1.4tdi

NFS

New member
Ola malta. De um momento para o outro o meu ibiza com o motor 1.4tdi ficou com a luz da resistência a piscar!Alguem sabe do que se trata? No manual refere qualquer coisa sobre o controlo do motor. Se alguem me puder ajudar ....Beijinhos :)

muito possivelmente um sensor que reconheceu algo errado, ou um sensor que morreu

também te podíamos ajudar mais com detalhes do ano, modelo e motor (cv) [;)]

Last edited:
Ola malta. De um momento para o outro o meu ibiza com o motor 1.4tdi ficou com a luz da resistência a piscar!Alguem sabe do que se trata? No manual refere qualquer coisa sobre o controlo do motor. Se alguem me puder ajudar ....Beijinhos :)

Muito provavelmente tens o sensor do pedal de travão estragado, verifica se as luz de travão acendem quando pisas o travão.

É muito comum no grupo VAG.

Cump

Papi o carro em questão é um seat ibiza com motor 1.4 tdi do ano de 2004.
Rui318tds não reparei se as luzes de travão acendiam ou não, amanha verifico isso, mas a ser esse sensor não percebo porque no manual refere algo com o controlo do motor?! Uma coisa é certa não senti diferenças no andamento. Qualquer dica adicional, não se inibam.
Cumprimentos.

No manual deverá dizer Gestão Electronica do Motor certo?

Se for isso, significa que algum componente da Gestão do Motor falhou, agora desde de sensores até ao motor pode ser muita coisa. O melhor é mesmo ligar a maquina para ver o que sera.

Penso senão estou em erro que podera ser tambem sinal dos Filamentos Incandescentes ou Velas incandescentes a entregarem a alma ao criador.

Notas dificuldades a por o carro a trabalhar principalmente em frio?

Há relatos de carros do grupo VW que quando acende a luz, que por vezes tem haver com o dito sensor dos travões.

Como já referido, pede a alguém e confirma se acende ou não os stop's. [;)]

Antes de mais queria agradecer á comunidade autohoje.
Agora o que realmente interessa :).
Hoje verifiquei as luzes do travão, a luz que fica no vidro( a superior) acende mas as restantes não. Levo para que seja realmente as luzes queimadas uma vez que se fosse o sensor não acenderia nenhuma certo?

O meu tio também andava só com a luz de cima a funcionar... Achou estranho fundirem as duas ao mesmo tempo e levou para o fusível, mas a verdade é que era mesmo das lâmpadas..

Antes de mais queria agradecer á comunidade autohoje.
Agora o que realmente interessa :).
Hoje verifiquei as luzes do travão, a luz que fica no vidro( a superior) acende mas as restantes não. Levo para que seja realmente as luzes queimadas uma vez que se fosse o sensor não acenderia nenhuma certo?

Mete as lampadas e depois vez o que dá se continuar é de outra coisa.
Agora poi mesmo as lampadas o mais depessa possivel, andas praticamente sem stops.

Luz aviso problema no motor

Luz aviso problema no motor

Ora viva. Cá estou eu praticamente um ano depois e agora com novo problema. O manquito é uma caixa de surpresas :) . Hoje comecei o dia mais cedo, decerto o manquito ficou chatiado, não vai de modas e toca de acender a luz de aviso de problema no circuito eléctrico do motor, no painel é uma luz amarela com uma espécie de motor. O motor parece estar a trabalhar normalmente, já verifiquei as lâmpadas, troquei algumas fundidas mas continua igual. Alguém me pode ajudar?

Essa luz de motor, desta vez não tem nada a ver com lâmpadas fundidas.
Há um componente do motor/gestão electrónica que está com defeito. Esse defeito gerou um erro, erro esse que já está registado na centralina do carro e se manifesta através dessa luz acesa no painel.
Apenas a máquina (VAG-COM) poderá dizer com (alguma)exactidão onde e qual o componente defeituoso.
O diagnóstico é, portanto, obrigatório. E cuidado, apesar do motor trabalhar bem (aparentemente) pode haver uma avaria grave, ou pelo menos a iminência de uma...
Boa sorte![;)]

Oh prax tu não me assustes!!! Ninguém com historial de problema idêntico?

