Tópico da Monarquia.

D. João V, em carta régia.
Que ainda hoje é valida.

[:)] ora bem, uma "lei" feita pelo d.joão V parece-me muito relevante hoje em dia, na república... especialmente quando é feita para violar o principio da igualdade entre os homens [:p]
"ah e tal este gajo é filho ou neto daquele gajo, por isso tratem-no com especial cuidado e com um nome especial" [:vm)]

Usas "D." no BI?

A legislação actual não te deve permitir, pois não?

Hoje, quem dá validade a esse documento?
Ninguem retirou validade ao documento .mas nao tou bem informado , vou perguntar ao meu avô.
Nao tenho D. no BI . É um titulo como Dr. é simplesmente tradiçao.
Eu nao gosto de usar , isso nao me faz uma pessoa nem pior nem melhor.

[:)] ora bem, uma "lei" feita pelo d.joão V parece-me muito relevante hoje em dia, na república... especialmente quando é feita para violar o principio da igualdade entre os homens [:p]
"ah e tal este gajo é filho ou neto daquele gajo, por isso tratem-no com especial cuidado e com um nome especial" [:vm)]

Lembrei-me que tenho 3 garrafas de "Marquês de Marialva".

Será que tenho direito a ser chamado de alguma coisa?:confused:

acho que o pé leve precisa de ler uns livros de super heróis, se lhe faz falta ter algum "modelo" para seguir.

> vamos todos pagar impostos para uns chulos viverem como "reis" simplesmente por serem filhos destes ou daqueles de há 100 anos atrás! yeaaaahhhhh...! isso vai resolver todos os nossos problemas, sem dúvida!

PS: onde é que me posso candidatar para derrubar a dinastia de bragança e começar a dinastia de braga? posso fazer isso na loja do cidadão?

Eu sinceramente gostaria é de ter tido no mínimo 10 Príncipes Perfeitos na História de Portugal e não apenas um[;)].

E se fôr necessário ou mesmo imposto que venha o referendo sobre a própria Monarquia aqui na minha consciência o Barrete Republicano Dita Leis.

Ninguem retirou validade ao documento .mas nao tou bem informado , vou perguntar ao meu avô.
Nao tenho D. no BI . É um titulo como Dr. é simplesmente tradiçao.
Eu nao gosto de usar , isso nao me faz uma pessoa nem pior nem melhor.

Mas Dr. é um título reconhecido pela sociedade, até porque todos têm possibilidade de o obter (igualdade de oportunidades).[;)]

Aliás, qualquer tipo de título que alguém faça questão de usar é pura arrogância...

acho que o pé leve precisa de ler uns livros de super heróis, se lhe faz falta ter algum "modelo" para seguir.

> vamos todos pagar impostos para uns chulos viverem como "reis" simplesmente por serem filhos destes ou daqueles de há 100 anos atrás! yeaaaahhhhh...! isso vai resolver todos os nossos problemas, sem dúvida!

PS: onde é que me posso candidatar para derrubar a dinastia de bragança e começar a dinastia de braga? posso fazer isso na loja do cidadão?
Mas eu tambem nao concordo com a monarquia .
Alias e se houvesse monarquia , achava bem que o rei desse titulos de merito. Nao para essas pessoas serem tatadas de maneira diferente , mas como premio.
O titulo de Barao era normalmente atribuido a borguesia como premio pelo esforço ou pelo seu mérito.

Não precisas de livros aos quadradinhos, basta-te ler alguns esclarecimentos para, pelo menos, reflectires àcerca da existência de outras soluções, outras sensibilidades, outros pensamentos sobre a organização de Portugal.

Por exemplo, e com a devida vénia ao Senhor D. Duarte, seu autor, aqui transcrevo um esclarecimento de SAR sobre essa matéria dos títulos nobiliárquicos:

COMUNICADO DE S.A.R O DUQUE DE BRAGANÇA

As distinções nobiliárquicas e honorificas assim como as dignidades e formas de tratamento concedidas a pessoas e familias em Portugal até 1910, constituem Património Cultural e Histórico que importa preservar. E a melhor forma de o conseguir será facultar às novas gerações a compreensão das virtudes e serviços que essas distinções comportam através do exemplo vivo dos seus representantes actuais, consubstanciando uma linha de continuidade que é determinante no fortalecimento da identidade nacional.

Na sequência do que fora decidido e praticado por El-Rei D. Manuel II no exilio e mais tarde pelo Duque de Bragança, meu Pai, mantive sob minha autoridade o reconhecimento da sucessão na representação histórica das distinções nobiliárquicas. O Conselho de Nobreza criado por meu Pai, foi a Instituição que teve a responsabilidade de garantir a execução desta orientação mediante regras instituidas aquando da sua criação, o que fez com esforço e dedicação exemplares de todos os que nele participaram ao longo de muitos anos até à cessação da sua actividade, por pedido de exoneração do Presidente e todos os demais membros, a qual concedi com palavras de justo apreço.

Certo de que as actuais circunstâncias são diversas das que presidiram à criação do Conselho de Nobreza, impunha-se uma reflexão sobre todas estas matérias à luz da experiência de outros países europeus, o que foi feito na âmbito de uma Comissão que criei para o efeito.

Após uma análise exaustiva do relatório produzido pela Comissão e ouvido o meu Conselho Privado, decidi não reconstituir o Conselho de Nobreza preferindo que os actuais representantes da antiga nobreza, no contexto da sua responsabilidade histórica, tomem a iniciativa de se organizar em Associação de Direito Civil, especificamente constituida para tratar estas matérias, em estreita colaboração com a existente Associação da Nobreza Histórica de Portugal.

Esta nova asociação deverá designar-se Instituto da Nobreza Portuguesa e será a única entidade com competência para aplicar as normas e regulamentos aprovados para manter viva a memória histórica das distinções nobiliárquicas e honoroficas, dignidades e formas de tratamento da Tradição Portuguesa.

Poderá também pronunciar-se, quando por mim expressamente solicitado, relativamente a mercês de minha inteira responsabilidade e fora do âmbito deste instituto.

Dom Duarte, Duque de Bragança

No entanto caso queiram saber mais sobre este Instituto aconselho que leiam no Genea Portugal o seguinte tópico

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=68980

Ficarão certamente esclarecidos

Um abraço

Tens de matar alguém...[:)]

Desde O seculo XVII , que todos os homens sao tratados de maneira igual. Pelo menos teoricamente. O problema é que quando o rei dava um titulo , dava terras . E com terras criava-se riqueza. É +por isso que os mais ricos normalmente era quem tinha os titulos. Mas portugal sempre teve ( devido as colonias) uma borguesia mercante muito rica , que até vivia melhor que a nobreza.Exemplo disso é o marques de Pombal , que chegou a primeiro ministro , sendo um "plebeu".

Mas eu tambem nao concordo com a monarquia .
Alias e se houvesse monarquia , achava bem que o rei desse titulos de merito. Nao para essas pessoas serem tatadas de maneira diferente , mas como premio.
O titulo de Barao era normalmente atribuido a borguesia como premio pelo esforço ou pelo seu mérito.
Mas os títulos foram atribuídos com base no valor das pessoas!

Voltar
Superior