TÓPICO do "GABANÇO"... (rir, rir e rir)

Grande tópico, têm aqui umas grandes pérolas.

Já agora só para vos mostrar o que é gabarolice, já atingi velocidades da ordem dos 150 km/h numa Fiat Scudo 1.9 Ds [:D][:)]

E não vejo qual é o problema de muitos para não acreditarem que determinado carro fez mais 20-30 km/h que a velocidade máxima anunciada pelo construtor. Se o construtor faz os testes de velocidade numa recta plana qual é a dificuldade em entender que numa descida com balanço pode passar essa velocidade anunciada por 20-30 km/h.

Parece que percebes pouco do assunto...
Rendimento é a relação entre trabalho final e o que gasta para produzir esse trabalho.
Para o mesmo fim, o motor a diesel tem mais rendimento. Ou seja, não depende dos cavalos que tem, mas sim do que gasta para obter a mesma quantidade de trabalho final. Podes ter o s2000 com 240cv e um 200d com 88cv. Pelo consumo de um e de outro, considerando o que é produzido, o diesel tem mais rendimento.
Capische?

Nem mais.
Melhor explicado do que eu fiz é como está aqui feito.. mas parte-se logo do princípio que as coisas estão erradas só porque pelas grandezas que costumamos referir (potencia, cilindrada, rotação) não nos parece que assim seja.

O rendimento é algo muito muito concreto e que tem uma letra específica que não consigo aqui por mas parece um "M" com uma perna pendurada. Exprime a percentagem de energia convertida em trabalho!

O gasóleo tem mais 10-15% de energia por unidade de volume que a gasolina e os melhores motores diesel têm eficiencias na casa dos 40-45% face a cerca de 30% dos otto.

Se não estão convencidos então não vale a pena.

Última edição:
Parece que percebes pouco do assunto...
Rendimento é a relação entre trabalho final e o que gasta para produzir esse trabalho.
Para o mesmo fim, o motor a diesel tem mais rendimento. Ou seja, não depende dos cavalos que tem, mas sim do que gasta para obter a mesma quantidade de trabalho final. Podes ter o s2000 com 240cv e um 200d com 88cv. Pelo consumo de um e de outro, considerando o que é produzido, o diesel tem mais rendimento.
Capische?

Embora com essa ironia de menino estupido, obrigado! O rendimento de que falam então digamos que é uma relacção de energia util e dissipada! Tudo bem, quant a isso acredito que sim! Agora quando me falam em rendimento, eu penso na potencia que um motor é capaz de fornecer, dependendo do tip de aspiração e do seu tamanho. Agora se gastam muito ou pouco, isso já não me interessa muito

Grande tópico, têm aqui umas grandes pérolas.

Já agora só para vos mostrar o que é gabarolice, já atingi velocidades da ordem dos 150 km/h numa Fiat Scudo 1.9 Ds [:D][:)]

E não vejo qual é o problema de muitos para não acreditarem que determinado carro fez mais 20-30 km/h que a velocidade máxima anunciada pelo construtor. Se o construtor faz os testes de velocidade numa recta plana qual é a dificuldade em entender que numa descida com balanço pode passar essa velocidade anunciada por 20-30 km/h.

O mais engraçado é que muitas marcas (grande parte penso eu!) nem vai pras rectas ver quanto o carro ''dá''. As acelarações dos 0-100 sei que é feito em testes... varios arranques e dai uma media. Já a velocidade maxima sempre ouvi dizer que é feito em base de calculos de potencia do motor, com a capacidade de penetração ao vento, entre outros... Mas é claro que como não ha nada perfeito, tb existe o erro de leitura, e quanto maior for a velocidade, maior se torna esse erro.

Embora com essa ironia de menino estupido, obrigado! O rendimento de que falam então digamos que é uma relacção de energia util e dissipada! Tudo bem, quant a isso acredito que sim! Agora quando me falam em rendimento, eu penso na potencia que um motor é capaz de fornecer, dependendo do tip de aspiração e do seu tamanho. Agora se gastam muito ou pouco, isso já não me interessa muito

Que eu saiba não ofendi ninguém. Não te chamei de burro nem de estúpido, só te expliquei aquilo que parece que não sabes. Mas o que és, só tu poderás concluir.
O que pensas não interessa para nada na definição de rendimento. Já te expliquei o que é e se os consumos não te interessam, vem das tua paupérrima sabedoria a nível de transformações mecânicas. Pelo menos não venhas dizer que toda a gente está burra neste fórum, como já o disseste atrás, pois às vezes os burros são aqueles que não andam mais para a frente na sabedoria...

aqui ha uns tempos tive uma discussao com 2 amigos meus...

[MB] eu [MINI_Boy]
[E] eles [os meus amigos]

o tema da conversa era de um suposto Seat Leon comercial c 3 portas... [:D]

ao ouvir isso eu disse "isso e impossivel.. so se foi tunado"

viraram-se logo contra mim.. "ah e tal se kiseres um dia destes vamos la ver o carro.. estou-te a dizer"

MB: "eu nao digo k nao tenha 3 portas.. so estou a dizer k nao vinha assim de origem.. ha malucos pra tudo.."

E: "era comercial e tinha 3 portas"

MB: "eu ja disse .. Existiu Leon Comercial mas k saiba so ca em portugal e tinha 5 portas"

E: "um comercial de 5 portas... Estas doido??"

MB: "Vais dizer k nc viste nenhum?"

