1.6 THP 150cv

Eu não preciso de provar coisa nenhuma...

Este motor tem muito de BMW e pouco de PSA. Não sou a primeira pessoa a dize-lo nem serei a última.

Se tiveres a possibilidade de consultar quem esteja dentro do assunto (seja da BMW ou da PSA) podes informar-te. Senão, basta verificares o tipo de soluções técnicas utilizadas neste motor, e ver que marca é que já as utilizava...

Eu por acaso gostava que alguem confirmasse.

É que por exemplo os tri gemeos toa a gente sabe que o carro é totalmente fabricado e desenvolvido peça Toyota, excepto o motor 1.4 Hdi, ficando para a PSA a logistica e distribuiçao, foi divulgado pela Toyota e pela PSA, agora neste caso, falam falam mas nunca vi nenhum documento oficial a provar que o motor é mais PSA ou é mais BMW.

Acho que se nao podes provar isso tambem nao deverias afirmar tao categoricamente. Se o afirmas devias entao apresentar provas disso.

Ficamos a espera. Ate la o motor é PSA-BMW ou BMW-PSA.

Embora o repto não tenha sido lançado a mim, lembro-me perfeitamente de um tópico acerca desta polémica se o motor era BMW ou Psa , onde houve um user q colocou um link sobre a história toda do motor, desde o projecto inicial até ao fabrico, link este q dizia explicitamente q o motor foi desenvolvido pela BMW, tendo esta entregue á peugeot o seu fabrico...
No entanto vou tentar arranjar o dito link!

PS: outra coisa diferente é o MINI cooper D este sim com um motor 100% PSA, mas com cx.BMW.

Gostava mesmo entao que depois se o encontrares postes o tal link. Obrigado

Última edição:
Peugeot_Sales - offtopic, mas as vendas do 207 1.4 95cv deve ser bastante agradáveis e significativas dada a relação preço/qualidade/etc.. não?

Edit: A Pug não vai (ou melhor, quando é que vai) implementar soluções stop&go?

Antes das soluções Stop&Go, veem as FixIt and Go Again!

Embora o repto não tenha sido lançado a mim, lembro-me perfeitamente de um tópico acerca desta polémica se o motor era BMW ou Psa , onde houve um user q colocou um link sobre a história toda do motor, desde o projecto inicial até ao fabrico, link este q dizia explicitamente q o motor foi desenvolvido pela BMW, tendo esta entregue á peugeot o seu fabrico...
No entanto vou tentar arranjar o dito link!

PS: outra coisa diferente é o MINI cooper D este sim com um motor 100% PSA, mas com cx.BMW.

Eu também li isso, mas não encontro o link...[s)][s)]

http://www.newmotorage.com/nova/materia.asp?id=1032

"Um negócio simples se observado pelo lado da economia: a marca alemã possuía a tecnologia para o desenvolvimento, mas precisava justificar o investimento com uma larga produção. Visto apenas pelo lado do consumo próprio algo inviável, pois essa é uma família de motores 4 cilindros e a BMW usa basicamente motores 6, 8, 12 e, mais recentemente, 10 cilindros. Então, surge a PSA Peugeot Citroën, uma empresa cuja produção é basicamente equipada com motores 4 cilindros, ideal para ser a consumidora – a preço justo – da nova família de propulsores, compartilhando-a como MINI."

Resumindo e concluindo. A BMW fez o motor e a PSA juntou-se para viabilizar o negocio.

Dado que a PSA tem experiência brutal em produção de grandes séries, diria que tem mais de PSA do q BMW. Isto pq a parceria para a BMW é quase exclusivamente económica. Sai mais barato e pronto.

http://www.psa-peugeot-citroen.com/...er/PK_PSA_BMWGroup_June2005_eng1119344514.pdf

"In a first time, the Project team responsible for the engine development was based in Münich as part of the BMW Group’s Research & Development Division. As of today, the PSA Peugeot Citroën Group is in charge of manufacturing engineering, manufacturing and purchasing."

