[Mercado] 1º Jipe

O pajero não sei, mas o galloper (que foi o que referi em primeiro lugar e cuja mecánica é semelhante) conheço bem na versão longa e, posso dizer, que, numa utilização normal, não foge muito desses valores, mas lá está, o ideal seria os proprietários manifestarem-se, eles sim podem falar com conhecimento de causa (excepto se forem daqueles cujo carro gasta sempre menos do que o dos outros[:D][:D])

P.S.- o terrano II pode fazer esses consumos em estrada ou percurso misto com alguma cidade, se usado em cidade essencialmente????????

P.S.2- pessoalmente também gosto mais do terranoII mas penso que, para o caderno de encargos referido no post inicial, o galloper é melhor opção, consegue-se um carro mais recente pelo mesmo dinheiro.

Obviamente que em cidade esquece lá isso dos 10L...[;)]

Agora o que te posso garantir é que qualquer Pajero e/ou Galloper (mesmos motores) em igualdade de circunstâncias gastará pelo menos mais 2 litros que um Terrano, é caracteristico dos Mitsubishi, já o Pajero Sport, as Strakar e os Pinin são a mesma coisa. Mas refiro desde já que não seria por essa diferença que deixaria de comprar um se o acha-se em condições, são excelentes carros e honestamente quem for a comprar este tipo de carro com os consumos como primeira preocupação, está basicamente iludido...

luissousa6 - não sei se é bem assim , todos me aqui no forum e fora me dizes que o Pajero bebe mais uns 3 ,4 L em média que o Terrano

pneucareca - obrigado pelas sugestões , o Tata é talvez o jipe mais feio que alguma vez vi , o Vitara é pena ser dos Longos , só estou interessado em jipes de chassis pequeno

Então nunca viste os SangYang ou coisa que o valhe!

@daniel

epa,eu estava mais ou menos na mesma situaçao que tu quando comprei o meu jimny
tinha um bocado mais de dinheiro para dar,mas procurava a mm coisa. jipe para quem vive em lisboa,para fazer passeios de vez em quando, com custos e consumos reduzidos e para ficar na minha mao durante bastante tempo.

assim, apesar de ser suspeito, so te posso mesmo recomendar um suzuki.
vitara,samurai ou jimny

se escolheres uma coisa grande tipo terranos patrol, landy, vais-te estar a meter em sarilhos.
os consumos sao exagerados, sao grandes demais para a cidade, pagas classe 2 na portagem, as peças sao caras, e por esses preços,sao carros que ja viram muita estrada e muito mato. sao boas escolhas para quem quer um brinquedo apenas para o mato e tem dinheiro para queimar, mas para carro de dia a dia, é demasiado dispendioso.

se fores para algo pequeno, tirando os suzuki, nao estaras a comprar um jipe
dahiatsu terios tem consumos comedidos,mas podes estar algum tempo á espera de peças, acho feio, e no mato é algo limitado (suspensoes independentes e sem redutoras)
os rocky ou feroza, mais uma vez estas a entrar em carros com consumos altos, e motores de alta cilindrada com muitos kms.
os fiat panda 4x4 para mim sao a melhor escolha dentro deste tipo de carro. nao sao tt puro e duro, mas para o que sao safam-se muito bem. os consumos sao comedidos, a manutençao barata. é so questao de lhe fazer uma revisao e dar um jeito no que precisar e será um classico engraçado.

quando nao se tem dinheiro e se quer um jipe, das duas uma, ou se compra uma coisa antiga simples e pequena por pouco dinheiro, ou se compra uma coisa simples e pequena mas mais recente por algum dinheiro.

assim as minhas sugestoes sao
um vitara (dos pequenos, sao mais fixes para andar em cidade, parecem menos carrinha) a gasoleo ou gasolina, mas conta com consumos na ordem dos 9/12 respectivamente. tens mais espaço que no jimny e samurai. os motores sao simples e qualquer mecanico lhes mexe e nao dao grandes chatisses.

