Com redigir uma procuraçao?

ASA

New member
Boas. Como é a 1ª vez estou c varias duvidas.
Se alguem já fez alguma me poderia dar umas dicas.

1º Tem q ser feita á mão pelo proprio presencialmente no Notario, ou basta levar o papel feito em casa no PC ou á mão e a pessoa assinar lá no Notario para ser reconhecida a assinatura?
2º- Se apessoa ñ souber escrever e só sabe assinar, como se procede?
Isto porque a pessoa tem 80 anos e sabe escrever muito pouco...
Em quanto ficará o seu custo?
Agradeço ajuda.
Cumprimentos

Depende da procuração... Mas em princípio levas o documento ao Notário (ou o notário vai onde quiseres) e assinam na sua presença...

Noção de procuração – Procuração é o acto pelo qual alguém atribui
a outrem, voluntariamente, poderes representativos. A palavra
procuração é também utilizada para designar o próprio documento em
que a mesma se contém.
• Efeitos da representação – O negócio jurídico realizado pelo
representante em nome do representado, nos limites dos poderes que
lhe competem, produz os seus efeitos na esfera jurídica deste último.

http://www.dgrn.mj.pt/notariado/procuracoes.pdf

PROCURAÇÃO

Eu, ..................................(nome completo), portador(a) do Bilhete de Identidade nº................ emitido em ......../......../......... pelo Arquivo de Identificação de ...............,
Nascido(a) em ......../........./........, na freguesia de...................., Concelho de ........................, ...........................(estado civil), residente em ....................................., constituo bastante procurador(a).........................(nome completo), portador(a) do Bilhete de Identidade nº................ emitido em ......../......../......... pelo Arquivo de Identificação de ...............,
[FONT=&quot]Nascido(a) em ......../........./........, na freguesia de...................., Concelho de ........................, residente em.................................., concedendo-lhe plenos poderes para ...

O que não faltam aí são minutas...

Se a pessoa não souber escrever, a procuração é-lhe lida na presença do notário e se estiver na plenitude das suas capacidades assina....
[/FONT]
http://www.pnr-advogados.com/

http://www.apoioxxi.com/?oID=77&s=6&ss=30&pag=1&gclid=CJCItOCr8owCFQgrlAodxxZk-Q

http://www.samiranda-legal.com/?gclid=CIiI5-2r8owCFQ7alAodFx9X9g

Vai ao notário que é mais fácil. Eles já lá têm os templates.

Só tens que levar fotocópia do BI a quem vais atribuir procuração e o teu.

140€ se n me engano....tb depende dos notários

Tanto?
Então se levar o documento já feito ñ é só reconhecer a assinatura?

Tirei isto do DR ,Portaria 385/2004

Tabela de honorários e encargos notariais:

Artigo 10.o
Honorários fixos
Os actos que se enumeram têm os seguintes valores
fixos:
1 — Habilitação notarial —E 122,69.
2 — Constituição de sociedades de capital social
mínimo —E 58,24.
3 — Procurações ou substabelecimentos:
a) Em que outorgue um mandante designando um
mandatário —E 31,09;
b) Por cada mandante ou mandatário adicional —
E 10

Os preços n sao fixos?
Cumptos

Last edited:
Boas. Como é a 1ª vez estou c varias duvidas.
Se alguem já fez alguma me poderia dar umas dicas.

1º Tem q ser feita á mão pelo proprio presencialmente no Notario, ou basta levar o papel feito em casa no PC ou á mão e a pessoa assinar lá no Notario para ser reconhecida a assinatura?
2º- Se apessoa ñ souber escrever e só sabe assinar, como se procede?
Isto porque a pessoa tem 80 anos e sabe escrever muito pouco...
Em quanto ficará o seu custo?
Agradeço ajuda.
Cumprimentos

1)A obrigatóriedade de redigi-la ou não, á mão, depende dos poderes que queiras transmitir.Não leves nada feito. Em ultimo caso, ou manda-la redigir, ou fá-lo tu, lá.
2)Se a pessoa não souber escrever, leva o BI para o provar, e assina com o dedo, que se chama assinatura "a rodo".Esta assinatura é obrigatóriamente feita presencialmente.
3)O custo depende do tipo de procuração.

1)A obrigatóriedade de redigi-la ou não, á mão, depende dos poderes que queiras transmitir.Não leves nada feito. Em ultimo caso, ou manda-la redigir, ou fá-lo tu, lá.
2)Se a pessoa não souber escrever, leva o BI para o provar, e assina com o dedo, que se chama assinatura "a rodo".Esta assinatura é obrigatóriamente feita presencialmente.
3)O custo depende do tipo de procuração.
Boas.
-É uma procuraçao, p a Associaçao Lisbonense de Proprietarios passar a administrar um predio da minha mae c puderes p fazer tudo o q faz um senhorio.
-Eles mandaram a minuta e estou c receio q se tiver q ser redigida p ela,(copiar pela minuta) ela passe lá o dia todo no notario... pois escreve muito mal, mas sabe assinar.
Cumptos

Boas.
-É uma procuraçao, p a Associaçao Lisbonense de Proprietarios passar a administrar um predio da minha mae c puderes p fazer tudo o q faz um senhorio.
-Eles mandaram a minuta e estou c receio q se tiver q ser redigida p ela,(copiar pela minuta) ela passe lá o dia todo no notario... pois escreve muito mal, mas sabe assinar.
Cumptos

Isso é uma procuração simples. Com a limitação de não ter visto a documentação, e não conhecer o caso,parece-me que bastará fazeres a procuração e reconheceres a assinatura.

Se uma pessoa quiser anular uma procuração que tenha feito em nome
de outrém, como é que se faz?

É que tenho uma pessoa conhecida que foi saber a um cartório e lá
disseram-lhe que o procurador também tinha que dar autorização para
fazer a anulação.
Isto é verdade? Então uma pessoa faz uma procuração em nome de alguém,
e se esse alguém não quiser deixar de ser procurador, nunca mais o pode retirar de ser seu procurador?

fazer a anulação.
e se esse alguém não quiser deixar de ser procurador, nunca mais o pode retirar de ser seu procurador?

Pode ser que assim seja. É o caso de ter sido estipulada convenção nesse sentido ou de a procuração ter sido conferida também no interesse do procurador ou de terceiro (v.g. procuração com poderes para negócio consigo mesmo), salvo exista justa causa para a revogação.

Eu já li a procuração e é uma procuração a delegar todos os poderes
de 2 pessoas (um casal) no procurador.
Especifica mesmo, vender, comprar, receber rendas, alugar, etc, etc,...
poderes ligados à gestão do património.
Mas não diz nada de ser irrevogável.

fazer a anulação.

Não me parece razoável...

duvida procuração

duvida procuração

boas venho colocar uma duvida sobre a elaboração de uma procuração
sou proprietario de um andar ke esta com um credito habitação do totta este andar foi adquirido por mim enquanto solteiro , entretanto casei e prentendo mudar o credito de entidade bancaria mas em virtude de a minha mulher estar longe e nao haver hipotese de assinar determinados documentos do banco para o novo credito gostaria de saber qual o texto a incluir na procuração para ke eu possa efectuar a assinatura por ela referente aos papeis do credito bem como a nova escritura .

A semana passada um irmão meu fez-me uma e no notário fizeram tudo[;)]

Já agora, tudo ficou em 42€

Last edited:
No notário fazem, mas pode-se levar já feito, sendo substancialmente mais barato.

Assuntos delicados, como este é, é para ser falado e confrontado por quem tenha informações precisas de dados concretos sobre ele. Não aqui onde não dispomos desses dados.[;)]

Back