...

Pois, se eu soubesse...já me arrependi.

P.S. Deixem-se disso, adicionem o outro à ignore list e as coisas funcionam muito melhor.
Eu já não lhe dou mais trela, mas espero que a moderação faça alguma coisa, para além do constante desrespeito por tudo e todos, modificar um post com insultos para ser banido... Convenhamos, é demasiado baixo e não pode passar ao lado da moderação que acredito que quer um espaço civilizado e com bom ambiente, já reportei e espero pela acção justa da moderação.

Quanto assunto do FAP, espero que não te importes de responder.

Um FAP incendiar já de si é bem raro mas não impossível, mas não é quando está entupido, os FAP tem vários sensores que medem o SOT e se virem que está demasiado cheio, a regeneração nem se dá, ligando luz no painel.

O explodir, pelo que entendo do outro user, ele quer dizer que o FAP explode, quebra o turbo e o carro desalvora. Como disse, e isto não é insulto, é imaginação fértil, já pesquisei e nem consigo encontrar 1 caso de um FAP que explodiu, nem tal é se quer possível. Mas tendo em conta a sua localização frequente, se explodisse, havia danos graves ao motor como abertura de buracos e o motor parava antes de desalvorar.

Desalvorar pelo FAP já vejo mais lógico, se houver aumento do nível de óleo e por sua vez contaminação do mesmo com gasóleo, devido ao entupimento do FAP, pode a má lubrificação do turbo ou excesso de óleo, levar à sua quebra e começar a entrar o óleo para a admissão.

Agora, FAP explodir, convenhamos, há um lado cómico nisto. Não acho que haja problema em dizermos algo errado, é normal e eu neste post posso ter dito algo que não é tecnicamente verídico, não sei tudo ao contrário do que me acusam, mas há que ter humildade, e quando somos corrigidos entramos na rudeza... Enfim.

Por nunca ter ouvido falar em FAPs que explodem e que fazem desalvorar motores, é que perguntei.

Quanto ao resto, e o conselho é válido para ambos, é passar à frente e seguir. Daqui a uns tempos vão achar piada a rever estas trocas de posts[;)]

ok vou ver se o consigo encontrar depois mando-te o link, com esta trapalhada ai com o outro doutor, já perdi metade as coisas que tinha abertas no browser quando andei a pesquizar isso a bocado... devia ter metido era logo nos favoritos, agora vai ser uma treta para encontrar novamente...
Não te preocupes com isso, era só uma curiosidade[;)]

SmashingCars és um individuo cheio da tanga sabias, é facil por a culpa nos outros, convence-te disso que ainda tens muito que aprender a andar em foruns...[;)]

Faço 24 000 km por ano. Em média o carro faz 500 km por semana, pois como já disse o carro nunca para e há dias em que faz 25 + 25 + 28 + 28 . De duas em duas semanas faz 28 + 28 + 60 + 60. Mais as voltinhas pequenas.
Entendo o teu comentário se for a pensar apenas nas regenerações, por não fazer km suficientes para as completar, porque em termos de combustível o carro poupa-me muito dinheiro. O ibiza da minha mãe é um 1.2 70 cv e faz com deposito cheio metade dos km que faz o corsa em igual condição (FULL).

Acredito e a tua sorte foi estar em período de garantia . Imagina se nao tivesse achas que terias poupado alguma coisa com um problema destes ... Dai que o pessoal tem de se mentalizar que diesel novos tem de ser para fazer kma a serio .

O Ibiza 1.2 nao é um bom exemplo de economia 😉

Por nunca ter ouvido falar em FAPs que explodem e que fazem desalvorar motores, é que perguntei.

Quanto ao resto, e o conselho é válido para ambos, é passar à frente e seguir. Daqui a uns tempos vão achar piada a rever estas trocas de posts[;)]

O FAP não é causador de nada, o que causa o desalvoro é o turbo que quebra, o turbo pode é quebrar por mau funcionamento do FAP.

Não estou a dizer que é o caso ou que se quer acontece, mas vendo como as coisas funcionam só vejo o aumento de óleo por causa do FAP, que cause a quebra do turbo e desalvore.

Neste caso, nem sei porque o mecânico falou do FAP, pelo que o user conta do uso que dá, parece-me aceitável para um FAP saudável. O que aconteceu aqui foi o turbo que deu de si, não é nada de novo, acontece nos (e so) turbo diesel.

Se calhar podemos culpar mais o uso indevido de óleo que tenha resultado o problema no turbo, mais frequente que se pensa, as concessionário não usarem o óleo recomendado, o que é incrivelmente mau mas acontece.

Quanto ao resto, os cães ladram, a caravana passa, já se viu que vai sempre por em causa tudo o que digo e zero de argumentos ou provas que estou errado, provocador no fundo.

Última edição:
provocar, quem??? eu, onde??? e participar para quê para isso estás cá tu o expert em tudo, não é preciso mais ninguem, o resto anda só aqui a ver bola...[:p]

estás num forum auto, a info existe usa a "pesquisa"...

guarda esses comentários para ti, pois vossa excelência anda aqui por andar, e goza com os outros, como jã tinha dito use a pesquiza, e estude as coisas e deixe de ser ignorante para com os outros, pois só lhe fica mal...

provocar, quem??? eu, onde??? e participar para quê para isso estás cá tu o expert em tudo, não é preciso mais ninguem, o resto anda só aqui a ver bola...[:p]
Como não consegues argumentar partes para o insulto...bonito

Onde já se viu um motor a gasolina desalvorar, o desalvorar só acontece nos diesel porque o oleo é queimado da mesma maneira que o gasoleo ou seja sem ignição, num carro a gasolina é impossivel isso acontecer.

