GPL VS Diesel VS Grandes kilometragens

Olá caros colegas.

Andei a pensar na minha vidinha, e tenho actualmente um 156 1.9JTD pois faço á volta de 60Mkms ano.

Ora ao preço que andam os combustiveis, pensei em despachar este e ir buscar um 147 para por a GPL.

No entanto tenho uma grande duvida, será um carro a GPL capaz de fazer 300Mkms sem me abrir o motor?

O meu tem actualmente 157 Mkms e tá impecavel de motor, será que um GPL irá aguentar tantos kms?

Dei um pulo a um forum de GPL mas ouvir falar por mt de problemas nas valvulas... E isso não me agrada nem um bocadinho...

O que será mais adequado pra fazer kms e kms? Um diesel ou um GPL?

Opinem[;)]

Tens noção de quanto gasta esse carro agasolina?! Não me parece.
Acho o carro a gasolina tanto ou mais resistente que um diesel, depende dos casos claro.

Sou grande fã de GPL mas não sei até que ponto fazem essa kilometragem. Claro que haverá casos desses (o taxista por exemplo), mas a fiabilidade média pode ser mais baixa pelo simples facto de terem muito menos Kms de testes.

De qualquer maneira é sempre uma hipótese a considerar. Os sítios por onde andas têm bombas GPL? É que investir nisso e andar sempre a gasolina porque não há bombas deve custar um bocado...

Isto que dizes não tem sentido.Onde les-te isso?

Não leu, inventou ele na cabeça dele [:D]

Carros com problemas de válvulas existem, estão referênciados na lista da Borel. Os outros fartam-se de comer quilómetros. A questão aqui não é os redlines porque a maioria dos kits a partir das 5000rpm até passam para gasolina por precaução, apesar de andar ai muita gente com isso desligado e a rasgar pelas AE's a fora a gás.

Um Civic hybrid novo, e passados os 3 anos da garantia se precisares montas o GPL, pois como a CVT não deixa chegar ao red-line não tens problemas de valvulas que se houve falar nos VTEC

falta de 1 sistema no gpl chamado flash lub (acho que é assim que se chama) que é tb aplicado nos vvt-i para que n exista esse problema das valvulas!

queres que ele compre um carro novo a gasolina, ande 3 anos a gastar gasolina, para depois eventualmente o transformar a gpl... para supostamente poupar alguns euros em combustível? LOL

a autonomia dos gpl é reduzida, se fazes muitos km vais passar muito mais tempo nas bombas, e a gastar dinheiro em gasolina quando não encontras bombas gpl.
e não podes estacionar em parques subterraneos (para ti não sei, mas para mim isso é logo uma coisa que acaba com a viabilidade do gpl)

A autonomia depende do depósito adoptado.

Eu no meu carro tenho um depósito GPL de 80 litros e faço mais km's do que fazia a gasolina (cerca de 600km a gpl contra 550 a gasolina).

Além disso, actualmente quase todas as cidades têm pelo menos um posto de abastecimento, para além de haver nas AE, logo a rede de abastecimento já não serve de desculpa para não optar pelo GPL (salvo alguns casos pontuais).

A utilização do GPL num motor a gasolina, quanto mais cedo melhor.

O GPL é um combustível que não deixa resíduos, o interior das câmaras mantém-se limpo sem carvão. O óleo mantem as sua propriedades durante mais tempo e as velas atingem tempo recorde de longevidade.

O problema das válvulas é característico de alguns modelos de motor já bem identificados e sempre existe o Flashlub, que é tão barato que não vale a pena fazer contas.

O meu carro tem 1600cc e 102cv e gasta cerca de 9 litros de GPL aos 100km, o que dá 5.22€ o que dá equivalência a um carro a gasóleo que gaste 5 litros.

Se vai durar muito tempo, não sei. Sei é que tem neste momento 112000km e anda a GPL desde os 60000 e nunca teve problema nenhum.

Bom, eu tenho alguma experiencia em GPL.

