"O cantinho das motos"-

Eu preferiria trocar pneus numa oficina especializada e com experiencia em motas. Mesmo que fosse ligeiramente mais caro. Indo à Norauto é ver se o pneus não é muito antigo, ver o alinhamento ao esticarem a corrente, se a mota anda de lado. Pedir a alguém com experiencia para seguir a mota e avaliar a "olhómetro".

O ideal teria sido levar a uma casa especializada em motos. Talvez onde faz as revisões da Z650 ou a um mecânico de motos particular.

Ainda assim, se a Norauto vende pneus de motos e tb os substitui, não vejo porque razão não cumpra devidamente este serviço. Podes sempre optar por comprar lá o pneu (presumo que o preço tenha sido vantajoso face a outras casas) e fazeres a montagem numa casa mais especializada em motos.

Boas preciso de uma ajuda sobre motos. as motos não muito a minha praia. Uma scooter em 2ª mão num verão há uns anos foi máximo de experiencia que tive .
Há uns meses o meu filho tirou a carta comprou uma Kawasaki Z650 e vai para o trabalho todos os dias. A questão é que ele teve um furo e andou a ver pneus traseiros e encontrou um Michelin com promoção, mas foi na NORAUTO e fez a encomenda e vai meter lá o pneu.
Ora eu sei que eles têm equipamentos para fazer isso mas é muito raro ver uma mota a fazer o que quer que seja na NORAUTO.
Acho que devia ter escolhido outra oficina especializada em pneus para motos. É que trocar o pneu na mota não é mesma coisa que num carro. Qual a vossa opinião?
Se têm equipamentos, também devem ter pessoal qualificado para o serviço... que não é nada do outro mundo!

Sacar roda e respetivo pneu, montar o novo, calibrar, instalar, ver o comprimento e estado da corrente, binários de aperto e siga!

São coisas muito básicas eu não me preocupava demasiado com isso, exceto se a moto ficasse com um comportamento anormal depois do trabalho...

PS: só por curiosidade, ele que veja a data de fabrico do pneu. Nisso sou picuinhas!

Já me aconteceu, há muitos anos, numa oficina que até era supostamente entendida em motos, apertarem tanto o pneu frontal que danificou algo...

Desde então, só troco pneus da moto na oficina que frequento, ou numa casa de pneus que conheço há anos, onde trato por tu o dono e é sempre ele que trata das motos. Na nc tenho trocado nesta casa de pneus, até porque também reparam furos, pelo que amiúde lhe dou trabalho...

Já a hd, só mesmo na oficina que frequento.

Pode parecer fácil, mas é algo mais complexo que a mesma operação num carro, pelo que não facilito.

Cump.

está a dar na TV uma serie de 40minutos sobre a historia de cada marca
vi no fds da yamaha e da rivalidade com Honda, e a "historia" por trás da XT500 e da teneré
existe tambem bmw, ducati... e por enquanto é só
bem interessante

fui tambem pesquisar 1 pouco da oferta atual e efectivamente com 5-6k já se consegue uma motinhas interessantes novas
e por 7-8k ainda mais !
japoneses e europeias, para além de chinesas !
mas até tinha ideia que as chinesas eram (bem) mais baratas ... mas acho que obrigaram as outras marcas a baixar de preços e a ficarem mais interessantes ! Ainda bem ! ganha o consumidor !

honda gb350
triumph 400
Honda 500 - CL500/Nx500/Cb500/rebel
kawasaki 500 - z500/kle500/ninja/eliminator
Aprilia rs457 / tuono 457
suzuki vstorn 650
...
benelli leoncino 500
himalayan 450
...

Já me aconteceu, há muitos anos, numa oficina que até era supostamente entendida em motos, apertarem tanto o pneu frontal que danificou algo...

Desde então, só troco pneus da moto na oficina que frequento, ou numa casa de pneus que conheço há anos, onde trato por tu o dono e é sempre ele que trata das motos. Na nc tenho trocado nesta casa de pneus, até porque também reparam furos, pelo que amiúde lhe dou trabalho...

Já a hd, só mesmo na oficina que frequento.

Pode parecer fácil, mas é algo mais complexo que a mesma operação num carro, pelo que não facilito.

Cump.
Idem por aqui. A mudar pneus na GT, numa loja de pneus com departamento especializado para motos, eu de livro na mão a indicar ao "técnico" os binários de aperto da roda da frente, o tipo calibra aquilo até saltar, mete a chave de cruz e mais maia volta. Resultado: passado pouco tempo rolamentos lixados a terem que ser substituídos. 🤬

Idem por aqui. A mudar pneus na GT, numa loja de pneus com departamento especializado para motos, eu de livro na mão a indicar ao "técnico" os binários de aperto da roda da frente, o tipo calibra aquilo até saltar, mete a chave de cruz e mais maia volta. Resultado: passado pouco tempo rolamentos lixados a terem que ser substituídos. 🤬
Não me digas que foi na capital, para os lados de campo de ourique...:sneaky:

Cump.