Isto não quer dizer que o mortor a gasolina seja melhor, a unica questão é que o desalvorar é algo que nunca irá acontecer num motor a gasolina.

PS: Um motor diesel sem turbo mas com oleo a mais pode também desencadear esse processo.

Quanto as fotos do estrago, parece-me que esse motor esta condenado, bem como toda a instalação eletrica junto ao mesmo.[s)]

Estão aqui algumas fotos do carro. Fui hoje buscar umas coisas ao carro e tirei umas fotos.

Diria que é perda total quase de certeza...

Cá para mim na revisão antes de entregar o carro meteram oleo a mais...

Quando o arranjo chega para aí a 70% do valor do carro as seguradoras preferem dar perda total pois antes e depois de arranjar há por vezes imprevistos que fazem subir o custo, para além de venderem depois o carro e recuperarem algum...

Se o carro valer 8000€ e o arranjo for digamos 5000€ e conseguirem vender este por exemplo por 1500€ dão perda total de certeza.

Última edição:
tens a certeza ?

eu acho que os rolamentos não existem nos turbos, talvez seja algo novo mas nunca vi [;)]

Isso geralmente acontece quando o óleo que lubrifica os rolamentos do turbo passa para a admissão do turbo. O motor passa a ser alimentado pelo óleo do turbo, sendo um motor diesel não precisa de faisca, apenas compressão, o que faz com que fique a trabalhar até acabar o óleo ou aconteça alguma falha mecânica.

acho que existe algum mal entendido da tua parte ou do mecânico.

o FAP não filtra óleo.

o FAP não faz retorno de óleo para o motor, quando muito faz retorno de Diesel ao sistema que por sua vez pode entrar no sistema de lubrificação.

relativamente ao óleo que sai pelo turbo ou compressor ( mais neste último ) pode originar algum fumo branco, o mesmo fumo branco pode ter outras origens tais como pelos segmentos, pelos vedantes das válvulas, pela culassa ou até por micro fissura em algum outro local - tipo no bloco ou camisa.

normalmente quando isto acontece o motor entra em auto combustão e uma das forma de o desligar é mesmo engatando a 4ª ou 5ª velocidade com o carro travado para ver se ele desliga - se a embraiagem não estiver boa o aquecimento ainda é maior pelo escorregamento do disco.

ter ou não um turbo não significa que acontece ou deixa de acontecer pelos motivos que referi.

só depois de aberto o bloco é que se poderá chegar a uma resposta realista e espero que o user tenha acesso a essa informação e esclareça a todos a origem do liquido lubrificante.

quanto a ter óleo acima do nível é possível que crie alguns problemas, mas para entrar neste tipo de calores teriam de ter colocado pelo menos 10~15 litros acima do limite e não me parece que tenha sido o caso.

Sendo um pato na matéria vou explicar o que os mecânicos me disseram. Se o FAP não completa as regenerações não vai filtrar as impurezas do óleo, com o tempo aumenta o nível do óleo e acaba por o mandar para o motor que o vai consumir até restar zero. Dai a fumarada branca toda, fumo branco é óleo a ser consumido, isso eu sabia mas porquê e como o parar já não.

Dai que pode acontecer como disseram em qualquer carro a gasóleo mesmo sem FAP, basta ter o nível do óleo acima do normal.

Pelas fotos, se o seguro não der perda total, eu se fosse tu vendia o carro.

Eu não sabia que isso podia acontecer aos carros a diesel. Sempre bom saber

Acredito e a tua sorte foi estar em período de garantia . Imagina se nao tivesse achas que terias poupado alguma coisa com um problema destes ... Dai que o pessoal tem de se mentalizar que diesel novos tem de ser para fazer kma a serio .

O Ibiza 1.2 nao é um bom exemplo de economia 

Ou começam a preocupar-se com a fiabilidade dos carros ou arriscam-se a ver as vendas diminuídas. Mesmo as pessoas que os compram novos, começam a contar com o facto de os carros desvalorizarem muito quando os tentarem vender devido à sua pouca fiabilidade.

Ou começam a preocupar-se com a fiabilidade dos carros ou arriscam-se a ver as vendas diminuídas. Mesmo as pessoas que os compram novos, começam a contar com o facto de os carros desvalorizarem muito quando os tentarem vender devido à sua pouca fiabilidade.

Já nem é só isso, é o receio antecipado destas avarias. Eu tinha um diesel, e ao comprar um novo carro já contei que num novo diesel teria de mudar o FAP e o bimassa, além da correia de distribuição. Isto, aliado aos motores diesel poderem chegar a 4000€ mais caros fez-me não arriscar. Preferi pagar mais em combustível todos os meses que apanhar com estas buchas, além de IUC e seguro mais caros. E pelo que tenho lido por aqui e noutros relatos, não sou caso único. [;)]

Voltar
Superior