1.2 Tdi - Feedback dos donos

xicofixas

New member
Boas a todos!

Desde já obrigado por terem aberto este topico e espreitado o que ta aqui escrito.

Procuro algumas informações em relação aos motores 1.2 tdi 75cv que estão nos skoda, vw, seat, etc, este caso em especifico será para um seat ibiza st, e o que procuro saber é em relação a intervalos de manutenção tipicos e tambem da correia de distribuição. E aproveito para perguntar como é que o filtro de partículas se tem comportado e qual a quilometragem dos vossos.

Obrigado

Não te posso ajudar muito no campo da longa utilização/fiabilidade nesse motor, pois a minha experiência resume-se a um ibiza 5p com esse 1.2 Tdi... que andava de vez em quando. (era carro de empresa).
O que te posso dizer, é de que é um motor fraquinho.. para quem não tem pressas, não faz serra e não faz ultrapassagens pode ser suficiente, eu até nem sou de acelerar.. e digo-te francamente que é o motor errado para se por no ibiza ST... que ainda por cima tem uma vocação mais familiar!
Agora tudo depende para que queres o carro e qual a utilização que lhe vais dar..

Isso é um 1.6 manco. Não será o mais indicado para teres num Ibiza ST. Eu tentava subir para o 1.6, ou em alternativa se não fizeres muitos km anualmente, o 1.0 TSI.

Viva,

Conduzi um Ibiza c/ esse motor durante 1 ano, tendo feito aproximadamente 50 000 km.

A maior parte dos km's foram efectuados em AE e não tive nenhum problema relacionado com o motor (ou de qq outra natureza).

Quanto à performance do carro, foi o carro mais stressante que conduzi, era um martírio a desenvolver, ultrapassar e subir.

Não deixou saudades e lá em casa é lembrado como um exemplo do que não deve ser um motor.

conheço num polo, fez uns 13000km ..
é de uso para várias pessoas na empresa, não gostei do motor e já tive (meu) um 1.4 tdi que é muito melhor em tudo, até em consumos.
quanto às revisões não te posso ajudar.

já agora os consumos não são assim tão bons.
o corsa 1.3 95 que lá está agora gasta menos 1lt sem problemas e anda bem mais.

Eu conduzi um Ibiza de Rent a Car com esse motor, barulhento como tudo, e os consumos eram uma aberração para o que andava, o meu focus de 1.6 de 115cv gastava menos que aquilo, sempre que punha um pouco o pé no acelarador era +15l/100km, na minha opinião, um verdadeiro cancro.

Obrigado, mas tinha questão mesmo relativamente aos pontos indicados no primeiro post.

E eu estou-te a dizer que vais ficar mal servido com esse motor nesse carro e que mais vale subir para o 1.6. A decisão é tua claro.
Quanto aos pontos do post original: revisões de 15 em 15 mil, correia aos 120 mil ou 4 anos, o FAP porta-se bem desde que o carro seja usado em percursos que permitam fazer as regenerações.

Já andei algumas vezes num, embora enquanto passageiro.

O motor só parece ir confortável entre as 2000 e as 2500rpm, o que é extremamente limitativo.

Não gostei mas acho que deve cumprir os mínimos.

Após ter ligado com a seat e concessionário oficial, se tiver óleo longlife é de 30 em 30k a mudança do mesmo, ou de 15 em 15 se não for longlife, se nao atingir o limite de km também tem um limite correspondente de anos, a distribuição é aos 210k.

Se já estás resolvido por esse motor.... (provavelmente até já encomendas-te a carrinha), agora é aguentar... como te disseram, não é motor que seja apropriado para essa carrinha, mas lá está é um motor de entrada de gama e como todos destes segmentos são sempre fraquinhos, fazendo com que o motor ande sempre em esforço, provocando um maior consumo e claro está um maior desgaste no motor.
PS: Não te preocupes com a distribuição.... (ok estou a ser mauzinho [:D])

coitado de quem anda com esse motor nalgum dia que tenha pressa ou que tenha subidas frequentes, mesmo que não muito inclinadas. sendo um 1.2 com 75cv e tão pouco binário, recorrer à caixa é a única solução, forçando o acelerador. os consumos sairão muito mais altos do que um 1600 ou mesmo um 1400cc.

O 1.2tdi nunca conduzi mas penso que o mais indicado é o 1.6tdi esse tive um durante mais de 6 anos e serve bem para o carro em questão e fiável o meu era a versão de 105cv´s qualquer duvida tás à vontade[;)]

O 1.2tdi nunca conduzi mas penso que o mais indicado é o 1.6tdi esse tive um durante mais de 6 anos e serve bem para o carro em questão e fiável o meu era a versão de 105cv´s qualquer duvida tás à vontade[;)]

Pelo o que li do autor do tópico, dá a entender que já o comprou e que não adianta aconselhar outro motor.............[;)]

Tenho uma amiga minha que tem um, aquilo para além de parecer um cortador de relva o trabalhar ,andar com aquilo é um dia de juízo .

Agradeço a toda a gente o input, a questão que tinha poucos se preocuparam em dar informação, agradeço de qualquer forma esses, tão ai os dados que obtive da Seat que podem fazer jeito a outra pessoa que procure a mesma info.

Obrigado.

Voltar
Superior