Carro estacionado, mudança engatada?

Carro estacionado, mudança engatada?

• Deixo-o em ponto morto.

Votes: 41 17.6%
  • Engato sempre 1ª ou marcha a atráz.

Votes: 192 82.4%

• Total voters
    233
Um conhecido meu entalou o pai dele na garagem contra a parede por causa de uma situação destas... felizmente o Sr. ficou apenas com uns hematómas e pouco mais, uns dias de repouso e ficou em forma [;)]

Na rua costuma ficar engatado principalmente em ruas com inclinação, na garagem fica em ponto morto...

Normalmente deixo o carro engatado em primeira ou marcha-atrás dependendo da inclinação da rua, como alguém disse por ai anteriormente, também costumo deixar a direcção virada para o passeio.

P.S. Li agora a noticia... "fosga-se" coitada da Mulher... e da miuda também que vai ficar com um trauma o resto da vida!!!

Last edited:
Aquecimento, pastilhas em pressão sobre o disco quente, empeno, pastilhas desfeitas... mais alguma coisa?

Ou então, simplesmente colarem, quando muito tempo (dias) travado, ou se estiver de chuva.

Essa é que é essa... Foi ensinado, mas parece que não foi aprendido.

Completamente descabido :sh)
Por essa ordem de ideias os carros com travão de disco atrás não traziam
travão de mão [:D]

Completamente descabido :sh)
Por essa ordem de ideias os carros com travão de disco atrás não traziam
travão de mão [:D]

Não é descabido, é mesmo verdade.
Mesmo quando paras nos semáforos, se tiveres os discos de travão bem quentes, não convém ficares parado com o pé no travão, devido à forte libertação de temperatura, e que não se dá na zona onde as pastilhas estão a apertar o disco, criando deformações.

Há vários carros com sistema de calço para o travão de mão, o Corolla por exemplo. [;)]

Exactamente.

Aliás, nem percebo como é que, tendo sido ensinado a todos quantos tiraram a carta, não é esse o procedimento único e correcto a ter, pois é o único seguro...

Nas escolas de condução também NÃO ensinam a usar o travão de mão, não vamos por aí..

Viva,

Sempre engatado em qualquer circunstãncia. Foi o que me ensinaram na escola de condução há 11 anos. Não é o que se ensina hoje?

Quais são os dandos para o veículo se assim se fizer?

Marco

Nas escolas de condução também NÃO ensinam a usar o travão de mão, não vamos por aí..

Podes ir reclamar de a tua n te ter ensinado, pq pelo menos isso ensinaram-me, e sei que ainda ensinam... mas pelos vistos não são todos os instrutores.

Se não me engano, acho que isso consta dos manuais de instrução.

E quando fiz o exame, não nos podiamos esquecer disso. Pelo menos foi o que nos foi dito na altura (10 anos). Agora se os examinadores verificavam isso ou não...

'' Deixo-o em ponto morto. ''

A não ser que seja uma decida ou subida bem inclinada.
No geral, não acho que exista necessidade, tanto que se não, as marcas colocariam como recomendação no manual do carro, o que não ocorre.

Atenção que na maioria dos carros com tambores trazeiros, sempre que se utiliza o travão de mão, estes ajustam-se automaticamente. Se este não for utilizado podem perder eficiencia. Já em muitos carros com travões de disco existe um sistema de tambores auxiliar só para o travão de mão, em inglês "Parking Brake"[br:)]

Sempre Engatado e travado independentemente da inclinação.

Para por a trabalhar sempre com os pes nos pedais no travao e embraiagem.

Esta ultima adquiri o habito depois de andar muito tempo com um Honda acoord dos anos 80 que um tio meu trouxe do Canada de caixa manual e que so trabalhava (motor de arranque) com a embraiagem a fundo.

Aqui sempre desengatado ... em qualquer situação ... a menos que o carro não tenha o travao de mao afinado . Mas como nunca aconteceu ... fica sempre desengatado .

Depende, se tiver inclinação engato sempre.
Quando ligo o carro desengato e com o pé na embraiagem ligo a ignição e o motor.

Sempre engatado. É raro, muito raro, esquecer-me da embraiagem quando ponho o carro a trabalhar. E nunca o pus a trabalhar com gente à frente ou atrás.

Nunca ponho a trabalhar com o pé na embraiagem, alguém pode explicar quais as vantagens?

Com a embraiagem carregada, ficas com o motor totalmente desligado da caixa, há menos inércia para no arranque (se bem que é praticamente desprezável).

Com o carro em ponto porto, o motor está embraiado ao veio primário da caixa. [;)]

Last edited:
Eu também deixo o carro sempre engatado, onde quer que o deixe (menos na garagem, ai até fica destravado).
Foi assim que me ensinaram e é assim que eu faço...[;)]

Back