Hoje foi a minha vez... Infelizmente. (Acidente) - CONCLUSÃO I, p. 4 - Página 4

Página 4 de 5 PrimeiraPrimeira ... 345 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 91 para 120 de 121

Título: Hoje foi a minha vez... Infelizmente. (Acidente) - CONCLUSÃO I, p. 4

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Kronus Ver Post
    Vai-te preparando para dores de cabeça, esses peritos ás vezes são tão peritos em acidentes como o pápa é perito em culinária.
    Claro, claro, a malta aqui no fórum é que é "perita" em tudo!

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AL LX Ver Post
    Meu caro,

Infelizmente o perito que lá foi é de uma empresa autonoma às seguradoras, mas deverás saber o que se passa pois muitas vezes estes peritos são contratados para desresponsabilização das seguradoras...

Cumprimentos
    AL
    Eu não digo que aqui são só peritos!

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
    se for 50/50 nenhuma seguradora paga nada nao é?
    Não, cada seguradora paga 50% dos prejuízos da parte terceira.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Se deste ordem de reparação e não aceitas as propostas apresentadas (50/50), para levantares o carro, terá que pagar a reparação.
    Ficas com a factura para a apresentar quando se chrgar a uma conclusão...

Só me admira só falares da tua seguradora e não dizeres a posição da companhia da senhora...
    Não faço a mínima ideia de qual é a posição da outra companhia! Como descubro isso?

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Não, cada seguradora paga 50% dos prejuízos da parte terceira.
    Expliquem-me lá isso melhor, pf!

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
    Expliquem-me lá isso melhor, pf!
    Se a resolução de um acidente cair numa divisão de responsabilidades de 50/50, não quer dizer que nenhuma das seguradoras pague. Quer dizer sim que cada uma das seguradoras indemniza a parte terceira na percentagem dos danos de acordo com a percentagem de responsabilidade atribuida ao seu segurado.

Ou seja, imaginando que o veiculo A tem uma reparação de 2000€ e o veiculo B tem uma reparação de 3000€, numa base de 50%, a seguradora do veiculo A paga 1500€ da reparação do veiculo B e a seguradora deste paga 1000€ de reparação do veiculo A.

O mesmo se passa para percentagens diferentes, tipo 20/80, 70/30, 40/60, etc.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Se a resolução de um acidente cair numa divisão de responsabilidades de 50/50, não quer dizer que nenhuma das seguradoras pague. Quer dizer sim que cada uma das seguradoras indemniza a parte terceira na percentagem dos danos de acordo com a percentagem de responsabilidade atribuida ao seu segurado.

Ou seja, imaginando que o veiculo A tem uma reparação de 2000€ e o veiculo B tem uma reparação de 3000€, numa base de 50%, a seguradora do veiculo A paga 1500€ da reparação do veiculo B e a seguradora deste paga 1000€ de reparação do veiculo A.

O mesmo se passa para percentagens diferentes, tipo 20/80, 70/30, 40/60, etc.
    Obrigado! E se passar para IDS? Ou não tem nada a ver?

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Obrigado! E se passar para IDS? Ou não tem nada a ver?
    Sendo IDS ou não, é assim que funciona.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Sendo IDS ou não, é assim que funciona.
    ok!

Como descubro a posição da outra seguradora afinal? Alguém sabe?

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

ok!

Como descubro a posição da outra seguradora afinal? Alguém sabe?
    O melhor é telefonar para lá ou passar por um escritório, mas escritório mesmo da seguradora, não um qualquer agente/mediador porque esses sabem o mesmo.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

O melhor é telefonar para lá ou passar por um escritório, mas escritório mesmo da seguradora, não um qualquer agente/mediador porque esses sabem o mesmo.
    Ok, obrigado!

tonyV
    Guest

Por Defeito

Isto agora é o "normal" em caso de acidente, as seguradoras andam com a mania dos 50/50, enfim desejo-te boa sorte com a resolução deste assunto.

cumps

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito Novidades e esclarecimentos

Pessoal do meu bairro... Falei agora com a minha mediadora de seguros, que me fez entender melhor as coisas.

Ora bem, faz agora uma semana que recebi um telefonema da minha companhia de seguros a dizer que a posição seria 50/50. No entanto, essa é a posição da outra seguradora, e não propriamente da minha. Ou seja, a minha recebeu essa proposta, e se nós aceitássemos essa solução, seguia assim e a minha seguradora assumia o acidente como tal. Como eu disse logo peremptoriamente que não, a minha seguradora vai tentar fazer valer os 100% de culpa da outra segurada.

