Paineis solares

citação:Originalmente colocada por PowerSlide

Não há benefícios fiscais para quem utiliza esta tecnologia ?

Há abatimento no IRS de uma dada % do custo do sistema, com um tecto em cerca de 700 contos, se não estou em erro. 700 contos, pelas contas que fiz na altura, dava-me para pouco mais que os paineis em si... [xx(] Acumulador, autómato, instalação... ui... [xx(]

Painéis solares

Painéis solares

Ouvi dizer que o governo daria um incentivo qualquer à aquisição de painéis solares... Esses benefícios já existem? em que consistem? obrigado.
(pergunto porque não quero instalar agora e depois ver que comprou depois levou vantagem... pra isso já me bastou no automóvel)

o painel solar pode ser abatido no IRS porque e uma energia renovavel.agora nao me perguntes mais nada que eu nao sei :sh)

Os paineis solares, hije em dia, aina têm um custo de instalação e manutenção elevadissimos...

Numa média de utilização normal, só começam a trazer beneficios após 7 anos de utilização....

Uma boa tecnologia, de facto, mas ainda muito cara.

[;)]

qual é a tua ideia? aquecimento? esquece... espera para poderes colocar 1 gerador eolico em casa e mete 1 termo acumulador electrico e a inda vendes energia à edp e deixas de pagar IRS (é o que eles apregoam)

qual é a tua ideia? aquecimento? esquece... espera para poderes colocar 1 gerador eolico em casa e mete 1 termo acumulador electrico e a inda vendes energia à edp e deixas de pagar IRS (é o que eles apregoam)

E com um bocado de sorte deixasse de trabalhar e viver do rendimento disso.....

e quando houver muitos portugueses com isso o GOVERNO lança MAIS um IMPOSTO por recolhimento de raios solares

riam-se riam-se, vejam a vossa factura da EDP aonde pagam para a RTP mesmo que nao a vejam

olhem para a voça factura da AGUA onde pagam mais de taxas do que da agua que consomem

podes deixar de pagar para a rtp... basta pedires ;)

e quanto ao investimento so compensar em 7 anos... mas voces so pensam em dinheiro e o planeta esta completamente posto de lado?

nao ha nada a explicar.

verifico que as opções pelos vistos so tem a base monetaria e nunca a protecção do planeta onde vivemos.

afinal a energia solar e limpa e renovavel....

nao ha nada a explicar.

verifico que as opções pelos vistos so tem a base monetaria e nunca a protecção do planeta onde vivemos.

afinal a energia solar e limpa e renovavel....[/quote]

concordo contigo, mas se pensares um pouco e ao preço que custam os paineis actualmente só que tem dinheiro é que pode usufruir deles e ainda por cima tem vantagem fiscais
nao sou eu ou outros ainda piuor do que eu que podemos dar ao luxo de instalar paineis em casa pois os custus nao sao como comprar um frigorifico ou uma maquina de lavar
eu aquilo que faço pelo planeta dentro das minhas possiblidades economicas reflete-se na compre de eletrodomesticos e dentro das minhas possiblidades
agora o governo só "ajuda" quem tem dinheiro como sempre
porque é que nao se cria diferentes escaloes de eletricidade como se faz com a agua?
quem tem casas pequenas paga menos por kwh e quem tem mançoes pagava mais

nao ha nada a explicar.

afinal a energia solar e limpa e renovavel....[/quote]

concordo contigo, mas se pensares um pouco e ao preço que custam os paineis actualmente só que tem dinheiro é que pode usufruir deles e ainda por cima tem vantagem fiscais
nao sou eu ou outros ainda piuor do que eu que podemos dar ao luxo de instalar paineis em casa pois os custus nao sao como comprar um frigorifico ou uma maquina de lavar
eu aquilo que faço pelo planeta dentro das minhas possiblidades economicas reflete-se na compre de eletrodomesticos e dentro das minhas possiblidades
agora o governo só "ajuda" quem tem dinheiro como sempre
porque é que nao se cria diferentes escaloes de eletricidade como se faz com a agua?
quem tem casas pequenas paga menos por kwh e quem tem mançoes pagava mais

Simples, quem consome mais, as tais manções, também tem de ter um potência contratada maior, logo paga mais de aluguer.

Atenção que existem dois tipos de painéis solares, fotovoltaicos (luz => electricidade) e termodinâmicos ( luz => calor, aquecimento de águas sanitárias). Os primeiros são substancialmente mais caros e o retorno dos segundos pode acontecer a partir dos 7 anos, com uma vida útil média de 14/15 anos (a plena capacidade).

A instalação de paineis solares justifica-se quando se constroi uma casa de raiz. O investimento a realizar mal se nota no orçamento global da casa.

Quanto ao retorno, pelo que sei há sistemas andam pelos 6 anos. Considerando uma vida util de 10 (penso que ate será superior), está-se 4 anos a meter uns trocos ao bolso.

Atenção que existem dois tipos de painéis solares, fotovoltaicos (luz => electricidade) e termodinâmicos ( luz => calor, aquecimento de águas sanitárias). Os primeiros são substancialmente mais caros e o retorno dos segundos pode acontecer a partir dos 7 anos, com uma vida útil média de 14/15 anos (a plena capacidade).

Errado.

Existem os Paineis Fotovoltaicos e os TÉRMICOS.

Os fotovoltaicos convertem a luz em electricidade.

Os térmicos convertem a radiação solar (seja luz, infravermelha, ...) em calor, e normalmente, servem para aquecer água que se destina a consumo humano, ou seja, água quente sanitária.

Os térmodinâmicos que falaste, não são paineis solares. Trata-se de uma bomba de calor que apenas faz aquecimento. Aquilo que se assemelha a um painel solar é no fundo o evaporador. Lá dentro circula um fluído refrigerante, que vai a evaporar nesse dito painel solar e consegue, graças à radiação solar, ao vento e à chuva. Por isso é que eles dizem que mesmo de noite aquilo funciona.

É também por isso, que o RCCTE (dec-lei n.º 80/2006) obriga à instalação de paineis solares TÉRMICOS e rejeita os termodinâmicos.

Mais um aparte. Ultimamente fala-se muito do fotovoltaico mas fiquem a saber que isso já existe há imenso tempo e a lei não é nova, desde 2002 que qualquer pessoa pode ter uma central solar fotovoltaica em casa a produzir e a vender para a rede eléctrica nacional. O problema é que a lei actual (a tal de 2002) obriga a 50% de auto consumos, ou seja, só podes injectar um parte igual ao máximo que estejas no momento a consumir, logo se não consomes nada, também não vendes nada para rede.

Espera-se que as novas regras sejam menos rigidas e que traga um incentivo extra na redução do investimento inicial. Pois uma solução de 5kW (máximo actualmente possível para domésticos) sempre ronda o preço de 30000€, sim, dá para um carro.

Back