Carro estacionado, mudança engatada?

Carro estacionado, mudança engatada?

• Deixo-o em ponto morto.

Votes: 41 17.6%
  • Engato sempre 1ª ou marcha a atráz.

Votes: 192 82.4%

• Total voters
    233
Não sei se é oportuno, mas lembro-me de um pequeno hotel, algures em espanha, que tinha um letreiro no seu diminuto parque de estacionamento que pedia aos seus utilizadores para deixar o carro destravado e sem mudança, caso fosse preciso ajeitar para caber outro carro!

Deixo sempre o carro engatado, não vá o diabo tecê-las.... mas é mais um hábito adquirido nas aulas de condução, pois obrigavam-nos a deixar o carro em segurança (em 1ª ou ma.)

Tens noção que tanto faz deixares em 1ª ou marcha atrás?

Para quem não acredita, façam a experiência..

Por acaso não tinha pensado nisso... É só por ir pela lógica, mas se calhar até nem tem lógica! Eheh

Vou experimentar :)

Por esses lados não sei, mas por estes lados (Madeira) a maior parte das vezes comvém deixa-lo engatado pa não vê-lo a fazer a descida sozinho [:D] [:D] [:D]

Today-tomorrow-toyota.gif

Podes crer hehe, e mesmo assim se baixares o travão de mão com ele engatado ele vai aos saltinhos pela rua abaixo lol[:D].
PS: Mais um madeirense? És de onde?[;)]

Last edited:
Claro que sim, o efeito que a 1ª faz é o mesmo da MA, independentemente de ser a subir ou descer.

Eu em plano deixo sempre desengatado.

Se for um declive bastante acentuado, como um onde por vêzes eu sou (era, agora tenho evitado lá estacionar) obrigado a parar, nem sempre é assim.

A descer, com a frente virada para baixo e com uma primeira engatada, se o declive for acentuado, o carro sem estar travado, anda na mesma... E vice-versa! Há situações em que têm que ser mesmo travão e caixa em conjunto para os manter no sítio.

Eu enganto sempre os carros. 1ª. ou MA e se estiver em inclinação as rodas ficam de modo a que se o carro se mexer o passeio dê uma ajuda a "trancá-lo".

Não penso em não engantar o carro como "protecção" no caso de me tocarem para não oferecer resistência. Mas sim como garantia que o carro não se mexe do lugar onde o deixei sem "justificação".

Tenho o hábito ("desconfiança"?) de ligar os carros em ponto-morto e ainda assim com a embraiagem carregada ao fundo e o pé no travão. Se não fizer isto, já experimentei ligar só com o carro em ponto-morto, não me sinto confiante para rodar a chave.

Last edited:
Só costumo deixar o carro engatado se estiver estacionado numa descida ou subida, mesmo sendo de muito pouca inclinação. :)

Deixo sempre engatado... na escola lembro.me de aprender que engata-se a mudança necessária para pôr o carro em andamento pelo motor... ou seja em subidas a 1ª, em descidas a marcha atrás...

Já vi que fujo à média... [:D]

Engatado, sempre. Travado é que nem sempre. Travões de disco atrás...

Prefiro estacionar em plano, mas quando tem de ser em inclinado, travo e engato.

Engatado 1ª ou marcha-atrás consoante o declive da rua/estrada.[;)]

Eu não engato, não travo, e não tranco a direcção, a unica coisa que faço é encostar as rodas ao passeio.

P.s_ assim ja não passo por "burro" antiquado. A unica coisa que estrago és o pneus...

É como eu... um carro desengatado é um perigo
Exactamente.

Aliás, nem percebo como é que, tendo sido ensinado a todos quantos tiraram a carta, não é esse o procedimento único e correcto a ter, pois é o único seguro...

O que têm o facto dos travões de disco atrás?

:sh)

Aquecimento, pastilhas em pressão sobre o disco quente, empeno, pastilhas desfeitas... mais alguma coisa?

Ou então, simplesmente colarem, quando muito tempo (dias) travado, ou se estiver de chuva.

Exactamente.

Aliás, nem percebo como é que, tendo sido ensinado a todos quantos tiraram a carta, não é esse o procedimento único e correcto a ter, pois é o único seguro...

Essa é que é essa... Foi ensinado, mas parece que não foi aprendido.

Engato sempre!

A direcção tranca automaticamente na posição em que fica, aliás, nem me preocupo com isso!

Exactamente.

Malta com remote start ou turbo-timers não pode deixar o carro engatado [;)]

Já agora, li a notícia e a rapariga não tinha carta.

Mulher atropelada pela filha morreu

A mulher de 45 anos atropelada no passado dia 02 pela filha, em Barroselas, Viana do Castelo, morreu terça-feira no Hospital de S. Marcos, em Braga, informou hoje fonte familiar.

A vítima não resistiu ao "grave traumatismo" craniano que sofreu, depois de uma roda da viatura lhe ter passada por cima da cabeça.

O acidente aconteceu no parque de estacionamento de um supermercado de Barroselas, quando a mulher se encontrava a pôr as compras na mala do carro e a filha, de 18 anos e sem carta de condução, ligou a ignição, com a viatura engatada em marcha-atrás, colhendo violentamente a mãe.

No meio da atrapalhação, voltaria a atropelar a mãe, dessa vez passando-lhe com uma roda por cima da cabeça, o que acabou por se revelar fatal.

in jornal de notícias

Back