Assim, o perito que veio falar comigo foi contratado pela minha seguradora, para averiguar de vez as circunstâncias do acidente. Não sei qual será o "veredicto" dele (que suponho que é positivo para as minhas pretensões, mas nunca se sabe...).

Se a outra seguradora insistir na história dos 50/50, vamos recorrer ao Instituto (confesso que não sei o que é, mas pareceu-me uma entidade que tenta resolver este tipo de coisas). Se mesmo assim a decisão não for favorável, vamos para o CIMASA.

Comentem, por favor, a ver se eu disse alguma coisa de errado.

Piloto Lendário ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Vai para onde for preciso... mas faz com que esses chulos te paguem os 100%!!!

Data de Registo
    Jun 2003

Exclamation

A fim de evitar comentários descabidos e mal educados como este ultimo, para alem do que já aqui foi dito por algumas pessoas perfeitamente conhecedoras destes meandros, vou tambem eu tentar explicar o que se pode passar:

- Aqui na net apenas temos a versão do Dark_Sorcerer e a foto do croquis do AO. Não ouvimos a outra parte e não conhecemos o local sequer.

- Vamos dar como certa a versão do DS. Ok, a senhora é culpada, não há duvidas!

- No entanto, quem está a dirigir os processos nas seguradoras envolvidas não conhece o DS (e ainda bem pois se o conhecesse seria muito pouco ético fazer a regularização do sinistro) nem conhece a outra senhora e tem as participações de ambos e o AO, nada mais.

- Na participação que fez, o DS relatou o que se passou e a senhora, fazendo fé no que o DS diz, puxou a brasa á sua sardinha e mentiu (que culpa é que a seguradora tem disto?).

- Perante isto, temos um cróquis do AO sem a indicação de LPE, quanto mais não fosse divergentes e indicados pelos condutores, uma via com 8 metros de largura na qual o DS está apenas a 40cm do eixo da via, e nada mais.

- Assim, é certo que o embate ocorreu em torno do eixo da via e as declarações dos condutores são divergentes, sendo que cada um diz que ocorreu dentro da sua própria mão-de-trânsito.

- Uma das seguradoras solicitou a averiguação do sinistro (talvez a outra tambem o faça) e á partida o averiguador pouco mais conseguirá fazer do que a análise do local, dos veículos e obter as declarações dos condutores e eventuais testemunhas.

- Pois é, o DS tem uma testemunha que ia consigo no carro, mas a outra senhora tambem não "terá"? Embora possa parecer extremamente injusto, as testemunhas ocupantes do veículos têm importância relativa.

- Mesmo com a averiguação feita, dificilmente se conseguirá sair dos factos, ou seja, embate em torno do eixo da via e declarações divergentes dos condutores quanto á mão-de-trânsito em que ocorreu.

- Assim sendo, como sempre, entra a Lei em acção, neste caso o Nº 2 do Artigo 506º do Código Civil que diz "Em caso de duvida, considera-se igual a medida da contribuição de cada um dos veículos para os danos, bem como a contribuição de culpa de cada um dos condutores".

- Ou seja uma concorrência de culpas em igual proporção para ambos os condutores, o famoso 50/50.

Basicamente é isto. Quem quiser ler e tentar perceber as coisas sem preconceitos sobre tudo o que inclua a palavra "seguros", muito bem, quem quiser continuar na ignorância, que fique.

Dark_S, não estou a por em causa a tua posição, estou apenas a fazer uma análise lógica, racional e isenta da situação. Qualquer coisa, dispõe.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Entendo o teu ponto de vista, Vanquish. Mas acho que qualquer pessoa, no seu mínimo juízo e conhecendo o local do acidente (como foi o caso do perito), e analisando os danos nos dois automóveis (em que o carro dela tem a parte frontal esquerda amolgada e eu tenho a minha lateral esquerda toda partida), mais o croqui da polícia (que diz perfeitamente onde estou após o acidente, apesar de não dizer onde ocorreu o acidente), mais as declarações da sra. (em que diz que eu fui bater após ela ter feito a curva - apesar de estar ainda a sete! metros do cruzamento), consegue perceber exactamente o que aconteceu ali.

E penso que qualquer advogado, caso isto chegue ao CIMASA, ganha facilmente o caso.

P.S. : Acredito também que o relatório do perito dê uma ajuda. O relatório, incluindo as fotos, etc, acho que vão bater certo com a minha versão. Mas nunca se sabe...

EDIT: E Vanquish, é na boa, a tua argumentação faz todo o sentido. Agradeço bastante, porque também me permite uma noção de como as coisas se processam.
    Última edição por DarkSorcerer : 07-09-07 às 17:02:33

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Dark_Sorcerer, em primeiro lugar os meus parabéns pela tua postura. Assim vale a pena conversar e discutir os temas/casos que aqui são expostos.

