Tópico da Monarquia.

Pelo que sei do sr. Duarte de Bragança é boa pessoa e um português de corpo e alma!

Quanto ao regime monárquico... é um regime com um fundo bastante elitista e discriminatório para com a imensa maioria das pessoas.
E não me venham com o exemplo do Reino Unido e outros do mesmo género: aquilo são repúblicas que ainda não tiveram a coragem de eliminar uma das últimas marcas de um regime de características feudais e bastante afastadas do que entendemos por democracia.

...

Discordo!
Em Inglaterra, a monarquia é um ponto de união!
E obviamente que aquilo é uma democracia!

Por exemplo, e com a devida vénia ao Senhor D. Duarte, seu autor, aqui transcrevo um esclarecimento de SAR sobre essa matéria dos títulos nobiliárquicos:

o que é que o Duarte fez para merecer uma vénia? e chamas-lhe Sua Alteza Real? [:vm)][8b]

ah espera, há 100 atrás um gajo que era relacionado com o poder monárquico deu umas quecas e nasceram uns gajos que depois deram outras quecas e nasceu o duarte, e por isso devemos venerar esse senhor... :sh)

Duque, vem de "Dvx": chefe militar romano, comandante de uma legião, este título foi usurpado na Idade Média pelos bárbaros para designar uma pessoa da mais alta nobreza.

Conde, vem de "Comes": cortesão de alto estatuto na corte imperial romana, este título também foi usurpado para designar um nobre de escalão mais alto.

Marquês, vem de "Marka", designação germânica para fronteira sob alçada de um comandante militar e civil de amplos poderes.

o que é que o Duarte fez para merecer uma vénia? e chamas-lhe Sua Alteza Real? [:vm)][8b]
Neste caso a mesma que tu mereces se eu te citar em qualquer texto que tenhas escrito, tal como mandam as regras da boa educação!

ah espera, há 100 atrás um gajo que era relacionado com o poder monárquico deu umas quecas e nasceram uns gajos que depois deram outras quecas e nasceu o duarte, e por isso devemos venerar esse senhor... :sh)
Brilhante justificação para a tua rejeição... :sh)

e continuo a dizer: é tão legítimo matar uma familia real hoje em dia como o era há 500 anos atrás. se foi assim que eles chegaram ao poder, também podem sair do poder dessa maneira.

O mesmo podes dizer das grandes fortunas herdadas, colocadas nas mãos de pessoas que em nada contribuiram para elas, mas que, na prática, irão continuar o trabalho dos seus pais!... Certo? Errado? Ajuiza tu.[;)]

Eu não coloco no mesmo saco bens materiais e títulos nobiliárquicos.[;)]

Discordo!
Em Inglaterra, a monarquia é um ponto de união!
E obviamente que aquilo é uma democracia!

Acho que não me fiz compreender...
É óbvio que o REINO UNIDO é uma democracia, mas também é claro que mantêm um regime (monarquia) que tem uma base ANTI-democrática.
Senão vejamos:
- a monarquia é o governo de um, que não é escolhido pelos seus compatriotas: é imposto!
- democracia é o poder dado ao povo (todos os cidadãos), que elege um representante máximo regularmente.

o fidel castro foi eleito? não sabia... de qualquer maneira, a monarquia é um regime totalitário como qualquer outro, e desprezável por isso mesmo.

és contra a discriminação social/racial/sexual/etc?
se és a favor da monarquia, és um bocado incoerente na tua maneira de pensar.

se defendes que uns são melhores que os outros por serem filhos de alguém, então também é legitimo dizer que um branco é melhor do que
um preto, ou que as mulheres não prestam, etc etc.

o pé leve gostaria de ser destacado para escravo pessoal do duarte, para lhe limpar os pés... só pode. ah espera, ele deve ser "especial", e por isso deve ter um título e umas quintas com uns trabalhadores à espera dele.

Acho que não me fiz compreender...
É óbvio que o REINO UNIDO é uma democracia, mas também é claro que mantêm um regime (monarquia) que tem uma base ANTI-democrática.
Senão vejamos:
- a monarquia é o governo de um, que não é escolhido pelos seus compatriotas: é imposto!
- democracia é o poder dado ao povo (todos os cidadãos), que elege um representante máximo regularmente.

Mas lá o poder é dado pelo povo, assim como em qualquer monarquia moderna.

Neste caso, a rainha tem um papel de moderadora, de resto tudo fica a cargo do parlamento.
A única diferença é que no caso de Portugal, normalmente os PR entrem com um estatuto e saem com outros que só o favorec€ram, salvo raras excepções que parecem que querem mesmo dar um contributo favorável ao país.

Voltar
Superior