...

Dar a chave em 1ª, explica lá isso

O que achas que acontece se deres à chave com o carro em primeira, destravado e com embraiagem largada?

Eu nem acho que seja preciso ensinar às pessoas mecânica, mas a pensar na forma como os carros funcionam como funcionam.
Por exemplo, não é preciso ser mecânico para perceber como se deve usar a embraiagem, mas aposto que para muita gente é apenas um pedal que é preciso carregar e pronto, sem perceberem porquê.

A primeira coisa que me passou pela cabeça quando disseste que não conseguiste desligar o carro foi meter uma mudança para obrigá-lo a ir abaixo...

Isso é como aquela situação em que o carro vai abaixo numa passagem de nível e não pega... Fugir e deixar o carro ali? Claro que não, é dar à chave em primeira.

Há muitas situações que se resolvem com um bocadinho de imaginação!

isso depende dos carros, nem todos engrenados em 1º a dar a chave o motor de arranque dá impulso para o carro andar para frente aos sulavancos, mesmo que não pegue, estás-te a esquecer que isso nos carros antigos dva bem, nos dias de hoje com os sistemas electronicos que teem esquece lá isso, até para pegar de empurrão em 2ª sabe deus...

Claro, um carro grandalhão pode não andar e um mais moderno nem deixar fazer isso. Era só um exemplo de coisas que se podem fazer com um bocado de imaginação.

Mas no meu acho que ainda daria para andar um bom bocado até a bateria ir à vida ou o motor de arranque pifar. [:D]

Os carros hoje em dia... :(

Última edição:
Eu também tenho um Corsa 1.3 CDTI, e isso também já me aconteceu, contudo com muito menos gravidade!

Ia para arrancar, e de repente, o carro acelerou sozinho, começou a cuspir imenso fumo branco. Desliguei imediatamente o carro mas sentia o motor a trabalhar ( o fumo já tinha parado, ou abrandado, não me lembro muito bem ).

Sei que pedi ajuda a um senhor que lá estava, que até tinha pensado que o fumo todo tinha sido eu a fazer um burnout ( [:D] ). Tentei ligar o carro minutos depois, e ele parecia que queria logo acelerar. Só passado uma meia horita é que consegui pegar no carro, como se estivesse "normal" quando dou por mim e vejo que a direcção assistida não estava a funcionar ( :confused: ).

Sei que o carro estava na garantia do stand ( comprei usado ), e ficou tudo resolvido, e até hoje o carro anda sem problemas

Já me aconteceu de o motor de arranque não parar... começou a cheirar a queimado e tudo, entrei em panico, mas consegui desligar um cabo passados uns 3 minutos...
Tirei a chave da ignicao, fechei o carro etc etc e não parava :sh)
Eu também tenho um Corsa 1.3 CDTI, e isso também já me aconteceu, contudo com muito menos gravidade!

Ia para arrancar, e de repente, o carro acelerou sozinho, começou a cuspir imenso fumo branco. Desliguei imediatamente o carro mas sentia o motor a trabalhar ( o fumo já tinha parado, ou abrandado, não me lembro muito bem ).

Sei que pedi ajuda a um senhor que lá estava, que até tinha pensado que o fumo todo tinha sido eu a fazer um burnout ( [:D] ). Tentei ligar o carro minutos depois, e ele parecia que queria logo acelerar. Só passado uma meia horita é que consegui pegar no carro, como se estivesse "normal" quando dou por mim e vejo que a direcção assistida não estava a funcionar ( :confused: ).

Sei que o carro estava na garantia do stand ( comprei usado ), e ficou tudo resolvido, e até hoje o carro anda sem problemas

Então e se acontece-se isso em andamento? HEIN??? Que tal fazerem um recall, situações menos graves mereceram recall...

Tb me avariou a direcção assisitda, mas em vez de o motor não parar foi o motor de arranque que não parava. Nunca mais voltou a funcionar, teve de direcção assisitada nova...

Última edição:
Para a proxima compra um carro com motor a gasolina!! sempre é melhor

Nao fazes kms que justifiquem na totalidade o diesel , mais a FAP com regeneraçoes abortadas , oleo contaminado e afins é um passo ao desalvorar do motor

Nao fazes kms que justifiquem na totalidade o diesel , mais a FAP com regeneraçoes abortadas , oleo contaminado e afins é um passo ao desalvorar do motor

É obrigatório que em todos os tópicos sobre um diesel surjam comentários destes sobre a superioridade da gasolina?
Como se toda a gente que compra problemáticos diesel o fizesse por embirração.

Pelas minhas contas fará uns 15.000km ano só para o trabalho, está no limite matemático.

Como se um carro desalvorasse só pelo FAP. Até carros antigos desalvoram, basta ter turbo.

mas nos carros antigos, tendo só o turbo era uma coisa e mesmo assim já fazia os estragos que fazia, mas agora junta um filtro de particulas a festa com as temperaturas que atinge para fazer o seu trabalho, é uma bomba quando está saturado, esse é que é o maior problema, ainda consegue ser mais problemático em danos que um turbo sozinho...

isso é falar sem conhecimento de causa, o teu comentário não faz qualquer sentido, esta situação pode acontecer sempre independetemente dos km's que ele faça seja os percusos curtos ou longos, faça 10,15,20,25,30.000 km's \ano , o problema é sempre não saber quando a regenerações activas se processam e interrompe-las n vezes , o que com o tempo contribui para estes acontecimentos, e a regeneração passiva nem sempre é eficaz em estrada aberta...

agora claro cada marca de carro e sistema de filtro de particulas funciona no mesmo principio mas de gerido pelo sistema de maneira diferente uns dos outros logo é uma incognita saber se pode vir a acontecer um evento destes...

Voltar
Superior