Mas como o pessoal da BMW não se acredita nos PDF que cá meto este tambem não conta. ;)

Dado que a PSA tem experiência brutal em produção de grandes séries, diria que tem mais de PSA do q BMW. Isto pq a parceria para a BMW é quase exclusivamente económica. Sai mais barato e pronto.

Eu concordo contigo a BMW tem guito para poder pagar a PSA tipo façam vocês o trabalho e pagamos uns trocos já dá para se entreterem a inventar protótipos e sonhar um bocadinho!

lol

http://www.psa-peugeot-citroen.com/...er/PK_PSA_BMWGroup_June2005_eng1119344514.pdf

"In a first time, the Project team responsible for the engine development was based in Münich as part of the BMW Group’s Research & Development Division. As of today, the PSA Peugeot Citroën Group is in charge of manufacturing engineering, manufacturing and purchasing."

Mas como o pessoal da BMW não se acredita nos PDF que cá meto este tambem não conta. ;)

Pq será?
Não sendo este o link q eu referi mais atrás, em todos eles diz explicitamente q o desenvolvimento do motor foi efectuado pela BMWcabendo á peugeot a sua produção! (como já aqui referiram basta olhar para a tecnologia empregue para tirar as duvidas se é q as há!)
De qq maneira ressalvar q os motores bmw são montados pela mesma numa fábrica em Inglaterra!

http://actucar.free.fr/Frameset-en/home.php?section=page&id=6

http://actucar.free.fr/Frameset-en/home.php?section=page&id=6

Ou este onde diz claramente q a BMW tem uma quota de 80% de desenvolvimento do motor... (acho q é o suficiente para ficarmos a saber quem é o "PAI "deste motor)

http://www.racc.es/index.racc/mod.a....11/chk.72c5c3bd7ce6c54b4a9c444fbeb278d0.html

O problema é que a PSA provavelmente nao tinha tempo livre nem dinheiro, por estar de volta de outros projectos, para desenvolver os motores a gasolina e apenas tendo a capacidade industrial.
Se eles ate à Pinninfarina cedem projectos devido a falta de gente para tal e muitas vezes por estarem a trabalhar noutros mais importantes quanto mais para desenvolver os motores que nao tem vendas significativas por estar a moda dos diesel.

Tecnologia tem ate porque eles nao andam nas competiçoes com motores alheios e basta verem que motores com VVT etc ja tinham nos 2.2 e 3.0. Uma marca que nao esta nos USA a viabilizar as seus Otto nao se pode dar ao luxo andar a derreter dinheiro neles.

Tudo tem a ver com ser viavel e haver disponibilidade. Neste momento a PSA anda virada para os diesel ate porque quantas unidades desse 1.6 eles vendem para ter sido viavel o seu desenvolvimento sozinhos, depois nem vende os carros aos preços da BMW para poder cobrir tanto gasto em desenvolvimento sozinhos.

Apenas as marcas com preços mais elevados desenvolvem quase tudo sozinhos por isso os carros sao mais caros tambem.

O possivel é que o R&D da PSA seja mais pequeno que o da BMW no que toca aos motores por isso algum esquecimo da parte da PSA em actualizar os motores a gasolina porque modelos novos estao sempre a chover.
Os motores que eles tinham foram todos desenvolvidos no inicio dos anos 90 e fins dos 80 ou seja projectos ja antigos, nessa altura tavam bem para a concorrencia depois é que nao quiseram direccionar gastos para os motores Otto.

Sinceramente nao é viavel gastarem muito em motores a gasolina tendo em conta que a maioria dos Citroens e Peugeots sao diesel neste momento e nos paises onde vende a gasolina as vendas nao sao tao grandes e nao vendem onde podiam fazer mais, nos USA.

Vao lançar tambem um 2.0 Turbo para 2009 este tambem da parceria, e um 3.2 cammless.

Última edição:
Voltar
Superior