Toyota diz: em 2020, só fazemos híbridos!

Um Prius plug-in gasta 1€ aos 100 km em electricidade, quanto é que gasta um Diesel?

€1 aos 100? Onde? Nem eles lá com a electricidade tão barata conseguem tamanha proeza! [;)]

Se abolires por completo, ou quase, o combustivel compensa.
Eu gasto cerca de 300€ por semana em combustivel, o que dá quase 1500€ /mês... se deixar de gastar vou abater os 10.000€ de investimento num instante.

Não te esqueças que não deixas de gastar gasolina num Prius porque apesar de ele ser plug-in, continua a ser um híbrido e não um EV, logo só vais andar únicamente a electricidade (que é cara, não tanto como a gasolina mas é) se fores devagar [;)]

€1 aos 100? Onde? Nem eles lá com a electricidade tão barata conseguem tamanha proeza! [;)]

Não te esqueças que não deixas de gastar gasolina num Prius porque apesar de ele ser plug-in, continua a ser um híbrido e não um EV, logo só vais andar únicamente a electricidade (que é cara, não tanto como a gasolina mas é) se fores devagar [;)]

Mesmo que passe a gastar metade, em pouco mais de um ano está resolvido.

:eek: pá, tu deves ter:
A - o rabo do formato do assento do carro
B - uma salva de prata dada pela Galp na reunião anual de accionistas
C - Um Plasma de 42 polegadas debitado só com os pontos do cartão
D - todas acima.

São 2 carros!!! 1 diesel 60.000Km/ano a 10L/100 e um gasolina a 40.000Km/h a 16l/100

Tens razão... logo são 20.000€ de alterações em vez de 10.000... mas mesmo assim compensava.[;)]

Last edited:
Vê só a sequências de transformações energéticas que isso acarretaria:

Energia química do combustível (gasolina ou diesel) / Energia térmica no motor térmico / Energia mecânica (ao gerador) / Energia eléctrica / Energia química (nas baterias) / Energia eléctrica (novamente) e finalmente energia mecânica (novamente).

O prius e o HCH já têm todas estas transformações e nem por isso deixam de gastar pouco. E ainda têm "caixa de velocidades", o que faz com que exista mais uma fonte de uma dissipação de energia.
Aqui a questão é maximizar o rendimento do motor térmico. É já sabido que o rendimento dos motores eléctricos é muitíssimo elevado.

Se abolires por completo, ou quase, o combustivel compensa.
Eu gasto cerca de 300€ por semana em combustivel, o que dá quase 1500€ /mês... se deixar de gastar vou abater os 10.000€ de investimento num instante.

e a electricidade não pagas?

O prius e o HCH já têm todas estas transformações e nem por isso deixam de gastar pouco. E ainda têm "caixa de velocidades", o que faz com que exista mais uma fonte de uma dissipação de energia.
Aqui a questão é maximizar o rendimento do motor térmico. É já sabido que o rendimento dos motores eléctricos é muitíssimo elevado.

Aquilo que eu disse está contextualizado num sistema em que o motor térmico funcionava como um gerador. Só nessa situação se verificariam aquelas transformações todas.

O Prius / HCH quando funcionam em sistema de regeneração é através do aproveitamento da energia cinética do automóvel. E portanto não se coloca aquela sequência de transformações. [;)]

Last edited:

Vai ao site da Tesla Motors e está lá 2 cêntimos de dollar por milha, o que dá exactamente 1€ aos 100 km e o Tesla Motor bate um Ferrari em acelerações. Não te esqueças que o rendimento do motor eléctrico ronda os 90% é simplesmente outro mundo.

Tira as tuas dúvidas aqui:

http://www.teslamotors.com/index.php?js_enabled=1

se quiseres podes também fazer a prova dos 9 às minhas contas.

Aquilo que eu disse está contextualizado num sistema em que o motor térmico funcionava como um gerador. Só nessa situação se verificariam aquelas transformações todas.

