Tópico das Casas

eu percebo, eu lembro-me que às vezes queria comer, lanche e assim, e não havia nada lol

mas tinhas subsidio de desemprego, etc etc, teoricamente devia de ser suficiente para aguentar

para alem que nessa altura havia gente a ganhar muito dinheiro, esses 60k eram peanuts, eu nem percebo, conheço um gajo que ganhava mais do que ganha agora e de alguma maneira diz que perdeu dinheiro nas duas vezes que comprou casa 😅
Se havia subsidio de desemprego e dava pa viver como é que te faltava o lanche?

Tás a ver a cena ne? Ou seja, sim, o subs dava para viver durante uns meses mas não era eterno ( e de certa forma, ainda bem ).

700€ em 2008 não era nada mau, comecei a ganhar isso em 2017, como é que as prestações ficaram tão caras, a euribor não subiu assim tanto, e os preços das casas eram muito mais baratos

spreads altos?
Sim. Na altura na 1a escritura bem sabia o que era spread..
Fazia turnos, h extra.

Os spreads foram subindo. Euribor negativa, os gajos tinham de ganhar de alguma maneira.
Depois as casas foram subindo de preços.

A Euribor passou de 2% para 4,3% em 2 anos. Houve malta a passar mal, principalmente os que ficaram sem emprego, e os que tinham contratado empréstimo com pouca folga.

Ainda não tinha casa própria, viria a comprar em 2011, mas foi uma lição para mim, ver aquele cenário.
Nrs redondos, lembro que fiquei a pagar 250€ de prestação e ganhava +/- 700€. Era confortável.
Quando dei por mim já ia perto dos 500€.
E isto, crédito a 50 anos.
Troquei de banco, spread 0,26 e baixei para 40 anos. Crédito que mantenho até hoje e sim, super confortável.
Hoje há emprego, coisa que em 2008 não havia, mas mesmo assim tenho medo de financiar mais de 200k hoje e ficar a pagar 1000 e tal..

Mas estou como tu, ter passo por esse crise ensinou -me muito.

Voltar
Superior