BMW 320D E46 - Opiniões

Deve ser o tal volante do motor empenado.
É talvez o único problema crónico do E46 136cv e para evitar que isso aconteça não se deve andar com o motor abaixo das 2000rpm principalmente em mudanças altas!

Por acaso até anda. Em piso plano ou a descer, costumo andar com ele em 4ª a 50 Km/h. Mas não noto nada de estranho. O problema é no arranque, depois da embraiagem ter estado algum tempo encostada ao volante do motor. Nós temos mais dois carros, uma Toyota Hiace e um Honda Jazz, e, em situação idêntica, não acontece nada.

Nunca tinha ouvido falar de semelhante avaria...

Não sei se já repararam, mas lendo este tópico inteiro fica a ideía de que este carro é pouco fiável !

Last edited:
Nunca tinha ouvido falar de semelhante avaria...

Não sei se já repararam, mas lendo este tópico inteiro fica a ideía de que este carro é pouco fiável !

Não me parece... Falo por experiência. Talvez tenha tido sorte, mas o carro tem deixado boa imagem...

Sim, custa-me a crer que um carro desse segmento e com tantos anos no activo seja problemático, apenas referi a relativamente extensa lista de problemas relatados neste tópico.

mas se só quem ja teve mesmo o carro é que responde-se provavelmente o carro não era tão mau

mas como a sempre quem teve um primo que tem um tio que tem um amigo, os carros ficam sempre com ma imagem

o meu pai teve o de 136cv, não deu problemas

mas topicos a dizer mal de carros e o que não falta

Boas,

temos um bmw 320d 150cv lá em casa e em parte foi por causa dele q m inscrevi neste forum, conto em fazer aqui um diario de bordo para relatar os incidentes.
Todos os carros a diesel, principalmente os carros como este ou turbo ou qualquer outra tecnologia (modernices) dão problemas, a bmw e est carro n sao escepção. mas n sao os unicos a mercedes teve piores incidentes com este tipo de motores.. o s400cdi é o despaxa agora, ninguem os quer, os e270cdi desligavam-s em auto estrada fora outros incidentes.. e so dpois com investigaçoes e reprogramações da centralina s resolveram alguns problemas.
O carro s fosse á uns dois meses atras provavelmente te dizia para nem procurares mais, compra um destes! o carro é mt suave e robusto mas bruto e incrivelmente possante principalmente em curvas e ultrapassagens.
o carro é muito rapido,costumo andar num a4 130 e num 2.0 d4d e n tem nada a ver. A insonorização é perfeita, n tem o bater dos outros q s ouve em todo o lado, o carro cola na estrada e a diecção é mt directa e precisa. a traseira so com abuso é q descola mas sp a seguir a frente, mesmo a forçar um bocado nas curvas é mt dificil o esp ligar, so m lembra de um caso em q el tivesse ligado.
o carro é extremamente confortavel e rapido excepto em pisos mt degradados, ai a relacao 50/50 de peso nota-se, na direcção sente-s bem os buracos (é neste aspecto q na mh opiniao a bmw perde para a mercedes, e na assistencia claro!) se quiseres um carro para cidade ou estradas com tapete deteriorado é melhor procurares outro, este é um carro mais familiar e de passeio!
em AE os consumos entre 120-140 n sao mais de 5, pois o pe direito normal\ vai levantado ou entao pousado, é aqui a maior qualidade do carro, ele desliza... n oferece qualquer resistencia ao ar a aerodinamica é mt boa.
Resumindo o nosso teve um problema no inicio e foi resolvido pla marca, as revisoes dp foram completa\ normais mas aos 70m kms o turbo e mais umas cenas foi ao ar, apesar do carro ser nacional e assistido na marca tivemos bastantes xatices e uma conta alta. ainda por cima a reparaçao foi mt atrasada e mal assistida. O carro teve para ser vendido mas por enquanto ta aqui em casa, salientece com td q o carro está como novo e continua com as mesmas respostas e comportamento de sempre.
o carro sempre foi bem tratado, revisoes a mais que horas, td de origem e na marca, n se queimou o motor, 1ª e 2 ª principalmente, o andamento neste é sp calmo.
Só para verem,o carro com os pneus de origem rolou 49m kms e ainda n tavam bem gastos. com 70 m os pneus inda estao mt bons.
o q temos é mt simples todo preto (de salientar q tem piscas brancos é o extra mais barato da bmw e é o mais importante, pois s n tiverem estes piscas, podem fazer td e mais alguma coisa que el nunca fica aquele estrondo, na versao carro a traseira toda amarela parece a traseira de um carisma). so aconselho a por jantes 16 pois ja assim conven andar sp em bom piso, a n ser q seja uma utilização quase em exclusivo de AE ou vias assim.quem puder compre com volante e bancos desportivos, é um "must", os bancos normais n têm mt apoio lombar.
Ja me esquecia da opiniao do conforto, obdece á regra da bmw, o condutor sente-se em casa, 100%, as outras 3 pessoas sentem-se bem, lol mas 4 n! a bmw esquece o 5º elemento.. é para 4, para 5 é mt apertado e desconfortavel, pois os bancos sao moladados pa 2 e n 3 atras!
Todos os carros podem dar problemas é uma questao de sorte, os vws e audis ainda acho q sao os piores a um nivel geral neste segmento.

