1.6 HDi a babar óleo...

JGon

New member
Boas pessoal.

Hoje, ao vir para casa e estacionar a carrinha, deu-me na cabeça abrir o capô para ver onde é que se mudavam as lâmpadas dos médios. Deparo-me com isto:
20161016_050142.jpg

20161016_043505.jpg

O tubo que liga o Turbo ao Intercooler está a babar óleo. Mas o outro tubo que está ao lado felizmente está seco. Sujo mas seco. Que consequências posso vir a ter? A substituição do tubo é cara? A carrinha é uma 307sw, último modelo (T6) de 11/2005 com 106.000km.

Agradeço desde já a atenção.

Cumprimentos

PS: Acidentalmente abri o tópico na secção errada do fórum. O mais indicado seria a secção "Boxes". Distracção minha, desculpem!

Last edited:
Sendo o tubo que liga o turbo ao IC, possivelmente os rolamentos do turbo estão com fuga... o que é mau... o turbo precisará de ser recondicionado.

De qualquer modo, houve uma coisa que me chamou a atenção: o topo da vareta do oléo está muito perto dessa fuga. Não terá andado mal "apertada" e espirrou algum óleo para as tubagens?

Obrigado pela resposta! De qualquer forma a carrinha tem garantia de motor e caixa... o turbo estará incluído visto ser uma peça de motor, certo? De qualquer forma vou à carrinha daqui a pouco ver se a vareta está bem apertada. Quem sabe se de facto não é essa a origrm do problema.

Abraço

Dificilmente é essa a origem.

Turbo a babar nos 1.6 HDI é o pao nosso, é normal isso nesses motor e leva a recondicionamento do turbo. Vendi um carro com esse motor por esse mesmo problema, no meu caso um C4. Ja nao tinha paciencia para os ''pormenores'' dele.

Só de ver o tubo assim é logo um turbo novo. [:D]

Possivelmente terás o tubo rachado ou as abraçadeiras não estão a fazer o aperto necessário. É normal apresentar alguns vestígios de óleo.

Cumprimentos.

Aquele tubo nao deve apresentar oleo ate aquele local, portanto sim, ha uma fuga no turbo que esta a babar oleo, e isso realmente nao é nada de preocupante para a saude do mesmo...

Só de ver o tubo assim é logo um turbo novo. [:D]

Possivelmente terás o tubo rachado ou as abraçadeiras não estão a fazer o aperto necessário. É normal apresentar alguns vestígios de óleo.

Cumprimentos.

Como foi dito é verificar se o tubo está bom pode ter um pequeno corte por exemplo junto da abraçadeira metálica.
Como é na saída do turbo e ainda faz alguma pressão basta a abraçadeira não estar bem apertada para ficar assim.
Como o respiro do motor é ligado para a admissão é normal haver passagem de vapores de oleio.

Obrigado a todos.

O turbo não faz qualquer barulho, a carrinha puxa normalmente, não noto nada de anormal no funcionamento da mesma. Verifiquei a vareta e ela está posicionada corretamente. Aproveitei e verifiquei o nível de óleo e está no máximo. Isto leva-me a crer que o problema está mesmo no tubo em si, tal como o ciber007 refere. Estive a limpar tudo muito bem e vou ver como é que a carrinha se porta. Espero mesmo que não seja nada de grave, porque desde que foi comprada a carrinha (em Abril) tem sido só problemas...

Não deve apresentar? Então vê antes do turbo um dos tubos e de onde é que ele vem.

Um tubo que vem do turbo para o IC deve conter oleo? So contem se o turbo o tiver a expelir, que nao é normal.

Eu ja tive um carro com este motor, sei que com o turbo bom, nao ha ali passagem de oleo para resultar naquela situaçao, pode haver vestigios (e poucos) de oleo dentro do tubo perto da saida do turbo, mas mesmo com a abraçadeira solta, babar daquela maneira é porque ha fuga de oleo no turbo.

E mesmo que nao fosse suficiente, os 1.6 HDi terem problemas de fuga de oleo nos turbos, é o pao nosso.

Tive um 1,6hdi que tinha o mesmo problema. Fui ao mecânico e ele disse que era normal nestes motores e disse para deixar andar...

Foi o pior carro que eu tive.... depois deste, não volta a entrar diesel cá em casa...

