1.9D vs 1.6 Hdi

Além de base antiga, o motor do Focus deve ser bem mais barulhente do que o 1.6 HDI.

Além que os consumos deste, deverão ser bem melhores.

Um abraço, by Filas

O focus não montou motor diesel 1.9.
Como já foi dito, se tinha 115cv era o 1.8 tdci, com CR. Sendo de 2002 é da altura q surgiu esse motor, aquando do facelift do focus I.

O Volvo S40 o primeiro diesel q teve foi o 1.9 td da Renault, com 90cv. Morou um cá em casa. Era barulhento e gastador, um diesel à antiga! Até aos 160000km não deu problemas, dps foi vendido. Até andava bem, mas o meu 1.6hdi de agora no global é melhor, como é natural na evolução destas coisas.

Em relação a focus 1.8 tdci 115cv vs 1.6 hdi 110cv:

Nunca andei no focus, mas pelo q vejo na estrada (e li na minha revista referência, a SUPERMOTORES) o motor do focus é mais rápido (aqui tb conta a caixa curta q tem montada, pois é normal os donos queixarem-se de chegar ao limite do motor rapidamente). Como resultado acredito q o focus tem melhores acelerações e recuperações, mas os consumos não são o ponto forte deste motor. O 1.8 tdci tb tem alguns problemas na gestão electrónica do motor, com perdas de potência em dias de calor. Em termos de ruído, devem-se equivaler, o 1.6hdi não é nenhuma referência, ao contrário do 1.4 hdi q eu tive no 307, esse mal se ouvia!!

Inédito em que? Comportamento? Inedito? Deves-te estar a esquecer do 306.

Eu tive 2 pug 306, e o focus no geral era superior sim. Apenas nas versões mais desportivas o 306 era igual ou superior!

Já tive 307 e agora tenho c4, e garanto-vos que o 306 era muito mais ágil e fácil de conduzir q qualquer destes dois! A vantagem do 307 e c4 é a estabilidade, não pregam sustos qd travamos de emergência em curva! Mas são mais lentos a virar, e não são nada divertidos qd comparados com o 306.

Eu preferia os 306! Então com o chassis do gti (montado no 2.0hdi xs Van tb) era sem dúvida alguma um dos melhores carros do segmento. Tenho pena de não ter encontrado um em boas condições pra comprar.

Curiosamente conheço um S40 com esse motor, e independentemente das revisões serem muito caras (o dono queixa-se que nunca deixa lá menos de 500€) o motor tem sido muito fiável, está agora a chegar aos 200 mil kms penso eu de que.
Gostava de saber onde faz as revisões... para não ir lá :sh)

volvos40gr5.jpg

A minha chegou aos 200 euros, não tive a mesma sorte da AH confesso [:p]

Para chegar aos 500 euros não é só o valor da revisão normal certamente.

Um amigo meu vai trocar um Focus de 2002 por um C4 novo. Ontem ele dizia-me que espera não notar nenhuma perda de potência e comportamento, pq vai passar de um motor 1.9D de 115cv (penso que é o mesmo que equipava os volvos s40 e v50) para um 1.6 Hdi de 110cv.
Eu até acho que é uma troca para um motor melhor, já que os Hdi são de uma geração mais recente. O que acham?

Ele vai notar algumas diferenças de andamento, especialmente em recuperações, pois o 1.8 TDCI tem 280Nm (em overboost).

A Mónica explicou tudo muito bem.
O 1.6 HDi é um motor bem desenvolto, sobre de regime quase como se fosse um motor a gasolina, tem óptima disponibilidade em baixas (antes de entrar o turbo, até), e tem 260Nm de binário em "overboost" (240 é o valor normal).
É integralmente feito em alumínio, o que é sempre bom para o tornar mais leve e não induzir tanto a frente em subviragem.
O único "problema" deste motor tem a ver com o FAP, mas isso só acontece nos 206. Pela forma como está montado, aquece muito o compartimento do motor quando entra em funcionamento o que faz disparar a ventoínha. Mas é o único senão.

Voltar
Superior