um jimny a gasolina. os diesel ainda sao muito caros e trazem os 1.5dci que requerem uma manutençao mais cuidada. tenho um diesel e em cidade gasta entre os 7.3 e os 8.2. a gasolina suponho que ande perto dos 10 litros. unica avaria cronica dos gasolina é o sensor de rotaçao da arvore de cames, e é coisa pa custar cento e poucos euros. sao mais pequenos que o vitara, e talvez mais desconfortaveis.

um samurai. hoje em dia ja acho que nao vale a pena. um samurai a gasoleo ou a diesel anda quase nos mesmos preços que um jimny a gasolina que é mais moderno,seguro e confortavel. custos de manutençao sao mais ou menos os mesmos.

basicamente, num suzuki ou num panda 4x4 vais ter os custos de manutençao de um utilitario normal. gasta mais um ou dois litros aos cem, mas é ela por ela. por serem carros que nao foram feitos para grandes viagens, tambem devem ser os jipes mais faceis de encontrar com menos kms.
tudo o que ande fora disto vai pagar mais portagem, ou ter consumos ridiculos, ou vir mt mal tratado, ou ter uma manutençao bastante mais cara.
para os suzuki ha bastantes acessorios para tt e é facil encontrar peças ou mm mandar vir da marca se for preciso. o maximo que esperei por peças foi 5 dias.

ainda assim acho que 3mil euros é um orçamento reduzido a menos que queiras andar uns meses a zeros com as reparaçoes do carro depois de o comprares.
alem disso, so te permite ver carros ja em fim de vida, o que para quem quer um carro para durar algum tempo,pode ser deitar dinheiro á rua.
eu na altura ja tinha noçao disso e andava num corsa b de 500euros. nunca me deu chatisse, por isso aproveitei para andar no chaço o maximo de tempo até ter dinheiro para comprar algo decente.
nao vale a pena juntar dinheiro e trocar um chaço por outro.
mas se queres mm rapido um jipe, entao vai para o panda 4x4. pelos preços que andam nao perdes dinheiro quando o venderes, tem a manutençao mais simples e barata (nao sei é como é com peças) e ja te da para aprender qualquer coisa enquanto nao compras um jipe a serio

Nibes - falam com o homem , e se ele aceitar vender por 3000€ eu compro

Ribeiros - O vitara está a posicionar-me como uma das principais opções , não é o que mais gosto , mas quanto mais olho
para eles e quanto mais vocês me falam , mais considero essa hipotese , tenho de exprimentar sentar-me num e dar uma voltinha
para ver se a minha opinião muda . Mas os BMW tambem tinham o 2.8 ? esses não era isuzu ?

request - então dizes que devo considerar como opção dado o meu orçamento os Pajero e os Galloper ?

Gib - os Sangsiong ou lá o que é , os Musso e os Korando , que são os que conheço , até nem são feios , o Korando confesso
que não seja o mais belo , mas o musso é igual ao pajero sport . já esse tata parece um carro chinês em cima de um escadote

BlueJimmy - comprar a gasolina só mesmo se for o Panda , obrigado pela tua opinião , tirou-me algumas duvidas

Por acaso tinha ideia que era toyota, mas não tenho a certeza, é dos poucos TT dos quais nada sei...:confused:

Toyota nao é de certeza ... Mas lembro-me de eles dizerem BMW Powered na traseira...

Mas por outro lado nao tou a ver mais nenhum BMW com motor 2.8 Diesel.

Na wikipedia diz

The second generation was introduced in 1993 but differed little from the original model, retaining the same chassis. A 16-valve 1.6 litre multi-point injected engine was available in Australia. The Australian Feroza II SXP variant with roces (regd) was available in 1993 although the carburettor model was dropped from the Japanese lineup, with only the 95/105 PS engine remaining in the lineup. Italian manufacturer Bertone built a variation powered by the BMW M40 engine, with 100 PS (74 kW) called the Bertone Freeclimber II. The Rocky/Feroza was replaced in 1998 by the Terios.

Deve ser só o o gasolina com o motor do 316i

Última edição:
request - muito bem vou considerar os galloper e pajero , quais os melhores modelos / motores mais adequados para mim ?

gostava de saber mais sobre o Rocky , vou investigar . . .

Os 1ºs Rocky haviam com o motor diesel BMW de 6 cilindros que equipava o 524 td de 115 cv. O motor não era grande coisa...

Na 2ª serie só vinham com o motor 1.6 16v.

Depois há o Bertone Freeclimber II com o motor BMW 1.6i. Eu tenho um e é um jipe engraçado mas pouco eficaz. É tipo Vitara.

Exactamente [:D] Usas o Patrol/Pajero para o mato e a PCX para a cidade [:D]

E no caso de partires uma transmissao do jipe no mato, que nao é preciso muito, ficas sempre com a PCX para andar [:D]

Pois, eu tenho um Rav 4.2 e a PCX, mas dentro do rav não cabe a PCX....[;)]
Normalmente os jipes não teem grande mala[;)]

O Rav anda muito bem em estrada, seguro...montanha muito raro, consumos entre os 6,5 e 7,5 l/100 é o 116cvs - d4d.

Última edição:
Pois, eu tenho um Rav 4.2 e a PCX, mas dentro do rav não cabe a PCX....[;)]Normalmente os jipes não teem grande mala[;)]O Rav anda muito bem em estrada, seguro...montanha muito raro, consumos entre os 6,5 e 7,5 l/100 é o 116cvs - d4d.
Nissan Patrol GR=>tiras os 6º e 7º banco se o tiveres, e rebaixas os bancos de trás se necessario, a ver se não tens mala!

Request - mas mesmo assim , não existe nenhuma motorização mais indicada para o que eu quero ? já agora , tudo o que seja
motor BMW é de evitar no meu caso ?

já agora e perdoem a ignorância , a primeira geração Rav4 só saiu a gasolina ? não encontro nenhum Rav4 de 1º geração a gasóleo á venda

Request - mas mesmo assim , não existe nenhuma motorização mais indicada para o que eu quero ? já agora , tudo o que seja
motor BMW é de evitar no meu caso ?

já agora e perdoem a ignorância , a primeira geração Rav4 só saiu a gasolina ? não encontro nenhum Rav4 de 1º geração a gasóleo á venda

Sim, só sairam a gasolina, e muitos deles em Portugal eram comerciais!!!!!!!!!!!!
Sim, só tinham 2 lugares para contornar a lei!

Então o Terrano do teu primo deve ter algum problema, pois de todos em que já andei e/ou conheço todos sem excepção são capazes de fazer 10 litros aos Cem, já os Pagero...

Os Terranos dessa altura têm todos bomba mecanica e a grande parte está mexida, isso pode justificar também alguns consumos mais elevados. Por norma a falta de manutenção faz com que tenham consumos elevados. Coisas tão simples como um filtro de ar influenciam e bem.
Os TerranoII no mercado são conhecidos pelos seus consumos inferiores aos seus concorrentes mais diretos e isso é ponto assente não discutível.

Os Terranos dessa altura têm todos bomba mecanica e a grande parte está mexida, isso pode justificar também alguns consumos mais elevados. Por norma a falta de manutenção faz com que tenham consumos elevados. Coisas tão simples como um filtro de ar influenciam e bem.
Os TerranoII no mercado são conhecidos pelos seus consumos inferiores aos seus concorrentes mais diretos e isso é ponto assente não discutível.

Precisamente, agora se me estiverem a falar de um Terrano todo artilhado com body lift e pneus com medida de tractor em comparação com um Pajero stock é normal que pensem que são carros com consumos semelhantes...

Ou o filtro de combustivel entupido! Diminui a performance, e da azo a que se puxe mais para manter o mesmo ritmo, o que eleva os consumos.

boas

uma questão , na minha pesquisa encontrei alguns jipes , com alterações , e na descrição com uma data de coisas novas , desde farois a suspensões , a minha questão é , estando esses todos apetrechados , ao mesmo preço que os que estão mais originais não é de desconfiar ? quer dizer se o valor do Jipe é 3.000€ e eu lhe pus uns extras de outros 2.000€ , vou meter a venda por 5.000€ .

Voltar
Superior