Relativamente ao teu acidente, o pormenor da "forma" dos danos escapou-me na leitura do tópico, mas ainda bem que assim é, que os danos demonstram a tua versão da ocorrência, assim tens mais um elemento a teu favor.

Sinceramente, espero que tudo se resolva da melhor forma para ti e se for preciso alguma coisa fico ao dispor.

Abraço

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Grand Vanquish... (como vai o miudo?)

Penso que o Vanquish fez um bom resumo do que se pode passar numa regularização...

No caso do Dark, eu não ficava à espera que a minha companhia desse a sua posição, mas ia logo reclamar a outra.
    O Ids tem por base a Tabela Pratica de Regularizações, com casos pré definidos.

Já agora quanto ao CIMASA, na minha modesta opinião, este organismo tenta sempre um acordo entre as partes (tu e a companhia do outro), muitas vezes as decisões não será as melhores (minha opinião)

Boa sorte...

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Viva Valium. O pirralho está 5 estrelas, um espectáculo!

De facto parece-me boa ideia ir reclamar directamente á seguradora do terceiro e não deixar a TPR actuar.

Cumprimentos

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Dark_Sorcerer, em primeiro lugar os meus parabéns pela tua postura. Assim vale a pena conversar e discutir os temas/casos que aqui são expostos.

Relativamente ao teu acidente, o pormenor da "forma" dos danos escapou-me na leitura do tópico, mas ainda bem que assim é, que os danos demonstram a tua versão da ocorrência, assim tens mais um elemento a teu favor.

Sinceramente, espero que tudo se resolva da melhor forma para ti e se for preciso alguma coisa fico ao dispor.

Abraço
    Não tens que me dar os parabéns... O procedimento tem que ser o mesmo aqui que lá fora, ou seja, com educação e respeito pelos outros.

Bem, espero que de facto seja mais um dado a meu favor.

Grand Vanquish... (como vai o miudo?)

Penso que o Vanquish fez um bom resumo do que se pode passar numa regularização...

No caso do Dark, eu não ficava à espera que a minha companhia desse a sua posição, mas ia logo reclamar a outra.
    O Ids tem por base a Tabela Pratica de Regularizações, com casos pré definidos.

Já agora quanto ao CIMASA, na minha modesta opinião, este organismo tenta sempre um acordo entre as partes (tu e a companhia do outro), muitas vezes as decisões não será as melhores (minha opinião)

Boa sorte...
    Então, mas o que posso fazer assim? Eu parto do princípio que a minha seguradora está a reclamar com a outra a questão dos 50/50. Suponho que não estejam quietos, eles dizem que estão a tratar do assunto.

Como posso fazer para reclamar com a outra?

Viva Valium. O pirralho está 5 estrelas, um espectáculo!

De facto parece-me boa ideia ir reclamar directamente á seguradora do terceiro e não deixar a TPR actuar.

Cumprimentos
    Faço a ti a mesma pergunta... Como posso fazer para reclamar? Que procedimentos devo realizar? Devo avisar a minha mediadora e a minha seguradora que o vou fazer? Devo fazê-lo quanto antes?

Obrigado a ambos pela ajuda (e pelos desejos de boa sorte). As vossas opiniões e ajuda têm sido importantes na forma como clarifico as questões para mim e para os outros.

Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Dark, tenho tentado alertar-te para essa situação ao longo do tópico.

A tua seguradora apenas toma uma posição de assumir os teus danos em duas situações: se o sinistro tiver ao abrigo de uma convenção (IDS ou em Cids) ou se tiveres danos próprios e activares os mesmos.

De outra forma, ela apenas se pode pronunciar sobre se assume ou não a responsabilidade pelos danos do outro interveniente, podendo fazer alguma pressão junto da outra para um entendimento mas nada mais... Qd comunicar-te a posição, será em principio, do que vai assumir perante o outro...

Tu podes sempre, esteja ao abrigo de Convenção ou não, reclamar perante a outra companhia, apresentando os elementos (Auto, DAAA, etc...) perante os serviços da mesma e aguardar a posição deles... podendo depois activares por exemplo a tua Protecção Júrídica.
    Lembra-te que uma acção judicial, por ex., terá sempre por parte tu e a companhia da outra senhora, ponto.

(Se tiver a cometer alguma gaffe, alguém corrija sff).

Sinceramente eu já tinha remetido tudo para a companhia do outro, ou pedido à minha companhia para esclarecer em que medida estava a ser feita a regularização... senão podes apenas estar a perder tempo... (na minha modesta opinião)

Vou estar uns dias fora, espero que tudo se resolva e o ppl te possa ajudar...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Dark, tenho tentado alertar-te para essa situação ao longo do tópico.

