Tópico dos Seguros de Saúde

é possível que até exista, mas tens que ter atenção quais os benefícios que tens para cada tipo de apólice..
Tens que ver as franquias, períodos de carência....
Tens que ver as comparticipações nas consultas, exames, cirurgias, internamentos... Tudo isso pesa no valor mensal do prémio.

Eu falo com conhecimento de causa, pois trabalho num hospital privado, que tem convensões com muitas seguradoras.

Resumindo e concluindo, quanto melhor for a apólice do seguros (valor do pémio) mais benefícios tens.

Vou dar-te 2 exemplos práticos:

- podes pagar 20, 10, 0% em qualquer tipo de exame ou cirurgias, isto para quase todas as companhias que eu conheço. É diferente pagares 20% de um exame ou cirurgia ou não pagares nada ;-)

- Existe uma companhia que exige ser "avisada" das consultas que os segurados vão efectuar e onde (isto para algumas especialidades). Basicamente funciona como um pedido de autorização.
Ora, há pessoas que se esquecem de pedir autorização para essa consulta e o que acontece é ter que pagar a consulta por completo.
Um casal foi a uma consulta de cardiologia, e não tinha autorização.
Pegou no tlm, ligou para a companhia e nem 1 minuto depois já havia a autorização (facturação efectuada através do site da internet da companhia).
Eu achei estranho e fiz cara de urso.... eles disseram-me que não havia problemas.. pagavam um bom prémio de seguro e com toda a tranquilidade disse-me que eles nunca lhe levantaram problemas nisso.

Por isso eu digo... qualquer companhia é boa, depende é de quanto se paga por mês...

é possível que até exista, mas tens que ter atenção quais os benefícios que tens para cada tipo de apólice..
Tens que ver as franquias, períodos de carência....
Tens que ver as comparticipações nas consultas, exames, cirurgias, internamentos... Tudo isso pesa no valor mensal do prémio.

Eu falo com conhecimento de causa, pois trabalho num hospital privado, que tem convensões com muitas seguradoras.

Resumindo e concluindo, quanto melhor for a apólice do seguros (valor do pémio) mais benefícios tens.

Vou dar-te 2 exemplos práticos:

- podes pagar 20, 10, 0% em qualquer tipo de exame ou cirurgias, isto para quase todas as companhias que eu conheço. É diferente pagares 20% de um exame ou cirurgia ou não pagares nada ;-)

- Existe uma companhia que exige ser "avisada" das consultas que os segurados vão efectuar e onde (isto para algumas especialidades). Basicamente funciona como um pedido de autorização.
Ora, há pessoas que se esquecem de pedir autorização para essa consulta e o que acontece é ter que pagar a consulta por completo.
Um casal foi a uma consulta de cardiologia, e não tinha autorização.
Pegou no tlm, ligou para a companhia e nem 1 minuto depois já havia a autorização (facturação efectuada através do site da internet da companhia).
Eu achei estranho e fiz cara de urso.... eles disseram-me que não havia problemas.. pagavam um bom prémio de seguro e com toda a tranquilidade disse-me que eles nunca lhe levantaram problemas nisso.

Por isso eu digo... qualquer companhia é boa, depende é de quanto se paga por mês...

Exacto tens toda a razão. No caso da Multicare sei que o periodo de carencia por exemplo do parto é de 10 meses e noutras seguradoras é 12 meses ou até 18 meses.
No caso das consultas de especialidade o valor a pagar é fixo, se não estou em erro é 9 ou 10 € por consulta.

Exacto tens toda a razão. No caso da Multicare sei que o periodo de carencia por exemplo do parto é de 10 meses e noutras seguradoras é 12 meses ou até 18 meses.
No caso das consultas de especialidade o valor a pagar é fixo, se não estou em erro é 9 ou 10 € por consulta.

eu tenho multicare e desde o início do ano é €10 por consulta... antes eram €9

A minha ideia é ter um seguro que seja bom na cobertura do parto e acompanhamente do bébé.

Já agora que clinicas, hospitais privados aconselham para a chegada de um novo membro à familia.

