"O cantinho das motos"-

essa marca e modelo é conhecida precisamente por esse defeito, se pesquisares um pouco vais encontrar muito relatos iguais ao teu, inclusive em 2024 e 2025, a dunlop teve vários recalls a alguns modelos de pneus por fissuras prematuras.
há casos de malta que conseguiu a substituição do pneu de forma gratuita, mas a resposta mais comum (para escaparem à troca) é que essas fissuras são meramente estéticas...

de resto, de forma geral, veririfcar sempre a pressão, tentar evitar que esteja parado na mesma posição muito tempo, se possivel evitar exposição excessiva ao sol, etc, são gestos que ajudam a preservar a qualidade da borracha

Pois, evitar que esteja parado muito tempo: check, verificar a pressão regularmente: check, evitar a exposição excessiva ao sol: not check. Não procurei por esta marca em específico de pneus por problemas...

Substituição do pneu, também vai tarde, felizmente vou trocar pelo piso, mesmo. Hoje já vai de vela.

Pois, evitar que esteja parado muito tempo: check, verificar a pressão regularmente: check, evitar a exposição excessiva ao sol: not check. Não procurei por esta marca em específico de pneus por problemas...

Substituição do pneu, também vai tarde, felizmente vou trocar pelo piso, mesmo. Hoje já vai de vela.

E o de trás? como é que está?

Foi trocado há pouco tempo, já estava gasto. Mas não ficou com este aspeto.

Só porque uma das melhores sensações é quando um tipo monta pneus novos.

Aquela sensação de que "eh pá, até sei curvar... " [:cool:] é impagável.

Com isto quero dizer que montar um pneu novo quando o outro está a 25% acaba por fazer com que nunca se goze verdadeiramente um pneu novo.

Na maiora dos casos um pneu da frente dá para 2 de trás, eu gasto sempre aos pares, não sei bem porquê, exceto na vespa.

Só porque uma das melhores sensações é quando um tipo monta pneus novos.

Aquela sensação de que "eh pá, até sei curvar... " [:cool:] é impagável.

Com isto quero dizer que montar um pneu novo quando o outro está a 25% acaba por fazer com que nunca se goze verdadeiramente um pneu novo.

Na maiora dos casos um pneu da frente dá para 2 de trás, eu gasto sempre aos pares, não sei bem porquê, exceto na vespa.

Pois, mas estamos a falar de mim e da meteor 350! [:D] O meu cagaço é superior a capacidade de curvar da moto. Só apanhei 2 sustos com a moto por ela escorregar, ambas na mesma rotunda, uma ela saiu um pouco de traseira (devo ter apanhado gasóleo), e na outra, saiu de frente, (também devo ter apanhado gasóleo).

Bem, já tenho o pneu novo a frente, supostamente o gretado era superficial. De qualquer forma vou estar atento a isto, ainda por cima os únicos pneus que eles tinham eram da mesma marca que os antigos.

Há marcas mais suspcetíveis a estes "problemas" que outras... Pode até ser algo superficial, mas eu fico sempre com o pé atrás... Aliás, já troquei pneus apenas e só devido à idade, na hd...

Para escorregar numa rotunda, não é preciso gasóleo, basta o pneu estar ainda frio para que o comportamento não seja igual[;)] Tenho um bom exemplo, quando saio de casa, foi um abre olhos imediato.

No que toca ao uso, nas scooters era em igual medida frente e traseiro, na nc derreto mais depressa o pneu frontal. Já na hd não consigo ter ideia precisa, mas creio que o traseiro dura menos, 160mm pneu para +150nm de binário, não há milagres...

Cump.

uma pessoa não pode nunca poupar nos pneus da mota, é vital para a segurança

estar muito tempo exposta ao sol não é nada bom, seja qual for a marca de pneus

eu tenho Michelin Road 5, se calhar vou mudar este ano e será na mesma Michelin mas com upgrade para Road 6

são incríveis estes pneus, basta ver as reviews, e transmitem-me segurança

uma pessoa não pode nunca poupar nos pneus da mota, é vital para a segurança

estar muito tempo exposta ao sol não é nada bom, seja qual for a marca de pneus

eu tenho Michelin Road 5, se calhar vou mudar este ano e será na mesma Michelin mas com upgrade para Road 6

são incríveis estes pneus, basta ver as reviews, e transmitem-me segurança

Está bem, mas comprei os ditos em Agosto de 2024, de uma marca reputada, têm menos de 2 anos de uso, e quanto ao sol não posso andar com uma garagem atrás de mim! Apesar de tudo, quando os dias são mais quentes, e me lembro, coloco um toldo por cima.

