Pois bem, como prometido, aqui vai o relato da nossa aventura de hoje.
Apesar das previsões climatéricas não serem as melhores, lá comparecemos 12 heróis à hora mais ou menos combinada na pala do pavilhão de Portugal no parque das nações. Nessa altura pelas 8:50 já marcava 26ºC (à sombra). Lá seguimos em ritmo calmo para aquecer [

] e chegados ao rio Trancão começaram os trilhos. Tal como disse anteriormente, aqui a temperatura começou a subir, eram 9h e pouco e já passava alegremente dos 30ºC. Como o pelotão era grande as paragens para reagrupar eram mais ou menos frequente, mas em Alpriate fizemos a primeira paragem para reabastecer de água. A partir daqui começava a subida à serra, subida esse que deu os primeiros sinais do que nos esperava, um passeio extremo de BTT. Temperatura elevadas com uma ausência quase completa de vento, uma subida longa e complicada, que provocou as primeiras dificuldades em alguns.
Depois de terminarmos a subida, esperava-nos uma parte que estava a contar que fosse das melhores, mas que afinal, valia mais não a termos feito. Estou a falar de um single que desce a serra em direcção a Bucelas, Tinha-o feito à talvez uns 3 meses (juntamente com o
Rasteirinho) e na altura, delirámos com este single, algo técnico mas ciclável, com uma paisagem bonita e um piso razoável. Mas devido a alguns factores (talvez a chuva que entretanto caiu, e ao pouco uso do mesmo), a vegetação fechou parte do trilho, e não estamos a falar de ervinhas, mas sim de silvas (que ainda por cima não tinham amoras [

]), pelo que quando chegámos ao fim do mesmo, todos tínhamos as pernas arranhadas. Nesse momento já tínhamos o suor e o sangue (faltavam as lágrimas que felizmente não apareceram)
Mas se soubesse que o trilho estava assim, tínhamos evitado a passagem por lá, o que nos tinha poupado aos arranhões e as pernas, visto que assim tivemos que fazer mais uma subida longa em alcatrão. As minhas desculpas aos participantes por isso, mas se tivessem visto o single como eu o vi em Maio, acho que todos teriam adorado aquela descida. Fica para a próxima...
Depois foi a subida novamente a Stª Eulália (onde o
Nekrofiltik furou por duas vezes), para fazermos a descida. Esta sim estava como eu me lembrava dela, perfeita. Acho que foi do agrado de todos, mas para continuar com a nossa sorte, tivemos que parar a meio da descida, visto que o
Iuri(1) e o
Rasteirinho(2) furaram.
A partir daqui foi sempre a andar até apanharmos o caminho de Fátima perto de Vialonga, aqui o grupo separou-se, visto que alguns estavam à porta de casa, pelo que fizeram bem e foram logo para casa (isto às 13h)
Depois tinhamos como objectivo subir para Bragadas. Para quem não conhece, é uma subida em single track, com talvez uns 300m a 400m em que tem sempre uma inclinação razoável, mas em que na parte final é fácil levantar a roda da frente devido à inclinação. E foi esta subida que deu o golpe de misericórdia a alguns. A juntar ao esforço feito até aqui, à dificuldade desta subida, ao calor intenso (aqui o meu ciclometro marcou 51,2ºC ao durante a subida), alguns "rebentaram" por completo. Fizemos uma paragem para recuperar forças à sombra no fim da subida, mas os danos estavam lá. Lá seguimos lentamente até ao café mais próximo, onde umas bebidas frescas fizeram milagres. Mas apesar disso optamos por seguir pelo caminho mais rápido para o parque das nações, pelo que tivemos que deixar para a próxima a descida maravilha de Bragadas para o caminho de Fátima (fica para a próxima).
Depois foi seguir pela EN10 e pela estrada paralela ao IC2 até Sacavém/Parque das Nações.
Chegados aqui, primeira paragem num bebedouro, onde devo de ter bebido alguns 2l de água [

]. Depois foi procurar os repuxos que estivessem a funcionar para nos refrescarmos. Para nossa sorte, perto da ponte Vasco da Gama, estavam a regar a relva, pelo que optámos por tomar um banho na relva [:blush:], mas como o calor ainda apertava, o passeio acabou junto de um vulcão da famosa alameda do Oceanos
Como alguns ainda estavam com os calores, nada melhor que um mergulho para refrescar o corpo [:blush:]
Em resumo, um passeio que poderia ter corrido melhor, nomeadamente por causa do calor extremo (algo que curiosamente ocorreu igualmente à mais ou menos um ano, quando fizemos o primeiro passeio do forum), e também por ter levado o pessoal para aquele single cheio de silvas
Os heróis deste aventura (falta aqui o irmão do
Edias que nos acompanhou na parte inicial neste seu regresso ao BTT depois de uma ausência devido a uma queda)
Reportagem video (+- 80MB)
http://www.blue-eagle.net/downloads/StaEulalia29Jul2007.zip
PS: A contagem final de furos foi de 6 visto que o
Edias chegou a casa com o pneu furado