O Prius / HCH quando funcionam em sistema de regeneração é através do aproveitamento da energia cinética do automóvel. E portanto não se coloca aquela sequência de transformações. [;)]

Pelo menos o motor térmico do Prius funciona como gerador, tanto para o motor eléctrico, como para as baterias em simultâneo.
Pode-se ver nas imagens seguintes que praticamente todas as variantes de combinação dos vários sistemas são possíveis:

PriusEnergy_EngineMotorDrive_-6Fdegrees.jpg

PriusEnergy_MotorDriveEngineCharge_-13Fdegrees_02.jpg

PriusEnergy_EngineMotorDriveCharge_-9Fdegrees.jpg

PriusEnergy_FullPower_-9Fdegrees.jpg

Não vou entrar aqui em discussões técnicas. Destes carros retive 2 coisas:
- São, ambientalmente falando, interessantes, pelas reduzidas emissões de Co2;
- Por consequência gastam menos combustível, logo amigos do seu dono.

No entanto a Turbo tem um artigo que arrasa os híbridos, devido aos custos ambientais associados (falo do processo produtivo). Afinal em que é que ficamos, quando o principal argumento cai por terra?:sh)

Estive a ver as fotos com atenção. Obrigado.

Sinceramente não consigo entender a razão de ser dessa situação.

Desse modo realmente colocam-se todas aquelas transformações de energia. E até transformações em paralelo. Então aquela situação do térmico alimentar o eléctrico e as rodas e depois o eléctrico em simultaneo alimentar as rodas... Não consigo entender.

Agora se eles o fizeram assim devem saber mais do que eu.

Agora que o térmico tem um fraco rendimento, isso é conhecido.
E estar-mos a aproveitar esse rendimento deficiente para criar energia...
Não me parece lógico.

Estive a ver as fotos com atenção. Obrigado.

Sinceramente não consigo entender a razão de ser dessa situação.

Desse modo realmente colocam-se todas aquelas transformações de energia. E até transformações em paralelo. Então aquela situação do térmico alimentar o eléctrico e as rodas e depois o eléctrico em simultaneo alimentar as rodas... Não consigo entender.

Agora se eles o fizeram assim devem saber mais do que eu.

Agora que o térmico tem um fraco rendimento, isso é conhecido.
E estar-mos a aproveitar esse rendimento deficiente para criar energia...
Não me parece lógico.

Talvez por isso o Prius faça dos 0-100 em pouco mais de 10s, embora esteja limitado a 170 da velocidade máxima.
E ainda o térmico alimenta o eléctrico e as rodas e depois o eléctrico em simultaneo alimenta as rodas e carrega a bateria. Tudo em simultâneo. Talvez afinal esse "fraco rendimento" tenha razão de ser, além do térmico ser um motor um tanto ao quanto especial.

São 2 carros!!! 1 diesel 60.000Km/ano a 10L/100 e um gasolina a 40.000Km/h a 16l/100

Tens razão... logo são 20.000€ de alterações em vez de 10.000... mas mesmo assim compensava.[;)]

Bolas.....não és accionista da GALP.....és dono ;) (desculpa a piada).

Um carro que gasta 16lt/100 gasolina em 40kkm/ano.......p0rr@....já viste o CO2 que produzes?????

Tens que mudar de carro....

Ou então compra era uma cisterna.....

Boas curvas....parece-me um exagero.....

Já que a conversa chegou perto, digam-me lá o HCH consegue andar só em eléctrico como o Prius?

É que quando andei com o HCH não consegui andar em modo eléctrico SÓ.
E o vendedor que ía comigo disse que não era possível....
Com o Prius é fácil.

Como fazem então no HCH?

Já que a conversa chegou perto, digam-me lá o HCH consegue andar só em eléctrico como o Prius?

Com o Prius é fácil.

Como fazem então no HCH?

Então eu faço milagres, segundo o vendedor o meu HCH é um fenómeno sobrenatural.

Bolas.....não és accionista da GALP.....és dono ;) (desculpa a piada).

Um carro que gasta 16lt/100 gasolina em 40kkm/ano.......p0rr@....já viste o CO2 que produzes?????

Tens que mudar de carro....

Ou então compra era uma cisterna.....

Boas curvas....parece-me um exagero.....

