Tópico dos telemóveis

tem bateria mais pequena que o M52, mas tirando isso, deverá ser melhor em tudo - pois é um modelo de 2024, face ao M52 de 2021
por 209€ com 12/512gb parece boa compra !

Ah sim, também reparei nisso, mas como tem carregamento rápido fechei um bocado os olhos. Segundo parece carrega em 40 minutos, a 67w, vamos ver se é assim.
Se não ficar contente, posso despachá-lo na altura do BlackFriday e ir buscar o Pixel 10a. [:cool:] Mas se for mais ou menos como é nos vídeos acho que vou ficar contente para a minha utilização.

Grande volte-face na minha escolha.
Já estava a pensar em gastar 456€ no Pixel 9a de 256gb na Amazon. Sendo que era bom demais para o meu uso, adoro a camera quase à face mas já estava resignado a gastar mais do que queria.

Entretanto apareceu o que o colega 1000k já tinha aconselhado, o Motorola Edge 50 Neo com 12 gb ram/ 512 gb de disco com ecrã de 6.36' (ponto mais importante para mim), por 209€ no site oficial da Motorola. Vi uns vídeos e as cores todas já estavam sem stock (o atual é a versão Edge 60 Neo) menos o vermelho. Assim foi, comprei mesmo à maluca. Nunca vi ao vivo nem nunca tive um na mão. [:D]
Torci um bocado o nariz , mas fiquei mais descansado uma vez que não sabia que a Motorola tinha sido comprada pela Lenovo em 2014 salvoerro.
Há uns belos anos tive um Motorola quando ainda eram americanos e na altura eram bons. Mas depois veio a época da porcaria.

Penso que o mais fraco é o processador (não jogo).
De qualquer forma é em tudo superior ao meu Samsung M52 6gb/128gb (custou 259€ em 30/04/2022) e é mais pequeno no tamanho que era essa agora a minha pancada.
Agora é esperar um bocado que venha para ver se levei algum barrete![:D]

Sim, o sacana do Pixel 9a/10a ficou-me atravessado mas em termos de gasto não tem nada a ver. Daqui a 4 anos logo vejo!

Parabéns pela compra!! Já o tive no carrinho mais do que uma vez. Se tivessem a cor mocha mousse já o tinha comprado. A bateria é pequena, mas o ecrã P-OLED é poupadinho e a bateria aguenta-se bem pelo que li (no meu Edge 30 neo a bateria é de 4020 mah e aguenta-se bem). O meu 30 Neo também já carrega a 68W e é menos de 40 minutos.

Aparentemente sofrerás do mesmo problema que o meu, a app da fotografia não é das melhores (as fotografias nem são más, mas a app tem ali uns lags meio estranhos a processar fotos), mas no meu caso uma gcam minimizou muito o problema. Pelo que li é o mesmo no 50 Neo (e no 60 Neo também).

Agora não te arrependas que eu fico com um peso na consciência (mas pequeno, tendo em conta que o telefone é barato [:D]).

Eu confesso que se fosse para pensar no Pixel 9a já esticava a corda para um Xiaomi 15, também porque preciso de dual sim físico, que o 9a não tem.

Last edited:
Eu tenho o Motorola Edge 60 Pro, comprado em 31/12/2025, e o melhor que tenho a dizer é mesmo a bateria: dura 3 dias com a minha utilização normal!!!

O que não gosto é o software, venho de um huawey P30 Lite de 2020 com o software android muuuuuito melhor.

Sei que passei de um android 12 para um android 15, mas acho que o 12 em termos de utilização era incrivelmente superior...

Para perceberem uma situação que me irrita SEMPRE é eu querer tirar o som do toque ou baixar o mesmo, e isso só é possível através de menu, pois a prioridade das teclas de volume é para o multimédia, não é para o toque do telemóvel... ridículo.

De resto, o telefone é jeitoso para o que custou (300eur novo na fnac), embora já tenha partido o vidro e ando com ele assim... não fiz seguro, e caiu de uns 30cm mesmo em cima de uma pedra... enfim.

Não sei as diferenças para os 50 e 60 NEO.

Eu tenho o Motorola Edge 60 Pro, comprado em 31/12/2025, e o melhor que tenho a dizer é mesmo a bateria: dura 3 dias com a minha utilização normal!!!

O que não gosto é o software, venho de um huawey P30 Lite de 2020 com o software android muuuuuito melhor.

Sei que passei de um android 12 para um android 15, mas acho que o 12 em termos de utilização era incrivelmente superior...

Para perceberem uma situação que me irrita SEMPRE é eu querer tirar o som do toque ou baixar o mesmo, e isso só é possível através de menu, pois a prioridade das teclas de volume é para o multimédia, não é para o toque do telemóvel... ridículo.

De resto, o telefone é jeitoso para o que custou (300eur novo na fnac), embora já tenha partido o vidro e ando com ele assim... não fiz seguro, e caiu de uns 30cm mesmo em cima de uma pedra... enfim.

Mas não consegues alterar o que cada tecla faz, nas configurações?

Não sei se há alguém com este problema, o meu telemóvel, um Oppo A54, agora deu em desligar-se sozinho durante e acontece em varias situações, as vezes é quando liga ao carro, é durante a noite mesmo com bateria, está noite desligou e quando o liguei de manhã tinha 82% de bateria.

As vezes também bloqueia e não consigo desligar ou reiniciar.

Acho que está na altura de comprar outro.

Isso é configurável. Muitas vezes trazem essa configuração de fábrica, mas podes alterar no respetivo menu.

Não há de ser muito diferente no teu:

a4e5b27a85023aa8f7c1323956325c1a.jpg

Last edited:
Oi.
Só hoje vi isto.
Não, o meu não faz isto...~Estou à 10min a navegar em menus à procura e não...
Acesse Configurar > Som e vibração.

Toque em Multivolume e ative a opção Ligar.

Com esta função ativa, ao pressionar um botão de volume, você poderá controlar o volume do aplicativo ativo no momento ou ajustar outros volumes (mídia, chamadas, alarmes) através de controles deslizantes na tela

Ve se te safas, seguindo esses passos.

Back