Tópico dos carros eléctricos

era bom que em 2026 se vendessem carros NOVOS por 28k com iva incluido do segmento C , SUV e electricos !
eu tambem gostava que assim fosse ... mas nem em 2016 isso era possível ! esses valores dava para um diesel 1.5/1.6 tipo golf, megane, astra e pouco mais à uns 10 anos!
nem sequer com a invasão dos carros chineses e as suas promessas (infundadas) de carros baratos na Europa , se arranja um C Suv com esses preços para cliente final !
Sem dúvida! Segmento C, SUV, minimente equipado e com uma bateria razoável é mais 30.000 + IVA, para o comum dos mortais!

Não é à toa que se importam tantos usados elétricos! As poupanças são gritantes, tanto ou mais que nos veículos a combustão!!!

Sem dúvida! Segmento C, SUV, minimente equipado e com uma bateria razoável é mais 30.000 + IVA, para o comum dos mortais!

Não é à toa que se importam tantos usados elétricos! As poupanças são gritantes, tanto ou mais que nos veículos a combustão!!!
se fosse para "o comum do mortais até quase que nem era mau de todo
o problema é que é só para eni/empresas que tem acesso a esses preço. Para os particulares é sempre mais 5/10k em cima (para além do Iva sobre uma valor maior, claro) !
excepto tesla, mg, cupra e mais 1 ou 2 marcas

em UK

R5, mini e frontera surpreenderam-me, tal como o Jaecoo !
(pensei que a MG fosse mais forte - mesmo sendo chinesa mas com boa imagem de marca lá)

1786029613252.png

em UK

R5, mini e frontera surpreenderam-me, tal como o Jaecoo !
(pensei que a MG fosse mais forte - mesmo sendo chinesa mas com boa imagem de marca lá)

Ver anexo 14728520
Do que tenho visto, há muitos R5 a circular, e EV3 também, por isso não é novidade… Esse Jaecoo também tenho ideia de ver alguns, mas não conheço muito bem as marcas chinesas. MG veem-se mas sobretudo MG4 (modelo antigo)… Estranho não haver nenhum BYD na lista…são aos pontapés.

6335e02f06b0ee462bc0b0c78573f28f.jpg

8348f659f0b61170130fa605a807a90b.jpg

Ontem o SUC de Loulé deu o berro, ficou offline. Agora já está operacional, mas o tempo de espera é algo elevado

Felizmente não tenho de recorrer sempre a eles

Tenho visto cada vez mais ve chineses exóticos como forthing e omoda. E têm bom aspeto.

O panorama auto na europa está mesmo a mudar.

Já se vê muitos chineses, começaram por ser particulares e tvde mas as rent a cars também já lá vão com força… tenho visto jaeco’s ou já é rabos, nem sei bem…

aqui na cidade há a omoda e jaecoo. omodas já vi uns 4 ou 5, jaecoo ainda talvez só uns 2. já andam por aí há vários vezes. penso que ao lado há a xpeng e depois outras marcas que não devem ter expressão nenhuma. mais à frente há a leapmotor, pelo menos, integrada no stand da opel.

As Chinesas estão a fazer o que outros faziam durante a crise, vendem com acordo de Buy-back às RAC.
Os valores são brutais comparados com as normais europeias.
No entanto parece que não estão a correr muito bem com este tipo de uso.
Na sexta feira passada vi 2 estrangeiros a reclamar na Gold Car por terem 2 veículos avariados, penso que eram Jaeco qqr coisa. Quando vi que lhos trocaram por Peugeots e-2008 até me deu o riso.

Eu não olho para os carros chineses com o mesmo entusiasmo que vocês.

Basta ver a forma como o Estado chinês controla os seus cidadãos para eu ficar, no mínimo, de pé atrás com a ideia de andar num carro cheio de câmaras, GPS, ligação à Internet, aplicações, telemetria, atualizações remotas, etc.

Depois há a questão geopolítica. Vemos cada vez mais fabricantes europeus de equipamento militar e setores estratégicos a reduzir ou eliminar componentes chineses das suas cadeias de abastecimento por questões de segurança e dependência. Ainda esta semana surgiu mais uma notícia no Reino Unido relacionada com alegada espionagem chinesa.

Há muita coisa que pode correr mal. Grande parte do comércio internacional continua a ser feito em dólares, o que dá aos EUA um enorme poder através do sistema financeiro e das sanções. Uma deterioração séria das relações entre China, EUA e Europa pode provocar restrições ou ruturas nas cadeias de abastecimento. E nem é preciso ir tão longe: basta imaginar um cenário mais grave envolvendo Taiwan.

Não estou a dizer que os carros chineses não prestam. Simplesmente acho que há muito mais para avaliar do que preço. Estamos a criar uma dependência que, num cenário geopolítico diferente do atual nos pode sair bastante cara.

Se isso fosse só no carros, estávamos bem.
Lembro assim de repente da DJI que é a que vende mais drones em todo mundo... Será que não há vazamento de dados nas clouds etc?

Não é só a dependência. Estamos a ser inundados de marcas e de carros e não me parece que haja mercado para isso tudo. Muitas das marcas e carros que aparecem poderão não vingar, poderão não chegar a ter uma rede de assistência suficientemente robusta. Poderão estar a ser vendidos muitos pisa papéis.

No outro dia li sobre uma marca no UK a GWM. Lançou o Ora a um preço um pouco caro e acabou por vender muito poucos. Depois baixou o preço mas já não foi a tempo e pouco tempo depois estava a abandonar o mercado britânico. Quem comprou os carros, os poucos que foram vendidos ficou "agarrado". É mais situações destas podem acontecer. Daí vermos as campanhas comerciais agressivas em Espanha por exemplo. Aqui muitos dos carros chineses estão a preços elevados e tirando a BYD e pouco mais as vendas são mínimas.

Voltar
Superior