Serei eu uma pessoa pouco inteligente?

Charger144

Well-known member
Gostaria de ouvir opiniões, porque se concordarem com a pessoa que discutiu comigo ao telefone, eu chegarei à conclusão de que realmente a inteligência não é uma das minhas qualidades.

Então é assim: queria consultar o processo de nacionalidade de um familiar, e no sistema do IRN aparece a seguinte informação:

nacion.jpg

Ora, eu pessoalmente acho que, segundo a imagem acima, o processo está para decisão, pelos seguintes motivos:
1) O passo 3 do processo, "para decisão". está a bold e com o ícone de uma caneta, o que dá a entender que é essa a fase activa no momento
2) há uma data à frente do "para decisão", o que na minha modesta opinião significa que essa fase está em andamento desde essa data. Até há bem pouco tempo não aparecia a tal data.
3) Há um "check" à frente do passo 2, "Em análise", o que para mim significa que é um passo concluído...

Mas, segundo a simpática sra. da linha de apoio do IRN, o processo está em análise e não para decisão, porque segundo ela só estará para decisão quando aparecer um visto por cima desse passo...
Eu não percebo qual é a lógica utilizada por essa sra, nem ela sabe explicar. Ela apenas disse que, se eu não percebo do que estou a falar, é melhor ouví-la, porque ela é que sabe. Não foi exatamente com estas palavras, mas muito próximo disso. Eu argumentei que, para qualquer pessoa com bom senso, a informação do site dá a entender que está para decisão e não para análise. Ela discorda, e diz que a informação está perfeita como está..

Agora digam lá se ela tem razão, e eu passo já um certificado de burrice a mim mesmo.

noutra vida, eu desenhava e implementava sistemas de informação para a FP (trabalhando obviamente no privado).

nunca, mas nunca, em nenhum outro cliente, em nenhuma outra organização, eu voltei a encontrei uma percentagem tão elevada de pessoas tão limitadas intelectualmente.

algumas discussões eram exasperantes, era como tentar ensinar um cão a tocar piano.

noutra vida, eu desenhava e implementava sistemas de informação para a FP (trabalhando obviamente no privado).

nunca, mas nunca, em nenhum outro cliente, em nenhuma outra organização, eu voltei a encontrei uma percentagem tão elevada de pessoas tão limitadas intelectualmente.

algumas discussões eram exasperantes, era como tentar ensinar um cão a tocar piano.

Foi um pouco isso. Eu nem questionei se o processo está realmente em análise, porque ela supostamente tem informação interna que eu não tenho. Eu apenas disse que, para qualquer pessoa normal, a informação do site dá a entender que está para decisão, porque não existe nenhuma outra forma de interpretar aquela informação gráfica.

Ela discordou, e disse que da forma como está, qualquer pessoa percebe que está em análise e não para decisão, menos eu.

Enfim..

Pode haver 1001 razões para isso estar dessa forma.
Ok.
Mas a senhora podia dizer algo que eu por vezes dizia a clientes ( e nem era eu quem fazia as apps ) : " sim, de facto isto por vezes induz em erro, já temos tido feedback semelhante pelo que vamos encaminhar para ser verificado/melhorado, mas para já, é desta forma que deve interpretar, sendo que logo que possível, a correcção será feita ".

Falta de humildade é uma coisa atroz, não é de agora mas parece cada vez mais comum...

Submetido ✔️passou para análise com este visto
Em análise ✔️ analisado...passou para decisão...se tem ✔️é porque já foi analisado
Portanto para mim está numa qualquer secretária qualquer para passar decisão

Pode haver 1001 razões para isso estar dessa forma.
Ok.
Mas a senhora podia dizer algo que eu por vezes dizia a clientes ( e nem era eu quem fazia as apps ) : " sim, de facto isto por vezes induz em erro, já temos tido feedback semelhante pelo que vamos encaminhar para ser verificado/melhorado, mas para já, é desta forma que deve interpretar, sendo que logo que possível, a correcção será feita ".