La em casa mora um BMW 316i com 250000km e gpl desde os 100000km...
Problemas de valvulas...nem sei o q e isso...flashlube???...tb nao...redline a gas???...sempre q me apetece!!!

Consumo de oleo: zero (nesta ultima muda o oleo ja fez 25mKm sem qq consumo)

Este carro nao para desde que se instalou o sistema pois e o mais economico la de casa com medias de gas a rondar os 9l/100km.

Agora o teu caso e diferente...tens um bom carro a gasoleo com relativamente poucos kms...

Quanto ao gpl, ha q escolher bem o modelo...nem todos os motores se dao bem. Do meu conhecimento, alemaes em geral, volvos e alguns franceses sao os melhores...

Nos italianos concerteza que tambem ha bastantes,pois os italianos tem o gpl bastante desenvolvido (ou nao fossem eles fabricantes de muitos dos kits disponiveis). Como disse, conheco pouco de modelos italianos, mas nada como tirar as duvidas num instalador conceituado.

Em termos de cilindrada, menos de 1.6 nao podes esperar grandes performances, e mm 1.6...

Se queres um carro economico e que te conpense a gpl, esquece o folego que tens no JTD, pois para andar bem a gpl os consumos vao andar nos 12/13 e ai la se vai a poupanca.

Eu sou bastante fa do gpl como podes ver, mas no teu caso sinceramente acho q nao conpensa.

Cumprimentos

Bom, eu tenho alguma experiencia em GPL.

La em casa mora um BMW 316i com 250000km e gpl desde os 100000km...
Problemas de valvulas...nem sei o q e isso...flashlube???...tb nao...redline a gas???...sempre q me apetece!!!

Consumo de oleo: zero (nesta ultima muda o oleo ja fez 25mKm sem qq consumo)

Este carro nao para desde que se instalou o sistema pois e o mais economico la de casa com medias de gas a rondar os 9l/100km.

Agora o teu caso e diferente...tens um bom carro a gasoleo com relativamente poucos kms...

Quanto ao gpl, ha q escolher bem o modelo...nem todos os motores se dao bem. Do meu conhecimento, alemaes em geral, volvos e alguns franceses sao os melhores...

Nos italianos concerteza que tambem ha bastantes,pois os italianos tem o gpl bastante desenvolvido (ou nao fossem eles fabricantes de muitos dos kits disponiveis). Como disse, conheco pouco de modelos italianos, mas nada como tirar as duvidas num instalador conceituado.

Em termos de cilindrada, menos de 1.6 nao podes esperar grandes performances, e mm 1.6...

Se queres um carro economico e que te conpense a gpl, esquece o folego que tens no JTD, pois para andar bem a gpl os consumos vao andar nos 12/13 e ai la se vai a poupanca.

Eu sou bastante fa do gpl como podes ver, mas no teu caso sinceramente acho q nao conpensa.

Cumprimentos

Exelente post.

Realmente já fiz as contas lá em cima, e realmente não compensa[;)]

Dá uma diferença inferior a 1 euro por 100 kms.

Realmente 250Mkms sem problemas num motor a gasolina é de facto mt bom[kiss]

Bons kms

Quando se fala aqui de longevidade dos motores de gasolina vs gasóleo vem tudo dizer se fôr um carro a gasolina,h não sei se aguenta,etc.

Esquecem-se que um carro a gasóleo desde que turbinado tem muito mais hipóteses de avariar e dar problemas senão vejamos. Bomba injectora, turbo,injectores,só estes 3 elementos num carro a gasóleo são carissimos,coisa que não se verifica a gasolina atmosférico.
Acho que deviam pensar bem quando falam da longevidade dos motores a gasolina.

queres que ele compre um carro novo a gasolina, ande 3 anos a gastar gasolina, para depois eventualmente o transformar a gpl... para supostamente poupar alguns euros em combustível? LOL

a autonomia dos gpl é reduzida, se fazes muitos km vais passar muito mais tempo nas bombas, e a gastar dinheiro em gasolina quando não encontras bombas gpl.
e não podes estacionar em parques subterraneos (para ti não sei, mas para mim isso é logo uma coisa que acaba com a viabilidade do gpl)
Olha que a autonomia a GPl não é tão reduzida! Eu com um depósito de 53L úteis faço até 630km a gás! A gasolina deve ser uns 660km a 700km, logo a diferença não é muita!
Cada 100km custa-me €5.14!

