Estou a tirar a carta de condução, O meu diario:

Ora pois é, hoje foi a minha 8ª aula de conduçao e decidi hoje começar o diario. Para começar fica a foto do carro de instrução:

Ora o carro de hoje era este Yaris 1.0 68cv com 48.800kms e hoje fizlhe uns bons 50 a 60kms. O percurso foi:

Telheiras->Cidade Universitaria->Avenida do Brasil->Parque das Nações (DGV)->Sacavem->Encarnação->Rallyes->Tuneis do Grilo(fui pelo acesso á A1)->A8 (para Loures)->Saí para Frielas->A8 (para Lisboa)->Calçada de Carriche->Telheiras

Ja agora entre a DGV e a Encarnação fiz todo o percurso do exame de conduçao com o instrutor a chamar-me a atenção de todos os locais onde normalmente há chumbos.

Erro so um, a subir a avenida do Brasil parei no sinal e falhei a meter a primeira e deixei em ponto morto sem dar por conta, quando vi o erro quando tentei arrancar, fiquei um pouco nervoso com um erro tao estupido e infantil e deixei o carro ir abaixo. De resto tudo bem, pontos de embraiagem foram em 99% perfeitos apenas uns 2 ou 3 sairam um pouco com acelerador a mais e a embraiagem muito lenta, mas a razão é que ha mais um Yaris na escola, e o ponto de embraiagem é bem diferente. Já agora tambem ha mais 2 Corsas B 1.5 TD (um com 130.000kms e outro com 230.000kms, sao de 2000 e 1994 respectivamente) e 1 Corsa B 1.2 que nunca peguei nele.

Ao todo ja tenho 315kms em 8 aulas! E ate agora sempre com nota positiva. Ja agora o meu instrutor na A5 ia eu na semana passada a 95 e ele mandoume acelerar para os 110/120, ele diz que sou muito calmo e cuidadoso mas sem ser empata, ontem fiquei com o moral em alta quando este me disse que neste momento em exame poderia, ou teria, grandes probabilidades em passar. E tenho apenas 8 aulas praticas (e ele disseme com 7 aulas apenas) e 13 de codigo (ontem tinha apenas 11).

Amanha ha mais uma aula!

ps: a semana passada fiz 6 aulas, esta semana farei o mesmo numero de aulas praticas e de codigo espero passar as 20 ainda esta semana ou ficar perto, depois devido a ferias devo ficar 1 semana ou 2 parado.

ps2: ja li 2 vezes o livro de codigo, e nos testes em casa sempre tenho tido bons resultados!

Vou actualisando o ponto de situação sempre que possivel e uma foto do carro que utilizei tambem!

Cumprimentos

A pessoa que anda contigo não é o examinador, é o instrutor ;)

examinador é o "tipo mau" que vem por sorteio da DGV

olha que há mais percursos de exame!

citação:Originalmente colocada por civic sr

parabens, continua[^][^]
mas quando vieres ao ALENTEJO avisa para eu não sair de casa[}:)][}:)]

tou a brincar.

Bolas, estragaste-me a piada[8][8];)

Mas é uma ideia interessante este tópico, boa sorte _vn_power.

Fixe tirares a carta com um a gasolina.
Eu tirei num a gasoleo e mal peguei num a gasolina carrada de vezes abaixo.
E ainda deixo ir as vezes...Paciencia!

citação:Originalmente colocada por Unreal

Desde a terceira aula que vou andando em diesel e gasolina...as vezes sai um pouco mais de acelerador mas isto ainda melhora...mas hoje gostei bastante...

Ontem por acaso andei num Corsa a diesel...amanha depois posto qual usei...

Hoje andei no da foto...Yaris 2003.

É verdade eu também tirei a carta num Corsa B 1.5TD e depois comprei um Micra a gasolina, aquilo na subida das Amoreiras era tudo a deixar distância para que eu conseguisse arrancar com o carro[8)]

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

É verdade eu também tirei a carta num Corsa B 1.5TD e depois comprei um Micra a gasolina, aquilo na subida das Amoreiras era tudo a deixar distância para que eu conseguisse arrancar com o carro[8)]
Nos a gasolina nunca sei bem é onde a embraiagem pega..normalmente quando iniciu o arranque começo ja com a embraiagem a meio perto de onde penso que vai pegar...nas subidas é mais dificil mas sem stress...á segunda da de certeza! ou nao[}:)]

citação:Originalmente colocada por Methanex

Conta mais desenvolvimentos depois.:)

Abraços.

