Tópico dos telemóveis

tem bateria mais pequena que o M52, mas tirando isso, deverá ser melhor em tudo - pois é um modelo de 2024, face ao M52 de 2021
por 209€ com 12/512gb parece boa compra !

Ah sim, também reparei nisso, mas como tem carregamento rápido fechei um bocado os olhos. Segundo parece carrega em 40 minutos, a 67w, vamos ver se é assim.
Se não ficar contente, posso despachá-lo na altura do BlackFriday e ir buscar o Pixel 10a. [:cool:] Mas se for mais ou menos como é nos vídeos acho que vou ficar contente para a minha utilização.

Grande volte-face na minha escolha.
Já estava a pensar em gastar 456€ no Pixel 9a de 256gb na Amazon. Sendo que era bom demais para o meu uso, adoro a camera quase à face mas já estava resignado a gastar mais do que queria.

Entretanto apareceu o que o colega 1000k já tinha aconselhado, o Motorola Edge 50 Neo com 12 gb ram/ 512 gb de disco com ecrã de 6.36' (ponto mais importante para mim), por 209€ no site oficial da Motorola. Vi uns vídeos e as cores todas já estavam sem stock (o atual é a versão Edge 60 Neo) menos o vermelho. Assim foi, comprei mesmo à maluca. Nunca vi ao vivo nem nunca tive um na mão. [:D]
Torci um bocado o nariz , mas fiquei mais descansado uma vez que não sabia que a Motorola tinha sido comprada pela Lenovo em 2014 salvoerro.
Há uns belos anos tive um Motorola quando ainda eram americanos e na altura eram bons. Mas depois veio a época da porcaria.

Penso que o mais fraco é o processador (não jogo).
De qualquer forma é em tudo superior ao meu Samsung M52 6gb/128gb (custou 259€ em 30/04/2022) e é mais pequeno no tamanho que era essa agora a minha pancada.
Agora é esperar um bocado que venha para ver se levei algum barrete![:D]

Sim, o sacana do Pixel 9a/10a ficou-me atravessado mas em termos de gasto não tem nada a ver. Daqui a 4 anos logo vejo!

Parabéns pela compra!! Já o tive no carrinho mais do que uma vez. Se tivessem a cor mocha mousse já o tinha comprado. A bateria é pequena, mas o ecrã P-OLED é poupadinho e a bateria aguenta-se bem pelo que li (no meu Edge 30 neo a bateria é de 4020 mah e aguenta-se bem). O meu 30 Neo também já carrega a 68W e é menos de 40 minutos.

Aparentemente sofrerás do mesmo problema que o meu, a app da fotografia não é das melhores (as fotografias nem são más, mas a app tem ali uns lags meio estranhos a processar fotos), mas no meu caso uma gcam minimizou muito o problema. Pelo que li é o mesmo no 50 Neo (e no 60 Neo também).

Agora não te arrependas que eu fico com um peso na consciência (mas pequeno, tendo em conta que o telefone é barato [:D]).

Eu confesso que se fosse para pensar no Pixel 9a já esticava a corda para um Xiaomi 15, também porque preciso de dual sim físico, que o 9a não tem.

Última edição:
Eu tenho o Motorola Edge 60 Pro, comprado em 31/12/2025, e o melhor que tenho a dizer é mesmo a bateria: dura 3 dias com a minha utilização normal!!!

O que não gosto é o software, venho de um huawey P30 Lite de 2020 com o software android muuuuuito melhor.

Sei que passei de um android 12 para um android 15, mas acho que o 12 em termos de utilização era incrivelmente superior...

Para perceberem uma situação que me irrita SEMPRE é eu querer tirar o som do toque ou baixar o mesmo, e isso só é possível através de menu, pois a prioridade das teclas de volume é para o multimédia, não é para o toque do telemóvel... ridículo.

De resto, o telefone é jeitoso para o que custou (300eur novo na fnac), embora já tenha partido o vidro e ando com ele assim... não fiz seguro, e caiu de uns 30cm mesmo em cima de uma pedra... enfim.

Não sei as diferenças para os 50 e 60 NEO.

Eu tenho o Motorola Edge 60 Pro, comprado em 31/12/2025, e o melhor que tenho a dizer é mesmo a bateria: dura 3 dias com a minha utilização normal!!!

O que não gosto é o software, venho de um huawey P30 Lite de 2020 com o software android muuuuuito melhor.

Sei que passei de um android 12 para um android 15, mas acho que o 12 em termos de utilização era incrivelmente superior...

Para perceberem uma situação que me irrita SEMPRE é eu querer tirar o som do toque ou baixar o mesmo, e isso só é possível através de menu, pois a prioridade das teclas de volume é para o multimédia, não é para o toque do telemóvel... ridículo.

De resto, o telefone é jeitoso para o que custou (300eur novo na fnac), embora já tenha partido o vidro e ando com ele assim... não fiz seguro, e caiu de uns 30cm mesmo em cima de uma pedra... enfim.

Mas não consegues alterar o que cada tecla faz, nas configurações?

Não sei se há alguém com este problema, o meu telemóvel, um Oppo A54, agora deu em desligar-se sozinho durante e acontece em varias situações, as vezes é quando liga ao carro, é durante a noite mesmo com bateria, está noite desligou e quando o liguei de manhã tinha 82% de bateria.

As vezes também bloqueia e não consigo desligar ou reiniciar.

Acho que está na altura de comprar outro.

Isso é configurável. Muitas vezes trazem essa configuração de fábrica, mas podes alterar no respetivo menu.

Não há de ser muito diferente no teu:

a4e5b27a85023aa8f7c1323956325c1a.jpg

Última edição:
Oi.
Só hoje vi isto.
Não, o meu não faz isto...~Estou à 10min a navegar em menus à procura e não...
Acesse Configurar > Som e vibração.

Toque em Multivolume e ative a opção Ligar.

Com esta função ativa, ao pressionar um botão de volume, você poderá controlar o volume do aplicativo ativo no momento ou ajustar outros volumes (mídia, chamadas, alarmes) através de controles deslizantes na tela

Ve se te safas, seguindo esses passos.

Eu sai de um iphone 15 pro max para um Xioami 17 512 gb. Estou bastante satisfeito. Muito mais pequeno que o Iphone, leve e bastante melhor ao toque. A nivel de uso diario, bastante rapido entre menus e aplicacoes. Boa qualidade de ecran. Bateria dura bastante mais em relacao ao Iphone.

So sinto saudades do moto gravar cinematografico que o iphone tinha.

Acesse Configurar > Som e vibração.

Toque em Multivolume e ative a opção Ligar.

Com esta função ativa, ao pressionar um botão de volume, você poderá controlar o volume do aplicativo ativo no momento ou ajustar outros volumes (mídia, chamadas, alarmes) através de controles deslizantes na tela

Ve se te safas, seguindo esses passos.
Não é bem isto que procuro...

Exemplo da minha utilização:
Tenho muitas reuniões diariamente, e muitas vezes tiro o som ao telefone. No meu Huawei antigo bastava clicar na tecla de volume até baixo e ele ficava em modo vibração; logo em seguida clicava para cima e ele voltava a ficar com o volume pre definido, e se fosse clicando para cima ele aumentava sempre.

Neste novo android só tem essa opção de reagir à aplicação que está a ser utilizada, ou então ir sempre manualmente reduzir o volume, pois a pre definição do sistema é sempre o som multimedia e não o som do toque do telemóvel... Bela bosta.

Lá está, são as prioridades dos telemóveis: multimédia...

Eu, que uso o telefone para trabalhar, estou-me a c@gar para multimédia e não poder optar deixa-me aborrecido.

Até €300, há algum telemóvel que se destaque pela qualidade fotográfica?

Voltar
Superior