BMW 320D E46 - Opiniões

todos os carros dão problemas

claro que as marcas de que não se gosta,acontecem muitos mais problemas

Concordo. Mas nunca ouvi dizer que o E36 320d 136cv "arrebenta" com os turbos e as MAF´s... Acredito que possa acontecer, mas não é generalizado.

Ando exactamente com essa mesma dúvida, ando para comprar carro "novo" e o E46 foi equacionado, mas o já ter ouvido que dão alguns problemas fez-me pensar duas vezes...

Pelo plafond disponivel acho que só consigo chegar ao de 136, mas tenho receio que seja curto em termos de potência.

Ando exactamente com essa mesma dúvida, ando para comprar carro "novo" e o E46 foi equacionado, mas o já ter ouvido que dão alguns problemas fez-me pensar duas vezes...

Pelo plafond disponivel acho que só consigo chegar ao de 136, mas tenho receio que seja curto em termos de potência.

de curto não tem nada....mas somos todos diferentes....na minha opinião o carro anda mesmo muito bem....nada de preguiças!

Olá,

Lá em casa há um 320d de 98 que comprámos novinho em folha. É um bom carro (eu adoro BMW) mas (talvez por ser das primeiras unidades) não se safou a alguns problemas. Por isso, aqui vai uma descrição:
Tem, actualmente, 145.000 Km. Ainda na garantia levou uma MAF. Esta, por sua vez, está a pedir para ser substituída, uma vez que em aceleração e depois do turbo disparar às 2000rpm's, passado um pouco volta a fazer "poço". A válvula EGR (nunca foi substituída mas já foi limpa) tem tendência a ficar com muito carvão ou a estragar-se. Nunca deu problemas de turbo, e tenho impressão que não foi este modelo de 136cv que deu esse problema. Os primeiros de 150cv é que partiam os turbos com poucos Kms. Da junta da cabeça já ouvi falar de alguns casos, mas no meu (quer dizer, no do meu pai) até agora está tudo bem. Acho que neste ponto, tem um bocado a ver com o trato que lhe damos. Nós por cá, costumamos (sempre que há tempo) deixá-lo aquecer até passar o azul do manómetro e depois arrancamos. Quando não dá, evitamos acelerações fortes a frio e também não deixamos que ele ande a tremer. Mais problemas: Levou quatro elevadores dos vidros (não os motores, apenas as calhas). De vez em quando, acende a luz do airbag, devido ao chicote do cinto do passageiro. O escape também se degrada com facilidade. E pronto estes foram os problemas, agora passemos ao resto: Consome pouco: ar condicionado desligado e andamento normal faz 6,1l. As viagens que fazemos para o Algarve com AE e EN sempre nos 120/150Km/h com A/C faz 6,5/6,6l. Num ritmo mais vivo que envolva muito trabalho de caixa e estrada de serra, faz um pouco mais de 7l. Mas atenção, nunca o deixamos ir ao red line. É confortável mas não é um carro francês nem um Merc. Os bancos não têm muito apoio lateral, mas são mais confortáveis que os bancos de um Astra ou Meriva, por exemplo. Lá atrás sofre-se um bocado devido ao espaço para as pernas e o formato do próprio banco, que é um bocado inclinado nas laterais. A nível de comportamento, quando provocado, tem tendência a subvirar. Adorna muito a carroçaria (não tem susp. desportiva) mas está sempre na trajectória correcta. No habitáculo parece que não, mas está. Apesar disso, adoro conduzi-lo em estradas sinuosas. Tem uma boa inserção em curva, lida bem com as transferências de peso. O motor abaixo das 2000rpms é um bocado amorfo mas, a partir daí, é sempre a subir sem perder fulgor até perto do red line. E suave, excepto em 2ª velocidade, que nos encosta ao banco. Agora, não sei se acompanha o ritmo de um TDI 130 cv, porque nunca fiz esse teste, mas é provável que acompanhe, desde que não leves mais gente contigo.
Desculpem o testamento, mas como o objectivo era falar deste carro, falei!!

Espero que tenha sido útil.

Cumps,

Boa descrição, mas esse já deu de facto alguns problemas...

Offtopic: Passei com este post a Piloto de prova de pericia... LOL

Pois deu, alguns (vidros) até acho inadmissíveis para um carro deste segmento. Mas, felizmente, não teve nenhum problema mecânico.

É claro que cada um acredita no que quer. Obviamente que nem todas as unidades dão problemas, mas os que referi, são mais que frequentes nos E46. O que não invalida que seja um bom carro.

No entanto, certas clubites parecem que impedem alguns de reconhecer que o E46 320d foi dos modelos menos fiáveis de sempre da marca.

É interessante que quem os tem, até reconhece alguns problemas...

Conheço um caso muito próximo que tem um 320d de 136cv e tem uns 470.000km !!!!

De salientar que o carro quase não tem ruídos nenhuns, a caixa está impecável, o interior continua com qualidade apesar de ter quase 10 anos(é de 1998) e a fiabilidade é optima. Penso que até hoje só teve de substituir uma peça qualquer(de baixo custo) e foi ao abrigo da garantia :)

Concordo. Mas nunca ouvi dizer que o E36 320d 136cv "arrebenta" com os turbos e as MAF´s... Acredito que possa acontecer, mas não é generalizado.

no do meu pai não aconteceu

ca em casa ja passaram muitas marcas, e foram poucas as que deram problemas

Os de 136cv tinham alguns problemas de fiabilidade: MAF, turbos, triangulos de suspensão, juntas de cabeça...

Curiosamente não puseste aí o maior problema do 136cv que é o volante do motor!

E esses problemas acentuaram-se e muito no 150cv!

Podias explicar isso melhor? Quais são os sintomas?

É que o meu, desde novo, treme imenso quando fazemos ponto de embraiagem imediatamente a seguir a termos estado com o pedal em baixo durante mais de 30 segundos. Sempre pensámos que fosse sobreaquecimento da embraiagem devido aos materiais recicláveis de que é feita.

Podias explicar isso melhor? Quais são os sintomas?

É que o meu, desde novo, treme imenso quando fazemos ponto de embraiagem imediatamente a seguir a termos estado com o pedal em baixo durante mais de 30 segundos. Sempre pensámos que fosse sobreaquecimento da embraiagem devido aos materiais recicláveis de que é feita.

Deve ser o tal volante do motor empenado.
É talvez o único problema crónico do E46 136cv e para evitar que isso aconteça não se deve andar com o motor abaixo das 2000rpm principalmente em mudanças altas!

Back