Ja me aconteceu isso, e foi apenas um tubo que se soltou, e encostou na injecçao, e queimou... Tinha o buraco do tamanho da cabeça de uma agulha, mas chegou para acusar, mas so na Seat, quando me ligaram ha maquina é que detectaram pq nao havia perdas de rendimento nem nada...

Pode ser uma coisa simples como esta, ou uma coisa mais trabalhosa...
Se notares diferenças de rendimento/comportamento do carro, pára... Se forçares podes estar a piorar o dito problema![;)]

Eu não assusto ninguém, pelo menos intencionalmente[:D]
Da última vez que essa luz acendeu no meu golf o carro também andava bem...a luz era intermitente, só acendia ocasionalmente, e apagava depois de desligar o motor e voltar a ligar. Uma semana depois queimou a bobine de ignição.

Boa tarde pessoal. Depois da dica do pinto911, ganhei coragem e lá fui abrir o armário da máquina :). Verifiquei que a tampa do motor vibrava muito e foi a primeira coisa a sacar fora. Já sem o dito impessilho olhei para um tubito que sai de uma espécie de cogumelo situado por cima do motor e o tubo estava furado, originado pela vibração da tal tampa. Troquei o tubo e a dita luz teimava em não apagar. Eis que decido tirar também o tubo grosso que liga a esse bloco, admissão do ar suponho e... que grande bosta aquilo escondia. Depois de alguma sujidade limpa tornei a ligar o motor e parecia que ia ser o fim do mundo tal a tremeliqueira que o motor fazia, depois de umas gasadas a luz apagou e o motor voltou a mancar o normal... Espero é que não se tenha apagado por ter fundido lol....A ver como se porta.
Queria agradecer mais uma vez á malta fivestars ;)

Dei comigo a pensar!!
O tal tubo grosso, a ser tubo de admissão de ar, é normal ter tanta sujidade( óleo/ gasóleo)? Por que razão tamanha imundice?

Dei comigo a pensar!!
O tal tubo grosso, a ser tubo de admissão de ar, é normal ter tanta sujidade( óleo/ gasóleo)? Por que razão tamanha imundice?

viva,

Esse "merdum" que viste é devido ao tubo do respiro dos vapores de óleo que saem do topo do motor e à recirculação de gases de escape. Convem de tempos a tempos retirar a EGR e a Admissão fora e dar uma limpeza àquilo. Ou então desligar a EGR electronicamente e colocar uma junta cega para não haver recirculação de gases de escape. Eu já fiz uma limpeza à minha, mas desta vez utilizei um producto "EcotekPopwerBoost", e realmente funcionou, diminuí os consumos com o respectivo restauro da performance, e isto sem desmontar.....

Cumps.

viva,

Esse "merdum" que viste é devido ao tubo do respiro dos vapores de óleo que saem do topo do motor e à recirculação de gases de escape. Convem de tempos a tempos retirar a EGR e a Admissão fora e dar uma limpeza àquilo. Ou então desligar a EGR electronicamente e colocar uma junta cega para não haver recirculação de gases de escape. Eu já fiz uma limpeza à minha, mas desta vez utilizei um producto "EcotekPopwerBoost", e realmente funcionou, diminuí os consumos com o respectivo restauro da performance, e isto sem desmontar.....

Cumps.

"tubo do respiro dos vapores de óleo" ? se viesse oleo assim tão sujo da tampa de motor os pistons até dançavam nos cilindros.

A EGR, em certos regimes (RPMs e Injeccção de Gasoleo) abre, e quando abre, passam gases de escape para a admissão.

A culpa é da EGR e só da EGR

Back