...

e suportamente num diesel tambem, e pelo que vês aqui no topico isso não acontece, temos que manualmente manda-los abaixo, carros velhos eram uma coisa, carros novos a história é outra...

estás num forum auto, a info existe usa a "pesquisa"...

Já que não sabes, e que também ler os posts dos outros vai no batalha...

Um carro a diesel 'desalvora' (com turbo ou sem turbo, mas isso é outra conversa) porque o óleo do motor também pode servir de combustível, o mesmo não acontece num carro a gasolina.

Um motor diesel só pára quando há corte de combustível, um motor a gasolina pára quando há corte de fonte de ignição (faisca-vela) ou quando há corte de combustível.

Mas se conheces algum carro a gasolina que tenha 'desalvorado' sobre as mesmas condições estamos cá todos para aprender, põe aí o tópico onde falam nisso.

Para a proxima compra um carro com motor a gasolina!! sempre é melhor

Nao fazes kms que justifiquem na totalidade o diesel , mais a FAP com regeneraçoes abortadas , oleo contaminado e afins é um passo ao desalvorar do motor

Faço 24 000 km por ano. Em média o carro faz 500 km por semana, pois como já disse o carro nunca para e há dias em que faz 25 + 25 + 28 + 28 . De duas em duas semanas faz 28 + 28 + 60 + 60. Mais as voltinhas pequenas.
Entendo o teu comentário se for a pensar apenas nas regenerações, por não fazer km suficientes para as completar, porque em termos de combustível o carro poupa-me muito dinheiro. O ibiza da minha mãe é um 1.2 70 cv e faz com deposito cheio metade dos km que faz o corsa em igual condição (FULL).

quando se dá o processo de regeneração o fap atinge temperaturas acima dos 600º para queimar o acumulado, se por qualquer motivo de regenerações abortadas anteiormente o oleo ficar contaminado, uma vez que temos turbo e afins tudo interligado o motor a uma temperatura acima do normal, a fap entupida é uma bomba que por si estoira o motor logo todo, e unica maneira de digamos evitar muito estragos, é assim que se começar a ver o carro a fumegar por tras encostar rápidamente, engrenar uma mudança alta e faze-lo engasgar e parar, nunca usar a ignição, pois o sistema electrico não corta a corrente ao motor nessa situação, continua a funcionar até estoirar tudo...

há n situações destas relatadas pela net em varios modelos de carros...

o meu colega tambem tinha o carro há uma semana o gajo do stand teve de se chegar a frente com a garantia 3000€ de arranjo...

isto são coisas que podem acontecer a qualquer um, pois o maior problema é que a maioria dos carros não teem sinalização de quando está a regenerar, e muitos nem sabem como funciona o sistema nem como actuar em casos como este quando se dá...

não como é que algo que existe há tantos anos, não desenvolveram um sistema sinalização de quando a fap está a regenerar...

depois não admira que muitos optem por remover a dita para evitar dissabores...

Eu não perguntei sobre o funcionamento do FAP ou sobre a situação de desalvorar. Isso eu sei. Tu disseste que o FAP entupiu ao fazer uma regeneração e incendiou.

Acho que se o FAP está entupido, não incendeia. Simplesmente não consegue regenerar. Mas ainda que possa incendiar, não faz o motor desalvorar. Foi isto que te perguntei. Como é que isto sucede. A tua resposta nada teve a ver com a pergunta. Eu sei que o óleo é contaminado, e etc e tal, mas como é que um FAP entupido se incendeia e faz um carro desalvorar?

É obrigatório que em todos os tópicos sobre um diesel surjam comentários destes sobre a superioridade da gasolina?
Como se toda a gente que compra problemáticos diesel o fizesse por embirração.

Pelas minhas contas fará uns 15.000km ano só para o trabalho, está no limite matemático.

Não leves a mal o Miguel, está escrito no ADN dele[;)]

A primeira coisa que me passou pela cabeça quando disseste que não conseguiste desligar o carro foi meter uma mudança para obrigá-lo a ir abaixo...

Isso é como aquela situação em que o carro vai abaixo numa passagem de nível e não pega... Fugir e deixar o carro ali? Claro que não, é dar à chave em primeira.

Há muitas situações que se resolvem com um bocadinho de imaginação!

Com a situação a decorrer não me passou pela cabeça nada disso. Achei que ia partir o motor e começar a saltar peças por todo o lado. Tive discernimento de pegar na carteira e documentos do carro e sair. Não pensei em mais nada, pensei " tenho seguro contra todos os riscos e o carro está na garantia, vou zelar pela minha segurança ". Carros há muitos, face ao desconhecimento da situação pensei o pior e bazei.

Eu não perguntei sobre o funcionamento do FAP ou sobre a situação de desalvorar. Isso eu sei. Tu disseste que o FAP entupiu ao fazer uma regeneração e incendiou.

Acho que se o FAP está entupido, não incendeia. Simplesmente não consegue regenerar. Mas ainda que possa incendiar, não faz o motor desalvorar. Foi isto que te perguntei. Como é que isto sucede. A tua resposta nada teve a ver com a pergunta. Eu sei que o óleo é contaminado, e etc e tal, mas como é que um FAP entupido se incendeia e faz um carro desalvorar?