Está bem, mas comprei os ditos em Agosto de 2024, de uma marca reputada, têm menos de 2 anos de uso, e quanto ao sol não posso andar com uma garagem atrás de mim! Apesar de tudo, quando os dias são mais quentes, e me lembro, coloco um toldo por cima.

pois, é verdade, é para quem pode

eu tenho garagem e quando vou para o emprego fica sempre à sombra, e os meus pneus têm mais idade que os teus

estão mais preservados por causa mesmo disso, do sol

até a nossa pele envelhece pela exposição contínua

nós podemos usar protetor solar, mas acredites ou não existem bons produtos para os pneus

303 aerospace protectant

razux tyrant

Por falar em produtos, comprei uma lata de Muc-off silicon shine. Estou muito sartifeito, recomendo. Muito fácil de aplicar, pulverizar e passar um pano de microfibras. As motas ficaram com muito bom aspecto.

Por falar em produtos, comprei uma lata de Muc-off silicon shine. Estou muito sartifeito, recomendo. Muito fácil de aplicar, pulverizar e passar um pano de microfibras. As motas ficaram com muito bom aspecto.

Hum, isso funciona como limpeza a seco, ou para dar brilho depois de a lavar? Para a lavar, tenho utilizado este:

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B092R5CSQL

image.png

Muito de vez em quando, quando tenho mais tempo, vou com ela a uma estação de lavagem, e dou-lhe uma lavagem em condições. No fim, lubrifico a corrente, tomo um café, e faço uns kms para secar devidamente.​

Hum, isso funciona como limpeza a seco, ou para dar brilho depois de a lavar? Para a lavar, tenho utilizado este:

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B092R5CSQL

Muito de vez em quando, quando tenho mais tempo, vou com ela a uma estação de lavagem, e dou-lhe uma lavagem em condições. No fim, lubrifico a corrente, tomo um café, e faço uns kms para secar devidamente.​

Depois de lavar. Normalmente lavo num jetwash qualquer.

Para o capcete também uso o da MucOff HelmetVisor & Google cleaner

Na corrente uso o Putoline techChain preferencialmente ou o Motorex Adventure como 2ª escolha, isto na AT, na KTM uso o Motul Offroad.

Confesso que não ser a marca da valvulina que o mecânico por no grupo cónico da K16. [:D]

O Motorex Joker 440 (uma espécie de wd40) também está sempre à mão para lubrificar o que for preciso, descansos, peserias, etc...

A primeira voltinha do ano com a XF-17 foi um fiasco. Mas a culpa foi minha [8b].
Decidi levar a Maria ao Bar da Serra, no Montejunto, de motorizada. Já não faltava muito para lá chegarmos, quando a corrente saltou fora a meio da subida. Devia tê-la inspeccionado e esticado, coisa que já há muito não fazia. Para piorar a situação, os dados móveis não funcionam bem ali a meio da serra, pelo que não conseguia chamar o pronto-socorro. Só me restou pegar num lenço de papel e chocalhar a corrente para que saísse da cremalheira, para podermos ir montados na motorizada nas descidas. Só cá em baixo é que consegui activar a assistência à viagem.

A primeira voltinha do ano com a XF-17 foi um fiasco. Mas a culpa foi minha [8b].
Decidi levar a Maria ao Bar da Serra, no Montejunto, de motorizada. Já não faltava muito para lá chegarmos, quando a corrente saltou fora a meio da subida. Devia tê-la inspeccionado e esticado, coisa que já há muito não fazia. Para piorar a situação, os dados móveis não funcionam bem ali a meio da serra, pelo que não conseguia chamar o pronto-socorro. Só me restou pegar num lenço de papel e chocalhar a corrente para que saísse da cremalheira, para podermos ir montados na motorizada nas descidas. Só cá em baixo é que consegui activar a assistência à viagem.

Podia ser pior!

Há muito anos atrás (século passado, entenda-se) fui deixar a namoradinha de então perto de casa (não à porta, que os tempos eram outros) e vinha todo eufórico (nem sei bem porquê, mas tenho uma ideia), na minha flamejante Sachs TC 50 e a corrente saltou (devia estar larga, nem me lembro bem) e ficou presa no cubo da roda (que acabou por estalar à conta disso).

