Possível aquisição com um toque sentimental

Tenho ideia que a 140 ía em 5ª a cerca das 4.000rpm e tinha um bom folego, não morria na minima subida como outros atmosféricos de baixa cilindrada..
É, 85cv já é qq coisita, se aliado a uma caixa algo curta e nao muito pesado, deve ter folego interessante.

Olha só por isso já vale mais ficar com o Fiesta que o Megane :P

• Gosto
Reações: PP
caditonuno, aprecio alguns dos teus posts lendo-os um tom...descontraído :D
Mas não é preciso gozar por ser um motor atmosférico de baixa cilindrada ;)

Estamos a falar de um 1.1 de 86 cv e 3 cilindros.
Não tem a pujança do ecoboost e nas subidas inclinadas pede facilmente uma redução, mas já foi a La Coruña e à Manta Rota com AC ligado e bagagem cheia, com consumos entre 5.5-6 litros aos 100.

Quando o comprei ha 5 anos atrás, foi um risco, pois nos primeiros 2 anos e 36 mil kms fez vida de RAC.

Ruie34, não tenciono trocar de carro. Mantenho-os ate cair de maduros ou dar alguma chatisse considerável. E não tenho condições para carregar um EV em casa.

Anyway, o Megane faria sentido manter se fosse como segundo carro / entusiasta com uma garagem que vai arranjando essas coisinhas ao fim de semana.
Claro que há sempre coisas de oficina. Mas seria a meu ver onde faria mais sentido se for pa manter.
Porque para ir à oficina a cada coisa num carro de mais de 20 anos vai pesar sempre na carteira e perder confiança no carro.

Ou ainda " compramos o seu carro " mas duvido que o valor seja algo melhor que se for pa abate.

Se quisesses comprar outro carro, ainda faziam uma retoma com isso. Ali o Polo de 20 anos ainda valeu 1000 euros, até fiquei parvo.
O objectivo seria manter, apesar de nas minhas mãos não ter garagem.

Há sempre coisas a trocar, embora conheça algumas oficinas aqui na zona onde vivo.

O Fiesta até pensei na mulher dar uso e ela começar a encostar o seu Corsa B 1.0 com 26 anos e 330 mil kms.

Ena bem, Corsa B com 330 mil KM vai la vai, fraquito mas evoluído para a sua época, já era tricilindrico e tudo.
pena o ser monoponto.

Mas sim isso de ficares com o megane e ela substituir o corsa pode nao ser mau, se bem que se o corsa estiver OK até dá pena vender.

mas eu tenho sempre um sentimento especial por carros antigos bem estimados.

O Fiesta até pensei na mulher dar uso e ela começar a encostar o seu Corsa B 1.0 com 26 anos e 330 mil kms.

Isto sim, já faria mais sentido!

Encostar o Corsa e aproveitar a Mégane e tu ficares com ela.

Mas antes de o fazeres, ir a um mecânico diferente e pedir uma opinião sobre o real estado do Mégane.

Não há embraiagens para um Mégane de 2003? 🤣

Luz de motor pode ser muita coisa.

Chave, é mudar as pilhas e meter as correctas. E comprar um bom estojo para as ditas.

Rádio, é comprar um com Bluetooth mais recente e andar assim. No entanto, vê lá se não é uma questão tão simples como um fusível antes.

eu não queria ser mau, mas a minha esposa tinha um corsa de 99, isto praí em 2006 e era o 1.0. aquilo devia ter 45cv ou 50 ou coisa que o valhe. para mim foi o pior carro em que andei, para ela era porreirito, subia e descia todos os dias uma serra, mas se fosse eu não o queria nem dado. eu sempre acelerei nos carros que tive, mesmo que com motores díspares e se andasse todos os dias num com motor básico iria chegar a casa sempre chateado! não critico quem os tem, até podem servir para irem ao ponto B vindos do ponto A sem darem chatices, critico é eles existirem! :D

o meu primeiro carro foi um carocha de 73 em sétima mão, 1300 de origem com um motor 1600 lá metido. se comigo nunca deu mais de 133 e pata a fundo, imagino esse motor 1300. por isso sou alérgico a motores anémicos! preferia sempre comprar algo com mais 2 anos e ter força no motor. aliás, nunca quis sequer saber de equipamentos, mas sempre olhei primeiro para a estética e motor. assim se calhar já compreendem melhor o meu ponto de vista. sem criticar ninguém, repito, apenas digo que nunca fui à bola com motores pequenos. para mim era V6 e V8 para todos.

