante é que em 20 anos de carta nunca precisei, pois como disse mais atrás é preciso teres uma subida em que a inclinação seja proporcional á potência e assim ires no regime de potência maxima e a velocidade não se alterar, mas acho isso impossivel pois a inercia muda, a força cinetica muda, ou seja não acredito nessa constante, portanto continuo a dizer que nas subidas com um carro normal com caixa manual, se a terceira esgota o conta rpm's mudas para a 4ª e assim sucessivamente e como tal vais passando pela potência maxima, mas raramente lá ficas 1 ou 2 segundos.

PS. se tivesses um hybrid verias isto todos os dias, pois o grafico da assistência das baterias dá para ver isto na perfeição (a alteração de forças)

diz-me lá, nas subidas colocas o teu carro no regime de potência maxima e mantens esse regime? é que aplicares isso no dia a dia é importantissimo,[:D] para alem de conseguires encontrar uma subida em que a inclinação é precisamente porporcional à potência do carro, pois ires no regime de potência maxima e a velocidade ser contante não é facil conseguir essa proeza, pois basta a velocidade subir ou descer um pouco e já saiste desse regime.

Hummm...
Já vi que vocês até percebem do funcionamento dos vosssos carros e por aí só discutimos mesmo a questão da permanência da potência fornecida pelo eléctrico. Agora de Física, vão-me desculpar...

Vocês conseguem-se abstrair um pouco e falar em termos teóricos? Mesmo referindo modelos práticos?
Obviamente que essa subida é bem irreal (na prática), mas podemos facilmente idealiza-la em termos teóricos, ou não? Ou é assim tão complicado?

O que se calhar na realidade encontras são subidas em que para manteres a velocidade, não usas toda a potência, ou subidas que fazemos uso de toda a potência máxima disponível nesses regimes, mas que mesmo assim a velocidade diminui. Em todas estas situações, conforme expliquei há pouco com a situação plana, existe um comprometimento da potência disponibilizada pelo motor eléctrico do HCH.

Abstracção um pouco, OK?
Há que idealizar os modelos...

comprei o carro para andar nele e não para aprender fisica com ele, agora falas assim, lá mais para trás falavas dessa falha nas cargas das baterias em como sendo um contra neste carro (pelo menos foi a ideia com que fiquei), acontece que comparando este carro com qualquer outro dito "normal" é muito mais eficiente seja por causa das baterias, seja por causa da cvt, seja por causa dos pneus ele consegue ir muito mais tempo no regime de potência maxima do que qualquer outro com caixa manual, isto na prática claro, que deve ser o que interessa mais a quem lê este tópico.
agora se queres falar em teoria e se tiveres essa subida em que a inclinação varia para compensar essa variação de forças, é obvio que o hybrid não mantem essa potência indefinidamente (esta é só para te fazer a vontade).

comprei o carro para andar nele e não para aprender fisica com ele, agora falas assim, lá mais para trás falavas dessa falha nas cargas das baterias em como sendo um contra neste carro (pelo menos foi a ideia com que fiquei), acontece que comparando este carro com qualquer outro dito "normal" é muito mais eficiente seja por causa das baterias, seja por causa da cvt, seja por causa dos pneus ele consegue ir muito mais tempo no regime de potência maxima do que qualquer outro com caixa manual, isto na prática claro, que deve ser o que interessa mais a quem lê este tópico.
agora se queres falar em teoria e se tiveres essa subida em que a inclinação varia para compensar essa variação de forças, é obvio que o hybrid não mantem essa potência indefinidamente (esta é só para te fazer a vontade).
Não percebi....

obvio que posso precisar da potência maxima, só que precisar dela como uma constante é que em 20 anos de carta nunca precisei, pois como disse mais atrás é preciso teres uma subida em que a inclinação seja proporcional á potência e assim ires no regime de potência maxima e a velocidade não se alterar, mas acho isso impossivel pois a inercia muda, a força cinetica muda, ou seja não acredito nessa constante, portanto continuo a dizer que nas subidas com um carro normal com caixa manual, se a terceira esgota o conta rpm's mudas para a 4ª e assim sucessivamente e como tal vais passando pela potência maxima, mas raramente lá ficas 1 ou 2 segundos.

PS. se tivesses um hybrid verias isto todos os dias, pois o grafico da assistência das baterias dá para ver isto na perfeição (a alteração de forças)

E quantas pessoas compram BMW 120 D (assim uns velhotes [:p] ) e nem nunca fazem uso da potência máxima? Se não fazes é porque o teu estilo de condução não te permite fazer e dás vantagem ao consumo de combustível.

A diferença é que no caso do 120D vamos ter a potência máxima sempre que quiser-mos (nem que tenhamos que esperar pelas 4000 rpm's, obviamente) e permanentemente. Mesmo que depois coloquemos uma acima e o regime baixe, a carga será sempre a máxima disponível. No HCH tal não irá acontecer. Pois quando o eléctrico deixar de poder fornecer os 20 CV extra, a carga já não será a mesma.

Se isso acontece 1x, 2x, ou 90% das vezes, só depende do estilo de condução de cada um e das condições de circulação. Agora tal pode acontecer, e acontecendo deixas de ter 115 CV.

Assim sendo, pelo menos ao nível teórico, pese embora quem quiser tirar todo o proveito do carro e andar a fundo durante vários quilómetros e/ou condições do terreno, o HCH não disponibiliza em permanência os 115 CV.

Assim sendo, pelo menos ao nível teórico, pese embora quem quiser tirar todo o proveito do carro e andar a fundo durante vários quilómetros e/ou condições do terreno, o HCH não disponibiliza em permanência os 115 CV.

nem o hybrid nem nenhum outro.[;)]

Então imagina que tens uma estrada em terreno palno, sem curvas e sem transito, lá pões um Hibrid e um diesel, ambos de deposito cheio, o diesel tem um autonomia de 550km a fundo, logo o diesel aguenta 550km sempre a fundo com aquela potencia.....segundo percebi o hibrid não é capaz de fazer o mesmo, logo o que disseste está errado.

Back