ajuda da IA

Por que razão a KLE 500 por 6.490 € baralha a escolha?​

1. Apenas ~390 € a ~500 € acima das Chinesas (CFMOTO / QJ Motor):
    • Por uma margem de preço tão curta, passa a ser uma questão puramente de utilização, e não de orçamento.
    • Se o objetivo for andar maioritariamente em estrada, fazer cidade diária e escapadinhas de fim de semana, a diferença para a Kawasaki (ou Honda) dilui-se rapidamente quando se pensa na facilidade de revenda no mercado de usados em Portugal e na rede de oficinas de norte a sul.
  2. KLE 500 vs. Honda NX500 (A Guerra Japonesa dos 110 € de diferença):
    • A KLE 500 (6.490 €) entrega o novo motor bicilíndrico de 451cc (muito elástico, vindo da Ninja/Z500) com uma posição de condução ereta e muito confortável.
    • A Honda NX500 (6.600 €) custa apenas mais 110 € e oferece o motor 471cc com dupla roda de disco à frente e suspensão Showa SFF-BP.
    • Ambas são motos fantásticas para quem procura utilitarismo e viagens sem surpresas mecânicas.
  3. Onde as Chinesas (CFMOTO 450MT / QJ 450RX) AINDA levam vantagem:
    • Ciclística Off-Road Pura: Se quer fazer caminhos de terra, TT e estradões, a CFMOTO e a QJ continuam a oferecer rodas de 21" à frente e 18" atrás com jantes de raios e proteções tubulares de motor.
    • A Kawasaki KLE 500 e a Honda NX500 usam jantes de liga leve e configurações de roda mais focadas em asfalto (19"/17"), limitando o TT mais exigente.

Resumo da Compra​

Por 6.490 € (Kawasaki) ou 6.600 € (Honda), a fasquia das marcas japonesas ficou tão atrativa que só vale a pena ir para a CFMOTO ou QJ Motor se o foco for fazer Off-Road/Enduro de Aventura com roda de 21" ou se fizer questão de levar o pacote de equipamento e malas incluído no preço.

Para um uso misto ou diário, a Kawasaki e a Honda a estes preços são autênticos achados para o consumidor!

Boas pessoal;

Alguem sabe onde posso, com confiança, trocar os pneus à minha xadv, na zona de Coimbra? No concessionario onde a comprei, estão a querer levar quase o dobro dos orçamentos que tenho em casas normais de pneus.

Obrigado desde já;

Ultima compra tinha sido um AGV K5 S Tornado, mas quando comecei a andar com ele, o angulo de visão superior não era o melhor, havendo trajetos onde tinha impacto forte na visibilidade, no fundo era como se tivesse uma "pala" na testa que não me deixava ver "mais além". que me levou a ficar desiludido e perder confiança na condução até.
quando experimentamos um capacete não é só importante como nos sentimos com ele na cabeça, mas também ter em consideração os ângulos de utilização / posição de condução.

então com a venda de uma mota, ofereci o capacete AGV e agora vem o Shark Spartan GT PRO Torya
já tive shark no passado e gostei bastante, espero não me desiludir!

Screenshot 2026-08-11 134546.jpg

Só não percebo como é que uma quedazinha de nada racha uma mesa de direção.
É mais fácil acontecer do que se espera e pode nem ser fraqueza do material!

Tem a ver com o ângulo do impacto, peso, velocidade e até o binário de aperto dos parafusos pode ter influência!

Vou contar uma história na primeira pessoa e quem anda no off-road percebe ainda melhor!

Há uns anos largos ia ao chão mais vezes do que o desejável no off-road. Por falta de técnica, por não ter as suspensões devidamente ajustadas, por andar em trilhos demasiados técnicos... não interessa!

Quase em todas as vezes que caía (muitas vezes apenas "dar ao lado" e pouco mais) empenava sempre um ou dois parafusos que suportam o guiador. Já tinha vários de reserva e um dia, chateado, decidi comprar uns mais resistentes...

No próximo tralho (creio que este foi bem grande) consegui entortar o guiador, mas os parafusos ficaram intatos!:D

Moral da história: se o material tiver que ceder, cede e pronto! É pagar a despesa e siga! Logo que não seja o corpo está tudo bem!

• Like
Reactions: Two
É mais fácil acontecer do que se espera e pode nem ser fraqueza do material!

Tem a ver com o ângulo do impacto, peso, velocidade e até o binário de aperto dos parafusos pode ter influência!

Vou contar uma história na primeira pessoa e quem anda no off-road percebe ainda melhor!

Há uns anos largos ia ao chão mais vezes do que o desejável no off-road. Por falta de técnica, por não ter as suspensões devidamente ajustadas, por andar em trilhos demasiados técnicos... não interessa!

Quase em todas as vezes que caía (muitas vezes apenas "dar ao lado" e pouco mais) empenava sempre um ou dois parafusos que suportam o guiador. Já tinha vários de reserva e um dia, chateado, decidi comprar uns mais resistentes...

No próximo tralho (creio que este foi bem grande) consegui entortar o guiador, mas os parafusos ficaram intatos!:D

Moral da história: se o material tiver que ceder, cede e pronto! É pagar a despesa e siga! Logo que não seja o corpo está tudo bem!
Eu sei, mas mesmo assim, o tipo só caiu para o lado...

Isso do material é interessante, e um bom exemplo é dos crash-bars porque existe pessoal que procura crash-bars super resistentes. E depois em caso de queda o crash bars não cede... empena o quadro.

Eu sei, mas mesmo assim, o tipo só caiu para o lado...

Isso do material é interessante, e um bom exemplo é dos crash-bars porque existe pessoal que procura crash-bars super resistentes. E depois em caso de queda o crash bars não cede... empena o quadro.
Há pior que isso! Chega a "partir" um bocado à volta do sítio onde estava aparafusado e eu já vi com os meus olhos!
Até tenho crash bar inferiores na minha moto diária, mas sei que corro um risco grande!

Se não fossem as crash bars na minha R12 ninet neste momento tinha o motor na sucata. Assim foram só as crash bars. Não houve empenos de no quadro nem peças partidas devido às mesmas.

Back