Este está mais do que pago, não dá um unico problema mecanico e se quiser comprar um identico vou pagar muito mais de leasing do que aquilo que pago em gasolina.
Se comprar um novo pago metade do valor em combustivel...é certo... mas a isso tenho que acrescentar o leasing e o aumento do seguro e, eventualmente, manutenção.

Com o Prius é fácil.

Como fazem então no HCH?

Curioso que todos os vendedores da honda me disseram o mesmo na ocasião em que os fui ver...
Acredito que numa condução extremamente cuidada isso seja possível. No Prius é uma coisa banal.

Com o Prius é fácil.

Como fazem então no HCH?

A versão anterior não permitia... a actual, ouvi dizer que sim... mas não tenho a certeza.

Não vou entrar aqui em discussões técnicas. Destes carros retive 2 coisas:
- São, ambientalmente falando, interessantes, pelas reduzidas emissões de Co2;
- Por consequência gastam menos combustível, logo amigos do seu dono.

No entanto a Turbo tem um artigo que arrasa os híbridos, devido aos custos ambientais associados (falo do processo produtivo). Afinal em que é que ficamos, quando o principal argumento cai por terra?:sh)

As baterias do HCH sao das normais que usas no telemovel ,pe.
As baterias do Prius sao diferentes e requerem um fabrico diferente das baterias normais, e sao as fabricas que produzem as baterias do prius / lexus que emitem a tal poluicao falada no artigo da turbo.
No entanto é muito mais logico readaptar o processo de fabrico das baterias de modo a produzir o minimo de poluicao do que nao as fazer.

Artigos desses têm crescido como mato nos EUA porque la os consumidores estao a aderir aos hibridos em detrimento dos ultra gastadores carros americanos, e isso é mais uma forma de desinformaçao com objectivos claros.
Alias ate o estudo foi mal efectuado (acho que ja foi debatido algures aqui no forum)

Como as nossas revistas de automoveis se limitam a adaptar artigos de revistas estrangeiras ja era de esperar.
Felizmente o consumidor portugues comeca a ver que sao automoveis cujas vantagems sao de longe superiores as desvantagems e isso reflecte-se no numero de hibridos vendidos ca.
Com o novo imposto automovel penso que vai beneficiar ainda mais este tipo de automoveis face aos restantes ( pelo menos pelo que li).

ps:Atencao que hibridos nao sao unicamente gasolina/electricos tambem existem gpl/gasolina que tambem sao excelentes escolhas quer a nivel de custos quer a nivel de poluicao.

Vai ao site da Tesla Motors e está lá 2 cêntimos de dollar por milha, o que dá exactamente 1€ aos 100 km e o Tesla Motor bate um Ferrari em acelerações. Não te esqueças que o rendimento do motor eléctrico ronda os 90% é simplesmente outro mundo.

Tira as tuas dúvidas aqui:

http://www.teslamotors.com/index.php?js_enabled=1

se quiseres podes também fazer a prova dos 9 às minhas contas.

Citando...
In California, as of 2006, the cost to plug in at night is equivalent to $0.75 per gallon of gasoline, where gasoline sells for over $3 per gallon The cost of electricity for a Prius PHEV is about $0.03/mi ($0.019/km), based on 0.262 kilowatt hours per mile and a cost of electricity of $0.10 per kilowatt hour. Current PHEV conversions install a higher capacity battery than common hybrids like the Toyota Prius in order to extend the range. This additional cost is offset by fuel operating cost savings because just $1.00 worth of electricity from the wall (at $0.09/kW·h) is sufficient to drive the same distance as a gallon of gasoline. During the year 2007, many government and industry researchers will focus on determining what level of all-electric range is economically optimum for the design.

Tendo em conta que o Prius faz (anunciado, porque na realidade não faz) 51mpg só irias conseguir fazer 80km, feitas as contas a alguem que faça anualmente 18500 milhas (cerca de 30.000km) e as consiga fazer únicamente a electricidade (é impossivel, não tem autonomia suficiente) iria precisar de 4 anos e meio para recuperar o investimento dos $10.000 para a conversão [;)]

Back