Sendo um pato na matéria vou explicar o que os mecânicos me disseram. Se o FAP não completa as regenerações não vai filtrar as impurezas do óleo, com o tempo aumenta o nível do óleo e acaba por o mandar para o motor que o vai consumir até restar zero. Dai a fumarada branca toda, fumo branco é óleo a ser consumido, isso eu sabia mas porquê e como o parar já não.

Dai que pode acontecer como disseram em qualquer carro a gasóleo mesmo sem FAP, basta ter o nível do óleo acima do normal.

E num carro com caixa automática ? Como se podia fazer ? Não dá para engatar uma 5ª ou 6ª .

Só mesmo duas coisas, só que ter sangue frio/tempo/pratica para fazê-las é complicado.
Tapar a entrada de ar para o motor ou 'fechar' o combustível, neste caso a linha de óleo para o turbo.

'Fechar' o escape também pode ser uma solução, mas com as pressões envolvidas mais a fumarada não parece ser das mais exequíveis. [:D]

Sendo um pato na matéria vou explicar o que os mecânicos me disseram. Se o FAP não completa as regenerações não vai filtrar as impurezas do óleo, com o tempo aumenta o nível do óleo e acaba por o mandar para o motor que o vai consumir até restar zero. Dai a fumarada branca toda, fumo branco é óleo a ser consumido, isso eu sabia mas porquê e como o parar já não.

Dai que pode acontecer como disseram em qualquer carro a gasóleo mesmo sem FAP, basta ter o nível do óleo acima do normal.

Uma pergunta inocente: Como é que o nível de óleo aumenta?

O problema do nível do óleo aumentar é o de ser sugado pelo pickup do breather do bloco, directamente para a admissão e vocês já sabem o que acontece a seguir... Por isso nem precisa de ter turbo para 'desalvorar'.

Eu acho que estou a escrever português[:D]

Eu repito: como é que um FAP entupido se incendeia e faz um carro desalvorar?

Eu já conheço a história toda do aumento do nível. Não é isso que eu estou a perguntar. Eu é que não vejo relação de um FAP entupir, incendiar e fazer um carro desalvorar de seguida. Entenda-se no mesmo momento temporal.
[;)]

Uma pergunta inocente: Como é que o nível de óleo aumenta?

O problema do nível do óleo aumentar é o de ser sugado pelo pickup do breather do bloco, directamente para a admissão e vocês já sabem o que acontece a seguir... Por isso nem precisa de ter turbo para 'desalvorar'.
Mas isso deve ser raríssimo de acontecer. Seria necessário o motor estar a passar a compressão toda pelos segmentos e ter o nível de óleo bem alto para aumentar a pressão no interior do bloco e fazê-lo subir pelo respirador da cabeça.

O mais frequente é o turbo partir e haver uma passagem de óleo do turbo para a admissão.

Também pode dar problemas quando o óleo tende em acumular nos intercoolers. Depois ao fazer-se um arranque numa subida ou numa inclinação que facilite que óleo seja sugado para a admissão pode até empenar ou partir os internos com o motor que vai tentar comprimir o óleo no lugar do gasóleo vaporizado.

Exacto, o FAP não incendeia, não sei de onde foram tirar estas ideias :confused:

O que acontece é simplesmente que, ao abortar as regenerações, contamina o óleo e o nível aumenta, fazendo o carro desalvorar. Não incendeia fap nenhum, mais depressa gripa o motor

um fap saturado quando o sistema gera uma regeneração injecta eloys para acelarar e elevar a temperatura acima dos 600º dos residuos acomulados, logo se estiver entupido rebenta como uma panela de pressão, levando ao carro a incendiar-se, o turbo e restante sistema em alta rotação entram em desalvoro por que o sistema deixa de circular e berra tudo, percebeste agora?...

isto é um conjunto que é uma bomba autentica a peça principal(fap) deixa de conseguir deixar circular os gases por estar saturada, quando a regeneração ocorre nesta situação é o salvo-se como puder...

há carros que quando o fap já está a dar as ultimas entram em safe mode e estão contantemente a mandar o carro abaixo até irmos a uma oficina, outros como estes corsas é como jogar na lotaria...

Mas isso deve ser raríssimo de acontecer. Seria necessário o motor estar a passar a compressão toda pelos segmentos e ter o nível de óleo bem alto para aumentar a pressão no interior do bloco e fazê-lo subir pelo respirador da cabeça.

O mais frequente é o turbo partir e haver uma passagem de óleo do turbo para a admissão.

Também pode dar problemas quando o óleo tende em acumular nos intercoolers. Depois ao fazer-se um arranque numa subida ou numa inclinação que facilite que óleo seja sugado para a admissão pode até empenar ou partir os internos com o motor que vai tentar comprimir o óleo no lugar do gasóleo vaporizado.

Sim, muito raro, expliquei por que é algo que pode acontecer em motores diesel sem turbo.

Eu dos intercoolers só ainda vi e ouvi falar de criação de gelo, consequente descongelação e pumba, agua para dentro das câmaras.

Voltar
Superior