Obrigado a todos pelas respostas. Coloquei outro tópico na secção Boxes visto que este não foi movido. Cumprimentos

Um tubo que vem do turbo para o IC deve conter oleo? So contem se o turbo o tiver a expelir, que nao é normal.

Eu ja tive um carro com este motor, sei que com o turbo bom, nao ha ali passagem de oleo para resultar naquela situaçao, pode haver vestigios (e poucos) de oleo dentro do tubo perto da saida do turbo, mas mesmo com a abraçadeira solta, babar daquela maneira é porque ha fuga de oleo no turbo.

E mesmo que nao fosse suficiente, os 1.6 HDi terem problemas de fuga de oleo nos turbos, é o pao nosso.

Sim, esse tubo vai ter sempre vestígios de óleo devido ao respiro da tampa das válvulas.

Não tens de quê. [;)]

Tenho um 307 do mesmo ano com esse motor mas com 221 000 kms e baba-se por vários sitios... Incluindo no tubo que encaixa na direita do turbo.

Faço mudas de óleo de 15 em 15k kms e nunca preciso de acrescentar...

Já há muito que me deixei de fazer refém de carros. Se fôr uma coisa que afecte a segurança ou que seja de resolução directa, arranja-se.

Agora problemas em que a solução pode ser a peça A, b, c ou nenhuma delas, é deixar andar.

Há 6 anos que me faz fumo e barulho a frio, comecei por tentar arranjar, gastei uns euros e continuou no mesmo. Passado esse tempo todo, nem avaria, nem agrava, nada! Quando avariar a sério logo se faz a conta se vale a pena arranjar ou não.

Sim, esse tubo vai ter sempre vestígios de óleo devido ao respiro da tampa das válvulas.

Não tens de quê. [;)]

Respiro do carter que nao passa ali, nem baba daquela maneira. Respiro esse que esta ao lado do 16 na primeira foto, e como é normal, ligeiramente babado. Novamente, se nao houvesse problema nenhum nunca terias uma baba daquelas ainda mais num tubo daquela maneira, logo ha oleo a sair do turbo, logo, anormal.

Nao tens de que. [;)]

Ao autor: primeiro é preciso ter a certeza que esse óleo vem de dentro desse tubo ou não. Desaperta aquela abraçadeira (é fácil) e verifica se o interior do tubo está ensopado em óleo. Em caso afirmativo, quase de certeza que é uma fuga no turbo: a ser assim, convém repará-lo, porque será uma questão de tempo até ele entregar a alma ao criador.

Tenho um 307 do mesmo ano com esse motor mas com 221 000 kms e baba-se por vários sitios... Incluindo no tubo que encaixa na direita do turbo.

Faço mudas de óleo de 15 em 15k kms e nunca preciso de acrescentar...

Já há muito que me deixei de fazer refém de carros. Se fôr uma coisa que afecte a segurança ou que seja de resolução directa, arranja-se.

Agora problemas em que a solução pode ser a peça A, b, c ou nenhuma delas, é deixar andar.

Há 6 anos que me faz fumo e barulho a frio, comecei por tentar arranjar, gastei uns euros e continuou no mesmo. Passado esse tempo todo, nem avaria, nem agrava, nada! Quando avariar a sério logo se faz a conta se vale a pena arranjar ou não.

Acho que esta é a melhor postura com o motor em causa[:D]

Cump.

Não tens de quê. [;)]

307.jpg

esse tubo de borracha ( q é fabricado tb com amido de milho ) é ligado a uma caixa ( q serve para reduzir o barulho do turbo ).

a caixa é ligada ao turbo

o turbo é lubrificado com oleo do motor

hà sempre vapores de oleo q saiem do turbo , ainda mais quando ele pede reforma

JGon diz q o turbo é novo , portanto é oleo q não foi limpo e anda na caixa/tubo ( pelo menos é o q lhe desejo )

Pelo o que percebi foi que a viatura em causa tem garantia, certo? Porquê que não a faz accionar a mesma? Ficará esclarecido se é do tubo, turbo outra coisa....

Tenho um Volvo V50 com essa motorização e também tem derrames de óleo à volta da tampa das valvulas, e pelo que já li em outros fóruns é feitio destes motores.

Ps. desconfio que seja de uma espécie de valvula que se encontra à direita da tampa de enchimento do óleo, alguém confirma se é normal a substituição da mesma?

$_1.JPG

Back