A minha irmã teve os meus dois sobrinhos no Hospital da Cruz Vermelha. Tinha um quarto só para ela, um deles foi parto normal e o outro de cesariana. Como repetiu a dose no mesmo hospital é porque deve ter gostado do sítio. :)

Tem cuidado que normalmente para partos há um período de carência.

Há mais completos, mas normalmente não são privados que os pagam.

Exacto.

Tinha um seguro de saude na Lusitânia muito bom, que recomendo vivamente. No entanto mudei para a Medis por ter uma maior margem a nível dentário. Dá sempre jeito para ir fazendo umas visitas ao dentista... [;)]

Seguros de Saúde: muita oferta mas pouca qualidade !! Ooopssss !!!! Estudo DECO

Seguros de Saúde: muita oferta mas pouca qualidade !! Ooopssss !!!! Estudo DECO

O artigo foi anunciado ontem.

Fica o excerto da Agência Financeira

Seguros de Saúde: muita oferta mas pouca qualidade

Os seguros de saúde abundam, mas poucos valem o que custam. É a principal conclusão da Dinheiro & Direitos de Junho, num estudo em que analisou 88 planos privados.

«O aumento da oferta nos últimos anos e a criação de planos mais acessíveis à bolsa dos portugueses não tem sido acompanhado de uma melhoria da qualidade das apólices», considera a revista da associação de defesa do consumidor DECO.
Seguros deixam consumidor desprotegido nas alturas mais críticas
O estudo identifica vários «pontos fracos» nos seguros de saúde à disposição dos portugueses. Entre eles estão o ele¬vado número de exclusões, os limites de idade, os períodos de carência alargados e a duração anual dos contratos, factores que, no fundo, retiram aos seguros grande parte da sua utilidade. Ou seja, «o consumidor pode ficar sem protecção na altura em que provavelmente mais precisa», denuncia aquela revista do consumidor.

Ainda assim, «estes seguros podem ser uma alternativa ao Serviço Nacional de Saúde para consultas da especialidade e despesas de elevado valor, como internamentos e partos». Nes¬tes casos, a DECO Proteste sugere as 12 apólices mais abrangentes e baratas, para 4 pacotes de coberturas. Entre as alternativas, encontram-se planos da Açoreana, Allianz, Axa, Império Bonança, Médis e Victoria.

DECO defende seguros vitalícios após três ou quatro anos
Entre as principais críticas apontadas pela DECO aos seguros existentes está a duração dos contratos. «Como são renovados anualmente, a seguradora pode pôr fim ao contrato se o clien¬te começar a dar muita despesa, por exemplo, devido a uma doença prolongada». Para aquela associação, «os seguros deveriam tornar-se vitalícios após três ou quatro anos de vigência».

Demasiadas excepções nas coberturas
No que se refere às exclusões, apontadas pela associação como um dos «calcanhares de Aquiles», a maioria das apólices não paga despesas relacionadas com doenças psiquiátricas, tuberculose e hepatite, transplante de órgãos, hemodiálise, sida e hérnias, fisioterapia e tratamentos de obesidade e infertilidade. Uma realidade que a DECO considera «inaceitável».

Seguros de Saúde só são bons para jovens saudáveis
O período de carência de 90 dias para a maioria das coberturas no primeiro ano, que funciona como um adiamento do início do seguro, e a extinção automática do seguro aos 65 ou 70 anos «também retiram aos seguros de saúde muita da sua utilidade. Na prática, são bons para jovens saudáveis e de pouco ou nada servem a quem deles realmente precisa», conclui.

DECO critica seguradoras e regulador por não haver «jogo limpo»
Para a Dinheiro & Direitos, «parece não haver interesse das seguradoras, nem dos organismos que podem obrigá-las a fazer jogo limpo com os consumidores, em alterar esta realidade que dura há quase década e meia».

A DECO enviou as conclusões do estudo para o Instituto de Seguros de Portugal (ISP), grupos parlamentares com assento na Assembleia da República e Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor. O objectivo da associação é alterar a lei que permite às seguradoras manter as actuais condições dos contratos, como a duração anual, e obrigá-las a criar produtos que realmente protejam os consumidores.

Última edição:
Esse artigo resume a minha visão dos seguros de saúde quando há uns meses pensei em fazer um.

