[Mercado] 1º Jipe

Obrigado pelas sugestões

Krendam - isso de meter GPL num jipe não vou avançar por ai , quanto aos pandas , é um carro que me seduz portanto não é de excluir essa hipotese , ja tinha visto esses dois que me indicaste e o primeiro até é daqui da zona , sei o tratamento que leva e não recomendava a ninguem a sua compra , por alguma razão está ao preço que está , o segundo parece estar bem estimado , mas se comprasse um Panda , gostaria de comprar um que "gritasse" 4x4 e não que fosse um TT á paisana , e percebo a preocupação quanto ao combustivel e estradas , mas bolas , um homem tem de poder ter as suas paixões , e a minha é essa , bem melhor que alcool ou drogas e quase tão dispendioso [:p]

Request - os Terranos tou a começar a gostar da ideia , mas mete-me um bocado de impressão o porquê de eles serem tão baratos ao pé de jipes da mesma gama , têm mais defeitos ? não sei mas algo deve ser , se souberes diz [;)] quanto aos Discoverys , o meu amigo trocou o Patrol dele por um , o 200 salvo erro , e de facto até é um bom carro , mas não é de todo o mais fiável que há e levou agora á oficina e a conta foi bem choruda , e alem disso não é um jipe que me excite , prefiro bem mais os Range ou os Defender , mas esses já são compras para mais tarde , são muito para o meu orçamento . os Suzuki lá está , é o mesmo problema , não tenho a duvida que sejam os melhores estradistas e TT juntos , mas porra , se vou gastar uns valentes meses de ordenados , gasto numa coisa que eu goste e realmente queira .

Ribeiros - percebo o ponto de vista e concordo que o ideial seria os Suzuki , mas enfim sou teimoso como um burro mas feliz graças a deus , o Vitara acho que seja talvez o jipe mais mariolas que já vi , o Samurai até que nem é feio e parece uma boa maquina , mas como disse antes o meu primo teve um e não quero apanhar os mesmos sustos que ele , quanto ao Jimmy é dos três o que mesmo assim ainda me faz gostar dele , mas caramba , sempre que vejo um leva uma mulher ao volante e alem disso não me parece que seja grande espingarda em termos de motores já para não dizer que é dificil encontrar um a gasóleo por esse preço . Quanto aos jipes á Home será impossivél encontrar um bom dentro desse orçamento ?

até quantos Km acham que devo procurar ?
e o que acham dos UMM Alter e dos Lada Niva 1.9d ? é que esses nos Forum's de Clubes Lada e Clubes UMM são mega elogiados e até li que no caso dos Lada existe um destribuidor oficial de peças lada , visto que eles ainda se fabricam , e quanto aos motores são Peugeot . os UMM são os Tuga e por consequencia arranjam-se com um martelo e umas cordas , mas já arranjar peças é que não é do mais facil .

Opiniões por favor

Obrigado pelas sugestões

Request - os Terranos tou a começar a gostar da ideia , mas mete-me um bocado de impressão o porquê de eles serem tão baratos ao pé de jipes da mesma gama , têm mais defeitos ? não sei mas algo deve ser , se souberes diz [;)] quanto aos Discoverys , o meu amigo trocou o Patrol dele por um , o 200 salvo erro , e de facto até é um bom carro , mas não é de todo o mais fiável que há e levou agora á oficina e a conta foi bem choruda , e alem disso não é um jipe que me excite , prefiro bem mais os Range ou os Defender , mas esses já são compras para mais tarde , são muito para o meu orçamento . os Suzuki lá está , é o mesmo problema , não tenho a duvida que sejam os melhores estradistas e TT juntos , mas porra , se vou gastar uns valentes meses de ordenados , gasto numa coisa que eu goste e realmente queira .

até quantos Km acham que devo procurar ?
e o que acham dos UMM Alter e dos Lada Niva 1.9d ? é que esses nos Forum's de Clubes Lada e Clubes UMM são mega elogiados e até li que no caso dos Lada existe um destribuidor oficial de peças lada , visto que eles ainda se fabricam , e quanto aos motores são Peugeot . os UMM são os Tuga e por consequencia arranjam-se com um martelo e umas cordas , mas já arranjar peças é que não é do mais facil .

Opiniões por favor

Bem Caro RuiCosta10 começando pelo principio, o Terrano é normal aparecer a bons preços por vários motivos, venderam-se muitos logo existe bastante oferta no mercado de usados o que se reflete no seu preço, alem do que mesmo em novos não eram muito caros, o topo de gama da Nissan era o Patrol. Se estivesse na tua situação seria a minha primeira opção, fiável, mais económico que muitos dos seus congéneres, peças com fartura, excelentes aptidões TT sem ser desesperante em estrada etc etc...
O Discovery acho que fazes mal em não considerar, é um excelente carro! Se conseguires achar um 300 (dificil) em bom estado por esse preço então é mesmo de aproveitar, é um facto que não terá uma fiabilidade ao mesmo nível dos nipónicos mas muitas vezes isso é mais devido ao facto de nem toda a gente saber mexer bem neles, se arranjares um mecânico que perceba de Land então tens carro para uma vida, senão te importares de ir tendo umas babadelas de óleo que nos Land Rover não é defeito, é personalidade...[:D]

Em relação á questão de com quantos Km procurar a resposta é simples, não te guies só por isso! Mais importante que a quantidade de Km feitos, que no género de carro que se aplica ao teu orçamento será sempre elevada, é a forma como os mesmos foram feitos e a assistência que o veículo recebeu ao longo da sua vida, leva um mecânico contigo quando fores veres carros e dá preferência aos que estejam o mais stock possivel.
Em relação aos UMM, e isto vindo de um grande fã da marca, esquece!
Excelentes para TT muito fraquinhos para a utilização maioritariamente estradista que pretendes dar ao carro, o Lada, bem o Lada é um bom carro mas pessoalmente mais depressa ia para um Vitara que para um Niva, gostos pessoais...
Qualquer que venha a ser a tua escolha não tenhas pressa, pesquisa bem o mercado, vai ver o maior numero de carros possivel e mentaliza-te que quer tenhas sorte ou azar na compra nunca vai ser um tipo de carro racional e barato, principalmente para o uso que lhe vais dar, estrada e cidade...[;)]

Última edição:
Os UMM se nao estou enganado tambem usaram motores Peugeot, se nao estou enganado ate eram os motores da 504 ou 505 [;)] por isso em relacao a pecas tambem nao deves ter grande problema. Mas isto sem certezas do que estou a dizer.

Eram autenticos tanques de guerra. No meio TT sempre ouvi dizer que se um Portaro, UMM ou Discovery nao passassem num sitio, mais nenhum la passava.... por isso deves calcular o potencial.

O Vitara apesar de mariolas como dizes, em TT safa se a grande. E leve, tem uma distancia curta entre eixos e envergonha a cara a L200 e companhias. Tem motores Peugeot tambem.

Lada...... desconheço por completo.... mas aptidoes TT deve ter poucas senao viam se por ai bastantes [;)]

Quanto a questao de encontrares um jipe a Home em condicoes e pelo valor que podes dispender, vai ser mesmo muito complicado.... Ou tens que ir para coisas bem antigas e cheias de kms e de problemas, ou entao tens de ter mesmo muita sorte para encontrares algo minimamente capaz de te rolar uns tempos sem grandes encargos.

Este, esta pelos valores que tens disponvel, aparenta estar razoavel mas os kms nao perdoam [;)]
Mitsubishi Pajero 2.5 TD GLS, € 3.000, Terrugem - Sintra - Standvirtual

Este ja esta preparado para TT, tem poucos KMS, mas com toda a certeza que esta todo escafiado [;)]
Mitsubishi Pajero L144 2.5 TDI VIP, € 3.000, Forte Da Casa - Standvirtual

Preparacao TT feita, 31 mil kms da 2 volta no minimo [:D]
Suzuki Vitara , € 2.300, Lisboa - Standvirtual

Como podes ver, a escolha para os valores que tens sao bastante limitadas e nada promissoras em termos de fiabilidade [;)]

Eu recomendava um Discovery 300 tdi, daqueles mesmo que sejam de 3 portas, mas o menos alterados possivel. Fazia medias no meu de 8 em nacional, e apesar de algo ruidoso, em comparação com os carros de hoje, era um gipe que se portava muito bem e leva-te a todos os lados.

Muito Bem

Request- o Patrol é um jipe que me agrada , mas o meu amigo tinha um e aquilo gastava entre 14L e 16L cá dentro ,
e nas nacionais tambem não era muito melhor , alem de que não me parecia um jipe seguro , para alem de não ter cintos
de segurança atrás os travões não eram meigos , bastava por o pé e bloqueava a direção . os Discovery ele tem um agora
o 200 e como disse não é um máu carro , mas alem de caro é um jipe que não me diz nada e de manutenção não e bem o
faça você mesmo . isso dos Km é que me mete um bocado de medo mas enfim , sempre que vir um vou perguntar pela manutenção
e pelas facturas . o Niva quanto mais pesquiso sobre ele mais interessado fico , são "baratos" , não têm muitos Km , as
peças pelos vistos existem distribuidores oficiais ainda , trazem catalogos sobre todas as peças para que se quisermos
ser nós a comprar e montar a peça o possamos fazer , e é de manutenção barata alem de beber 9L 10L . a unica coisa que me
de pé atrás é mesmo a sua fiabilidade .

Ribeiros - os UMM gosto bastante , mas acho que estão fora de questão para o meu orçamento e uso que lhe vou dar . o Vitara
já que falam tanto dele não custa ir ver um ou dois , o problema é que a maior parte dos que estão á venda são a gasolina
e para mim jipes a gasolina estão fora de questão . quanto aos que me mostraste já os tinhas visto na net tambem , mas
digo-te já que os meus comentários forem iguais aos teus .

Pneucareca - os Freelander eram o ultimo jipe em que me metia , todas as pessoas que conheço e que tiveram ou têm um me dizem
o mesmo , "não te metas nisso" , acho que isso diz tudo

Gib - os discoverys como já disse , acredito que sejam dos melhores que ai andam , mas a fiabilidade e o preço de manutenção
, alem do preço que eles custam , e que com o meu orçamento duvido que encontrarei algum em boas condições , para alem de
que , perdoem-me os fãs , é um jipe feio

já agora , lembrei-me de algumas coisas , os Kia Sportage são alguma coisa de jeito ?
e aquelas pickup , a Hilux e a Strakar , nunca vi nenhuma á venda por estes preços , são assim tão boas ?
lembrei-me tambem daquelas "mini" pickup , as Fiat Strada , e as Skoda Felicia , aquilo são 4x4 ou são carrinhos de brincar ?

Opiniões por favor

O Rui Costa só tem um orçamento de 3000€???

O que foi feito a todo o €€€ ganho no Milan???[:D]

Com 3000€ é muito dificil arranjar um bom TT, acho que vais precisar de muita sorte e paciência.[;)]

Última edição:
RuiCosta10 olha que eu não te sugeri o Patrol mas sim o Terrano, em relação ás Skoda Felicia e Fiat Strada não são de todo pick ups TT, não têm tracção ás 4, redutoras e a altura ao solo e os ângulos estão longe de serem famosos. As verdadeiras pick up TT aplica-se a mesma questão dos restantes Jipes, é procurares bem estado pelo preço que podes dispender, mas mentaliza-te que estamos a falar de carros de há 3 ou 4 gerações atrás logo em estrada serão sempre sofrivéis...

Joãobernardo - quem-me dera ! [:D]

Request- mais uma vez obrigado , pensei que estivesses a falar do patrol , mas sendo assim o Terrano ficou bem mais interesante , quanto ás fiat e skoda bem me pareciam que eram "falsas" . quais são as vantagens , desvantagens de ter uma pickup em relação a um jipe ? e sim , eu tenho a consciência que seram veiculos de 3 ou 4 gerações atrás , mas é exactamente desses que eu quero , porque jipes transformados em Suv não são o que eu mais gosto

já agora sobre o Terrano II , quais os pontes fortes e fracos ?

Atadinho - lá está a minha duvida , Opel Frontera desses já encontrei alguns , mas por esse preço ? foram feitos muitos ? escondem defeitos ? não sei , até nem desgosto dele , mas não será demasiado comprido para poder brincar com ele no mato ? [8b]

Atadinho - lá está a minha duvida , Opel Frontera desses já encontrei alguns , mas por esse preço ? foram feitos muitos ? escondem defeitos ? não sei , até nem desgosto dele , mas não será demasiado comprido para poder brincar com ele no mato ? [8b]

Sinceramente, desconfio muito destes preços mas tambem não custa nada levares contigo alguem que perceba bem do assunto e dar uma vista de olhos... Os problemas mais comuns que conheço são o quadrante que deixa de funcionar(repara-se por 80€ a 100€), as bombas injectoras e existem alguns casos de sobreaquecimento.
Quanto ao comprimento, existe a versão "curta" de 3 portas. Quanto a brincar no mato, depende das "brincadeiras" que pensas fazer...

O frontera não é so demasiado comprido, é demasiado largo e com demasiados plasticos.
O motor se for VM, que saiu em 2.3, 2.8 e 2.5 podem ser uma caixinha de surpresas. ao contrario da ultima que era o 2.1.
Podes encontrar um VItara (um bocado saltitão em estradões devido á distancia entre eixos). O Defender é muito básico e duro, mas dá um gozo terrivel. O Pajero de 92 em diante bebe desalmadamente, mas tem um motor de camião então se for o 2.8 tanto melhor, haja carteira.
Range Rover Classic só se for os TDI (ouro sobre azul um 300 de 5 portas).
Etc...

atadinho - é de desconfiar , já os de 3 portas por este preço não encontrei nenhum , alguma coisa hád ser , quanto ás brincadeiras não serão nada demais , sendo o primeiro jipe , e como nunca fiz off-road tirando ás vezes andar na picada num Micra não seria nada puxado para os animais

Gib - os que mais encontro são os 2.8 e 2.3 motor isuzu , são surpresas boas ou más ? quanto ao tamanho do bicho , é como se fosse uma station com primeiro andar , sendo assim Frontera só se fosse os curtos , mas esses são dificeis de encontrar dentro do orçamento . o Viatara é dificil encontrar a gasoleo encontram-se mais a gasolina . depois o Pajero não tenho bolsos para lhe dar de beber , sobram no teu raciocinio os Defender e os Range , gosto deles , mas encontrar um no orçamento não é facil e os que há estão carregados de Km e de problemas penso eu

alguem sabe alguma coisa sobre os Kia Sportage ? como são os motores e se vale a pena ver algum desses ?

Joãobernardo - quem-me dera ! [:D]

Request- mais uma vez obrigado , pensei que estivesses a falar do patrol , mas sendo assim o Terrano ficou bem mais interesante , quanto ás fiat e skoda bem me pareciam que eram "falsas" . quais são as vantagens , desvantagens de ter uma pickup em relação a um jipe ? e sim , eu tenho a consciência que seram veiculos de 3 ou 4 gerações atrás , mas é exactamente desses que eu quero , porque jipes transformados em Suv não são o que eu mais gosto

já agora sobre o Terrano II , quais os pontes fortes e fracos ?

Boa tarde RuiCosta10, basicamente é o seguinte:
Vantagens
-Preço de aquisição inferior para veiculos do mesmo ano (normalmente)
-Capacidade de carga referencial
-Em estradões de terra, divertidissimas de conduzir

Desvantagens
-Piores aptidões para o TT puro e duro, os ângulos de ataque, descida e ventral são normalmente inferiores aos de um Jipe
-Muito mais desconfortáveis para o dia a dia, muito em parte devido á sua suspensão traseira em lâminas que as torna demasiado saltitonas
-Muito perigosas de conduzir em alcatrão molhado, regra geral têm todas tração traseira o que aliado á falta de peso sobre o eixo traseiro as torna altamente propicias a atravessadelas, nos dias de hoje esse problema foi minimizado com a introdução de auxiliares á condução como o ESP por exemplo, mas olhando ao teu orçamento se achares com vidros eléctricos já é uma vitória quanto mais ESP´s...[:D]
-Tendo sido veiculos adquiridos maioritariamente para trabalho (em claro contra senso com os dias de hoje) existem maiores probabilidades de estarem escafiadas...
Posto isto, e isto vindo de quem tem uma pick up, penso que te deverias concentrar primeiro nos jipes, é pena não gostares dos Vitaras pois para o teu caso seria o carro ideal....

Voltar
Superior