2.4 JTDM do 159 é um 5cil mas com um deles a reboque?!?

Baiones

Banido
Estão-me aqui a garantir que o motor 2.4 JTDM do 159 apesar de ter 5 cilindros, o 5º só entra quando se dá sapatada no acelerador???

O 5º cilindro anda a reboque dos outros e só entra quando se dá gaz?!?!?

Alguêm me explica isto????
nerd.gif

Estão-me aqui a garantir que o motor 2.4 JTDM do 159 apesar de ter 5 cilindros, o 5º só entra quando se dá sapatada no acelerador???

O 5º cilindro anda a reboque dos outros e só entra quando se dá gaz?!?!?

Alguêm me explica isto????
nerd.gif

Quê?!?!
A menos q a alfa tenha um sistema tipo o Hemi (q desconheço q tenha..) isso cheira-me a ALDRABICE.

Tou mesmo a ver... naqueles dias de calor, que dá uma preguiça dos diabos... os cilindros à porrada a ver quem é que fica a descansar... [:)] [:)] [:)]

cumps,
[dio]

Isto sou só eu a expecular, será possivel que p 5º só receba combustivel quando se pressiona o acelerador? Afinal de contas é injecção electrónica.

Isto sou eu que não percebo nada disto :D

Quê?!?!
A menos q a alfa tenha um sistema tipo o Hemi (q desconheço q tenha..) isso cheira-me a ALDRABICE.

Então mas os motores HEMI não têm essa designação pela forma oval dos cilindros e pistons???

Quanto ao 5º cilindro preguiçoso...só se tiver um injector estragado...lol
Nunca ouvi tal coisa.

Então mas os motores HEMI não têm essa designação pela forma oval dos cilindros e pistons???

Nunca ouvi tal coisa.

O que ele quer dizer é que existe um motor Hemi que tem a possibilidade de desligar alguns cilindros quando não são necessários - tipo a baixa velocidade. Mas isso não quer dizer que Hemi seja o nome desse sistema. E não é mesmo.

Hemi também não tem nada a ver com pistões e cilindros ovais. Hemi vem de hemisférico. A cãmara de combustão é que tem formato hemisférico.

Se reparares bem, vês que a cãmara de combustão é tipo uma cúpula de uma basilica ou como meio globo - um hemisférico.

hemi-diagram.gif

Parece-me tolice, até porque desiquilibrava o funcionamento do motor e tornava-o menos suavo.

Por acaso gostava de tirar isso a limpo... a discussão no outro forum não chegou a lado nenhum... :(

cumps,
[dio]

Este sistema já era utilizado nos TDI, onde o 4º cilindro só entrava ás 2000 rpm, daí o ponta pé na costas [:D]

Nunca ouvi tal coisa.

Cilindros ovais só a mítica Honda NR 750, com o seu V4 de 32 válvulas e duas bielas por cilindro...

nrpiston.jpg

Last edited:
Funcione com 5 cilindros ou não, se a questão é a pata a fundo a 159 2.4 SW que vi hoje tinha-os lá todos a trabalhar ;)

Estranho no mínimo...mas acho que o assunto pode ser explorado.

Deve ser uma nova tecnologia para poupar combustivel... [:D] [:D]

Back