PS: Para eu ter uma noção, como é que sao os testes escritos na escola de condução?
Epah nos testes, nao é deficil, olho aberto é em tudo, por exemplo mostra uma imagem em que tem um sinal de localidade á frente e pergunta qual a velocidade permitida no local...tens que dizer 90km/h pois ainda nao passaste o local ou o inverso caso seja de fim de localidade em que tens que responder os 50 pois ainda nao transposeste o sinal...é um exemplo das rasteiras...mas nao é deficil!

bem eu fiz hoje a mnh ultima aula de conduçao.. andei em corsas 1.5t, lupos tdi e yaris 1.4d4d novinhos. por nao poder sair do concelho de cascais nao testei os percursos de exame, mas tem corrido tudo bem, dia 24, a ver vamos!

citação:Originalmente colocada por Andre18

bem eu fiz hoje a mnh ultima aula de conduçao.. andei em corsas 1.5t, lupos tdi e yaris 1.4d4d novinhos. por nao poder sair do concelho de cascais nao testei os percursos de exame, mas tem corrido tudo bem, dia 24, a ver vamos!
Que mau nao teres podido fazer, hoje ja fiz o primeiro percurso...amanha talvez outro logo se ve

Boas!
Eu fui à primeira aula de código no dia 4 de julho deste ano, e no dia 31 de julho já tinha passado ba cpndução e tinha a guia na mão!
Nada mau tirar a carta em 27 dias!

estudei duas semanas para o código, ia para a escola das 10h às 12h e das 16.30h às 19h, e assim no dia 18 já tinha feito o exame de código!

aulas de condução, tive muito poucas, nem uma semana de condução tive pois foram de férias alguns dias e apenas ficou uma pessoa a tomar conta da escola! Eu ficava completamente terrificado nas aulas de condução, o meu instrutor era muito bom, mas não me dava um milimetro de manobra a mais, tava logo a levar na cabeça!

3 dias antes do exame leviou-me para um bairro social e pôs-me a treinar estacionamento, eu tava cheio de medo, pois se fizesse asneira tinha logo um bando de cromos com pistola e caçadeiras a lixar-me a cabeça! Mas o pior aconteceu, e ao encostar para fazer a manobra de marcha-atrás bati com o meu retrovisor no retrovisor dum r19, imagienm como foi que fiquei, e a forma como o instruto falou para mim! a minha primeira reacção foi olhar para trás e ver quando é que vinha alguem com uma caçadeira para me linxar como um cão!

nesse dia em casa estava tão nervoso e lixado comigo mesmo que fui mas é pá cama às 10h! isto aconteceu na quinta feira, o exame era segunda! na sexta tive 2 horas de condução, comportei-me +-, pois tive a aula no meio da feira de guimarães, não podia ser mais confusão que aquilo! no fim dessas duas horas ele diz-me para segunda feira aparecer à escola às 8h para irmos depois para braga! eu nao me senti nada preparado e aquilo que eu pensei foi que o instrutor achava que não valia a pena perder mais tempo comigoe mandou-me dar uma volta! e foi aí que eu acordei pá vida e pensei, "tu és capaz, se até a maçarica da tua vizinha da frente tem carta é uma vergonha tu não conseguires!"

então na segunda feira lá apareci à escola, e fomos para braga, mas o outro é que foi a conduzir, a meio caminho trocamos! eu estava com uma daquelas vontades de esganar o saxo que quando arranquei, desde balazar até à entrada da via rápida em braga foi sempre a abrir, curvas a 60km/h e rectas a 80/90, o instrutor tb nao me mandou andar mais devagar!

eu antes da condução nunca tinha pegado num carro, e fiz a instrução em 2 saxos diferentes e num punto! e fui a exame num dos saxos!

estivémos a treinar os percursos toda a manha e até ao principio da tarde, o exam era às 3.30h, eu ia fazer em segundo lugar! foi assim que decidimos entre nós os dois! o outro era muito pior condutor que eu, durante a prática deixou o carro ir abaixo umas 5 vezes, eu deixei umas duas vezes! mas o pior foi ele entrar em sentido proibido, na respeitar o sinal de cedencia de passagem, e bater num retovisor, tudo isto algumas horas antes do exame, ele ficou compeltamente fulo consigo próprio! mas já se adivinhava, ele ia sempre muito encostado, eu até me arrepiava no banco de trás, até desviava o olhar para não ficar nervoso! até que aconteceu mesmo!