Isso depende do uso. No meu carro familiar, nunca aceitaria ter um motor pequeno e/ou pouco potente. E a prova é que nunca tive nenhum abaixo de 1,9 litros de cilindrada.

Já no carrito secundário, para andar nas voltinhas quase sempre com pouca carga, a potência é secundária. Claro que preferia ter um Clio RS em vez de um 1.2 na garagem ( 😁 ), mas neste caso é pouco relevante.

Caditonuno, em 19 anos de carta só tive dois carros. O anterior era um 106 1.0 de 50 burros.
Não eram póneis, eram mesmo burros, pois por mais que desenvolvessem mal, eram de carga e aguentaram.
Nunca se recusaram em ir a nenhum lado, mesmo que comessem óleo às colheradas.

Andar sempre com a faca nos dentes, ninguém me paga para isso. Não sou piloto.

É, 85cv já é qq coisita, se aliado a uma caixa algo curta e nao muito pesado, deve ter folego interessante.

Olha só por isso já vale mais ficar com o Fiesta que o Megane :P

O Megane é um 1.5 com turbo.
O Fiesta é um 1.1 atmosférico.

O Fiesta tem uma caixa bem escalonada para os arranques e uns pedais bem responsivos, mas o pulmão do 1.5 DCI nestas versões menos potentes responde melhor.

esse 1.0 PSA nem 1000cc era, tinha menos cerca de 30% de potência em comparação com o 1.1, era mesmo arcaico. já o 1.4 em comparação com esses quase que parecia um foguete. tive um 1.1 e dois 1.4 desses, todos no mesmo modelo.

mas lá está, para ti servia, para mim dei cabo de um 1124cc e os outros lá se foram aguentando, mas o primeiro 1.4 não durou muito mais nas mãos seguintes, do meu irmão, mas ele já ia com problemas, eram muitos anos de carro e já tinha bielas a bater passados uns tempos de eu o ter deixado nas mãos dele.

Esses motores TU eram todos igualmente arcaicos na fase final de comercialização.
Tanto o 1.0 como o 1.1 ou o 1.4.
O 1.0 era mesmo 1.0. Tinha 954 cm3.
O 1.1 era 1124 cm3. Tinha mais 18% de cilindrada e 20% de potência máxima: 60 vs 50 cvs na versão de injeção. Os valores específicos de potência e binário eram semelhantes. O motor era basicamente o mesmo. Só mudava o tamanho dos cilindros e pouco mais.

Conduzi um 1.0, montado num 106 durante 3 meses.
Na altura existia na família um 206 1.1 que também conduzia com regularidade.
Como o 106 era mais leve, até preferia o 106, mesmo sendo o 1.0.

se o 1.0 era mesmo 1.0, então o 1.1 era mesmo 1.1. 🤣 um tinha 954cm3, o outro 1124cm3. de 50cv para 60cv, sim. há uns anos li que andava quase nos 30% a diferença entre os motores, seja em binário (acho que o 1100 nem 100nm tinha, mesmo assim), cilindrada ou cavalos. o 106 sempre foi mais leve que um zx, por exemplo. gama abaixo, gama superior, o peso está lá e o zx até é bastante leve. o zx com o 1.4 até 3ª mudança andava muito bem, depois já só a forçar ou embalado.

quanto à megane, eu faria numa primeira fase o que aqui disseram: ver o que seria a luz da EGR e tratar de por um rádio e a escova do limpa pára-brisas. já dava outro ar. se o comando for a pilha, problema resolvido com 2€. não custa nada experimentares.

Última edição:
@ASOT
Vende a Megane por uns 1.500€ e investe, na medida do possível, na felicidade e qualidade de vida do teu pai.

Seja algum utensílio que facilite o seu dia a dia, umas férias, um passeio...

