...

vou deixar aqui um video do carro do SmashingCars o fap entupido estáva um pouco embraseado...
[:D]

Não, esse FAP ardeu por alguma falha durante a regeneração, como já tinha dito que era raro mas pode acontecer, ate houve vários casos disso em casos da PSA (307, 206, pelos vistos C5...).

Agora um FAP não arde por estar entupido ponto. O que acontece se entupir é falhar a regeneração e no máximo o carro entrar em safe mode ou nem ligar quando chega a um ponto que bloqueia a saída de gases. Nunca arde como é lógico. O FAP a arder é durante a regeneração devido às elevadas temperaturas que pode levar a arder, o simples trabalhar o gases não tem calor suficiente para pegar a um fogo a um FAP entupido.

Quem já viveu com um FAP sabe bem que isto é verdade, quando um FAP entope aparece aviso e a regeneração não é feita se quer, ela falha, o carro lê os níveis de SOT e se são altos, aborta a regeneração e aparece o aviso no painel.

Mas agora, meta lá aí um vídeo de um FAP a explodir como afirmou, seria bom todos vermos tal fenómeno.

Quando aconteceu no meu, era de noite e comecei a levar máximos do carro que vinha atrás. Calhou de acelerar e o carro fazia muito barulho mas praticamente não se mexia. Encostei logo e entra uma fumarada por baixo da manete da caixa. Desligo logo o carro e saio e já vinha um tipo com um extintor e quando olhamos por baixo do carro o que vimos era muito similar ao vídeo. Não houve qualquer aviso no carro. O tipo que vinha a dar máximos disse que começou a ver pedaços de material incandescente a cair por baixo do carro. Esteve uma semana na Citroen na garantia. Hoje está com quase cento e quarenta mil e mais nada se passou. O tipo do reboque é que surpreendeu. Olhou para mim e diz "Olha outro! Você teve sorte. O último que destes que fui buscar ardeu todo e já não era o primeiro"

Pensava que a localização do FAP nesse motor era a mesma que o 1.6 HDI (logo por baixo do turbo) mas não.

Só para confirmar, houve algum aviso de avaria no sistema anti-poluição antes de tal incêndio acontecer ou nunca houve qualquer aviso?

Eu tinha comprado o carro usado há um mês. Durante esse tempo nunca apareceu qualquer aviso nem notei nada estranho no funcionamento do carro.

Pois, lá está, isso aconteceu provavelmente durante a regeneração.

O máximo que acontece quando o FAP chega a sua capacidade máxima de soot (dizia SOT, mas é na verdade soot) e continua a ser descurado, é abrir fendas. O que acontece depois quando há uma regeneração é o calor escapar pelas fendas e arder como no vídeo do Audi.

Não quando ele está cheio e arde por isso, quando se ignora todos os avisos, o motor entra em safe mode limitando a rotação e limitando assim a temperatura das EGT (exhaust gas temperature) e previne uma regeneração.

Mas não se incendia só por estar cheio. Muito menos explode.

Diria que é perda total quase de certeza...

Cá para mim na revisão antes de entregar o carro meteram oleo a mais...

Quando o arranjo chega para aí a 70% do valor do carro as seguradoras preferem dar perda total pois antes e depois de arranjar há por vezes imprevistos que fazem subir o custo, para além de venderem depois o carro e recuperarem algum...

Se o carro valer 8000€ e o arranjo for digamos 5000€ e conseguirem vender este por exemplo por 1500€ dão perda total de certeza.

Sim pela ultima avaliação do seguro o carro está avaliado em 8000 €. Não sei o que vão fazer, mas eu accionei a garantia e não o seguro. No entanto suponho que o stand terá um seguro para se precaver destas situações, até porque vendem carros de valores acima dos 60 mil €. Dai eu deduzir que devem ter um seguro.

Pessoalmente não sei se prefiro um motor novo e a total reparação do carro se o dinheiro. Se vier o dinheiro irei comprar outro carro. Desta vez provavelmente 5 lugares 3 portas. +/- do mesmo ano.

Pelas fotos, se o seguro não der perda total, eu se fosse tu vendia o carro.

Eu não sabia que isso podia acontecer aos carros a diesel. Sempre bom saber

Espero não chegar a isso, até porque não será fácil vencer o carro pelo valor que paguei por ele. Basta durante a venda me perguntarem, então amigo carro com 4 anos 10 mil km? Conte lá essa historia.

Há e tal o meu carro pegou fogo, nem 4000 € me dão por ele. Não vou ficar condicionado a esse ponto, lamento mas quero outra solução.

O seguro só tem haver com isto se o seguro contactado tiver cobertura de incêndio. Se for um de responsabilidade civil, não tem nada que dizer sobre este caso.

Mesmo que tenha um DP com cobertura de incêndios e catástrofes naturais, só cobria o que ardeu e não a avaria mecânica.

Este é um caso de reparação, se o carro tiver ainda garantia... Podem é tentar escapar com "não foi usado o óleo recomendado" e coisa do género, mas ter algum apoio legal é sempre útil.

O seguro só tem haver com isto se o seguro contactado tiver cobertura de incêndio. Se for um de responsabilidade civil, não tem nada que dizer sobre este caso.

Mesmo que tenha um DP com cobertura de incêndios e catástrofes naturais, só cobria o que ardeu e não a avaria mecânica.

Este é um caso de reparação, se o carro tiver ainda garantia... Podem é tentar escapar com "não foi usado o óleo recomendado" e coisa do género, mas ter algum apoio legal é sempre útil.