P.S. As oficinas oficiais n sao assim tao caras as pecas e componentes é q são.

Um conselho de amigo, por experiência propria so para pessoal do norte, Não utilizem a Baviera de Penafiel!! é a razao do descontentamento com o carro.
Soube depois, mesmo com os problemas que tivemos, se tivesse sido noutro representante ou baviera mesmo as coisas podiam n ter sido mais baratas mas teria sido mais simples plo menos.

Desculpem alongar-me tanto, em sumo o carro dá um andamento excelente, o consumo é optimo (as vezes fazia-mos ferias nas calmas com este carro e um outro uma clio 1.9d 2l,em rittmos calmos, o bm com 4 pessoas e ac ao max e mesmo assim bebia menos que a clio.

mais uma vez desculpem o testamento, n vão á baviera Penafiel e boa sorte nos carros e na vida...
Fiquem bem..

Boas, tenho um 320d 136cv de 1999, nacional comprado novo...

E parece-me que há aqui muito boa gente a falar mal do modelo em questao, só porque gostam ;)

Eu não vou falar do que o primo da tia da filha da minha vizinha disse, mas sim o meu caso!

Tenho ~125 000km's...
Até agora, só levou 1 MAF nova (ainda na Garantia), 1 Flexivel do escape e uma esteira do banco do passageiro (airbag)...

Até agora, mais nada!

100% satisfeito, tem 1 ou outro promenor, mas isso é como em todas as marcas...

É um pouco pastelao antes das 2000rpms, mas nada do outro mundo, acima disso é sempre a abrir!

Consumos, 6L/7L em media...

Como já falaram do espaço, para mim aquilo devia de ser para 4 passageiros só! Esqueceram-se do 5º!

Qualquer duvida, apitem!!

AB!

Até agora, só levou 1 MAF nova (ainda na Garantia

2 questões:

- O meu pai também tem um trêsbintedê que também levou uma MAF na garantia

1 - Qual o preço médio pago pela MAF e mão obra de quem teve de pagar do seu bolso?

2 - Qual o preço médio de uma revisão na BMW? (revisão dos 100.000 km)

2 questões:

- O meu pai também tem um trêsbintedê que também levou uma MAF na garantia

1 - Qual o preço médio pago pela MAF e mão obra de quem teve de pagar do seu bolso?

2 - Qual o preço médio de uma revisão na BMW? (revisão dos 100.000 km)

A Maf, depende da oficina, mas ai uns 250€/300€ com mao de obra na BMW.
Atencoa que as MAF's nos BMW's teem que ser programadas na maquina, nao é so trocar como em outras marcas..!

Sobre as revisoes, basta telefonares para qualquer oficina BMW, e perguntares mais ou menos, mas isso tudo depende das peças que possam ser precisas...!

se fores da Zona de Lisboa/Cascais posso te indicar alternativas as oficinas Oficiais, especializadas em BMW!