Como sou jovem e saudável... tenho o SNS!

Um dia que tenha filhos talvez mude de opinião, mas para já, não.

Esse artigo resume a minha visão dos seguros de saúde quando há uns meses pensei em fazer um.

Como sou jovem e saudável... tenho o SNS!

Um dia que tenha filhos talvez mude de opinião, mas para já, não.

x2.

quando chegar a velho e que vou precisar deles, eles não me querem para nada.

actualmente, poderia vir a precisar deles, porque tenho problemas no coração, mas já sei que ao fazer um, tudo o que tiver relacionado com o meu problema fica logo posto de parte, assim que se lixe os seguros de saúde.

Eles dizem que o "Seguros de Saúde só são bons para jovens saudáveis "

O Seguro de Saude, como qq outro seguro, não é feito para um gajo poupar dinheiro, é sim para um gajo quando precisar gravemente. Por outro lado é bom para ter acesso a outros serviços! Ainda para mais com as taxas moderadoras!

Ainda há uns dias chamei um médico a casa pela medis (nunca o tinha feito), em menos de 20m já lá estava o médico, fez a consulta, receitou o que tinha a receitar e pagou-se 25€, num hospital pagava-se 10€ e estava-se lá 3h.... Mais a deslocação, parques etc etc.
Não achei nada caro! E durante 2 dias depois houve acompanhamento telefónico com uma enfermeira a saber se estava tudo bem!

Tenho seguro de saúde há alguns anos, o que fez com que deixasse de frequentar hospitais públicos.

Tive, até há uns dois meses, um seguro da Multicare. Funcionou sempre que precisei - felizmente, foram mesmo muito poucas.
Nessa altura, o seguro da Multicare caducou e passei para a Tranquilidade, que também tem acordo com a rede Advanced Care. Tenho-o usado para as consultas do dentista e também tem funcionado bem.

As pessoas têm é de ter consciência que, como em tudo no mundo nos negócios, as companhias de seguros têm como principal objectivo a maximização do lucro e que farão de tudo para conseguir esse objectivo.

Por enquanto, ninguém é obrigado a ter seguro e muito menos a optar por determinada companhia de seguros. Há muita variedade de escolha, por isso...

Eles dizem que o "Seguros de Saúde só são bons para jovens saudáveis "

O Seguro de Saude, como qq outro seguro, não é feito para um gajo poupar dinheiro, é sim para um gajo quando precisar gravemente. Por outro lado é bom para ter acesso a outros serviços! Ainda para mais com as taxas moderadoras!

Ainda há uns dias chamei um médico a casa pela medis (nunca o tinha feito), em menos de 20m já lá estava o médico, fez a consulta, receitou o que tinha a receitar e pagou-se 25€, num hospital pagava-se 10€ e estava-se lá 3h.... Mais a deslocação, parques etc etc.
Não achei nada caro! E durante 2 dias depois houve acompanhamento telefónico com uma enfermeira a saber se estava tudo bem!

Eu diria que o seguro de saúde só serve para as seguradoras ganharem dinheiro... :sh)

Já agora, faz as contas ao que pagas por mês/ano de seguro e vê quanto pagas de facto por consulta. [;)]

A mim já compensou e bem...

Numa operação de 2500€ paguei 400...

Pelo SNS provavelmente ainda estava á espera...

Agora vou duas vezes anualmente fazer um check-up/limpeza ao dentista...

Pago uma ninharia, menos de 10€...

Costumo fazer também check-ups anuais, porque cada consulta são 9€ e análises de borla...

Concordo com a DECO, os seguros são só para "jovens saudáveis"...

Por isso mesmo é que o faço render sempre que posso, e não tenho de levar com o SNS...

A função de um seguro (infelizmente) não é cobrir tudo e mais alguma coisa.

Tenho multicare, pouco usei ainda mas as poucas vezes que usei foi bom ! Nada a apontar.

Agora, ir a um hospital particular, esperar 15 minutos e pagar 10€ sabe bem!

Por outro lado as seguradoras são das empresas mais anti-natura que existe...é provavelmente o sector da economia que mais se borrifa para os clientes... a não ser a partir de um determinado nível.

Voltar
Superior