E: "Nao.. os comerciais sao todos 3 portas.."

MB: "Entao comeca a andar mais atento.. o que nao falta ai sao carros comerciais c 5 portas"

E: "nunca vi.. mas o Leon tem 3.. disso te garanto.."

MB: "o Leon so teve carrocaria de 3 portas.. Achas k iam fabricar outra carrocaria so pra espetar la com a grade?"

E: "era uma versao especial"

so me ri e disse:

MB: "tao especial k nao existiu em lado nenhum"

E: "nao sejas teimoso.. tenho a certeza.."

MB: "ta bem fica la com a tua.. eu tenho a certeza k n tem.. mas se te faz mais feliz.. fica la c a bicicleta..."

epa ja me estava a chatear a conversa perante a teimosia dos meus colegas resolvi por um ponto final naquilo..

conclusao passado uns dias:

E: "tens razao.. acabei de passar ali por um Leon comercial de 5 portas.." :sh)

Mas PORQUE limitar as 4000RPM?????? não tou a perceber isso!! vais pagar mais impostos por an dar a cima disso?! se pegar no 1600 e lhe meter um turbo bem generoso, as 4000rpm ainda consigo tirar mais que 185cv

Estavas a dizer que o Diesel atmosférico não vale nada porque não tem turbo... e eu digo, o gasolina atmosférico também não vale muito se não tiver altas RPM ...

No caso do 1.6 , onde ias buscar 180cv sem altas RPM e sem turbo ?????'

Cada motor tem a sua técnica de ganhar potência....não é á toa que os VTI têm que fazer 8000 RPM para ter potência, visto que são de baixa CC.

Eu não disse nada de rotações altas ou baixas. Particularmente prefiro altas pelo seu teor desportivo. Agora que a nivel de potencia não se compara carros a diesel com gasolina, não se compara mesmo! se alguem me vier dizer que sim, eu telefono já para a Ferrari F1 pra lhes dizer que neste forum foi feita uma descoberta

Olha já que sabem tanto, porque é que não ha carros a diesel com rotações elevadas? não é nenuma pergunta ironica!! eu realmente não sei... se alguem souber...

O diesel (combustivel) é mais barato de produzir do que a gasolina! Agora se ele se referia a motor, entao tá errado!

Eu penso que o processo de fabrico do diesel é mais economico uma vez que é menos refinado que a gasolina. Não sei em termos de petróleo consumido.

Mas a questão aqui é que o diesel não é mais barato pq é mais facil de fazer. É mais barato pq o imposto é diferente. 1 litro de diesel é, em Portugal, mais caro que 1 litro de gasolina. mas depois vêm os impostos e estragam tudo.

Estavas a dizer que o Diesel atmosférico não vale nada porque não tem turbo... e eu digo, o gasolina atmosférico também não vale muito se não tiver altas RPM ...

No caso do 1.6 , onde ias buscar 180cv sem altas RPM e sem turbo ?????'

Cada motor tem a sua técnica de ganhar potência....não é á toa que os VTI têm que fazer 8000 RPM para ter potência, visto que são de baixa CC.

Hã?? Cada motor vai buscar com a sua técnica? Mas o turbo não faz parte do motor!! E um gasolina tb pode usar turbo.

O diesel não é feito para ter altas rotações e por sua vez se for atmosferico tem mto menos potência que um da mesma cilindrada a gasolina. Basicamente um carro a diesel só é "pratico" se tiver um turbo. Se não tiver turbo então o motor é completamente amorfo e sem qualquer potência de referência.

Agora não podes é comparar alhos com bugalhos.
O ciclo de funcionamento de um otto é diferente de um diesel e as rotações são um ponto fulcral. Mas o recurso a turbos e compressores não pode ser visto natural num diesel e anormal num gasolina.

Pq até hoje sempre que comparares um diesel com um otto de igual cilindrada o otto terá mais potência.

muitas vezes sim [:p]

Tens um C5 1.8i 16v né ? Eu tenho o 2.0 HDI 110 , queres fazer uma prova de arranque ?? O teu ganha ligeiramente....mesmo não tendo turbo.

Queres fazer uma prova de recuperações ? nem vale a pena tentares [:p]

Mas o Hdi tem turbo! Não é justa a comparação!
Seria justo comparar o golf Gt ( 170cv ) com o 2.0tdi 170cv..

Hã?? Cada motor vai buscar com a sua técnica? Mas o turbo não faz parte do motor!! E um gasolina tb pode usar turbo.

O diesel não é feito para ter altas rotações e por sua vez se for atmosferico tem mto menos potência que um da mesma cilindrada a gasolina. Basicamente um carro a diesel só é "pratico" se tiver um turbo. Se não tiver turbo então o motor é completamente amorfo e sem qualquer potência de referência.

Agora não podes é comparar alhos com bugalhos.
O ciclo de funcionamento de um otto é diferente de um diesel e as rotações são um ponto fulcral. Mas o recurso a turbos e compressores não pode ser visto natural num diesel e anormal num gasolina.

Pq até hoje sempre que comparares um diesel com um otto de igual cilindrada o otto terá mais potência.

Já se tentou explicar isso aqui ao amigo tubarão em pelo menos 3 tópicos.....

Existe um gajo em castelo branco k diz k faz de castelo branco a lisboa em 45 min num safrane. Xamaram-lhe maluco mas o gajo continua a dizer k é verdade enfim k s há-de fazer

Voltar
Superior