Apenas um pequeno comentário quanto à duração do motor eléctrico + gasolina dos híbridos, nos estados unidos por exemplo existem imensos táxis Prius com mais de 300.000 km sem problemas, o sistema eléctrico da Honda tem por exemplo 160.000 km de garantia.

Last edited:
C3_Soul, no teu caso monetáriamente não deve compensar, ambientalmente sim é uma questão de escolha.

Quanto à longevidade dos motores a gpl vou deíxar aqui um link dum taxista holandês http://www.carsurvey.org/review_7689.html

Também já soube dum volvo 850 com 600000Km a gpl que foi para a sucata.... por ter atropelado uma vaca.

Eu mudei de diesel para gpl, mas era um comercial (ibiza), monetariamente não compensou mas em conforto, segurança e prazer de condução compensa e muito. O teu caso é diferente já tens uma boa máquina.
O meu é um Volvo 940 comprei-o com 96000Km à 3 anos tem agora 223000Km sem problemas.

o carro que conheci com mais km's a gpl foi um 309 sr, mudou-lhe o motor com mais de 400 000 km's, pois os segmentos estavam gastos e ele preferiu mudar o motor a retificar, andou a gpl desde os 30 000 km's +\-.

Os meus cálculos para um 147:

consumoslv4.jpg

Ora num ano um 147 JTD gastou cerca de 1960€ para fazer 2200 kms .

E um 147 1.6 TS a GPL gastou cerca de 1317€ para a mesma distancia .

O que quer dizer que num ano gastou-se menos 617€ com o 147 a GPL .

Um 147 1.6 TS Plus de 2001, com cerca de 100.000kms, custa cerca de 10.000€.

Um 147 1.9 JTD, os mais fracos de 115cvs, custam na casa dos 16.000€ .

Os de 150cvs custam na casa dos 22.000€...

Contas feitas um 147 a GPL custa menos cerca de 3400€ na compra, já com o KIT de GPL incluido no preço, e menos cerca de 620€ por ano em combustivel.

[;)]

EDIT: fiz estes consumos baseado em andamento predominantemente citadino.

Relativamente ao anunciado pela marca, os valores usados foram mais baixos.

Baseei-me nos 8,6 para o TS, pela experiência com o meu, e nos 7 do JTD 150cvs pelo que ouvi dizer.

Last edited:
Agora consumos baseados em andamento de estrada, sem transito, beneficiando os consumos:

consumos2sz1.jpg

Num ano um 147 JTD gastou cerca de 1400€ para fazer 2200 kms .

E um 147 1.6 TS a GPL gastou cerca de 1000€ para a mesma distancia .

Ou seja, num ano um 147 a GPL poupou cerca de 400€ em combustivel .

[;)]

Ou seja, a GPL poupas em tudo. apr:)

Baiones, estás-te a esquecer de 2 factores importantes nas tuas contas
1º o consumo a gpl é superior em cerca de 20% em relação à gasolina portanto 7,8l em estrada e 10l em cidade e um factor importante que muita gente se esquece é que o carro também precisa de gasolina eu no meu caso faço uma média total de 0,7l/100Km, porque de vez em quando faço 100 150Km só a gasolina (1 a 2 vezes por ano) e todos os dias 3 a 4Km, para manter o circuito de gasolina sempre a funcionar como deve ser.
Portanto considerando um consumo de gasolina de 0,3l/100 acrescenta mais 9,04€ mês ficando em estrada o consumo de gpl e gasolina 105,13€ e o citadino 136,64€.

No meu caso e ao fim de 125000Km feitos a gpl tenho uma poupança de 41,5% em relação à gasolina.

Back