1.4 CRDI não "puxa"

Pois isso só vê a ponta do iceberg..

Eu sei. Era material aqui de um colega de trabalho. É daquelas brincadeiras que um amador usa para ver o mais básico. Máquinas de OBD a sério custam uma pipa de massa, e isso já para não falar que coisas mais estranhas só com os protocolos proprietários de cada fabricante.

============ UPDATE ==============

O carro foi à revisão no início do mês.

Conclusão: não notaram nada de diferente.

Eu próprio tenho andado com o carro e ele puxa bem... a maior parte das vezes. Depois há as outras vezes, aquelas em que o carro não puxa.

Tenho andado com o carro para tentar perceber quando é que o problema se manifesta, se existe alguma condição ou conjunto de condições (temperatura, inclinação, etc...) mas não consigo encontrar ligação. :confused:

Uma coisa que eu noto é que o motor faz mais barulho e sacode mais. Haverá alguma relação?

Por curiosidade, treme mais ao ligar a frio? poderão ser as velas de incandescência?

Não. Por vezes até treme mais passados uns bons minutos.
Estão a imaginar a "chocalheira" que um motor faz quando um maçarico pisa o acelerador numa mudança demasiado alta (logo rotação demasiado baixa)? O motor agita-se e faz um barulho a que a minha filha mais velha chama "helicóptero".
Acontece que o carro faz um bocado desse barulho a rotações que já não seria normal (1800 rpm) e por vezes mesmo acima das 2000rpm que é a "zona de conforto" dos turbo-diesel.

Eu sei. Era material aqui de um colega de trabalho. É daquelas brincadeiras que um amador usa para ver o mais básico. Máquinas de OBD a sério custam uma pipa de massa, e isso já para não falar que coisas mais estranhas só com os protocolos proprietários de cada fabricante.

Isso não é bem assim.

Eu tenho esta e não custou um absurdo.

https://autelportugal.pt/ap200

https://www.autelstore.co.uk/wholesale/autel-maxiap-ap200-bluetooth-scanner.html

Consegue ler um leque extenso de parâmetros do motor.

Last edited:
E pronto, ontem fiz umas largas dezenas de quilómetros em AE a ritmos de 140 a 150 km/h (sim, a abusar pelos meus padrões).

Carregado com 2 adultos e duas crianças e o carro não se negou a nada, mesmo em subidas mantinha velocidade.
Estamos a falar de um carro com um motor pequenino e cuja velocidade máxima anunciada é de 167 km/h.

Ou seja: a mecânica portou-se em pleno! Não sei se fique contente ou triste! [:D]

Ideia parva: poderá ser EGR meio presa? Se às vezes prender em recirculação, sem ar fresco não há andamento, claro!
Mas isso assinalaria no quadrante... ou não?

E pronto, ontem fiz umas largas dezenas de quilómetros em AE a ritmos de 140 a 150 km/h (sim, a abusar pelos meus padrões).

Carregado com 2 adultos e duas crianças e o carro não se negou a nada, mesmo em subidas mantinha velocidade.
Estamos a falar de um carro com um motor pequenino e cuja velocidade máxima anunciada é de 167 km/h.

Ou seja: a mecânica portou-se em pleno! Não sei se fique contente ou triste! [:D]

Ideia parva: poderá ser EGR meio presa? Se às vezes prender em recirculação, sem ar fresco não há andamento, claro!
Mas isso assinalaria no quadrante... ou não?

se a EGR nunca foi limpa, considerava essa opção, mal nao faz e pode prevenir problemas futuros

Bem, o motor continua a portar-se em pleno.

Se era um tubo roto, deve ter-se consertado sozinho! [:D]

Deixei o carro num mecânico independente (a.k.a Manel GT) da confiança do meu sogro já há muitos anos.

Disse-me logo que de EGR presa não seria, pois nesse caso a luz de aviso no painel acenderia (e nunca aconteceu).

Diz que a perda de desempenho pode ter sido da geometria do turbo presa, e nesse caso a luz não acende.
Tendo em conta que o carro andou essencialmente "nas voltinhas" nas mãos da minha mulher e mesmo viagens mais compridas eram feitas com muita calma, até posso acreditar na teoria do turbo. Certo é que com umas esfregas a coisa parece ter passado.

Entretanto ele vai tentar averiguar melhor.

Bem, o motor continua a portar-se em pleno.

Se era um tubo roto, deve ter-se consertado sozinho! [:D]

Deixei o carro num mecânico independente (a.k.a Manel GT) da confiança do meu sogro já há muitos anos.

Disse-me logo que de EGR presa não seria, pois nesse caso a luz de aviso no painel acenderia (e nunca aconteceu).

Diz que a perda de desempenho pode ter sido da geometria do turbo presa, e nesse caso a luz não acende.
Tendo em conta que o carro andou essencialmente "nas voltinhas" nas mãos da minha mulher e mesmo viagens mais compridas eram feitas com muita calma, até posso acreditar na teoria do turbo. Certo é que com umas esfregas a coisa parece ter passado.

Entretanto ele vai tentar averiguar melhor.

Se está bom nao percas mais tempo nem dinheiro!

Se está bom nao percas mais tempo nem dinheiro!

Sem dúvida que, genericamente falando, concordo contigo. [;)]

É a velha máxima: não se conserta aquilo que está bom! Podemos fazer pior e ainda gastamos dinheiro a piorar! [:D]

O meu único "se" é a dependência que neste momento a minha vida tem do automóvel. E não me apetece ficar apeado ou agarrado no meio do nado, especialmente com crianças pequenas. Fico mais tranquilo se ao menos for visto por um mecânico e ter uma segunda opinião (já que a "solução" que me deram no concessionário a meu ver é tecnicamente desajustada, estapafúrdia até).

Sem dúvida que, genericamente falando, concordo contigo. [;)]

É a velha máxima: não se conserta aquilo que está bom! Podemos fazer pior e ainda gastamos dinheiro a piorar! [:D]

O meu único "se" é a dependência que neste momento a minha vida tem do automóvel. E não me apetece ficar apeado ou agarrado no meio do nado, especialmente com crianças pequenas. Fico mais tranquilo se ao menos for visto por um mecânico e ter uma segunda opinião (já que a "solução" que me deram no concessionário a meu ver é tecnicamente desajustada, estapafúrdia até).

Bom, mais uma frase feita...que no teu caso também serve

Se procuras problemas no carro o teu mecânico também vai encontrar alguns! LOL

Se ficares apeado, chamas o reboque e será seguramente mais fácil para o teu mecânico encontrar o problema que procurar uma avaria que pode nem existir

===== Update / Fim ====

Já tenho o carro há mais de uma semana, aqui vai o fim da história.

Bom, quanto às "tremedeiras", o mecânico descreveu aquilo como "bater de injectores" (seja lá isso o que for, exactamente).
Diz que os injetores estavam presos/sujos, que meteu um aditivo de limpeza e algum gasóleo aditivado. Que daqui para a frente só tirando injetores fora e reconstruindo, mas que seriam umas centenas de euros.
Eu torci um bocado o nariz à receita do aditivo e das culpas do gasóleo "de supermercado", mas a verdade é que tenho de dar a mão à palmatória: o trabalhar do carro mudou completamente, está parecido a novo!

O problema do turbo (ou da falta dele, melhor dizendo) não voltou a aparecer.
Talvez fosse mesmo geometria ligeiramente presa, coisa que umas "esfregas" resolveram.
Parece que o pequeno CRDI, apesar de coreano, gostas de um "italian tune up"! [:D]

Back