[Comparativo] 1.2 Puretech X 1.4 HDI

PugGT

Well-known member
Colegas na continuaçao deste outro topico https://forum.motorguia.net/forum-geral/163902-hibrido-versus-hdi.html e já que nao se lembram eu recordo: faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais. A questão nesse topico tinha a ver com fazer o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota, mas ontem fui confrontado com um vendedor que me disse que com o motor 1.2 puretech podia fazer o mesmo percurso gastando 1 a 2 lt a mais, e a diferença de preço para o HDI ia ter gasolina para uns anos valentes.
Tambem informou que as revisoes dieselianas sao muito mais caras mais por causa das novas picuinhices desses motores (FAP e afins, IUC mais caro).
Na hora de abastecer vou pagar mais em relaçao ao gasoil mas de resto como será? Importa referir que no HDI faço 900 e poucos kms por deposito tendo o ultimo chegado aos 1099km.

Eu tenho carros a diesel e a gasolina.
A diferença é que ao meter gasolina, por exemplo, 20 euros, dá poucos litros, dou umas voltas e se apanho uma subida acende logo a reserva.
Gasóleo, os mesmos 20 euros dá mais litros, nem te lembras de voltar a meter combustível.
A grande diferença é que nos diesel há sempre problemas, seja de óleo a pingar, seja injectores, seja o FAP, etc no carro a gasolina é só fazer as revisões..

A grande diferença é que nos diesel há sempre problemas, seja de óleo a pingar, seja injectores, seja o FAP, etc no carro a gasolina é só fazer as revisões..

Pois foi o que me disse o vendedor, mas e em relaçao á questao do mesmo percurso entre HDI e gasolina?

Colegas na continuaçao deste outro topico https://forum.motorguia.net/forum-geral/163902-hibrido-versus-hdi.html e já que nao se lembram eu recordo: faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais.

A questão nesse topico tinha a ver com fazer o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota, mas ontem fui confrontado com um vendedor que me disse que com o motor 1.2 puretech podia fazer o mesmo percurso gastando 1 a 2 lt a mais, e a diferença de preço para o HDI ia ter gasolina para uns anos valentes.

Tambem informou que as revisoes dieselianas sao muito mais caras mais por causa das novas picuinhices desses motores (FAP e afins, IUC mais caro).

Na hora de abastecer vou pagar mais em relaçao ao gasoil mas de resto como será? Importa referir que no HDI faço 900 e poucos kms por deposito tendo o ultimo chegado aos 1099km.

Na manutenção, em principio terá menor despesa, uma correcta manutenção (óleo sintético, filtro, cumprir plano de manutenção prevista pela marca, só), a questão de consumo e observando as mesmas condições, o moderno 1.2 é capaz de rivalizar com o pequeno HDi.

E a agradabilidade de condução, disponibilidade do bloco numa maior faixa de utilização do 1.2 (ID), é brutal em comparação com os 70 cv HDi.

ds-3-crossback-diesel-la-prova-consumi.jpg

"(...)Primatista nelle prove estreme

Così come nel Roma-Forlì, anche su tutti gli altri percorsi la DS 3 Sportback BlueHDi 100 (qui la nostra prova del Garage) dimostra un’efficienza di alto livello. Il primo risultato importante è quello dei4,4 l/100 km (22,7 km/l) nella prova dell’utilizzo quotidiano urbano/extraurbano, ma anche nel centro di Roma non si comporta male: 6,9 l/100 km (14,4 km/l). Bene anche in autostrada dove il crossover francese segna una media di 5,1 l/100 km (19,6 km/l).

Il limite del range di consumi vede invece un dato eccezionale di 2,4 l/100 km nell’economy run e una media di 15,1 l/100 km (6,6 km/l) nella prova di massimo consumo in salita; si tratta di due record assoluti per entrambe le tipologie di percorso! A fine prova, dopo più di 850 km, la media di consumo registrata dal computer di bordo è di 4,3 l/100 km, davvero ai massimi livelli.(...)"

DS 3 Crossback diesel, la prova dei consumi reali

È favor desenvolver...