Por acaso, cheguei a conduzir um durante uns 20 kms em AE, porque em 2003 estava indeciso entre BMW 320 d 136 cv e o Mercedes C220 CDI…

Quando o conduzi e explorei o seu interior ficou patente o pouco espaço geral embora boa qualidade geral de materiais. O equipamento base é algo reduzido…vi um de 1999 que nem VE atrás tinha…mas este tinha alguns bons extras, nomeadamente estofos em pele. Para terminar em relação ao interior, gosto muito do design…na minha opinião, são interiores mais bem conseguidos do que o actual serie 3.
Na condução, a analise foi muito superficial…só em AE, embora a velocidades mais elevadas. O motor desenvolve bem, mas nada de especial tendo em conta a potência…é melhor a acelerar. A estabilidade era boa. Em termos de conforto de suspensão o pisar sentia-se mais do que por exemplo o C220, assim como o motor ouve-se um pouco mais já que vamos sempre a uma rotação um pouco mais elevada pelo que me lembro, mas não é nada mau neste aspecto.
Não o escolhi, porque gostei mais do C e no geral acho que é melhor, mas o BMW E46 também é óptimo carro, sobretudo tendo em conta que saiu em 1998.
Como pontos positivos, temos o comportamento, a qualidade geral, o motor que na altura em que saiu destacava-se. Como pontos menos bons temos o conforto/ espaço.
Em termos de fiabilidade, tirando a parte dos vidros eléctricos (que realmente era escusado), turbos, MAF, injectores não fiques alarmado por isso…qualquer motor turbodiesel está sujeito a este problemas! É preciso é cuidado (condução e manutenção) e sorte.

Por acaso, cheguei a conduzir um durante uns 20 kms em AE, porque em 2003 estava indeciso entre BMW 320 d 136 cv e o Mercedes C220 CDI…

Quando o conduzi e explorei o seu interior ficou patente o pouco espaço geral embora boa qualidade geral de materiais. O equipamento base é algo reduzido…vi um de 1999 que nem VE atrás tinha…mas este tinha alguns bons extras, nomeadamente estofos em pele. Para terminar em relação ao interior, gosto muito do design…na minha opinião, são interiores mais bem conseguidos do que o actual serie 3.
Na condução, a analise foi muito superficial…só em AE, embora a velocidades mais elevadas. O motor desenvolve bem, mas nada de especial tendo em conta a potência…é melhor a acelerar. A estabilidade era boa. Em termos de conforto de suspensão o pisar sentia-se mais do que por exemplo o C220, assim como o motor ouve-se um pouco mais já que vamos sempre a uma rotação um pouco mais elevada pelo que me lembro, mas não é nada mau neste aspecto.
Não o escolhi, porque gostei mais do C e no geral acho que é melhor, mas o BMW E46 também é óptimo carro, sobretudo tendo em conta que saiu em 1998.
Como pontos positivos, temos o comportamento, a qualidade geral, o motor que na altura em que saiu destacava-se. Como pontos menos bons temos o conforto/ espaço.
Em termos de fiabilidade, tirando a parte dos vidros eléctricos (que realmente era escusado), turbos, MAF, injectores não fiques alarmado por isso…qualquer motor turbodiesel está sujeito a este problemas! É preciso é cuidado (condução e manutenção) e sorte.

É mais ou menos isso :D

Mas atencao que o 320d para portugal trazia vidros electricos de SERIE... os 4! e Climatronic... o que os importados nao trazem!

Provavelmente, o que exprimentaste seria importado ou de mercado paralelo...

Mas no que diz respeito a extras de serie, é realmente muito pobre em relacão aos seus rivais, como neste caso o C...
Mas tendo em conta também a diferença de preço...
Penso ficar ela por ela!

Eu optei pelo 320d ;)

Aqui vai uma foto do meu, embora ja tenha muitos mais extras do que tinha de fabrica! (Comprado novo)

img1344editedqj0.jpg

AB!

RCA33,

Acabei de comprar um de 98. Foi na ultima quinta-feira. Ainda n andei mt com ele, 200km [:p] , mas posso dizer q estou muito contente com o carro, sinto realmente um pouco de "pastelagem" abaixo das 2000 mas depois disso é uma delícia! Ontem fui à Arrabida e acelerei direitinho na subida da serra e ele respondeu sempre, muita segurança nas curvas e aceleração nas retas. Hj fui a Sintra e foi a mesma coisa!

Em relação a manutenção n posso dizer mt. Sei q o meu, nacional com 90000km, por enquanto trocou apenas a maf 1 vez aos 75000km. Tenho a factura no livro de revisões, penso q foi algo em torno dos 350€ na BM. Sei tb q o antigo dono era um apaixonado por carros e trata deles como filhos (tem 10!!!) e antes de comprar fui com ele à BM fazer um check-up e me disseram q o carro estava impecavel, tinha q trocar 2 correias trapezoidais, 50€ + mão de obra e as escovas do limpa para-brisas.

