A propósito do protesto dos agricultores...

Claro o vale tudo

Queres fazer alguma coisa primeiro pagas as taxas todas, nao podes produzir de qualquer forma, nao podes usar qualquer produto, tens de ter as condicoes minimas.
Gasoleo subsidiado, tens grandes qts de L quando o trator e novo, com 10 anos ja so tens metade

Para teres acesso ao subsidio do trator mais vale estar quieto porque em 20 pedidos, 1 consegue e depois falha pq as especificidades do estados sao tantas que aquilo nem resulta

Queres fazer uma vacaria, gastas uma fortuna, falhas um controlo nas tuas terras, ardeu o subsidio. Coisa que e super facil de acontecer

Mas depois a Uniao Europeia e Portugal autoriza a importacao de carnes, legumes e fruta que usam produtos quimicos proibidos, bem estar animal proibido, condicoes que nao podes ter aqui e esta tudo bem

Como queres competir com isso? nao da, Pelo meio tens as empresas e cooperativas portuguesas a descer o preco do leite enquanto espanha sobe
Os agricultores tem razao, nao podes forçar um conjunto de mdidas ambientais draconianas e depois abrir o mercado a America Latina onde essas edidas nao existem.
Eu acho que os agricultores estao a ser fofinhos .
Acho que deveriam bloquera todos os centros logisticos e meter a malta urbana a passar fome umas semanas[:D]
Atenção que nesses países quando a alimentação é para exportação muitas vezes tem regras de produção diferentes. Dependendo do tipo de produto e da empresa claro. Neste caso do Brasil parece que não tiveram esse cuidado e tramaram-se. Até porque na entrada na UE é preciso apresentar imensa documentação e alguns tipos de alimentos são mesmos testados em laboratório. As coisas não funcionam como os agricultores dizem. Há bastante controlo na entrada de produtos alimentares na UE, é um dos sectores de actividade económica mais controlados.

Eu estou a começar actividade na importação de produtos alimentares de fora da UE (é um produto que não é produzido na UE por isso não é concorrência aos nossos produtores) e há diferentes preços e diferentes métodos de produção conforme os produtos são produzidos para a UE/EUA ou para os mercados internos.

Também não esquecer que os agricultores apesar de representarem apenas 1,3% do PIB da UE, absorvem mais de 30% dos subsídios da UE...

Não estou a defender ninguém, só estou a apresentar factos. Cada um que retire as suas conclusões.

Infelizmente os protestos só são eficazes quando prejudicam de forma imediata e visível a sociedade. Protestos que não prejudicam ninguém não têm qualquer eficácia.

Quanto aos agricultores, têm toda a razão em protestar. São quem mais trabalha, quem corre todos os riscos, quem mais está sofrer com os aumentos de custos, e quem menos lucra com a venda dos produtos alimentares. E depois, os subsídios são cortados e pagos com atraso pelo governo incompetente.

Têm todo o meu apoio (moral).
Também são quem mais recebe subsídios e uma das áreas de actividade económica da UE com mais restrições e protecionismo.

Já agora, para aqueles que consideram isso importante, é também a área de actividade que mais importa mão de obra imigrante sem qualficações e/ou ilegal. Façam uma viagem pela França rural durante a noite/madrugada ali mais por volta do Outono e vão ver coisas "engraçadas" nos campos... Quem lá trabalha e em que condições...

Os agricultores são uma classe profissional que está acima da lei, até nos protestos se vê isso, eles fazem coisas que nunca seriam toleradas se fossem feitas por outro tipo de pessoas.

Vindima feita, este ano começou mais cedo, em meados de Agosto e acabamos tambémmais cedo, o resultado do aquecimento global.

Vendemos tudo para Espanha (se comprarem vinho da Galiza, provavelmente leva uva minhota e transmontana) porque pagam melhor.

E este ano até foi fácil contratar mão de obra. Ainda que os apoios sejam quase inexistentes o preço mais alto da uva pago, vai compensar isso e os custos com pessoal.

No próximo ano tenho uma oferta de Itália que quero ver se Espanha cobre.

@pmct Na América latina onde essas medidas não existem. Que comentário preconceituoso. De onde você tirou que os países da América latina não tem medidas de fiscalização sanitária. Seja na agricultura ou qualquer lugar. Tem uns habitantes de países europeus que tem uma visão preconceituosa dos países subdesenvolvidos. Talvez ignorância e falta de estudo. Nossos países tem problemas de violência, pobreza, corrupção, baixo PIB per capita sim. Mas não significa que a gente capina o mato na rua do bairro e envia para vocês comerem. Entendeu. Aqui tem tudo o que vocês tem. Internet, luz, biomédicos, engenheiros, agrotóxicos, sentido comum

E sobre esse tema
A UE suspendeu, desde 3 de setembro de 2026, a importação de carnes e alguns outros produtos de origem animal do Brasil porque considera que o país não demonstrou adequadamente que controla o uso de antimicrobianos (como certos antibióticos) durante toda a criação dos animais. A preocupação é com resíduos de medicamentos veterinários. Nada tem a ver com contaminação.

Última edição:
Voltar
Superior