Falta de humildade é uma coisa atroz, não é de agora mas parece cada vez mais comum...
FP o que se espera???

Espero que tenhas cedido perante a senhora, pois sempre ouvi dizer que o mais inteligente cede sempre primeiro.

E com isto está respondida a tua dúvida.

Neste caso eu cedi, porque poderia estar até às 4 da manhã a tentar convencer a mulher do contrário, e não teria sucesso, nem ganharia nada com a discussão.

Entretanto falei com o advogado que tratou do processo, e ele disse que se ligares 20 vezes para o IRN, e apanhares 20 funcionários diferentes, é muito provável que ouças 20 versões diferentes da mesma coisa. :D

É ainda de destacar o facto deste processo estar em andamento há mais de 3 anos, e ainda assim os funcionários tratarem os "clientes" como se estivessem a fazer um grande favor aos mesmos. A pessoa interessada foi quem ligou e apanhou seca, depois passou o telefone a mim. Ela esteve apenas 1 hora e 11 minutos à espera que atendessem a chamada, para depois ser tratada desta forma

FP o que se espera???
De facto não espero muito.
No entanto já fui muito bem atendido por alguns funcionários destes serviços.
É preciso sorte.
Não devia ser, caso houvesse um bom rigor...mas quê....

Por isso olha quando vejo um destes funcionários a ser prestável e profissional, fico contente porque não é qualquer um que num sistema desleixado, se mantém decente.

A lógica, por vezes, depende do ponto de vista.

O teu raciocínio está correto, no entanto aquilo que a Srª simpatica te tentou explicar se calhar também não está errado.

Eu faria naturalmente, em primeiro lugar, o teu raciocínio, mas se analisares bem se "para decisão" ainda está a negrito, é porque ainda não foi aberto, ou iniciado o processo nesse âmbito.

Resta saber se esta solução foi encontrada/definida por quem concebeu a aplicação e se quem o fez foi em regime de outsourcing ou "insourcing". Além disso também seria importante saber se na altura um ou outro recorreram a quem trabalha no dia-a-dia com a aplicação e os respetivos "clientes". provavelmente esqueceram-se desse pormenor, principalmente se a origem da aplicação foi externa.

@jimbo tenho mais anos de FP do que de privada (durante uns 25 anos na FP lidei muito com a privada), mas posso-te garantir que nos dois lados encontrei, digamos, para ser mais polido do que tu foste, em ambos os lados, pessoal muito básico. Mas também encontrei e encontro (igualmente em ambos os lados) pessoal com competências, capaciades, conhecimentos e sentido prático muito, mas muito elevados. Ou seja a generalização é uma verdadeira merda para ambos os lados.

De resto, respondendo ao @Charger144 , concordo com o @LinoMarques

Última edição:
A lógica, por vezes, depende do ponto de vista.

O teu raciocínio está correto, no entanto aquilo que a Srª simpatica te tentou explicar se calhar também não está errado.

Eu faria naturalmente, em primeiro lugar, o teu raciocínio, mas se analisares bem se "para decisão" ainda está a negrito, é porque ainda não foi aberto, ou iniciado o processo nesse âmbito.

Resta saber se esta solução foi encontrada/definida por quem concebeu a aplicação e se quem o fez foi em regime de outsourcing ou "insourcing". Além disso também seria importante saber se na altura um ou outro recorreram a quem trabalha no dia-a-dia com a aplicação e os respetivos "clientes". provavelmente esqueceram-se desse pormenor, principalmente se a origem da aplicação foi externa.

@jimbo tenho mais anos de FP do que de privada (durante uns 25 anos na FP lidei muito com a privada), mas posso-te garantir que nos dois lados encontrei, difamos, para ser mais polido do que tu foste, em ambos os lados, pessoal muito básico. Mas também encontrei e encontro (igualmente em ambos os lados) pessoal com competências, capaciades, conhecimentos e sentido prático muito, mas muito elevados. Ou seja a generalização é uma verdadeira merda para ambos os lados.

