@daniel
epa,eu estava mais ou menos na mesma situaçao que tu quando comprei o meu jimny
tinha um bocado mais de dinheiro para dar,mas procurava a mm coisa. jipe para quem vive em lisboa,para fazer passeios de vez em quando, com custos e consumos reduzidos e para ficar na minha mao durante bastante tempo.
assim, apesar de ser suspeito, so te posso mesmo recomendar um suzuki.
vitara,samurai ou jimny
se escolheres uma coisa grande tipo terranos patrol, landy, vais-te estar a meter em sarilhos.
os consumos sao exagerados, sao grandes demais para a cidade, pagas classe 2 na portagem, as peças sao caras, e por esses preços,sao carros que ja viram muita estrada e muito mato. sao boas escolhas para quem quer um brinquedo apenas para o mato e tem dinheiro para queimar, mas para carro de dia a dia, é demasiado dispendioso.
se fores para algo pequeno, tirando os suzuki, nao estaras a comprar um jipe
dahiatsu terios tem consumos comedidos,mas podes estar algum tempo á espera de peças, acho feio, e no mato é algo limitado (suspensoes independentes e sem redutoras)
os rocky ou feroza, mais uma vez estas a entrar em carros com consumos altos, e motores de alta cilindrada com muitos kms.
os fiat panda 4x4 para mim sao a melhor escolha dentro deste tipo de carro. nao sao tt puro e duro, mas para o que sao safam-se muito bem. os consumos sao comedidos, a manutençao barata. é so questao de lhe fazer uma revisao e dar um jeito no que precisar e será um classico engraçado.
quando nao se tem dinheiro e se quer um jipe, das duas uma, ou se compra uma coisa antiga simples e pequena por pouco dinheiro, ou se compra uma coisa simples e pequena mas mais recente por algum dinheiro.
assim as minhas sugestoes sao
um vitara (dos pequenos, sao mais fixes para andar em cidade, parecem menos carrinha) a gasoleo ou gasolina, mas conta com consumos na ordem dos 9/12 respectivamente. tens mais espaço que no jimny e samurai. os motores sao simples e qualquer mecanico lhes mexe e nao dao grandes chatisses.
um jimny a gasolina. os diesel ainda sao muito caros e trazem os 1.5dci que requerem uma manutençao mais cuidada. tenho um diesel e em cidade gasta entre os 7.3 e os 8.2. a gasolina suponho que ande perto dos 10 litros. unica avaria cronica dos gasolina é o sensor de rotaçao da arvore de cames, e é coisa pa custar cento e poucos euros. sao mais pequenos que o vitara, e talvez mais desconfortaveis.
um samurai. hoje em dia ja acho que nao vale a pena. um samurai a gasoleo ou a diesel anda quase nos mesmos preços que um jimny a gasolina que é mais moderno,seguro e confortavel. custos de manutençao sao mais ou menos os mesmos.
basicamente, num suzuki ou num panda 4x4 vais ter os custos de manutençao de um utilitario normal. gasta mais um ou dois litros aos cem, mas é ela por ela. por serem carros que nao foram feitos para grandes viagens, tambem devem ser os jipes mais faceis de encontrar com menos kms.
tudo o que ande fora disto vai pagar mais portagem, ou ter consumos ridiculos, ou vir mt mal tratado, ou ter uma manutençao bastante mais cara.
para os suzuki ha bastantes acessorios para tt e é facil encontrar peças ou mm mandar vir da marca se for preciso. o maximo que esperei por peças foi 5 dias.
ainda assim acho que 3mil euros é um orçamento reduzido a menos que queiras andar uns meses a zeros com as reparaçoes do carro depois de o comprares.
alem disso, so te permite ver carros ja em fim de vida, o que para quem quer um carro para durar algum tempo,pode ser deitar dinheiro á rua.
eu na altura ja tinha noçao disso e andava num corsa b de 500euros. nunca me deu chatisse, por isso aproveitei para andar no chaço o maximo de tempo até ter dinheiro para comprar algo decente.
nao vale a pena juntar dinheiro e trocar um chaço por outro.
mas se queres mm rapido um jipe, entao vai para o panda 4x4. pelos preços que andam nao perdes dinheiro quando o venderes, tem a manutençao mais simples e barata (nao sei é como é com peças) e ja te da para aprender qualquer coisa enquanto nao compras um jipe a serio