A tua seguradora apenas toma uma posição de assumir os teus danos em duas situações: se o sinistro tiver ao abrigo de uma convenção (IDS ou em Cids) ou se tiveres danos próprios e activares os mesmos.

De outra forma, ela apenas se pode pronunciar sobre se assume ou não a responsabilidade pelos danos do outro interveniente, podendo fazer alguma pressão junto da outra para um entendimento mas nada mais... Qd comunicar-te a posição, será em principio, do que vai assumir perante o outro...

Tu podes sempre, esteja ao abrigo de Convenção ou não, reclamar perante a outra companhia, apresentando os elementos (Auto, DAAA, etc...) perante os serviços da mesma e aguardar a posição deles... podendo depois activares por exemplo a tua Protecção Júrídica.
    Lembra-te que uma acção judicial, por ex., terá sempre por parte tu e a companhia da outra senhora, ponto.

(Se tiver a cometer alguma gaffe, alguém corrija sff).

Sinceramente eu já tinha remetido tudo para a companhia do outro, ou pedido à minha companhia para esclarecer em que medida estava a ser feita a regularização... senão podes apenas estar a perder tempo... (na minha modesta opinião)

Vou estar uns dias fora, espero que tudo se resolva e o ppl te possa ajudar...

Mas eu penso mesmo (não tenho 100% de certeza, mas quase) que está em IDS... Isso já não implica tudo isso?

Data de Registo
    Jul 2003

Exclamation

Como é que ficou isto?
    Última edição por Valium : 22-09-07 às 17:25:36

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Como é que ficou isto?
    Ainda não ficou... O meu carro está pronto, e a pessoa que tem o veículo em seu nome vai ter que deixar ficar uma declaração na SC a dizer que se responsabiliza por pagar o arranjo caso seja dada como culpada.

As seguradoras andam às turras, eu deixei o meu mediador de seguros a tratar disso porque tenho mais que me preocupar. Penso que irá agora passar para uma nova fase, que fiquei a entender que seria a avaliação por um perito independente (ou seja, não contratado pelas seguradoras).

Não sei, mas mal saiba especificamente o que se passa, digo algo.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito Conclusão - parte 1

Pessoal, boas notícias.

A companhia da outra senhora acabou por assumir os 100% de culpa, disse-me hoje a minha mediadora de seguros. Ou seja, vai assumir os custos de todo o processo, o que é óptimo.

Entretanto, o meu carro já anda (e bem), e está tudo ok.

Amanhã terei mais novidades sobre como terminou o processo, por que fases passou, etc, porque só tive mesmo tempo para ouvir a mediadora a dizer-me que já tudo se tinha resolvido.

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Ainda bem que tudo se resolveu a teu favor Dark_Sorcerer!

Banido xlouiex's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

fdx foi um alivio ver o fim do teu processo.
    eu tou num do genero do teu mas + grave, tb ca fidelidade (a minha)
    e tava a perder a esperança

Piloto de Provas de Perícia device's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

é... a decisão demorou.

Felizmente, acabou por correr tudo bem para ti Dark_Sorcerer

cheers,
    Fábio

Piloto de Rallye FilipeDiass's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

O importante é que tudo se resolveu e que o carro ficou em condições!

normalmente esse tipo de embate pode deixar marcas nos veículos!

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito Conclusão - parte II

Bem, como sabem o processo está concluído. De facto, tudo ficou resolvido e a minha seguradora acabou por se portar bem..

Estive a conversar com a mediadora de seguros, que me disse que o processo se resolveu através da discussão entre ambas as seguradoras, até que a minha levou a melhor devido a todas as provas apresentadas. Não sei em que fase ficou, ou se houve mais alguma para além do contacto entre ambas as seguradoras, mas o resultado final é que contou para mim, claro!

De qualquer forma, quanto ao veículo, não está a 100%. Vou levá-lo de novo ao Centro de Colisão para realinharem a direcção e verificarem mais meia-dúzia de coisas, porque sinto o carro bastante instável.

Infelizmente, muita gente me diz que um carro com eixo partido nunca mais fica o mesmo. Espero que não seja o caso, mas vou procurando alternativas para o meu carro para não ser apanhado desprevenido se o carro não se comportar como sempre se comportou.

Muito obrigado a todos os que deram uma ajuda, ou apoio moral, para este caso todo. Só prova que o AHO é algo muito útil no nosso quotidiano, e assim espero que continue.

Página 4 de 5 PrimeiraPrimeira ... 345 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •