naturis
Active member
onde?já estão a descer e desciam muito mais se não fosse à conta dos 1000 subsídios
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
onde?já estão a descer e desciam muito mais se não fosse à conta dos 1000 subsídios
Se havia subsidio de desemprego e dava pa viver como é que te faltava o lanche?eu percebo, eu lembro-me que às vezes queria comer, lanche e assim, e não havia nada lol
mas tinhas subsidio de desemprego, etc etc, teoricamente devia de ser suficiente para aguentar
para alem que nessa altura havia gente a ganhar muito dinheiro, esses 60k eram peanuts, eu nem percebo, conheço um gajo que ganhava mais do que ganha agora e de alguma maneira diz que perdeu dinheiro nas duas vezes que comprou casa![]()
Sim. Na altura na 1a escritura bem sabia o que era spread..700€ em 2008 não era nada mau, comecei a ganhar isso em 2017, como é que as prestações ficaram tão caras, a euribor não subiu assim tanto, e os preços das casas eram muito mais baratos
spreads altos?
Nrs redondos, lembro que fiquei a pagar 250€ de prestação e ganhava +/- 700€. Era confortável.A Euribor passou de 2% para 4,3% em 2 anos. Houve malta a passar mal, principalmente os que ficaram sem emprego, e os que tinham contratado empréstimo com pouca folga.
Ainda não tinha casa própria, viria a comprar em 2011, mas foi uma lição para mim, ver aquele cenário.
opa, tens meia razao, nem deveria ter possivelSe havia subsidio de desemprego e dava pa viver como é que te faltava o lanche?
Tás a ver a cena ne? Ou seja, sim, o subs dava para viver durante uns meses mas não era eterno ( e de certa forma, ainda bem ).
nao ficas a pagar 1000+, muito abaixo disso... especialmente pq os bancos andam todos a brincar com a "oferta" do spreadNrs redondos, lembro que fiquei a pagar 250€ de prestação e ganhava +/- 700€. Era confortável.
Quando dei por mim já ia perto dos 500€.
E isto, crédito a 50 anos.
Troquei de banco, spread 0,26 e baixei para 40 anos. Crédito que mantenho até hoje e sim, super confortável.
Hoje há emprego, coisa que em 2008 não havia, mas mesmo assim tenho medo de financiar mais de 200k hoje e ficar a pagar 1000 e tal..
Mas estou como tu, ter passo por esse crise ensinou -me muito.
todo o lado provavelmenteonde?
Tenho a ideia que os bancos agora estão a limitar muito os emprestimosnao ficas a pagar 1000+, muito abaixo disso... especialmente pq os bancos andam todos a brincar com a "oferta" do spread
Onde é o aqui? Qual é o distrito?todo o lado provavelmente
aqui baixaram 3.5% trimestral segundo o idealista, obviamente ainda estão carissimas e as ainda vao aparecendo coisas ridiculas
tens um apartamento jeitoso a 200k, normalmente isto num ou dois dias ja tinha desaparecido, obrigado montenegro, ainda lá está, mesmo apartamentos novos parecem-me estar sem procura, alias nao tenho visto novos empreendimentos, são todos com 3, 4 anos, encontrei mesmo um a queixar-se que certas tipologias nao tinham procura e tiveram de alterar, pudera, com os preços que pedem...
fiz agora simulacao, ainda consigo pedir o mesmoTenho a ideia que os bancos agora estão a limitar muito os emprestimos
uma coisa é simulação, outra é aprovação após submissão do processo e ser carregada a avaliação do Imóvel.fiz agora simulacao, ainda consigo pedir o mesmo
tenho ideia que fica acima dos 50% taxa de esforço, emprestimo a 100%
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
agora oferecem prestações variaveis, só fica acima dos 50% daqui a 10 anos
incrivel...
Ensinou-te muito a ti, que já tinhas casa, eu ainda não, mas ainda assim aprendi muito tambem, e o ruie69 tambem e com certeza mais uns milhares de pessoas, MAS, temo que muita gente não tenha aprendido nada.Nrs redondos, lembro que fiquei a pagar 250€ de prestação e ganhava +/- 700€. Era confortável.
Quando dei por mim já ia perto dos 500€.
E isto, crédito a 50 anos.
Troquei de banco, spread 0,26 e baixei para 40 anos. Crédito que mantenho até hoje e sim, super confortável.
Hoje há emprego, coisa que em 2008 não havia, mas mesmo assim tenho medo de financiar mais de 200k hoje e ficar a pagar 1000 e tal..
Mas estou como tu, ter passo por esse crise ensinou -me muito.
claro e eu tenho todo o interesse em que avaliem por baixo mas acho que já dá para ver o que vem aiuma coisa é simulação, outra é aprovação após submissão do processo e ser carregada a avalição do Imóvel.

Sim terrenos em AUGI por norma só com Capitais próprios. Felizmente há Câmaras que avisam para isso e há promotores imobiliários que o fazem também. Mas muitos não dizem nada.Há uns tempos fiquei a saber que a mim não me fazem empréstimo para construir a minha casa mas por burocracias com o terreno por estar numa AUGI , no entanto permitem construir com capitais próprios . O problema é que eu não tenho capitais próprios suficientes para uma solução "CHAVE NA MÃO"
![]()
Já basta o problema do excesso de migrantes e dos agentes imobiliários para fazer subir o preços das casas, agora tambem se juntam os "economistas" e os jornalistas armados em videntes da desgraça.Ver anexo 14729584
![]()
Preços da habitação sobem 8% em julho e alcançam novo máximo histórico
Os preços das casas em Portugal subiram 8% em julho de 2026 face ao mesmo mês de 2025, revela o índice de preços da habitação do idealista, situando o preço meddinheirovivo.dn.pt
Pois, eu se calhar me expliquei mal, fiquei a saber mas comprei na mesma já devidamente informado, portanto não fui enganado . E tenho capitais próprios, mas devidos a carga fiscal e preço elevado que está a construção acho que os meus capitais próprios não serão suficientes para uma casa "chave na mão" , neste momento contratei um arquitecto que está a elaborar um licenciamento, ja está arquitetura definida. Mas a construção anda com valores altissimosSim terrenos em AUGI por norma só com Capitais próprios. Felizmente há Câmaras que avisam para isso e há promotores imobiliários que o fazem também. Mas muitos não dizem nada.
Qual é o sentido da tua intervenção?Já basta o problema do excesso de migrantes e dos agentes imobiliários para fazer subir o preços das casas, agora tambem se juntam os "economistas" e os jornalistas armados em videntes da desgraça.
Mas nem tudo é mau... é bom para tem casa , vender a casa e ir viver uma vida milionária debaixo da ponte, foi o que eu "quase" fizporque na verdade o vender alto, não traz dinheiro se for vender para comprar, vendes alto, compras depois alto, o dinheiro entra num bolso e sai por outro, ainda se arrisca a se ficar mais pobre, bom é para o Estado, Imposto de selo IMT e mais valias ,e os 5% para os malandros da imobiliárias