A roda arrojou de imediato e não caí por sorte, mais do que por prática! Era de noite, muito antes dos telemóveis e estrada com pouca tráfego, sendo a povoação mais próxima a uma meia dúzia de km's...

Encostei a moto fora da estrada e da vista (foi arrojando até lá) e pus-me ao caminho a pé (não passou um único carro). Cheguei à primeira casa da aldeia (conhecia o dono e sabia que tinha uma carrinha de caixa aberta) e ele lá me veio desenrascar...

Por isso, no teu caso correu muito bem, mas há coisas que não se pode facilitar e nas motos ainda menos!!!

Isso das correntes soltas, tambem me recordo de uma situação idêntica, um amigo na sua DT nova(à quase 30 anos.. estou a ficar velho só de pensar nisto) saltou a corrente e partiu o carter

teve sorte que lá lhe conseguiram soldar aquilo, mota com menos de 1 ano, mas foi mesmo descuido!

Preciso de comprar umas luvas novas. Havia uma marca Portuguesa (design português, produção chinesa, acho) que gostava muito, a Drenaline.

Tinha bom design, boa qualidade e excelente preço. Mas parece que deve ter falido.

Que recomendam em marcas com boa relação custo/benefício?

Por falar em velhinhos e em motas, agora depous de cota e que me deu para estas coisas...
20260315-151.jpg

Ja andava com ideias de comprar uma coisa destas ha algum tempo, mas o facto de nao ter onde as guardar nem transportar fez com que a aquisicao demorasse um pouco mais.

Sao ambas chinesas (muito populares neste mundo das pitbikes) de 140cc. A pitbike de cross e da minha filhota e a de pista e a minha, se bem que aproveito a de cross para matar saudades da terra!

Isto tem me dado um gozo tremendo e uma grande aprendizagem tambem. Saber as trajetorias certas, tempo de travagem/aceleracao, perceber qunado a temperatura dos os pneus comecam a permitir algum abuso, etc... Para ja, como ainda sou novo neste mundo ainda tudo e um pouco mais dificil mas tem sido muito gratificante notar a evolucao e a confianca a subir a cada track day que passa. Bem dita a hora que me meti nisto, mesmo ficando todo partido (parece que levei uma coca) no dia seguinte!

Podia ser pior!

Há muito anos atrás (século passado, entenda-se) fui deixar a namoradinha de então perto de casa (não à porta, que os tempos eram outros) e vinha todo eufórico (nem sei bem porquê, mas tenho uma ideia), na minha flamejante Sachs TC 50 e a corrente saltou (devia estar larga, nem me lembro bem) e ficou presa no cubo da roda (que acabou por estalar à conta disso).

A roda arrojou de imediato e não caí por sorte, mais do que por prática! Era de noite, muito antes dos telemóveis e estrada com pouca tráfego, sendo a povoação mais próxima a uma meia dúzia de km's...

Encostei a moto fora da estrada e da vista (foi arrojando até lá) e pus-me ao caminho a pé (não passou um único carro). Cheguei à primeira casa da aldeia (conhecia o dono e sabia que tinha uma carrinha de caixa aberta) e ele lá me veio desenrascar...

Por isso, no teu caso correu muito bem, mas há coisas que não se pode facilitar e nas motos ainda menos!!!

Pois. Talvez o facto de ir devagar, em virtude de estar a subir a serra.
Uns metros antes já estava a sentir a corrente a dar esticões quando as rotações eram mais elevadas. Até que deixei de ter tracção. Como não conseguia activar a assistência à viagem, só nos restou voltar para trás. A maior parte do caminho que fizemos foi a descer, mas ainda assim ainda perdemos 1 hora à vontade a empurrar a motorizada. Só cá em baixo é que consegui, e foi a nossa valência, porque no resto do caminho até casa não só não havia mais descidas, como ia apanhar boas subidas.
Moral da história, nem fomos ao bar, nem comemos um hamburger ou uma tosta nem nada.

Preciso de comprar umas luvas novas. Havia uma marca Portuguesa (design português, produção chinesa, acho) que gostava muito, a Drenaline.

Tinha bom design, boa qualidade e excelente preço. Mas parece que deve ter falido.

Que recomendam em marcas com boa relação custo/benefício?

Ainda nas marcas portuguesas, tenho umas da TRY, totalmente em pele, que gosto bastante.
Têm bastante variedade de modelos.

Back