100 mil FP's poderão ir para os supranumerarios!!!

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Mas, os FPs podem ser despedidos, da mesma maneira que os trabalhadores do privado...

Esta nossa comunicação social... [}:)]
[}:)] [}:)] [}:)]

citação:Originalmente colocada por trocadinho

Eu não vou inventar situação nenhuma:

Uma senhora com 54 anos, Funcionária da Johnsson Controlls em Nelas, ganha, com horas extra, cerca de 550 euros. O ordenado base é de 450. Vão fechar a fábrica, e como tal a única saída é para a Rua, e virá a receber 65% do ordenado.

Afinal porque é que os Funcionários públicos não podem ser despedidos como acontece ás outras pessoas?

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por mundano

A mim sempre me pareceu óbvio que a intenção seria reduzir o numero de funcionários... Nunca foi óbvio, era se iriam ser 50 mil, ou 250 mil como alguns pedem..

E olha que é um enorme privilégio estar num emprego em que numa reestruturação nos colocam numa posição em que não perdemos regalias nenhumas e continuamos a receber uma boa parte do salário.
Nem tanto, meu caro! Olha que pode, e vai certamente, acontecer (e vou inventar uma situação para se perceber...) que um licenciado em engenharia informática, com 48 anos, que trabalhe num sector de um departamento que feche em Leiria, pode muito bem, passando a supranumerário por essa razão, ver reduzido o seu salário para metade se for destacado para Freixo de Espada à Cinta como contínuo e recusar uma primeira vez essa "generosa oferta" de recolocação e, na segunda "generosa oferta", ficar em licença de longa duração (sem vencimento, "claro"...) se recusar uma colocação como coveiro no Pico...

Evidentemente exagerei no exemplo, mas talvez não seja descabido esse exagero na medida em que muitas centenas de trabalhadores, muitos dos que deram quase uma vida ao seu trabalho, vão ver-se confrontados com uma tragédia desse tipo...[xx(]

Certamente concordas com o despedimento da dita funcionária, porque estás usá-la como exemplo de que quando não é precisa, tem mais é que ir para a rua.

Um trabalhador com um contrato de trabalho por tempo indeterminado só pode ser despedido mediante processo disciplinar ou processo de falência da empresa... Correcto?

E se tem de ir para a rua, tanto um ex-trabalhador privado como um ex-FP terá direito a receber indemnização e subsídio de desemprego, não é..?

Um trabalhador com um contrato de trabalho por tempo indeterminado só pode ser despedido mediante processo disciplinar ou processo de falência da empresa... Correcto?

Despedido acho que sim. Mas podem chegar a acordo para rescisão amigável de contracto, com a respectiva indeminização.

Sinceramente, e pensando bem, não sei se no privado podem optar pelo despedimento, com a indeminização mínima (1 mês/ano de trabalho)

citação:Originalmente colocada por ebay

E se tem de ir para a rua, tanto um ex-trabalhador privado como um ex-FP terá direito a receber indemnização e subsídio de desemprego, não é..?

Os FPs não têm direito a subsídio de desemprego

citação:Originalmente colocada por jcpr

Despedido acho que sim. Mas podem chegar a acordo para rescisão amigável de contracto, com a respectiva indeminização.

Sinceramente, e pensando bem, não sei se no privado podem optar pelo despedimento, com a indeminização mínima (1 mês/ano de trabalho)

Sem acordo o trabalhador contratado a por tempo indeterminado só pode ser despedido por processo disciplinar. Logo se andar direitinho, e a empresa nunca for para a falência, tem emprego para a vida.[:p]

Manter postos de trabalho por decreto é uma das melhores maneiras de se aumentar o desemprego estrutural do pais..

Olhando só para o caso isolado daquela senhora, seria muito mais humano, por um decreto qualquer, proibir a Junhson Controls de ir embora e manter o posto de trabalho dela.

Mas se calhar, seria menos humano, para os muitos mais milhares de trabalhadores que directa e indirectamente vão trabalhar na IKEA e que se calhar eles nunca investiriam em Portugal se tivéssemos um governo que interferisse dessa forma na vida das empresas..

A mesma coisa se passa com o senhor, técnico de informática da FP, que está num cargo que não faz sentido existir. Olhando apenas para ele, é tão humano esquecer tudo isto das reformas, e mante-lo no sitio..

É claro que não é tão humano, se pensarmos que em Portugal já temos níveis de fiscalidade muito altos, o Estado não tem praticamente nada para investimento, porque vai tudo para despesa corrente e com isso a nossa economia tem revelado uma enorme falta de dinamismo, tem crescido sempre abaixo da média europeia e é incapaz de absorver quase 500 mil pessoas que procuram emprego...

