CarlosL
New member
[}citação:Originalmente colocada por zerorpm
Mas, os FPs podem ser despedidos, da mesma maneira que os trabalhadores do privado...
Esta nossa comunicação social... [}]
[}citação:Originalmente colocada por zerorpm
Mas, os FPs podem ser despedidos, da mesma maneira que os trabalhadores do privado...
Esta nossa comunicação social... [}]
citação:Originalmente colocada por trocadinho
Eu não vou inventar situação nenhuma:
Uma senhora com 54 anos, Funcionária da Johnsson Controlls em Nelas, ganha, com horas extra, cerca de 550 euros. O ordenado base é de 450. Vão fechar a fábrica, e como tal a única saída é para a Rua, e virá a receber 65% do ordenado.
Afinal porque é que os Funcionários públicos não podem ser despedidos como acontece ás outras pessoas?
citação:Originalmente colocada por Pé Leve
Nem tanto, meu caro! Olha que pode, e vai certamente, acontecer (e vou inventar uma situação para se perceber...) que um licenciado em engenharia informática, com 48 anos, que trabalhe num sector de um departamento que feche em Leiria, pode muito bem, passando a supranumerário por essa razão, ver reduzido o seu salário para metade se for destacado para Freixo de Espada à Cinta como contínuo e recusar uma primeira vez essa "generosa oferta" de recolocação e, na segunda "generosa oferta", ficar em licença de longa duração (sem vencimento, "claro"...) se recusar uma colocação como coveiro no Pico...citação:Originalmente colocada por mundano
A mim sempre me pareceu óbvio que a intenção seria reduzir o numero de funcionários... Nunca foi óbvio, era se iriam ser 50 mil, ou 250 mil como alguns pedem..
E olha que é um enorme privilégio estar num emprego em que numa reestruturação nos colocam numa posição em que não perdemos regalias nenhumas e continuamos a receber uma boa parte do salário.
Evidentemente exagerei no exemplo, mas talvez não seja descabido esse exagero na medida em que muitas centenas de trabalhadores, muitos dos que deram quase uma vida ao seu trabalho, vão ver-se confrontados com uma tragédia desse tipo...[xx(]
citação:Originalmente colocada por zerorpm
Um trabalhador com um contrato de trabalho por tempo indeterminado só pode ser despedido mediante processo disciplinar ou processo de falência da empresa... Correcto?
citação:Originalmente colocada por ebay
E se tem de ir para a rua, tanto um ex-trabalhador privado como um ex-FP terá direito a receber indemnização e subsídio de desemprego, não é..?
citação:Originalmente colocada por jcpr
Um trabalhador com um contrato de trabalho por tempo indeterminado só pode ser despedido mediante processo disciplinar ou processo de falência da empresa... Correcto?
Despedido acho que sim. Mas podem chegar a acordo para rescisão amigável de contracto, com a respectiva indeminização.
Sinceramente, e pensando bem, não sei se no privado podem optar pelo despedimento, com a indeminização mínima (1 mês/ano de trabalho)
Os FPs não têm direito a subsídio de desemprego
Sem acordo o trabalhador contratado a por tempo indeterminado só pode ser despedido por processo disciplinar. Logo se andar direitinho, e a empresa nunca for para a falência, tem emprego para a vida.[]
citação:Originalmente colocada por mundano
Os FPs não têm direito a subsídio de desemprego
MAs também não são despedidos..
citação:Originalmente colocada por mundano
Sem acordo o trabalhador contratado a por tempo indeterminado só pode ser despedido por processo disciplinar. Logo se andar direitinho, e a empresa nunca for para a falência, tem emprego para a vida.[]
E os despedimentos colectivos?
citação:Originalmente colocada por Nthor
Isto é só facilidades, basta despedir mais pessoas que fica tudo resolvido...
...para quem vai ter mais mão de obra disponível para baixar ainda mais o valor do trabalho.
Salários mais baixos é o que espera os tugas com o aumento do numero de desempregados.
citação:Originalmente colocada por jcpr
Eu tinha outra sugestão.
Apoios para que os trabalhadores da Johnsson Controls pudessem montar cá (e trabalhar nela) uma fábrica de componentes, concorrente directa da Johnsson Controls.