Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
@JN1984 As directivas comunitárias têm costas largas quando dá jeito.....
Mas aos poucos e poucos os europeus vão começando a fazer manguito aos partidos tradicionais que só xulam os contribuintes na UE...

Correndo o risco de me tornar repetitivo.

Qual é o IVA do pão? Eu respondo: 6%

Como o pão “vem” com recurso a combustível, o IVA do combustível deveria igualmente ser 6%.

Novamente: o combustível é um bem de primeira necessidade, porquanto é susceptível de influenciar diretamente os preços dos restantes bens… de primeira necessidade.
Mas pra isso é o gasoil profissional. Se está bem implementado ou não, é outro assunto.
É como o gasoil verde.

Os carros domésticos não levam bens de primeira necessidade, e pra isso teria de se reduzir também a gasolina, que como sabemos, não há veículos de distribuição a gota.

Mas isso já está em movimento, só que se até nos veículos ligeiros ainda há muito trabalho pela frente na mobilidade eléctrica, apesar dos enormes progressos dos últimos anos, imagina as dificuldades que se colocam ao tráfego de pesados, sobretudo os de longo percurso, já que em entregas urbanas os problemas são mais facilmente resolúveis.

Está-se a trabalhar nisso e até em soluções como o hidrogénio, mas temos ainda um longo caminho pela frente.
Também se está a trabalhar em melhores transportes publicos, etc etc.
Sim, mas, muito lentamente.
Neste país tudo o que não seja para gerar receitas para o estado ou amigalhaços, demora 3-15 dias.

Já para fazer estradas novas é num ápice, porque será.

acabei de encher o deposito dois 2, 130 paus 😂 😂 😂 para meio mês e praticamente não toco no carro, estou remoto

pagar tantos impostos para não ter acesso a nada, é mesmo para abandonar

e já com o "desconto"
Já eu vou às compras e se calhar amanhã meto um pouquinho se não houver fila para gastar o saldo do continente. Não, não trabalho remoto, está semana já fui 3x no meu carro e outras duas no elétrico. Ainda tenho 150kms, mas mais vale esta semana que no final da próxima.

@JN1984 As directivas comunitárias têm costas largas quando dá jeito.....
Mas aos poucos e poucos os europeus vão começando a fazer manguito aos partidos tradicionais que só xulam os contribuintes na UE...
O que se passa com a Europa é o mesmo que se passou com os grandes impérios da humanidade e que os levou ao colapso: excesso de regulação.

No caso dos combustíveis, devido ao mercado livre não podem fixar os preços.

Enfim, tal como os grandes impérios anteriores, vamos ser mamados à grande, porque quem nos lidera não tem flexibilidade para em momentos criticos, acabar com liberalismos e regulação. E tomar decsiões drásticas mas que protejam o nosso modo de vida atual, que é baseado e totalmente dependente de um excessivo consumo de energia.

Em momentos de crise como este, havia que fixar os preços, temporariamente, até podia ser num valor alto, mas fixavam. Tal daria previsibilidade a um ramo importante da economia.

Tal como estamos só trás imprevisivilidade a TODOS e desta forma a economia PÁRA !

Agarram-se aos mecanismos tradicionais, cujos parasitas já estão preparados e prontos para ganhar fortemente com esses mecanismos (por exemplo bancos centrais controlarem taxas de juro). Isto no imediato não resolve nada. E as soluções são precisas..... ontem !

Depois queixam-se que FN, AfD, Chega e Meloni, ganhem eleições.

Última edição:
O que se passa com a Euroap é o mesmo que se passou com os grandes impérios da humanidade e que os levou ao colapso: excesso de regulação.

Enfim, tal como os grandes impérios anteriores, vamos ser mamados à grande, porque quem nos lidera não tem flexibilidade para em momentos criticos, acabar com liberalismos e regulação. E tomar decsiões drásticas mas que protejam o nosso modo de vida atual, que é baseado e totalmente dependente de um excessivo consumo de energia.

Em momentos de crise como este, havia que fixar os preços, temporariamente, até podia ser num valor alto, mas fixavam. Tal daria previsibilidade a um ramo importante da economia.

Tal como estamos só trás imprevisivilidade a TODOS e desta forma a economia PÁRA !

Agarram-se aos mecanismos tradicionais, cujos parasitas já estão preparados e prontos para ganhar fortemente com esses mecanismos (por exemplo bancos centrais controlarem taxas de juro). Isto no imediato não resolve nada. E as soluções são precisas..... ontem !

Sim, mas vai de encontro ao que referi, creio.
Ou seja, mercado tendencialmente liberalizado mas sem o à vontadinha e claro, em situações criticas, medidas temporárias.

Só para perceber, o que deveria fazer o 1.º Ministro nesta situação de guerras (factores externos) e aumento dos preços (para além do que está a fazer, com descidas do ISP)?
Podia não mentir descaradamento aos portugueses.

Eu sei que a política é uma arte na qual ng que lá quer estar pode ser sempre 100% honesto, mas há limites para a lata.

Claro que há fatores externos fora de controlo do PM e de todos nós e eu sou da "equipa" que devemos olhar tb para as nossas responsabilidades. No caso como europeus.

E como europeus (ou aliás, de forma mais correta cidadãos pertencentes à UE) temos cometido erros crassos nas últimas duas décadas no capítulo energético (e outros como excesso de regulação nalguns setores, mas isso é OT aqui).

A minha opinião está muito próxima desta do Guilherme que, nem por acaso, é um artigo de hoje que apareceu à hora de almoço no FB.

E se é verdade que não controlamos o facto de, supostamente, não termos petróleo (embora haja estudos que indiquem que há nalgumas zonas da nossa costa, mas isso são outros 500), a verdade é que tínhamos duas refinarias há 5 anos atrás e agora já só temos uma. Nesses tempos das duas refinarias até chegávamos a exportar gasolina para os EUA, ironia das ironias...

O que se passa com a Europa é o mesmo que se passou com os grandes impérios da humanidade e que os levou ao colapso: excesso de regulação.

(...)
Bom post.

Há muita coisa que se deve planear como deve ser para não sermos apanhados com as calças na mão e portanto parte deste problema era evitável.

Dito isto, e tendo em conta que não temos uma máquina do tempo, sim, concordo que é imperativo haver medidas extraordinárias.

Mas comprar os votos dos reformados é muito mais fácil que cortar na receitazinha do ISP e IVA dos combustíveis.

Pq primeiro há muitos velhos, segundo votam em massa (menos abstenção que a média) e terceiro a maioria não é afetada pelo preço dos combustíveis diretamente... A maioria ou não tem carta sequer ou não conduz.

Ou faz 50 ou 100 km por mês como eu conheço tantos.

Sim, em teoria de acordo com as regras da UE não podes passar o IVA dos combustíveis da taxa máxima para a taxa intermédia como Espanha fez há uns tempos.

No entanto, e disto ainda não vi ng falar, podes baixar a taxa de IVA máxima. Ou até criar uma regra no IVA para contornar a UE (isto parece algo à advogado :D) como: IVA sobre combustíveis de taxa máxima reduzido provisório. E meter a 15% por exemplo. Ou algo entre 15 a 18%, vá.

É acima da taxa intermédia (13%) e é algo extraordinário que me parece plenamente justificado face ao combo país pobre e valores do petróleo e sobretudo refinados a bater records. Ou seja, algo que poderia ser revisto a cada trimestre, por exemplo.

Já seria uma ajuda. O problema é que seja este governo ou o anterior ng quer perder estas receitas colossais dos combustíveis. É das maiores fontes de receita do estado.

Voltar
Superior