Até que chegou a hora do exame, eu estava nervosito, e ao almoço bebi 2l de agua!

a hora tinha chegado, o instrutor ainda era maior que eu (eu tenho 1.90m), e era bastante forte, metia medo, e era caucasiano, eu imaginei logo o silas do codigo da vinci! QUE MEDO

Perguntou-me qual o significado do que tá escrito nos pneus 160/65 R14, eu sem levei pela logica, e disse, largura, altura e raio, mas confundi-me, pois é o diametro, não sei como, foi por causa dos nervos! então começou o exame propriamente dito para o outro, eu ia sossegadinho no banco de trás, o examinador e o meu instrutor sempre na galhofa e em amena cavaqueira, eu com um nervoso miudinho a ler o jornal no vodafone live, e a tentar encontrar alguns tiques no examinador! então acabou o primeiro exame, condução simples e segura, sem erros, muito bem, para quem de manha teve para partir um retrovisor e causar 2 acidentes!

Era a minha vez, sentei-me, puuuuuchei o banco atrás quase ao máximo, e ele manda-me contornar o passeio em marcha atrás, sem dificuldades fi-lo, depois andamos uns metros e estacionei de marcha atrásna perpendicular à estrada, mais uns metros e fiz inversão do sentido de marcha, e em seguida fui estacionar paralelamente à faixa de rodagem, (tinha-o feito 4 vezes de manha à primeira), mas com o pé a tremer como uma vara verde na embraiagem foi muito dificil, e só à segunda em com muitas manobras é que consegui, ele a certo ponto durante este estacionamento mandou-me parar e ouvir, disse " vamos lá estacionar a porcaria do carr em condições, ou nem por isso? anda aqui uma pessoa a querer passar-vos rapidamente ,mas parece que querem é chumbar, não me estás aqui afazer favor nenhum, muito pelo contrário" foi aí que por incrivel que pareça eu descomprimi, e cá no fundo mandei-o para a grande meretriz que o trouxe ao mundo, estacionei o saxo, e segui, mas com o pe a tremer na embraiagem é muuuuito dificil!

depois na via rápida até vila verde fui sempre a 100/110 km/h, para dar continuidade, estacionei no centro da DGV, e então ele disse, o primeiro passou, fez uma prova boa, o segundo com uns berliques e berloques a mais, mas nenhum dos dois sem erros por aí além, pasasaram os dois! aí saí do carro, fui à casa de banho aliviar 2l de agua, e fui buscar mais 2l de agua à maquina!

enfim, já tinha a carta de condução na mão, mas sinceramente, acho que o outro, pelo que fez de manha ainda estava muito verde para ter carta, mas o que interessa é que passamos os dois, e ainda fiz mais um amigo nesse dia (o outro aluno)!

Muito boa sorte para ti, e na condução, tenta ser o primeiro, se vires que quem for contigo é mais nervoso que tu deixa-o ir à frente, pois de outr forma, ele chumba à certa! eu controlei-me bem até antes do exame, mas durante o exame a ansiedade é demais e quando entras no carro parece que não tens controlo sobre o teu corpo!

Muito boa sorte para ti, não é nada de especial!

E desculpem-me este muuuito looongo post!

citação:Originalmente colocada por worldtiki

És o primeiro gajo que conheço que deixou o carro ir abaixo em ponto morto :D

[}:)]

já vi um que conseguiu mandar um carro com caixa automatica abaixo... n me perguntes é como! :D

Eu com 4 aulas praticas nas subidas ingremes ou o carro anda pa tras ou vai abaixo (yaris d4d novinho antes era a panela de pressao do lupo tdi).

Quanto ao resto é facil so as rotundas em lisboa é que mete impressao porque a malta atira os carros pa cima de nos mas enfim ... tudo ao molho e fé em deus.

citação:Originalmente colocada por MPT.H

Quanto ao resto é facil so as rotundas em lisboa é que mete impressao porque a malta atira os carros pa cima de nos mas enfim ... tudo ao molho e fé em deus.
Deixa-me adivinhar, contornas a rotunda por fora?

Worldtiki como eu disse e volto a repetir, tinha o carro desengatado quando tentei arrancar, e com isso me atrapalhei e depois foi-se abaixo, percebeste mal.

Rui, grande instruçao estou a ver...so aventuras..

Por falares em andar rapido o meu instrutor elogia a forma rapida com que mexo a caixa e embraiagem quando necessito de rapidez...com entrar numa AE

Voltar
Superior