Realisticamente, ficares com essa Megane só trará despesa.

se o 1.0 era mesmo 1.1, então o 1.1 era mesmo 1.1. 🤣 um tinha 954cm3, o outro 1124cm3. de 50cv para 60cv, sim. há uns anos li que andava quase nos 30% a diferença entre os motores, seja em binário (acho que o 1100 nem 100nm tinha, mesmo assim), cilindrada ou cavalos. o 106 sempre foi mais leve que um zx, por exemplo. gama abaixo, gama superior, o peso está lá e o zx até é bastante leve. o zx com o 1.4 até 3ª mudança andava muito bem, depois já só a forçar ou embalado.

quanto à megane, eu faria numa primeira fase o que aqui disseram: ver o que seria a luz da EGR e tratar de por um rádio e a escova do limpa pára-brisas. já dava outro ar. se o comando for a pilha, problema resolvido com 2€. não custa nada experimentares

Num motor atmosférico o binário está diretamente ligado à cilindrada.
A grande maioria dos motores estava abaixo dos 100 nm por cada litro de capacidade. Há casos acima mas já estamos a falar motores especiais.
Já a potência está muito ligada às rotações que o motor consegue atingir.

Seria interessante ver um comparativo de performances entre um 106 1.0 e um 206 1.1.

Infelizmente, o Zeperfs não tem o 106 1.0 na BD. :cautious:
tens aqui uma comparação em páginas separadas. há sites em que podes comparar juntos.

106 1.0 e 106 1.1, ambos já de 1996.

mais de 6 segundos de diferença dos 0-100 e em que o binário é diferente apenas em 14nm. comparei o mesmo carro, mas podemos acrescentar o tal ZX 1124cc, se achares interessante. caro mais pesado, mas mais antigo. em relação ao 106, como é de segmento acima e mais pesado, demorava mais a mover a carcaça, mas ainda assim mais rápido cerca de 3 segundos que o 106 com o motor 1.0. tive foi que ir a outro site, que não tinham neste e até é um site português.

já agora, o 1.4 da citroen, ainda sem injeção direta numa primeira fase. o binário desceu entretanto para apenas 111nm.

aqui consigo a comparação. já não ia a este site há muito tempo e como estive ali a ver os ZX, já deu para a comparação. em segundos dos 0-100 já se equivalem, mas não mostram o do zx. no ultimate specs indicam 13.7seg. se fosse no 106 também, seriam 13.4seg. devia parecer um pequeno foguete na altura! :D

A aceleração 0-100 diz alguma coisa, mas não tudo. Queria mesmo era ver as recuperações. Mas é questão de "perder" um pouco de tempo e ir aqui "foçar" um pouco nos meus catálogos de testes. 😆

E quando esses carros antigos de 800/900kg têm a infelicidade de bater contra um carro moderno pequeno que pesa 1400kg… Nem é bom pensar!

O megane 2 já tem algum corpo, agora andar todos os dias com um corsa B hoje em dia ou com um 106… tentava trocar isso por um carro dentro da gama desse fiesta o mais cedo possível claro… só se vive uma vez.

Esses 1.0 e 1.1i estavam nas entradas de gama dos segmentos A e B, havia um pouco disso pela europa, até inclusive no segmento C que começavam nos 55, 60cv seja 1.1 ou 1.4 .
Na altura era a forma de se ter carros do segmento A ao C que fossem acessíveis. Sendo que no C já ficavam estrangulados.....tinha que ser as versões 75cv para se ter algum fôlego.

Se nos anos 80 e 90 e PSA 1.1 e 1.1i por ex eram reis no AX e 106, com uma performance muito boa, já no virar do século bota 206, C3 etc e catapum cai tudo por agua abaixo.
Faz parte.

Quanto à segurança é o que é, cada um faz a gestão como prefere, seja de bicicleta sem capacete, mota, boxe, escalada, enfim para não correr riscos mais vale nem sair de casa.

Tenho carros modernos também por causa da segurança? sem duvida. A estrada é um sitio perigoso, mas quando tiver o meu clássico vou tentar nao pensar nisso :cool:

Voltar
Superior