Isto: "A grande diferença é que nos diesel há sempre problemas, seja de óleo a pingar, seja injectores, seja o FAP, etc no carro a gasolina é só fazer as revisões..."

Como é que se pode fazer uma generalização destas e como é que se pode dar, sequer, credibilidade a isto??

Última edição:
Nunca o 1.2 puretech vai rivalizar com o qualquer HDI.

Em consumos claro.

Nas mesmas condições vão existir diferenças, sem exagero, de 1/2 LT para o gasolina.

Eu passei de um C3 1.4Hdi de 2005 para um C4 1.2 puretech em 2015, em terreno plano a andar a essas velocidades a diferença anda por volta 0,5 lt não mais que isso, valores via CB. As diferenças aumentam se fizeres muita cidade a baixa velocidade ou então acima dos 120. Eu no C3 andava com médias entre 6.0 e 6.3 no C4 com 7.2 a 7.5 para os mesmo trajectos.

Colegas na continuaçao deste outro topico https://forum.motorguia.net/forum-geral/163902-hibrido-versus-hdi.html e já que nao se lembram eu recordo: faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais. A questão nesse topico tinha a ver com fazer o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota, mas ontem fui confrontado com um vendedor que me disse que com o motor 1.2 puretech podia fazer o mesmo percurso gastando 1 a 2 lt a mais, e a diferença de preço para o HDI ia ter gasolina para uns anos valentes.

Precisas de um vendedor para te fazer as contas de quantos km é que dá para fazer com o motor a gasolina face à diferença de preço do carro para a versão a gasóleo?!
Quanto é que custa a mais a versão a gasóleo?

No preço das revisões não deve haver grandes diferenças, nos carros a gasolina também cobram bem...

Pois foi o que me disse o vendedor, mas e em relaçao á questao do mesmo percurso entre HDI e gasolina?

A única razão que encontro para o vendedor te ter dito isso será porque te quer vender um carro a gasolina.

É provável que a diferença de consumo seja pequena e agora até a diferença dos preços dos combustíveis também não é grande. Qual é a diferença de valor de aquisição entre os dois (gasolina e gasóleo)?

Acho que para 70 kms diários apostaria no diesel entre esses 2.

Eu passei de um C3 1.4Hdi de 2005 para um C4 1.2 puretech em 2015, em terreno plano a andar a essas velocidades a diferença anda por volta 0,5 lt não mais que isso, valores via CB. As diferenças aumentam se fizeres muita cidade a baixa velocidade ou então acima dos 120. Eu no C3 andava com médias entre 6.0 e 6.3 no C4 com 7.2 a 7.5 para os mesmo trajectos.
Não colocando nada disso em causa, são 10 anos de diferença entre os motores. Acredito que em igualdade de circunstâncias, a diferença de consumo será maior que esses 0.5L a cada 100 kms.

Não colocando nada disso em causa, são 10 anos de diferença entre os motores. Acredito que em igualdade de circunstâncias, a diferença de consumo será maior que esses 0.5L a cada 100 kms.
Para um motor a gasolina o 1.2 puretech (o meu é o 110cv) é bem poupado comparando com motor equivalentes.
Exemplo de 2 viagens:
70km feitos pelo Alentejo andando normalmente a cumprir os limites de velocidade

Para um motor a gasolina o 1.2 puretech (o meu é o 110cv) é bem poupado comparando com motor equivalentes.
Exemplo de 2 viagens:
70km feitos pelo Alentejo andando normalmente a cumprir os limites de velocidade

Eu não estou a colocar em causa os consumos (aliás disse isso mesmo). Se voltares a ler, vês o que o meu foco é outro.[;)]

Para teres um exemplo, o meu A4 em terrenos planos de nacionais faz isto:

LKO9Mg2l.jpg

E falamos de carro com motor 2.0, um carro com quase 1 tonelada e meia e pneus 225 de largura, além de ser um motor de 2008 (o A4 mais recente gasta menos ainda). Agora quanto é que achas que o 1.4 hdi de última geração (mais eficiente) com metade da potência do meu, montado num carro umas centenas de kg a menos e pneus mais estreitos faria?

Voltar
Superior