Quanto a desconfiança de achar q o carro n é fiavel pelos problemas q já leu nesse post posso te garantir uma coisa. Fiquei quase 2 meses pra comprar meu carro e li sobre muitos! TODOS têm problemas! Meganes, PUGs, Focus etc... Mas escolhi o BM pq acho q é um carro q desvaloriza pouco e é fiavel. Além do prazer na condução!

Bom, isso é um relato de um novato em BMs mas pode ter a certeza que li muito antes de comprar, inclusive o Wolfman era totalmente ceptico em relação ao meu carro e esperemos q ele não tenha razão! heheheh

Ops, esqueci dos consumos! Fiz o reset assim q peguei o carro, actualmente marca 6.3, fiz mt autoestrada mas tb duas serras a subir e a acelerar pra testar o bicho!

Boa sorte!

Last edited:
Eiiiii [:D] .

Adoro BMW´s (tenho uma), apenas desejo que a malta que ainda esteja "verde" na compra de um carro, que não seja enganada, como eu fui(no carro da esposa), apartir daí espero tudo e mais alguma coisa de um carro, isto é, no acto antes da compra verificar tudinho e não comprar porque é/está bonito(só para inglês ver), quem vê caras não vê corações [;)] .

PS: Um tio meu tem uma Rover 75 de novembro de 2002(mesmo motor) e já conta com 250.000km´s e até agora nunca houve problemas da parte dele(poderá ter havido, mas não tenho conhecimento), usa a carrinha para trabalho, já fui a "pendura" numa viagenzinha de 200km´s e a carrinha, aguentou-se quase sempre nos 200, a viagem toda, achei muito bom o motor.

Eiiiii [:D] .

Adoro BMW´s (tenho uma), apenas desejo que a malta que ainda esteja "verde" na compra de um carro, que não seja enganada, como eu fui(no carro da esposa), apartir daí espero tudo e mais alguma coisa de um carro, isto é, no acto antes da compra verificar tudinho e não comprar porque é/está bonito(só para inglês ver), quem vê caras não vê corações [;)] .

Eu sei!

Inclusive no meu tópico agradeci o seu cepticismo, fiquei mais exigente!!

[;)]

Hoje ao falar com uma pessoa conhecida, fiquei a saber que está sem a sua BMW 320D de 2003 (com 150.000 kms) à um mês.

A causa foi um problema já relatado por outro user aqui no fórum.
Houve umas peças nas borboletas de admissão que se partiram e entraram pelo motor dentro, tendo estragado quase tudo, inclusive o turbo.

O motor foi reparado, e mesmo assim a conta ascendeu aos 5000 euros (fora da BMW).

É curioso que na BMW disseram que já tinha havido esse problemas nesses carros até 2003, mas a marca nada fez.

Neste caso, não assumiu responsabilidade nenhuma, pelo que a reparação fica a cargo do dono do carro e assunto arrumado.

Se já é mau que isto aconteça em BMW's, considero que pior ainda é saber que a marca tem conhecimento do problema, mas não faz nada para o resolver. Um recall a estes carros tinha sido de bom tom da parte da BMW, mas como fica mais barato assim, o cliente que se lix* e que pague as reparações.

Acho que é muito mau por parte de uma marca que se diz de prestígio !

Olá a todos!!!!! Tive uma linda 320d E46 até Março deste ano. Foi comprada nova em 2001. Foi vendida com 93 mil km, e só lhes posso dizer que nunca teve nem um único problema!!!! Sempre impecável!
A utilização era maioritariamnete em A.E e em IP. Comportamento irrepreensível, com um prazer de condução soberbo. Estava equipada com suspensão M. Ficava mais durita, mas.....a curvar!!!!!!Muito boa!!!!!
Qualidade de construção excelente, com materiais que muitos carros actuais deveriam ter.
Consumos na ordem dos 5.5 L/100km.
Estética interior e exterior ainda actual. Das melhores que a BMW teve. Na minha opinião.
Problemas=0
Inspection I, II e oil sevice´s. Mais nada. Mas era tratada com muito carinho.LOL
Em resumo, um dos melhores, se não mesmo, o melhor modelo do segmento que se podia comprar em 2001.
Deixou me saudades. Muitas....muitas.....muitas.....
É linda.......

Back