De resto, respondendo ao @Charger144 , concordo com o @LinoMarques
Mas a cena aqui nem é se aquilo está bem "desenhado" ou não.
Nem vou pelo facto de tentar saber se aquilo algum dia foi testado por várias pessoas antes de passar de dev a prod.

A questão é a falta de simpatia da senhora...

Há gente que pura e simplesmente não tem perfil para atender ao publico especialmente via telefone.
Não dá, ponto.
E mesmo tendo um discurso simpático, o tom de voz simplesmente irrita outras pessoas, epah é o que é , lidei durante anos com dezenas de operadores e enfim, a triagem não se fazia bem no inicio depois logo se percebia passado umas semanas...

De facto não espero muito.
No entanto já fui muito bem atendido por alguns funcionários destes serviços.
É preciso sorte.
Não devia ser, caso houvesse um bom rigor...mas quê....

Por isso olha quando vejo um destes funcionários a ser prestável e profissional, fico contente porque não é qualquer um que num sistema desleixado, se mantém decente.

Sim, também já apanhei vários que são bastante profissionais, mas o contrário é mais comum.

A última má experiência da qual me recordo foi ao tirar o passaporte, e a minha primeira foto não saiu grande coisa. Pedi para tirar outra, e a mulher só disse algo do género "não temos o dia todo para fazer isto", e recusou-se :D

Mas também há pouco tempo apanhei uma funcionária das finanças extremamente simpática. Disponibilizou-se para fazer coisas que nem sequer eram da responsabilidade dela, apenas para ajudar a resolver uma questão burocrática. Se fosse um funcionário "comum" das finanças, nunca teria resolvido.

eu uma vez (já morava aqui na Irlanda), ia de férias ao algarve e precisava de renovar um dos CCs dos putos que estava a expirar.

como só ia lá estar uma semana liguei várias vezes lá para a loja do cidadão de faro para perguntar quanto tempo demorava. Das várias vezes que liguei disseram-me 3 dias.

chego lá então todo contente, faço o CC e pergunto "então daqui a 3 dias posso vir buscar?", e levo logo "3 dias? Ahah. Vai demorar uma semana!".

eu ia-me passando, expliquei logo que tinha ligado várias vezes e todos tinham confirmado que era 3 dias, ao que a criatura responde irritada: "ninguém lhe deu a informação errada! É 3 dias, mas tem de ir levantar a Lisboa!" :ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO:

e é isto, senhores.

Vocês fazem-me lembrar a Srª da Lusitãniagás que me explicou que por lapso tinham-me faturado 80€ em vez de 3 ou 4€ e que não conseguiam emitir notas de crédito, pelo que eu teria que pagar os 80€ para não me cortarem o fornecimento e depois no mês seguinte eles creditavam a diferença... De facto já paguei os 80€ e eles já creditaram a diferença que foram 74€, mas ainda não me pagaram os 74€...

A Srª era simpática, mas certamente não era FP... pois se o fosse tinha sido rude comigo. Mas não foi, mesmo perante a minha pseudo-irritação ...

Sim, também já apanhei vários que são bastante profissionais, mas o contrário é mais comum.

A última má experiência da qual me recordo foi ao tirar o passaporte, e a minha primeira foto não saiu grande coisa. Pedi para tirar outra, e a mulher só disse algo do género "não temos o dia todo para fazer isto", e recusou-se :D

Mas também há pouco tempo apanhei uma funcionária das finanças extremamente simpática. Disponibilizou-se para fazer coisas que nem sequer eram da responsabilidade dela, apenas para ajudar a resolver uma questão burocrática. Se fosse um funcionário "comum" das finanças, nunca teria resolvido.
Já te ocorreu que o comum fincionário das finanças pode ser como essa Srª simpática e não o contrário? Ou um tipo como tu, que pode até ter andado na mesma escola que tu andaste?

Voltar
Superior