Desde que a solução não comprometa o desempenho do carro futuramente. Por mim tudo bem.

Desde que a solução não comprometa o desempenho do carro futuramente. Por mim tudo bem.

Valores conservadores na marca:

Já imaginaste a quantidade de cablagem danificada? Só substituir a cablagem toda vai para aí 2000€, mais 4000€ pelo motor, 1000€ por outras peças é perda total de certeza.

Se for menos do que isto não vão fazer um trabalho decente, por exemplo manter os cabos queimados, eu não queria ficar com o carro, porque se não fosse perda total significava que andavam a poupar no arranjo que equivale a problemas futuros a sair do teu bolso.

Mais vale devolverem-te o dinheiro e compras outro e ficas descansado da vida...

Valores conservadores na marca:

Já imaginaste a quantidade de cablagem danificada? Só substituir a cablagem toda vai para aí 2000€, mais 4000€ pelo motor, 1000€ por outras peças é perda total de certeza.

Se for menos do que isto não vão fazer um trabalho decente, por exemplo manter os cabos queimados, eu não queria ficar com o carro, porque se não fosse perda total significava que andavam a poupar no arranjo que equivale a problemas futuros a sair do teu bolso.

Mais vale devolverem-te o dinheiro e compras outro e ficas descansado da vida...

Tenho algum apoio legal que me permita recusar a reparação se achar que não vão fazer um trabalho decente?

Caso me devolvam o dinheiro estou a pensar ir para um carro até aos 10 000 €, 5 lugares mas apenas 3 portas... não gosto muito de carros com 5 portas. Mas ainda não sei o que. Vou esperar para ver o desfecho disto e depois logo vejo.

Pelo que sei, nem todos os seguros contra todos os riscos, cobrem avarias mecânicas. se calhar arriscaria primeiro "lutar" um bocado com a garantia automóvel.

Pelo que sei, nem todos os seguros contra todos os riscos, cobrem avarias mecânicas. se calhar arriscaria primeiro "lutar" um bocado com a garantia automóvel.

A maioria não cobre avarias mecânicas.

Tenho algum apoio legal que me permita recusar a reparação se achar que não vão fazer um trabalho decente?

Caso me devolvam o dinheiro estou a pensar ir para um carro até aos 10 000 €, 5 lugares mas apenas 3 portas... não gosto muito de carros com 5 portas. Mas ainda não sei o que. Vou esperar para ver o desfecho disto e depois logo vejo.

Obviamente tens o direito a que a reparação seja feita em condições. No entanto tens menos dores de cabeça futuras se for perda total pelo que vi nas fotos.

Tenho quase a certeza que o meu seguro cobre avarias mecânicas. No entanto o carro está entregue a garantia total de 1 ano dada pelo stand. Vou aguardar. Nesta próxima semana já devo ter novidades. Caso seja feita a reparação tenho receio de não conseguir detectar possíveis más reparações.

Tenho quase a certeza que o meu seguro cobre avarias mecânicas. No entanto o carro está entregue a garantia total de 1 ano dada pelo stand. Vou aguardar. Nesta próxima semana já devo ter novidades. Caso seja feita a reparação tenho receio de não conseguir detectar possíveis más reparações.

Se não pediste isso especificamente quando pediste o seguro por defeito não cobre...

2.0 de 136 cv.

Engraçado que o anterior carro do meu pai (um Peugeot 407 Am6 com o mesmo motor) aconteceu algo semelhante mas o turbo desalvorou, eu por acaso não ia com ele nessa viagem, mas por aquilo que ele me estava a relatar na altura por telefone deduzi logo que deveria de ser um problema no FAP (a tal falha na regeneração) que acabou por passar para o turbo, e a primeira coisa que lhe disse a ele foi logo para encostar o carro porque ao estar a perder a potencia era pronuncio que o turbo devia de ter partido e assim evitava criar mais chatices no carro, obviamente ele quis continuar mais uns kms e depois foi o espectáculo da fumarada branca e do motor em altas rotações... sei dizer que ele ficou em pânico ao telefone a dizer que o carro estava a arder e eu do outro lado a dizer para ele que não, que aquilo tinha acontecido porque ele tinha sido teimoso e devia de ter parado para não esforçar o motor quando eu tinha avisado, pedi a ele que saísse de perto do carro, o que valeu é que a assistência da AE foi rápida e conseguiram desligar o motor. Isto tudo para dizer que, no caso do 407 ele nem sequer mostrou avisos, nem sonoros, nem de luminosos, nem sequer aquelas mensagens escritas no CB, mesmo na oficina quando ligaram à maquina não apareceu qualquer aviso ou erro... (nunca ficamos a saber se seria defeito dos sensores). Sei dizer que o Turbo foi arranjado, e o FAP teve de se limpo fazendo uma regeneração forçada para tirar todo o óleo lá retido, uma brincadeira que custou na altura cerca de 600€ e que podia ter corrido muito pior. Felizmente depois daquele percalço nunca mais teve problemas. Entretanto em Abril deste ano acabamos por trocar o 407 por um 508.

É oficial. O carro não tem reparação pelo menos o stand não irá avançar para a reparação. Só amanhã saberei mais detalhes, por exemplo a que se deveu este problema.
Certo é que terei outro carro que não este. Darei mais detalhes para saberem como acaba este filme.

Cumps

Voltar
Superior