citação:
Originalmente colocada por Eliselotus
desculpa lá, se tinhas dinheiro para um carro que gasta menos ou o mesmo (depende da situaçao), é bem mais agradavel de usar (enfim, é um bocado subjectivo), custos de manutençao bem mais reduzidos (1.7) ou "ela por ela" (1.9), contas todas feitas o 1.7 fica mais barato para a esmagadora maioria dos condutores, ambos sao capazes de transportar a familia de forma bem mais segura, mas mesmo assim foste para o 1.3....
...a unica razao é mesmo um "fetiche" pelo motor, seja qual for o "envelope". ou entao ha que dar os parabens ao vendedor por te ter engrupido
Então, é assim:
Sim tinha dinheiro para mais, mas não gosto, nem tenho o hábito de gastar dinheiro só porque o tenho. Custa-me a ganhar como o caraças.
Quanto a consumos, 5.5l/100km em bastante cidade e pouca AE, considero muito bom (já agora, dentro do mesmo segmento e em carrinha, que outras opções tenho com consumos menores?).
De facto, de inicio era um bocado desagradável de conduzir, mas à medida que o motor começou a ficar mais solto e eu me comecei a habituar melhor à caixa/motor do Astra 1.3cdti passei a considerar um carro bastante agradável de conduzir.
Porque é que dizes que os custos de manutenção do 1.7 são inferiores? Acho que devem ser "ela por ela".
Em que medida é que o 1.7 é mais seguro para mim e para a minha familia? É o mesmo carro só muda o motor. As ultrapassagens? Só as faço quando posso, caso contrário, não vou arriscar a vida de ninguém com manobras perigosas. Posso bem perder 5 minutos numa viagem.
O vendedor foi bastante honesto comigo. Eu ía com a ideia fixa de comprar o 1.7 e ele explicou-me que o 1.3 era mais económico (o que já pude comprovar com a maior parte dos consumos que se falam por aqui - excluindo o Gavela "campeão do consumo do 1.7cdti") e avisou-me que, com o carro cheio (pessoas e bagagem) e ar condicionado, notava-se bem a diferença entre ambos, e que tinha que avaliar bem era o uso que ía dar ao carro. Foi o que fiz e escolhi o 1.3.
O preço que me fizeram para o 1.3cdti foi imbativel nas opções que considerei (307, Picasso, Focus, Corolla e Megane)
As estradas não são pistas para fazer corridas, portanto, no meu caso, o 1.3 serve perfeitamente (é vê-los parados ao pé de mim na 2ªCircular, e têm 150/200cv - qual é o interesse destas potencias para estar parado?).
Quanto ao "fetiche" do motor... enfim... só estou à espera de o colocarem no Vectra para ir buscar um. É que é já a seguir.
Cumps,
Paulo