Tópico dos carros eléctricos

Por acaso adoro o facto de serem silenciosos e não mandarem a nuvem de fumo negro dos antigos.

Esperemos que estejam a ser bem testados a nível de segurança, principalmente os grandes se estiverem cheios de idosos, esperemos que a rápida evacuação esteja assegurada!

Sinceramente acho que preferia apostar em minibus

Não sei se existe um tópico sobre carregadores e preços. Por exemplo no outro dia deixei a carregar no IKEA de Alfragide e paguei com o cartão da Mini charging. O carregador mal chegava aos 6 kW (média de 5,5), dizia que havia um problema com a voltagem e o carregamento ficou a 61 cêntimos por kWh.

No sábado fui ao Alentejo e embora não precisasse pois chegava a casa com 10% fui carregar só Ionity de Águas de Moura, carreguei a uma média de 74 kW e paguei os mesmos 61 cêntimos por kW.

Isto para dizer que todo o cuidado é pouco na escolha do local para carregar porque alguns pontos de carregamento têm preços que são um autêntico roubo.

Não sei se existe um tópico sobre carregadores e preços. Por exemplo no outro dia deixei a carregar no IKEA de Alfragide e paguei com o cartão da Mini charging. O carregador mal chegava aos 6 kW (média de 5,5), dizia que havia um problema com a voltagem e o carregamento ficou a 61 cêntimos por kWh.

No sábado fui ao Alentejo e embora não precisasse pois chegava a casa com 10% fui carregar só Ionity de Águas de Moura, carreguei a uma média de 74 kW e paguei os mesmos 61 cêntimos por kW.

Isto para dizer que todo o cuidado é pouco na escolha do local para carregar porque alguns pontos de carregamento têm preços que são um autêntico roubo.
carissimo o_O

Realmente estou a ficar velho. Não tenho paciência para tanta análise de informações, dados, apps, hipóteses, opções, tipos de carregador, locais de carregamento, tarifários, horários de carregamento a preços diferentes, tensões e velocidades de carregamento, cartões disto e daquilo, mais a PQP!! :mad: :mad: 🤣

E ter sempre o plano A, B, C, …

Se tiveres onde carregar em casa e/ou no trabalho e não saíres com muita frequência é bastante pacífico. Se dependeres de carregadores públicos já exige algum trabalho de casa para minimizar roubos como o do IKEA

Bom, de qualquer forma não constam do horizonte mais próximo, pelo que mais tarde se verá.

Mas começo a perder a paciência e a pachorra para este tipo de coisas, e só terá tendência para "piorar". Mas eu sempre fui adepto do "KISS".

E ter sempre o plano A, B, C, …

Se tiveres onde carregar em casa e/ou no trabalho e não saíres com muita frequência é bastante pacífico. Se dependeres de carregadores públicos já exige algum trabalho de casa para minimizar roubos como o do IKEA
Se usases o cartão da Atlante continuavas a pagar os 0,49€ com o desconto dos 25% para uso futuro. Continua a ser o mais barato, e a procura resume-se a postos Atlante ou não Atlante, se quisermos a diferença entre os 25% de desconto ou os 50%. ;)

Bom, de qualquer forma não constam do horizonte mais próximo, pelo que mais tarde se verá.

Mas começo a perder a paciência e a pachorra para este tipo de coisas, e só terá tendência para "piorar". Mas eu sempre fui adepto do "KISS".
tu e toda a gente... mas no teu caso o teu kiss é simples: engolidores de restos de dinossauros mortos há 60 milhões de anos :D

Realmente estou a ficar velho. Não tenho paciência para tanta análise de informações, dados, apps, hipóteses, opções, tipos de carregador, locais de carregamento, tarifários, horários de carregamento a preços diferentes, tensões e velocidades de carregamento, cartões disto e daquilo, mais a PQP!! :mad: :mad: 🤣

Uma coisa é o stress do local/ autonomia. Outra é o pseudo-stress financeiro.

Eu penso que a partir de uma certa idade e/ou valor de aquisição do charuto, se um gajo não consegue pagar o valor mais elevado do litro ou kW, mais vale cortar os pulsos.😱

Mais 10 menos 20 paus: cagar nisso. 🤌

Fazer como o mijar. Mijar sempre antes de ter vontade é o segredo para não mijar as calças ☝️

Portanto se podes carregar: carrega. Siga.

O meu cartão da atlante já chegou. Há mais alguma APP/cartão recomendável para viagens em PT e Espanha? É que provavelmente farei umas viagens até à galiza/astúrias/país basco de elétrico.

O meu cartão da atlante já chegou. Há mais alguma APP/cartão recomendável para viagens em PT e Espanha? É que provavelmente farei umas viagens até à galiza/astúrias/país basco de elétrico.
Atlante consta que tb funciona bem lá fora e com preços por kWh muito bons.

Investiga isso. Ou Ionity (a verdadeira, não apenas a versão da infrastrutura que temos em PT), Electroverse, Wenea etc.

Também podes usar os SuCs da Tesla lá fora, tira a app.

Realmente estou a ficar velho. Não tenho paciência para tanta análise de informações, dados, apps, hipóteses, opções, tipos de carregador, locais de carregamento, tarifários, horários de carregamento a preços diferentes, tensões e velocidades de carregamento, cartões disto e daquilo, mais a PQP!! :mad: :mad:
MyAtlante e uma eletroverse chega.

As outras respostas dependem do charuto que comprares.

Vou dar-te o meu caso, todo o ano carrego em casa durante a noite, quando faço alguma viagem mais longa não me ponho a contar os centimos até porque já poupo durante todo o ano.

Fui de Guimarães para Portimão e carreguei sem qualquer stress em Fátima e na estação de serviço de Grândola (o carro indicava-me para ir ao SUC de Alcácer mas ignorei e parei na estação de serviço por conveniência).

Em Portimão fui às compras no Pingo Doce e carreguei lá no carregador da Atlante. Ficou parado toda a semana e depois já só voltei a carregar na vinda na estação de serviço de Grândola e no hotel que fiquei em Coimbra durante a noite.

Isto não tem grande ciência, normalmente uso os SUC Tesla e o cartão da Atlante para todos os outros.

Voltar
Superior