[Comparativo] 125cvs vs 125 cvs / cavalos vs cavalos

Um amigo teve um Puma 1.7 durante uns aninhos, fez-lhe ainda uns valentes km, sem grandes problemas a não ser a pintura (carro vermelho). Carro bem divertido de conduzir, pudera, 125Cvs num chassis dum Fiesta. Relativamente às performances, os 125 Cvs são mesmo um bocado anémicos. O 1.6 da Honda dá a sensação de ser mais solto, o que não quer dizer que ande mais.
Até porque na altura o juízo não era muito e posso dizer que o Puma a "andar a fundo" era comido por: Civics 1.6 (Vt-i e não Vt-i), Saxo's, corolla's g6 e vvt-i's...) Enfim, ou o carro estava a dar a últimas (não estava) ou eram mesmo 125Cvs muuuuuuuuuuito anémicos...

Não sou apreciador desse Civic, prefiro os Civic japoneses (EK) de 3 ou 5 portas, mesmo a nível estético.
O motor também não me agrada muito, ou comprava um EK3 (1.5i VTEC) e tinha uma muito boa economia ou um EK6 (VTI) e tinha muito boa performance.

Já o Puma é um brinquedo.
Não conheço esse chassis, mas conheço o carro onde ele é baseado, o Fiesta que é bastante interessante no capitulo dinâmico. O Tiff Needell aprecia bastante esse carro pelo que só pode ser muito bom.

Pode não ter a fiabilidade e qualidade "japonesa" (esse Civic é made in UK :rolleyes:) mas eu arriscava e ia para o Puma.

mas é que eu pensei que era outro tipo de fruta!
lol hehehe [:)]

Tipo n sei se arriscava o puma dizem que tem problemas de aquecimento, peças caras, peças que n se encontram, que queima oleo!(isto pelo que vi ate agr em foruns desde que criei o topico) ja da para ficar de pe atras, e quem conheço do honda esta mt satisfeito. Os peugeot 106 gti n serão uma boa alternativa!? n tem aquele som nem aquele barulho que soa bem, nem umas acelarações tão poderosas. Mas é 925kg que em 120cv me parecem razoaveis, e deve ser melhor de consumos o que dizem?

lol hehehe [:)]

Tipo n sei se arriscava o puma dizem que tem problemas de aquecimento, peças caras, peças que n se encontram, que queima oleo!(isto pelo que vi ate agr em foruns desde que criei o topico) ja da para ficar de pe atras, e quem conheço do honda esta mt satisfeito. Os peugeot 106 gti n serão uma boa alternativa!? n tem aquele som nem aquele barulho que soa bem, nem umas acelarações tão poderosas. Mas é 925kg que em 120cv me parecem razoaveis, e deve ser melhor de consumos o que dizem?
106 GTI?

Máquina!
Metes-lhe uma admissão trofeu do Cup que já dá um ar da sua graça em aceleração. Em condução normal não aumenta o ruido e é de esperar um ligeiro aumento de performance em altas.
Quanto às acelerações não serem tão boas, chega e sobra para o Civic e quase que aposto que também chega para o Puma. [:D]
Para o GTI só mesmo o VTI e mesmo assim... [:D]
Sobre a fiabilidade não tem a qualidade geral de um Honda, o bloco é fiável, muito resistente, mas os componentes à volta são de qualidade inferior. Além de sofrer do problema dos eixos dos Pugs.

Os consumos não grande coisa, mas o conforto é muito bom e o comportamento, ui, o comportamento é espetacular, a direcção tem muito feeling e uma traseira vivaz, dá uma sensação estupenda de quando pensamos que ele vai começar a subvirar (sair de frente) ainda dá para fechar mais a curva.[br:)] Mas atenção que é sensivel a alterações e pneus de má qualidade.

Se encontrares um em bom estado é uma excelente aposta. [;)]

o civic 1.8 tb ja é outra historia e outro orçamento ja n estamos a falar dos 120cv do 106, puma e 1.6 vtec. Pk se assim fosse eu dizia renault rs 180 cv outro dizia integra type r e por ai adiante. Mas eu percebi a ideia e o exemplo que ele deu.
Se alguem encontrar ai no forum topicos sobre o 106 gti mande para aqui sff, ja que entramos com o 106 gti na converça.

Eu tive um 106 carregado de material + idas para o AIA e nunca tive problemas no eixo.. depende se andares prai a puxar travao de mao e isso.
Com o carro de origem consegues fazer 7lt na boa, curva para caraças, tem bom aspecto, fazer auto estrada é chato pq tem a caixa curta mas tb nao foi feito para isso.. Bancos da frente nao sao maus de todo até tem algum conforto. Problemas normais com transmissoes quando tao rebaixados ou quando fazes arranques costumam partir ao fim de algum tempo

admissao trofeu do cup, qual cup?
que problema dos eixos? e ja agr o vti, é o honda 1.8 vti é que esse ja deve rondar os 160, 170cv
Qual Cup? O Saxo![:D]

O problema dos eixos é algo relativamente frequente nos peugeot e citroen, o eixo traseiro começa a moer e tem de levar novo. Mas é algo que só tende a acontecer em unidades já com alguma rodagem, mas tens de ter em conta que os GTI não caminham para novos... É algo que se consegue ver no acto da compra caso já tenha o eixo arruinado, as rodas traseiras ficam como que com um camber diferente.

Não penses que a diferença de andamento de um 106 GTI ou Saxo Cup é muito diferente de um VTI 1.6 ou 1.8
Quer-me parecer que estas muito convencido pela conversa do teu amigo do Civic mas nunca conduziste um GTI. Anda num primeiro para tirares as tuas conclusões.

Anyway
Nunca os comparei um com o outro na vida real mas até diria que há uma serie de recuperações onde o GTI é mais rápido, é que o peso conta muito e o escalonamento da caixa do GTI casa muito bem com o motor.

Como podes ver são praticamente equivalentes.
Peugeot 106 S16 vs Honda Civic 1.8 Vti (MB6) -> Duel 276174

Quanto à admissão trofeu.
Let me google that for you

O 106 GTi anda muito mais que o 1.6 honda de 130cv mas a filosofia do GTi nao é a mesma de um vti que é andar em frente lol o gti para o que foi feito é simplesmente perfeito para mim. Todos os dias me arrependo de o ter vendido [8b]

Voltar
Superior