[Comparativo] 125cvs vs 125 cvs / cavalos vs cavalos

Axus

New member
Boas, [;)]
hoje apareceu-me esta duvida, entre Ford Puma 1.7 Zetec 125cv e Honda civic (mb6) 1.6 Vtec 125cv. Qual o melhor?

Os peugeot 106 gti n serão uma boa alternativa!? n tem aquele som nem aquele barulho que soa bem, nem umas acelarações tão poderosas. Mas é 925kg que em 120cv me parecem razoaveis, e "deve ser" melhor de consumos o que dizem?

(Qual o melhor na vossa opinião e justifiquem)
(Podem utilizar os critérios que quiserem)

Last edited:
Nas specs do puma ele tem menos 200kg do que o civic, por isso acho que o puma tem melhores prestações, mas na pratica costuma ser diferente.

Last edited:
Esse Honda tem a caixa muito longa, é um bocado lento. O Puma é um motor avançado, já com admissão variável. Deve ser bem nervoso.

Eu pessoalmente gosto muito de ambos, tens em mente duas belíssimas propostas.

O Puma 1.7 tem aceleração, agilidade e dinâmica.
O Civic 1.6 ESi tem conforto, espaço, velocidade de ponta e consumos.

Eu pessoalmente iria ficar muito indeciso se tivesse que escolher entre os dois.

Só escolheria o Puma porque já tive um Civic.

São dois carros muito interessantes mas de conceitos diferentes.
O Civic é um familiar, com um motor interessante - sem ser um foguete.

O Puma é um pequeno desportivo, com um chassi fantástico, muito divertido e com um motor à maneira.
A caixa é bem escalonada ao contrario do Civic, embora não goste do tacto da mesma.
É um foguetezinho.

Para mim, se o espaço não fosse problema, viria o Puma.

Last edited:
obrigado pelas respostas desde ja, eu gosto mt de ambos tb, talvez o que me faça decidir será um "bom negocio".
O Puma 1.7 tem aceleração, agilidade e dinâmica.
O Civic 1.6 ESi tem conforto, espaço, velocidade de ponta e consumos.
de qualquer das formas os consumos serão assim tão diferentes?

Eu pessoalmente gosto da caixa longa dos ESi, é daquelas coisas que primeiros estranham-se depois entranham-se...

Eu nunca gostei...
A caixa longa só pesaria como hipótese se fizesse percursos em AE longos.
De resto é um escalonamento que mata e castra o motor que até é interessante.

São dois carros muito interessantes mas de cocneitosdiferentes.
O Civic é um familiar, com um motor itneressante - sem ser um foguete.

O Puma é um pequeno desportivo, com um chassi fantástico, muito divertido e com um motor à maneira.
A caixa é bem escalonada ao contrario do Civic, embora não goste do tacto da mesma.
É um foguetezinho.

Para mim, se o espaço não fosse problema, viria o Puma.
Já li é que o Puma tem uma manutenção cara devido a peças raras...

Disso n sei, pensava que o puma ate era quase todo fiesta! O que vi foi peças carissimas mas eram para alterações tipo cabeças trabalhadas que ficava mt caro e n davam garantia de cvs por ai alem!
Vi este video Old Top Gear, Autumn Series, 1997, Episode 1, 1/2 - YouTube que é sobre o puma num episodio do top gear onde eles devem estar a testar o zetec (falam ate mt bem do puma). [:cool:]
eles dizem tb que o motor depois de fabricado (na espanha) tinha de ir num avião ate ao japão e voltava outra vez para ser montado no carro. O que os japoneses la faziam para alem do controlo de qualidade que deviam fazelo n faço ideia. acho que quando ia para o japão ia para a yamaha.
Ou seja o japoneses tinham de por a mão neste motor xDDD

Já agora:

O Puma não é um mero Fiesta com outra vestimenta, visto que o chassis foi melhorado e desenvolvido com a ajuda de Jackie Stewart

http://www.caradisiac.com/php/essai_...45_coupes2.php

Mais dados sobre o Puma, tais como a travagem.

Diferença entre o 1.7, 1.4 e 1.6

Ford Puma Club Italia - l'auto - prove su strada - -

Já agora, ainda há o 1.7 ZETEC-SE de 155cv, mas este apenas foi disponibilizado no mercado inglês (sendo que parece que chegaram também algumas unidades ao mercado alemão)

Aqui ficam os dados

Ford Puma Club Italia - l'auto - Puma Racing - -

in: http://forum.autohoje.com/forum-geral/98267-ford-puma-1-7-1997-a.html

Já agora, o Puma Racing custava mais que um Subaru Impreza e mesmo assim, a Ford vendia-o a perder dinheiro.

Mais sobre o Puma:

http://www.fordpuma.org/

P.S: Já reparei que o dito link, já não está operacional.

Last edited:
Eu nunca gostei...
A caixa longa só pesaria como hipótese se fizesse percursos em AE longos.
De resto é um escalonamento que mata e castra o motor que até é interessante.

É assim, eu tive e ainda conduzo regularmente um Civic LSi, aquilo também é caixa longa:

- 1ª até aos 40 Km/h
- 2ª até aos 100 Km/h
- 3ª até aos 150 Km/h
- 4ª até aos 200 Km/h;
- 5ª até aos 240 Km/h;

Sim é penoso conduzi-lo em cidade, porque a 1ª não é só para arrancar como no meu Lancia Y 1.2 LX, tens de arrancar e deixar subir um pouco a rotação para a 2ª entrar correctamente.

O conforto de utilização diário para quem faz cidade é zero, mas tal como disse no tópico "Binário vs. Cavalos" eu quero é potência, e quanta mais tiver melhor [:D], e estes Civics são um bom exemplo de potência disponivel em médios/médios-altos regimes.

O Lancia Ypsilon 1.2 LX, tem potencia a partir das 3000 RPM, é vivo, dá uma cocinha valente ao Clio III dCi85 do meu irmão, mas não é o Civic que às 7000 RPM ainda tem motor para explorar. [br:)] apr:)

lol nesse site que mandas-te fordpuma.org so se ve fruta!!! :sh)

Truestory.jpg

li o outro topico aqui do forum sobre o puma 1.7, fiquei um pouco triste com os feedbacks de peças e manutençao! :(
entretanto fiquei com o link do pumaclub.
O honda civic mb6 tb tem um motor 1.8 a caixa sera a mesma coisa? em relação ao 1.6 a caixa é o msm fret? longa ou atinge as rpms mais cedo?
Acho que estar a dar mais dinheiro por um 1.8 ja n da para mim nem orçamento nem de gota pro carro, mas fica a curiosidade!

lol nesse site que mandas-te fordpuma.org so se ve fruta!!! :sh)

Realmente...

Fui buscar o mesmo a um post já colocado em tempos, sendo que na altura tinha muita informação.

Certamente lá fecharam a página e agora tem a frutinha... [:D]

Last edited:
Esse Puma Racing era um brinquedinho que gostava de experimentar muito. Os alargamentos nas vias ficavam-lhe mesmo bem.

Back