Mas é claro que olhar para o outro lado da barricada não interessa para nada.

Isto é só facilidades, basta despedir mais pessoas que fica tudo resolvido...

...para quem vai ter mais mão de obra disponível para baixar ainda mais o valor do trabalho.

Salários mais baixos é o que espera os tugas com o aumento do numero de desempregados.

Sem acordo o trabalhador contratado a por tempo indeterminado só pode ser despedido por processo disciplinar. Logo se andar direitinho, e a empresa nunca for para a falência, tem emprego para a vida.[:p]

E os despedimentos colectivos?

Eu tinha outra sugestão.

Apoios para que os trabalhadores da Johnsson Controls pudessem montar cá (e trabalhar nela) uma fábrica de componentes, concorrente directa da Johnsson Controls.

Que os FP não têm subsídio de desemprego sei eu..e que também não há depedimentos como na privada, também sei, obrigadinho..fica a questão para os que defendem o despedimento dos FP : se tal ocorrer, acham justo que o FP, uma vez despedido, venha a receber indemnização e subsídio de desemprego, tal como acontece aos trabalhadores da privada?

citação:Originalmente colocada por mundano

E os despedimentos colectivos?

e a empresa nunca for para a falência

citação:Originalmente colocada por Nthor

Isto é só facilidades, basta despedir mais pessoas que fica tudo resolvido...

...para quem vai ter mais mão de obra disponível para baixar ainda mais o valor do trabalho.

Salários mais baixos é o que espera os tugas com o aumento do numero de desempregados.

Essa é a teoria que nos tem mantido na mediocridade ao longo de décadas...

Aliás, basta observares que a Europa, que é a zona do mundo onde há mais proteccionismo e mais inflexibilidade do trabalho é precisamente a zona do mundo desenvolvido onde estruturalmente há sempre mais desemprego..

É obvio que não é nenhuma solução mágica, nem fica tudo resolvido, mas temos que começar a caminha na direcção certa...

E sinceramente, eu sinto-me mais protegido se souber que no caso de perder o emprego, no próximo mês tenho um novo emprego. Do que viver num pais onde é proibido despedir, mas em que sei que se por acaso perder o emprego, nem daqui a um ano arranjei um novo..

"É claro que não é tão humano, se pensarmos que em Portugal já temos níveis de fiscalidade muito altos, o Estado não tem praticamente nada para investimento, porque vai tudo para despesa corrente e com isso a nossa economia tem revelado uma enorme falta de dinamismo, tem crescido sempre abaixo da média europeia e é incapaz de absorver quase 500 mil pessoas que procuram emprego... "

Despesa corrente que serve acima de tudo para manter os FP (que depois fazem consumo privado) mas também para manter as empresas privadas portuguesas fornecedoras do Estado...

A mentalidade retrógada crescente neste país preocupa-me sobremaneira, pois pensar que cada um de nós deveria ter, como primeira preocupação, o tentar deixar, quando partir, um país melhor, mais seguro e estável para os seus filhos! Mas o verificar da crescente "cegueira" nessa área parece-me, mais do que preocupante, muito grave...

Que me desculpem os que apadrinharam esta coisa inqualificada (...) que o executivo defende que é o simples despedir com um simples estalar de dedos! É uma vergonha que todos os seres humanos minimamente informados deveriam combater, mas falta, e faltará sempre, parece-me, qualquer coisa a este país que o amarrará sempre ao fundo, porra...

Despedir com um estalar de dedos, que é o que se pretende, é quase como (passo a comparação) como condenar sem julgamento, sem direito a defesa, sem ser respeitada a dignidade das pessoas, tenham as mesmas trabalhado um dia ou uma vida!

Curiosamente vejo muitos a defenderem salários insultuosamente elevados para os gestores, como forma de motivação e de garantia de qualidade no seu trabalho... Na verdade muitos desses fulanos não valem um chavo como profissionais e os resultados da nossa economia também revelam isso!

citação:Originalmente colocada por jcpr

Eu tinha outra sugestão.

Apoios para que os trabalhadores da Johnsson Controls pudessem montar cá (e trabalhar nela) uma fábrica de componentes, concorrente directa da Johnsson Controls.

[}:)][}:)][}:)]

Vamos engordar ainda mais o sector empresarial do Estado, para criar mais buracos financeiros e prateleiras douradas para colocar os boys???

E depois, tudo bem, monta-se a fabrica..

E o know-how? A experiência no mercado internacional? Os clientes? Ou iria a fabrica viver toda a vida de subsídios?

As empresas de segurança privada sem os seus tachos nas Direcções Gerais, institutos e tec, vão à falência...

Back