1 ÁRVORE DE CAMES OU 2?!?

bene

New member
Estou aqui com uma grande dúvida, que vem a propósito do novo motor do IMA...
qual é a real vantagem dos motores de 2 árvores de cames, comparando com aqueles que só têm 1??

:);)

alguém faz a menor ideia?

Não é assim necessariamente. Podes ter motores de 16v com 1 árvore de cames -> controla, através de umas pontes, ambas as "bancadas" de válvulas.

Também podes ter 2 árvores de cames num motor de 8v. -> por exemplo quando é em V ou Boxer.

Pensando nos "normais" motores de 4 cilindros em linha e com 16v, a grande vantagem das 2 árvores de cames é um melhor controlo sobre a abertura das válvulas e o seu timing, visto ter 1 came para cada conjunto de válvulas (admissão e escape).

citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

Alguém que me explique a piada dos frutos e a cams...ainda não atingi. Devo estar a perder neurónios lolol

àrvore?

....cames....

....frutos...?
[:p]

Ahhh...a questão é pela "àrvore" lolololol

É que só li sobre haver um fruto chamado cames do Silverarrow, e não estava a ver a piada sobre "cames" <-> "frutos"

Já atingi...desculpem-me...estou lento lololol

e aviso já que os cames são da mesma família do kunami, por isso preparem-se para preços upa, upa...puxadotes!

Antigamente este componente encontrava-se montado lateralmente. Com o evoluir da tecnologia passaram a montar-se na cabeça do motor. Quando um motor apresenta uma (ou duas) árvore de cames montada na cabeça do motor (para comandar as válvulas de admissão e de escape) dá-se-lhe a designação de SOHC (ou DOHC).

Utilizar o sistema SOHC para comandar 16 válvulas é uma obra de engenharia complicada e portanto cara e não é vulgar.

Quando respondi à pergunta referi-me apenas aos carros vulgares que utilizamos no dia a dia e não a casos especiais.

citação:Originalmente colocada por LM

Antigamente este componente encontrava-se montado lateralmente. Com o evoluir da tecnologia passaram a montar-se na cabeça do motor. Quando um motor apresenta uma (ou duas) árvore de cames montada na cabeça do motor (para comandar as válvulas de admissão e de escape) dá-se-lhe a designação de SOHC (ou DOHC).

Utilizar o sistema SOHC para comandar 16 válvulas é uma obra de engenharia complicada e portanto cara e não é vulgar.

Quando respondi à pergunta referi-me apenas aos carros vulgares que utilizamos no dia a dia e não a casos especiais.

Meu amigo isso tem um nome que é "valvulas ao bloco" e isso já não é usado e onde se usava mais esse sistema era nos motores em V dos carros americanos ou nos motores de navios e iiso só se usou até á decada de 70 apartir dai apareceu "valv6ulas á cabeça"

citação:Originalmente colocada por LM

Um tem oito valvulas o outro dezasseis.

Nem Sempre: Lancia Delta G.T.Ie 1.6; Croma Turbo I.E., etc: 8 Válvulas DOHC e velas entre as duas cames.

Civic 1.6 de 88/89 16Válvulas SOHC e velas lateralmente na cabeça do motor...

E depois há ainda DOHC's disfarçado: motor Toyota 3s-FE tem 16Valvulas, 1 polia a accionar directamente 1 árvore de cames a qual tem uma engrenagem para a 2ª cames...

;)

Back